Duvidas com frigorífico a usar

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Duvidas com frigorífico a usar

Mensagempor a_mar » segunda mar 19, 2018 9:50 pm

Boa tarde,

Tenho uma Volkswagen T2 as conhecidas ‘Pão de forma’ e quero transformá-la para autocarava..
A minha dúvida principal é se devo utilizar um frigorífico 220v com inversor de corrente ( e já agora qual será a potência recomendada para o inversor ) ou um frigorífico trivalente 220v 12v ou gás, que pelo que li a produção de frio no verão é muito fraca para o consumo de energia que tem.
Irei instalar um painel solar de 100w na carrinha e a bateria ainda não decide ao certa a amperagem dela.
Gostava de saber qual deles seria melhor para instalar na menina :)
Obrigado malta!
Cumprimentos
a_mar
 
Mensagens: 4
Registado: terça mar 13, 2018 12:44 pm

Re: Duvidas com frigorífico a usar

Mensagempor Salazar » segunda mar 19, 2018 11:33 pm

Em termos de frigorífico, eu optava por um frigorífico a compressor por um simples facto: não necessita de fazer buracos nos painéis da carrinha para colocar grelhas de ventilação.
O facto de a manutenção ser mais acessível a qualquer técnico de frio também ajuda.
Um Waeco de 60 ou 70 L até é acessível, esteticamente atraente e, a 12 V, não precisa de andar a desperdiçar energia com inverters e estão preparados para funcionar mesmo com as vibrações do andamento.

Em relação à energia, tudo vai depender da utilização que planeia dar à autocaravana. E onde. E quanto tempo. Se for ficar sobretudo em parques de campismo, até poderá descartar o painel solar e uma bateria inferior a 100AMP chega perfeitamente. Para campismo selvagem no inverno, vai precisar de bem mais. No Verão, pode contar com a energia solar, mas deverá ter em conta que vai necessitar de bateria para a noite. Estas contas deverá ser o companheiro a fazê-las e escolher o equipamento em função de como irá utilizar a autocaravana.

Só uma chamada de atenção para um pequeno pormaior; tenho lido relatos de frigoríficos a compressor mais gulosos que o anunciado pelas marcas. E já vi um dometic de 80 ou 90 L, com potência máxima de 65w, a consumir um brutos 89w. Um pormaior destes é suficiente para estragar as contas a um tipo e mandar uma bateria ou mais para o lixo.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Duvidas com frigorífico a usar

Mensagempor a_mar » terça mar 20, 2018 3:26 pm

Obrigado pela resposta.
Estou a pensar colocar um bateria estacionária de +/- 200 A, acha que não daria energia suficiente para durante a noite?
O frigorífico que estou a pensar colocar tem 70w de potência e 0,23 kW.h/24h de consumo de energia, pelas minhas contas e corrija me se estiver errado... 230w.h/24 a dividir por 12V daria 19,2 Amperes / 24h, tendo em conta que o inversor tem rendimento de 90% aproximadamente 19,2A x 1.10 = 21A / 24h ou seja , por dia o meu frigorífico gastaria aproximadamente 21A
Estão corretas as contas?
Cumprimentos
a_mar
 
Mensagens: 4
Registado: terça mar 13, 2018 12:44 pm

Re: Duvidas com frigorífico a usar

Mensagempor Salazar » terça mar 20, 2018 7:50 pm

As contas estão certas, sim.
Se já tiver o frigorífico consigo, sugiro colocá-lo a trabalhar e ver o consumo real dele.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Duvidas com frigorífico a usar

Mensagempor a_mar » terça mar 20, 2018 11:16 pm

Como conseguirei medir o consumo real em 24h?
a_mar
 
Mensagens: 4
Registado: terça mar 13, 2018 12:44 pm


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes