Botija de gás no interior do habitáculo

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: Botija de gás no interior do habitáculo

Mensagempor José Duarte » sexta mar 16, 2018 12:09 pm

Bom tarde

Não pretendo entrar em nenhuma polémica. Vou falar no exemplo da minha AC. O compartimento onde se encontra a bilha do gás (propano) é na verdade metálica e só com respirador para o exterior. (AC de 1997 equipamento Rimor).
Em resposta ao Companheiro Fluis sobre o meu incidente, teve origem numa pequena falha que existiu no aquecimento. Assunto ultrapassado logo que me foi possível. Segundo informação técnica tratou-se de um problema de má combustão (!!!!) e que em principio daria, quanto mais, alguma dor de cabeça. (!!!!)
No momento e para continuar o meu sono a solução foi desligar as torneiras de segurança de todo o sistema de gás, abrir a janela da casa de banho, ventilar com uma toalha e rearmar o sistema de alarme.
Tenho no entanto que dizer que nunca me foi percetível o cheirou a gás.
Saudações,
José Duarte
José Duarte
 
Mensagens: 149
Registado: domingo mai 04, 2014 2:05 pm
Localização: Linda-a-Velha

Re: Botija de gás no interior do habitáculo

Mensagempor Salazar » sexta mar 16, 2018 8:44 pm

Luis Agostinho Escreveu:Bom dia,

Não é minha nem sequer tenho interesse na venda... :wink:

Mas coloco aqui um link para demonstrar que as regras no que diz respeito ao gaz devem ter mudado e deixa de ser válido esta afirmação do fluis... :wink:

fluis Escreveu:
Tem é de obrigatoriamente usar butano. O Propano é proibido usar no interior, e o seu uso nas autocaravanas, está reservado para os depósitos exteriores e estanques em relação ao interior.


Também desconhecia esta modernice... :roll:

https://www.standvirtual.com/anuncio/de ... ef0536deb5

Reparem na penúltima e última fotografia em que o compartimento do gaz é dentro da garagem... não está completamente estanque em relação ao interior inclusivamente é aberta por cima...e ainda, por baixo da cama (pelo menos morremos durante o sono :mrgreen: ) e nem sequer tem acesso directo do exterior para permitir fechar em caso de emergência...tendo de abrir a porta da garagem primeiro e depois a porta do compartimento do gaz...e é de 2016!! não se pode dizer que seja uma clássica...

Um abraço,


De acordo com o que me foi dito no stand da Carado e da Possl na CMT, esses compartimentos são estanques com um ou mais respiradores para o exterior (colocados no pavimento) e a porta tem um vedante todo à volta (como essa imagem ilustra).
No grupo Hymer, essa solução é comum - colocar o compartimento de gás no interior da garagem. E em quase todos os furgões também.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Botija de gás no interior do habitáculo

Mensagempor fluis » terça mar 20, 2018 10:45 am

Salazar Escreveu:
fluis Escreveu:Boas salazar,

Se é só uma questão de marketing é pena. Há alguns anos falei oficiosamente com um técnico da Galp (sede), que depois de eu ter desafiado a lançar a pluma propano o qual conquistaria sem dúvida o mercado das autocaravanas, me confidenciou que a estrutura da pluma não estaria preparada para aguentar a superior pressão que o propano está dentro das garrafas.
Agora se o companheiro salazar tem outras informações, é uma pena não terem investido no mercado das AC's


Não vou contradizer técnicos, mas tenho colegas de curso que estiveram ligados ao projecto de design das comet e o que sei foi o que conversavamos. Aliás, no site da Amtrol-Alfa está lá a capacidade de cada uma com butano e com propano.


Bom dia Salazar,

Como estou mais seguro das informações dos seus colegas de curso, do que no técnico da Galp com quem falei, só tenho a lamentar, por um lado a informação errada que ele me deu na altura e, por outro lado, o não terem ligado ao meu desafio de fazerem bilhas leves em propano, que como eu lhe disse na altura iria conquistar completamente o mercado das autocaravanas.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Botija de gás no interior do habitáculo

Mensagempor fluis » terça mar 20, 2018 10:53 am

Salazar Escreveu:
Luis Agostinho Escreveu:Bom dia,

Não é minha nem sequer tenho interesse na venda... :wink:

Mas coloco aqui um link para demonstrar que as regras no que diz respeito ao gaz devem ter mudado e deixa de ser válido esta afirmação do fluis... :wink:

fluis Escreveu:
Tem é de obrigatoriamente usar butano. O Propano é proibido usar no interior, e o seu uso nas autocaravanas, está reservado para os depósitos exteriores e estanques em relação ao interior.


Também desconhecia esta modernice... :roll:

https://www.standvirtual.com/anuncio/de ... ef0536deb5

Reparem na penúltima e última fotografia em que o compartimento do gaz é dentro da garagem... não está completamente estanque em relação ao interior inclusivamente é aberta por cima...e ainda, por baixo da cama (pelo menos morremos durante o sono :mrgreen: ) e nem sequer tem acesso directo do exterior para permitir fechar em caso de emergência...tendo de abrir a porta da garagem primeiro e depois a porta do compartimento do gaz...e é de 2016!! não se pode dizer que seja uma clássica...

Um abraço,


De acordo com o que me foi dito no stand da Carado e da Possl na CMT, esses compartimentos são estanques com um ou mais respiradores para o exterior (colocados no pavimento) e a porta tem um vedante todo à volta (como essa imagem ilustra).
No grupo Hymer, essa solução é comum - colocar o compartimento de gás no interior da garagem. E em quase todos os furgões também.


Boas Luís e Salazar,

Acredito que esse compartimento esteja tão isolado do interior como os que não estão na garagem, se formos a ver nas outras é normalmente madeira que isola em relação ao interior, porque em regra geral a porta é no exterior mas depois ou está debaixo do banco e isolado com madeira ou dentro de um armário, já que acaba sempre por roubar espaço interior. A única coisa que eu noto a falta nesse compartimento é da grelha superior de arejamento na porta, já que os inferiores estão lá e, sendo o gás mais pesado que o ar e ficando em baixo em caso de fuga, os inferiores são fundamentais, apesar de achar que o superior também seria importante para ajudar na circulação no compartimento.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Botija de gás no interior do habitáculo

Mensagempor fluis » terça mar 20, 2018 10:57 am

José Duarte Escreveu:...

Em resposta ao Companheiro Fluis sobre o meu incidente, teve origem numa pequena falha que existiu no aquecimento. Assunto ultrapassado logo que me foi possível. Segundo informação técnica tratou-se de um problema de má combustão (!!!!) e que em principio daria, quanto mais, alguma dor de cabeça. (!!!!)
No momento e para continuar o meu sono a solução foi desligar as torneiras de segurança de todo o sistema de gás, abrir a janela da casa de banho, ventilar com uma toalha e rearmar o sistema de alarme.
Tenho no entanto que dizer que nunca me foi percetível o cheirou a gás.
Saudações,
José Duarte


Companheiro,

Obrigado pela resposta.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Anterior

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes