Botija de gás no interior do habitáculo

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Botija de gás no interior do habitáculo

Mensagempor Renatoc » terça mar 13, 2018 11:16 pm

Boa noite companheiros.
A minha autocaravana, pyc de 1996, tem a botija de gás para o fogão e aquecimento no interior do habitáculo. Algum companheiro tem alguma autocaravana ou auto vivenda na mesma situação? Poderá ser perigoso? Obrigado
Renatoc
 
Mensagens: 9
Registado: sexta ago 04, 2017 3:09 pm

Re: Botija de gás no interior do habitáculo

Mensagempor jgomes » quarta mar 14, 2018 1:30 pm

Boa tarde
E então as botijas que nós usamos no dia a dia em nossas casas, para o fogão ou esquentador e até mesmo nos aquecedores!!!?
Claro que tudo requer algum cuidado. Basta seguir as recomendações do fabricante ou fornecedor.
Cumprimentos.
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça

Re: Botija de gás no interior do habitáculo

Mensagempor fluis » quarta mar 14, 2018 2:16 pm

Boa tarde,

Tem é de obrigatoriamente usar butano. O Propano é proibido usar no interior, e o seu uso nas autocaravanas, está reservado para os depósitos exteriores e estanques em relação ao interior.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Botija de gás no interior do habitáculo

Mensagempor Renatoc » quarta mar 14, 2018 6:18 pm

Companheiro fluis, por acaso a botija que lá tenho no interior é propano, qual será a razão de ser da referida proibição? Obrig
Renatoc
 
Mensagens: 9
Registado: sexta ago 04, 2017 3:09 pm

Re: Botija de gás no interior do habitáculo

Mensagempor fluis » quinta mar 15, 2018 9:45 am

Bom dia,

Companheiro, devido ao seu ponto de ebulição mais baixo, o propano para estar armazenado dentro das garrafas em estado liquido, está nas garrafas a uma pressão muito superior, razão pela qual a lei não permite a sua utilização no interior das habitações ou no caso das autocaravanas tem de estar num compartimento exterior e estanque para o exterior, é ainda essa razão para que não exista o propano nas bilhas leves.
Consulte o documento que está em http://www.campingcarportugal.com/tecnicasBricolage com o nome o Gás nas autocaravanas.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Botija de gás no interior do habitáculo

Mensagempor José Duarte » quinta mar 15, 2018 10:00 am

Bom dia
Desculpem a intromissão, mas será de todo conveniente a existência de alarme de gás.
Digo isto, por já ter sido acordado pelas 5 horas da manhã pelo silvo agressivo, razão pela qual tenho dois; um fixo outro portátil que ligo na ficha de isqueiro na cabine. Este comprado posteriormente, claro, devido ao susto....
Saudações,
José Duarte
José Duarte
 
Mensagens: 149
Registado: domingo mai 04, 2014 2:05 pm
Localização: Linda-a-Velha

Re: Botija de gás no interior do habitáculo

Mensagempor fluis » quinta mar 15, 2018 10:27 am

Bom dia,

E ja agora, o que é que originou o alarme a tocar? Qual foi a fuga?
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Botija de gás no interior do habitáculo

Mensagempor Salazar » quinta mar 15, 2018 3:34 pm

fluis Escreveu:Bom dia,

Companheiro, devido ao seu ponto de ebulição mais baixo, o propano para estar armazenado dentro das garrafas em estado liquido, está nas garrafas a uma pressão muito superior, razão pela qual a lei não permite a sua utilização no interior das habitações ou no caso das autocaravanas tem de estar num compartimento exterior e estanque para o exterior, é ainda essa razão para que não exista o propano nas bilhas leves.
Consulte o documento que está em http://www.campingcarportugal.com/tecnicasBricolage com o nome o Gás nas autocaravanas.


Permita-me só que o corrija numa coisa; as Comet da Amtrol-Alfa (mais conhecidas pelas K da repsol e as pluma da galp) são fabricadas podendo ser cheias com propano. Só não o são por uma mera questão comercial. Elas surgiram como resposta a uma directiva europeia que limita o peso máximo de um artigo a ser manuseado sem auxílio de equipamentos a 20kg. Como no mercado doméstico, o gás que prevalece em cilindros pequenos é o butano, as gasolineiras optaram por só disponibilizar cilindros leves em butano. O propano vende-se maioritariamente em cilindros de 45kg.
O que a meu ver é uma pena. Propano em cilindros leves dominava no segmento dos autocaravanistas.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Botija de gás no interior do habitáculo

Mensagempor fluis » quinta mar 15, 2018 4:01 pm

Boas salazar,

Se é só uma questão de marketing é pena. Há alguns anos falei oficiosamente com um técnico da Galp (sede), que depois de eu ter desafiado a lançar a pluma propano o qual conquistaria sem dúvida o mercado das autocaravanas, me confidenciou que a estrutura da pluma não estaria preparada para aguentar a superior pressão que o propano está dentro das garrafas.
Agora se o companheiro salazar tem outras informações, é uma pena não terem investido no mercado das AC's
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Botija de gás no interior do habitáculo

Mensagempor Garrbel » quinta mar 15, 2018 4:35 pm

Boa tarde

Se é só marketing não sei mas ha botijas há venda na Alemanha para GPL iguais às BPLight

https://www.ebay.de/sch/i.html?_from=R4 ... l&_sacat=0

Parece que às vezes somos mais papistas que o papa!
AG
Sintra
Avatar do Utilizador
Garrbel
 
Mensagens: 201
Registado: terça Oct 25, 2005 9:13 pm
Localização: Mercês/Sintra

Re: Botija de gás no interior do habitáculo

Mensagempor Salazar » quinta mar 15, 2018 5:15 pm

fluis Escreveu:Boas salazar,

Se é só uma questão de marketing é pena. Há alguns anos falei oficiosamente com um técnico da Galp (sede), que depois de eu ter desafiado a lançar a pluma propano o qual conquistaria sem dúvida o mercado das autocaravanas, me confidenciou que a estrutura da pluma não estaria preparada para aguentar a superior pressão que o propano está dentro das garrafas.
Agora se o companheiro salazar tem outras informações, é uma pena não terem investido no mercado das AC's


Não vou contradizer técnicos, mas tenho colegas de curso que estiveram ligados ao projecto de design das comet e o que sei foi o que conversavamos. Aliás, no site da Amtrol-Alfa está lá a capacidade de cada uma com butano e com propano.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Botija de gás no interior do habitáculo

Mensagempor Salazar » quinta mar 15, 2018 5:18 pm

Garrbel Escreveu:Boa tarde

Se é só marketing não sei mas ha botijas há venda na Alemanha para GPL iguais às BPLight

https://www.ebay.de/sch/i.html?_from=R4 ... l&_sacat=0

Parece que às vezes somos mais papistas que o papa!


E essas ainda são mais leves que as nossas. E como são translúcidas, até dá para ver o nível de gás sem aparelhos.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Botija de gás no interior do habitáculo

Mensagempor Garrbel » quinta mar 15, 2018 6:05 pm

Vi-as ao vivo, este ano e são exactamente as BPLight, sem tirar nem por.

E sim é uma boa vantagem ver-se o nivel de gás.
AG
Sintra
Avatar do Utilizador
Garrbel
 
Mensagens: 201
Registado: terça Oct 25, 2005 9:13 pm
Localização: Mercês/Sintra

Re: Botija de gás no interior do habitáculo

Mensagempor Euroviajante » quinta mar 15, 2018 9:28 pm

Sem ser técnico na área, mas nunca queria uma AC com bilha de gás no habitáculo. Desculpem, mera opinião, se fosse seguro as Ac modernas tinham essa opção. Por essas e outras é que considero que devia haver nas inspeção obrigatória as AC, a verificação dos sistemas de segurança de gás. Se calhar muitas não representavam perigos públicos circulantes.
Imagem
Avatar do Utilizador
Euroviajante
 
Mensagens: 1272
Registado: quinta abr 04, 2013 5:03 pm
Localização: Salvaterra de Magos/ Penha de França

Re: Botija de gás no interior do habitáculo

Mensagempor Luis Agostinho » sexta mar 16, 2018 11:26 am

Bom dia,

Não é minha nem sequer tenho interesse na venda... :wink:

Mas coloco aqui um link para demonstrar que as regras no que diz respeito ao gaz devem ter mudado e deixa de ser válido esta afirmação do fluis... :wink:

fluis Escreveu:
Tem é de obrigatoriamente usar butano. O Propano é proibido usar no interior, e o seu uso nas autocaravanas, está reservado para os depósitos exteriores e estanques em relação ao interior.


Também desconhecia esta modernice... :roll:

https://www.standvirtual.com/anuncio/de ... ef0536deb5

Reparem na penúltima e última fotografia em que o compartimento do gaz é dentro da garagem... não está completamente estanque em relação ao interior inclusivamente é aberta por cima...e ainda, por baixo da cama (pelo menos morremos durante o sono :mrgreen: ) e nem sequer tem acesso directo do exterior para permitir fechar em caso de emergência...tendo de abrir a porta da garagem primeiro e depois a porta do compartimento do gaz...e é de 2016!! não se pode dizer que seja uma clássica...

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes