Erro de concepção nas novas Fiat Ducato

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Erro de concepção nas novas Fiat Ducato

Mensagempor Luis Almeida » quinta mai 17, 2007 4:20 pm

Companheiros,

Um erro de concepção nas novas Fiat Ducato provoca infiltração de água no motor.

Verifiquei isso recentemente na minha AC, quando descobri alguns indícios de oxidação no bloco do motor. :?

Depois de pesquisar na Internet, facilmente encontrei esse problema reportado em n sites e foruns.
Segundo julgo saber, a Fiat ainda não assumiu este erro, que também afectará os novos modelos dos comerciais da Citroen e da Peugeot.

Mais algum companheiro constatou esta situação?

Saudações a todos. :wink:
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Luis Almeida

Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm

Mensagempor Teresa » terça mai 22, 2007 3:03 pm

Luis os meus parabens pela sua nova aquisição,as maiores felicidades e boas viagens.Quanto ás infiltrações não se aflija a AC não é própiamente um veículo anfíbio curiosamente no lonjínquo ano de 2000 quando adquiri a minha AC na altura a brilhar de nova tambem me deparei com a mesma situação bem sei quanto custa largar a massa e depois vêr o nosso brinquedo maculado.
Não se preocupe claro que terá que ter cuidado ao passar em zonas alagadas para não chapinhar demasiada água para cima agora esse motor precisa de respirar ,quando sobre o asfalto escaldante com 35 a 40º de temperatura a puxar pelos cavalitos todos durante 300Km seguidos ele precisa de muito ar quanto á corrosão não se preocupe não é por aí que vai ter probelemas.
Boas Viagens.
Teresa
Editado pela última vez por Teresa em quarta mai 23, 2007 8:29 am, num total de 1 vez.
Fiquem bem
Teresa

Imagem

Clube Autocaravanista da Abeceira
Directora Ciclismo
Teresa

Registado: segunda fev 05, 2007 3:13 pm

Mensagempor Luis Agostinho » terça mai 22, 2007 10:29 pm

Boa noite, Luis Almeida

Caso não tenha outros contornos, essa infiltração de que se fala, a oxidação do bloco do motor é prefeitamente normal dentro do razoável, já que sendo o bloco do motor construido em ferro fundido, é natural que ao longo dos tempos adquira uma camada de corrosão. Essa camada só não é perfurante,primeiro porque o bloco tem uma espessura considerável e porque todas as humidades acabam por secar em virtude das temperaturas que atinge o vão do motor. A água projectada por baixo ao passarmos por uma poça, não é de forma nenhuma preocupante em termos de saúde para o motor. Agora, se eventualmente, após uma viagem á chuva, encontra vestigios de água depositada sobre as tampas das válvulas ou outros orgãos do motor, então aí já terá de pôr a hipótese de infiltrações por defeitos de juntas de ligações entre peças da carroceria. Realmente as formas aerodinâmicas da nova Ducato, pressupôe alguma dificuldade no espalhamento de água tanto no andamento como quando estacionada, e daí talvez o problema com a infiltração pela parte frontal.
Não sei se consegui ajudar?
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor Luis Almeida » quarta mai 23, 2007 12:42 pm

Teresa (e Mário :wink: ) e A748-2,

Atenção que não estamos a falar de uma situação decorrente da passagem por zonas com água ou de veículos com algum tempo.

Infelizmente, estamos em presença de um problema de concepção, que afecta não só a Fiat Ducato mas também as “irmãs” Citroën Jumper e Peugeot Boxer, modelos de 2007, e que é a entrada de água pela base do parabrisas, numa bandeja de plástico que recolhe a água do mesmo, e que a faz cair na parte superior do motor, onde se alojam os injectores, afectando ainda uma série de outros sistemas como o motor de arranque, ABS, etc., com sinais visíveis de oxidação.

Tenho conhecimento de que em algumas oficinas Fiat de Espanha e de França, a solução (provisória) está a ser a “selagem” dessa parte inferior do parabrisas, não havendo confirmação de que as novas unidades já venham com esse problema resolvido de fábrica.

Um pouco por toda a Europa, a Fiat tem estado a ser “bombardeada” por e-mails a reportarem a anomalia, esperando-se que a marca italiana venha a público reconhecer a falha e a pedir a recolha dos veículos afectados.

Existem também relatos de entrada de água pelas ópticas e por uma das ranhuras da parte superior do capot, embora em menor quantidade.

Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Luis Almeida

Mensagempor Luis Agostinho » quarta mai 23, 2007 10:06 pm

Boa noite, Luis

Cada vez mais a concorrência obriga a apresentação de modelos novos para não perder mercados importantes. Quando a Fiat se apercebeu da ofensiva da Renault no segmento das AC,s, tratou de despachar o modelo 250, exactamente para não perder essa fatia de mercado, já que nos ligeiros vão de mal a pior. Normalmente as pressas, dão em erros de concepção, que acabam normalmente em reparações de recurso muito mais dispendiosas. Fazer a recolha de todos os veículos que já saíram da linha de produção, vai-lhes custar tanto financeiramente como em termos de imagem.
Vamos aguardar pelas revistas da especialidade (AC,s) para ver o que dizem.
Boa sorte para a resolução do problema.
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Mensagempor vitor » quinta mai 24, 2007 9:24 pm

Luís, também já li sobre este problema em outros foruns. Estou convencido de que a Fiat vai resolver o problema (que eu tb vou ter, dado que a minha nova van é de 2007). Se tal não acontecer inundamos-lhes as caixas de correio com mails, numa 1ª fase. Depois se verá... :twisted:
Nestas merdas eu sou muito chato e não aceito escusas vindas de empresas da estatura e prestígio da Fiat. :evil:
vitor

Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am

Mensagempor romão » sábado mai 26, 2007 9:01 am

Bom dia companheiros,

companheiro Luis Almeida, realmente v/tem razão. Eu também comprei
uma AC com chassis fiat ducato 2007, e de facto toda a zona da cabeça
do motor está a ser afectada pela àgua que entra, não pela base do para
brisas mas sim pela grelha do capôt que servirá para ventilação do motor
mas que não escoa convenientemente a àgua que por ele entra. Isto é
particularmente grave quando a AC está parada à chuva por longo tempo. No meu caso estou a aguardar ir fazer a primeira manutenção
para ver qual a reacção da Fiat e depois direi alguma coisa aqui.

saudações
Romão
Joint Zeta 550
romão

Registado: sábado fev 24, 2007 10:33 pm

Mensagempor Luis Almeida » segunda mai 28, 2007 12:55 pm

Companheiro Romão,

A grelha do capot é apenas um dos três sitíos por onde temos entrada de água.

A maior quantidade de água entra pela borracha que está na base do parabrisas e que a este não está devidamente colada. Experimente, com um simples regador e com o capot aberto, despejar água no vidro da frente da sua AC. :?

Depois ainda temos entrada de água pela zona superior do capot, por cima dos faróis, simplesmente porque... não existe nenhuma borracha a impedi-lo.

Enfim, sem grandes comentários... por enquanto.

Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Luis Almeida

Mensagempor romão » segunda mai 28, 2007 10:44 pm

Companheiro Luis Almeida,

Tem razão nos pontos que indica. Mas quando há dias fiz o teste ainda
encontrei mais uma entrada de àgua que é pela união das duas partes
simétricas da bandeja que apara a àgua do pára-brisas. Mas o problema
da borracha não estar colada e da união da bandeja não me preocupa grandemente porque esse até eu consigo resolver com uma cola adequada. Agora o da grelha esse sim, é um erro de concepção da
carroçaria e esse não poderá ser resolvido simplesmente selando essa
entrada de ar como parece terem feita em França, porque essa entrada
de ar é usada para alimentar o sistema de arrefecimente da cabine e
sem ela complicam-se as coisas nessa àrea.

Brevemente vou ter alguma resposta e depois informarei.

saudações
Romão
romão

Registado: sábado fev 24, 2007 10:33 pm

Mensagempor Luis Agostinho » domingo jun 17, 2007 9:07 pm

Boa noite,

Acho que é melhor não perdermos de vista este tópico. Já que para quem se prepara, para alguma nova aquisição, convém saber com que linhas é que se coze.

Mais alguém se queixa do "mesmo"? Dos casos conhecidos já houve mais algum desenvolvimento?
Nas últimas revistas da especialidade francesas, não houve comentários, vamos esperar pelas próximas.
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Mensagempor Luis Agostinho » terça jun 19, 2007 11:15 pm

Boa noite,

Na CampingCar Magazine de Julho/07, aparece a primeira referência ao problema aqui relatado pelo Luis Almeida, numa carta enviada para a redação da revista. Embora a Citroen, tenha já tentado resolver o problema nos chassis da marca, tudo não passou de isso mesmo, de uma tentativa. Já que o problema subsiste.
Em relação á Fiat, é que não ata nem desata, em relação á forma como vai resolver o problema. Alias penso até que está a fazer ouvidos de mercador ás reclamações apresentadas. Daí o apelo desse leitor para que seja divulgado na imprenssa, e com isso pressionar a marca a reconhecer o problema.
Neste momento para quem se prepara para adquirir uma AC com esse chassis, não sei o que será melhor. Ser o stand de AC,s levá-las á marca para reparação, ou se o cliente final andar nessa romaria.
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Mensagempor Luis Almeida » quarta jun 20, 2007 7:55 pm

Companheiro A748-2,

No meu caso, enviei carta para a FIAT (Itália e Portugal) e aguardo resposta.
Entretanto tenho outras "acções" em análise. :wink:

Apesar de fazer todo o sentido, creio que a ideia de estarmos à espera que seja o importador a tratar do assunto é, infelizmente, utópica.
Não que os representantes das marcas não o façam mas porque têm timings completamente diferentes dos nossos.

Deixe contudo que lhe diga que é precisamente isso que diz a lei: a responsabilidade perante nós, clientes, é do vendedor.

Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Luis Almeida

Mensagempor Luis Almeida » terça jul 31, 2007 12:57 pm

Actualizando a informação deste tópico.

Fui contactado pela FIAT no sentido de me dirigir à oficina por mim indicada para eventual correcção do problema.
Nesse sentido, dirigi-me ontem à RODOSUL, na Cova da Piedade, onde o problema foi analisado com toda a atenção.

Obviamente que a solução final estará sempre dependente de uma resposta da "casa mãe", mas para já foram colocadas umas borrachas na lateral do capot o que impede já a entrada de água por aí.
Em relação à zona inferior do vidro da frente, eu próprio já a tinha colado (com silicone de aquário :!: ) e resolvido também assim, temporariamente claro, o problema.

Agora, segue relatório da RODOSUL para a FIAT Portuguesa.
Aguardemos o desenrolar do processo.

Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Luis Almeida

Mensagempor las2855 » terça jul 31, 2007 5:10 pm

Boa tarde,

Acho piada eles irem 'analizar o problema' quando estão carecas de saber qual é e ainda fazem perder o nosso tempo!

Quanto à RODOSUL só posso dizer - boa sorte Luis Ameida! :?
Tenho 2 fiats e não me atrevo a lá ir pois gato escaldado de água fria tem medo...
Cordialmente,
las2855
las2855

Registado: quinta jan 18, 2007 10:59 pm

Mensagempor Luis Agostinho » terça Oct 02, 2007 10:40 pm

Boa noite,

Na edição deste mês (LMCC) nº195/S volta a aparecer este problema relatado por um leitor, que entretanto meteu mãos á obra com bricolage caseira, aliás como fez o Luis Almeida. Dá-me a sensação que a FIAT, arranjou uma carga de trabalhos, e que pelos vistos até este momento nada fez, falando-se já, na subsistência do problema em modelos saídos em 2007.

Agora uma coisa que me causa uma certa confusão, é este PEQUENO pormenor: Este ano na minha viagem, passei por Kehl junto á fábrica da Bürstner, e reparei que possuem inúmeros parques onde estão estacionadas as AC,s já montadas e as por montar.
Ora como estes parques não são cobertos, devido á quantidade de AC,s, e sabendo nós que a Alemanha não é nenhum país do norte de Àfrica em termos de pluviosidade, parto do principio que aquelas AC,s todas, apanham chuva a potes, ainda por cima algumas passam largos meses até serem embarcadas. O que é que fará a fábrica de AC,s se encontrar motores completamente cheios de oxidação, prestes a serem entregues aos revendedores?

Aceitam-se sugestões.

Limpam, e passam a bola a outro? (neste caso o revendedor), bem e já agora, advinhem a quem é que o revendedor passa bola a seguir, depois de limpar também!?

PS: Citei esta marca, porque é a marca da minha AC, óbviamente, com outras marcas se passará o mesmo. Nada me move contra a mesma, nem sequer ao representante em Portugal. Antes pelo contrário. O problema é FIAT, e não marcas de AC,s.
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes