Ligações electricas

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Ligações electricas

Mensagempor TFonseca » sexta dez 07, 2018 10:38 pm

Boa noite

Quero adicionar 2 novas luzes LED na minha carrinha e também queria adicionar um carregador USB e um outro de isqueiro.

A minha questão é se posso aproveitar as ligações já existentes, ou seja, aproveitar a linha já existente de uma luz para adicionar uma outra através da peça que mostro na imagem.

Imagem

Ou se posso aproveitar o lugar do fusível existente de uma linha de uma luz e criar outra linha para ligar uma luz, através da peça que mostro na imagem seguinte .


Imagem

Ou se tenho de ir a um electricista para fazer ligações dedicadas

Obrigado
TFonseca
 
Mensagens: 3
Registado: sábado Oct 20, 2018 9:32 pm

Re: Ligações electricas

Mensagempor danibeja » segunda dez 10, 2018 5:44 pm

Boa tarde,

Para as luzes de led, como gastam muito pouca energia, pode fazer com os fusiveis em qualquer ponto de lectricidade que tenha um fusivel de 5amp ou mais...

Para o carregador USB pode fazer como diz mas de preferencia numa instalação igual ou superior a 10amp:
Ou se posso aproveitar o lugar do fusível existente de uma linha de uma luz e criar outra linha para ligar uma luz, através da peça que mostro na imagem seguinte .

Imagem


Já em relação ao carregador de isqueiro já não aconselho, pois existem aparelhos de muito consumo que podem danificar/ fazer aquecer a instalação original e provocar danos irreversiveis... aqui aconselho a puxar fio electrico ( de 2X1.5 ou mais...) desde a bateria da celula , colocando um fusivel no polo positivo....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Ligações electricas

Mensagempor alexandrechora » quinta dez 13, 2018 7:08 pm

Boas a todos

Dani, apenas acrescento ao que disseste o seguinte... Relativamente ao carregador de isqueiro, este tem um limite na ficha técnica, existem carregadores de isqueiro que não suportam mais de 10ah ou 120w, se abusarem por vezes derrete ou deforma a união. O fio a colocar depende do comprimento entre a fonte e o consumo, quanto maior for esta distancia maior terá de ser a espessura do fio. Espero ter ajudado...
cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Re: Ligações electricas

Mensagempor TFonseca » quinta jan 03, 2019 10:04 pm

Boas

Obrigado pelas respostas.

Os Leds vou ás luzes de tecto buscar energia, tenho mesmo assim que colocar um fusível na ligação entre a luz do tecto e o led ? a linha já tem fusível na caixa de fusíveis da carrinha.

Estou com algum receio no carregador USB e no de isqueiro, o isqueiro da carrinha funciona mesmo sem a chave.

Posso fazer estas ligações através de um adaptador de 2 fusíveis ? não vou depois ter problemas com os relés, ou a falta deles

Imagem

Obrigado
TFonseca
 
Mensagens: 3
Registado: sábado Oct 20, 2018 9:32 pm

Re: Ligações electricas

Mensagempor Salazar » sábado jan 26, 2019 8:42 pm

Tudo vai depender da instalação que tiver na sua AC.
Dou-lhe o caso da minha;
Como a iluminação que tinha de origem era halogénio, a instalação foi projectada para consumos bem mais altos que LED. A minha AC tem dois circuito para luzes, um do lado direito, outro do lado esquerdo, ambos protegidos com um fusivel de 10 amperes. Ao mudar toda a iluminação para LED, neste momento, com todas as luzes ligadas, o consumo não passa dos 5 no total. Como tal, estive mais que há vontade para ligar os transformadores de 12 vdc para 5 vdc ao circuito das luzes. Os transformadores que utilizei são 2x 5 vdc e 2.1 amperes em cada saída. Assim, temos que cada transformador tem uma potência de 21w. Logo, a corrente a 12 vdc será inferior a 2 amperes. Num circuito projectado e protegido a 10 amperes, ter 2 ou 3 amperes de iluminação e 2 para as USB representa metade do consumo que teria com os componentes originais.

Já na instalação de tomadas de isqueiro, optei por fazer uma instalação de raiz desde a bateria da célula. Isto porque necessita de usar equipamentos com consumos elevados. Para uma instalação com menos de 3 metros, usei cabo de 4 mm, protegido a 15 amperes. E tomadas que aguentam esses mesmos 15 amperes.

Edit: deixo umas fotos da instalação de um dos transformadores, junto à cama no capucino:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Não tenho fotos das ligações às instalações, mas foram feitas usando estes ligadores:

Imagem

No meu caso, pedi tudo na Mauser: transformadores, botões, terminais faston fêmea de 6 e de 4 mm e os ligadores da Wago.
Editado pela última vez por Salazar em segunda jan 28, 2019 12:11 pm, num total de 3 vezes.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Ligações electricas

Mensagempor Salazar » domingo jan 27, 2019 1:13 am

TFonseca Escreveu:
Os Leds vou ás luzes de tecto buscar energia, tenho mesmo assim que colocar um fusível na ligação entre a luz do tecto e o led ? a linha já tem fusível na caixa de fusíveis da carrinha.



Nao.
O fusível serve sobretudo para proteger o cabo eléctrico.
Uma vez que só pretende fazer uma puxada que vai ter consumos semelhantes aos que já tem nesse circuito, não é necessário colocar qualquer fusível. Sugiro no entanto calcular a corrente total das luzes que já tem nesse circuito para ter a certeza que ainda tem margem para adicionar o que pretende antes de rebentar o fusível.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Ligações electricas

Mensagempor Salazar » domingo fev 17, 2019 10:36 pm

Os carregadores USB que tenho são estes:

Imagem

https://mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=1874_640_424&products_id=011-2023

Resolvi medir o consumo para ver se os valores andavam perto da teoria. Com 5 vdc a 2.1 amperes por saída, cada carredor tem uma potência de 21 watts. O que dá um consumo de 1.75 amperes a 12 vdc.

https://youtu.be/T0JYH0mHGgI

As medições foram feitas com 2 telemóveis à carga, ambos com menos de 50% de bateria.
Feitas as contas:

Imagem

Temos que a potência do carregador anda pelos 10.1 watts.

Imagem

Imagem

O que dá uma corrente de saída por cada porta USB de cerca de 1 ampere.

Podem também ver a diferença de medição de corrente de um multímetro e de uma pinça amperimétrica.

E não liguem à edição básica. Foi tudo feito no telemóvel, porque o objectivo era mesmo medir aquilo e também mostrar como um multímetro com alguns 15 anos e que custou uns €5 serve perfeitamente para nos ajudar na autocaravana.


Apenas um alerta à moderação: o código BB para incluir um vídeo do YT não está a funcionar, isto é [youtube]código do video[/youtube].
Editado pela última vez por Salazar em quarta fev 20, 2019 1:46 pm, num total de 1 vez.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Ligações electricas

Mensagempor fluis » terça fev 19, 2019 6:21 pm

Salazar Escreveu: ..
Apenas um alerta à moderação: o código BB para incluir um vídeo do YT não está a funcionar, isto é [youtube]código do video[/youtube].


Boa tarde,

Companheiro Salazar, vou ver se investigo o que se passa.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 29 visitantes