Energia da bateria da Célula

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Energia da bateria da Célula

Mensagempor Luis Lemos » segunda jan 09, 2017 11:37 pm

Boa noite,

Sou novo aqui e nestas andanças! :)

Já perguntei a alguns companheiros mas gostava de colocar aqui uma questão para ver se consigo uma ajuda.

Comprei uma Hymer Camp Swing 494 de 1997 recentemente e estou com um problema que não sei como resolver.
O senhor que me vendeu disse que a bateria da célula não estava boa e por isso quando acendia as luzes da célula, passado 3 a 5 minutos acendia a luz de alarme da 2a bateria e está desce para metade da carga!

Comprei uma Varta e troquei. Continuou a a acontecer exactamente a mesma coisa! De que pode ser isto?!


Obrigado
Luis Lemos
Luis Lemos
 
Mensagens: 7
Registado: segunda dez 31, 2012 11:11 am

Re: Energia da bateria da Célula

Mensagempor fluis » terça jan 10, 2017 10:09 am

Bom dia,

Não sou grande especial em electricidade, mas vou tentar ajudar.
Primeiro que tudo temos de saber um bocadinho sobre a sua instalação? Quantas baterias são ao todo? Uma para o motor e uma para célula? Ou serão uma para o motor e duas para a célula?
Se forem duas e colocou uma, é possível que a outra esteja com problemas e possa causar a situação. De qualquer modo penso que o melhor que tem a fazer é fazer medições com o multímetro, pelo menos para ter a noção de qual a tensão que a bateria tem. Com a bateria carregada e sem estar a receber a carga, se ela estiver boa, deverá estar com uma tensão igual ou superior a 12,6 V, meça também a tensão quando se ativa o alarme em relação à 2 bateria, para o mesmo estar correto penso que a bateria tem de estar abaixo de 11,8/11,5 V, se não for esse o caso será um problema na centralina.

Se a bateria estiver mesmo com a tensão baixa, tem de haver algo a consumir fortemente, vá tentando ligar um a um os equipamentos e as luzes, para ver se encontra a fonte do problema.

Infelizmente mais que isto não posso ajudar, mas pode ser que alguém com mais conhecimentos o ajude.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Energia da bateria da Célula

Mensagempor Rodadossaurus » terça jan 10, 2017 12:31 pm

Realmente o melhor é começar por descrever a instalação, incluindo os métodos de carga, separação de baterias e principais dispositivos de consumo, bem como medições de voltagem quando está "carregada" e "descarregada"...
Rodadossaurus
 
Mensagens: 143
Registado: quinta fev 18, 2016 6:14 pm
Localização: Grande Lisboa

Re: Energia da bateria da Célula

Mensagempor Rcopt » terça jan 10, 2017 4:14 pm

Outra situacao pode ter sido ligarem primeiro o painel solar ao controlador e so depois a bateria.
Desligue o painel e a bateria do controlador e depois volte a ligar a bateria para ver se acontece alguma coisa mesmo antes de ligar o painel ao controlador.
.......................
Ricardo Costa
Porto
Fiat Ducato 1.9Td
Avatar do Utilizador
Rcopt
 
Mensagens: 45
Registado: sábado mai 14, 2016 12:02 am

Re: Energia da bateria da Célula

Mensagempor Luis Lemos » quarta jan 11, 2017 12:06 am

Falha minha!
Tenho uma bateria para o motor e apenas uma na cabine. O problema que vos descrevi é relativa à bateria da Célula.

Fiz o teste e o que consome mais luz é a lâmpada da cozinha.
Luis Lemos
 
Mensagens: 7
Registado: segunda dez 31, 2012 11:11 am

Re: Energia da bateria da Célula

Mensagempor Rodadossaurus » quarta jan 11, 2017 4:56 pm

Descrição e voltagens?
Rodadossaurus
 
Mensagens: 143
Registado: quinta fev 18, 2016 6:14 pm
Localização: Grande Lisboa

Re: Energia da bateria da Célula

Mensagempor Luis Lemos » quarta jan 11, 2017 10:46 pm

Não sei medir nem tenho nenhum aparelho para o fazer. :( Sou efectivamente um leigo na matéria.
Luis Lemos
 
Mensagens: 7
Registado: segunda dez 31, 2012 11:11 am

Re: Energia da bateria da Célula

Mensagempor Rodadossaurus » quinta jan 12, 2017 3:56 pm

Todos nós começámos sem saber nada.

Primeiro passo: comprar um multímetro barato: vai valer tudo o que investir nele, pois poderá diagnosticar problemas sem pagar a terceiros
Segundo: medir a voltagem da bateria que pretende investigar (pinça vermelha no positivo, piça preta no negativo, multímetro na medição de corrente contínua, precisão de 2 casas decimais - ver no youtube os milhões de videos explicativos)
Terceiro: colocar cá a informação
Rodadossaurus
 
Mensagens: 143
Registado: quinta fev 18, 2016 6:14 pm
Localização: Grande Lisboa

Re: Energia da bateria da Célula

Mensagempor Luis Lemos » quinta jan 12, 2017 8:51 pm

Irei fazer! Obrigado
Luis Lemos
 
Mensagens: 7
Registado: segunda dez 31, 2012 11:11 am

Re: Energia da bateria da Célula

Mensagempor Rcopt » sexta jan 13, 2017 8:48 am

Bom dia,
Volto a insistir, desligue o painel solar no controlador se tiver acesso ao mesmo para eliminar o painel solar como problema.

Se alguem ligar o painel solar ao controlador e depois ligar o controlador a bateria facilmente uma bateria carregada indica 8v/7v porque o painel comeca a debitar voltagens superiores
.......................
Ricardo Costa
Porto
Fiat Ducato 1.9Td
Avatar do Utilizador
Rcopt
 
Mensagens: 45
Registado: sábado mai 14, 2016 12:02 am

Re: Energia da bateria da Célula

Mensagempor Luis Agostinho » domingo jan 15, 2017 5:19 pm

Rodadossaurus Escreveu:Segundo: medir a voltagem da bateria que pretende investigar (pinça vermelha no positivo, piça preta no negativo, multímetro na medição de corrente contínua, precisão de 2 casas decimais


Não conhecia este sistema....!!! :mrgreen: :mrgreen:

Luis Lemos Escreveu:Irei fazer! Obrigado


Luis Lemos...nem sempre o que aqui se aconselha são bons conselhos!!! Depois diga o resultado...!!! :roll: :mrgreen:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Energia da bateria da Célula

Mensagempor Luis Lemos » domingo jan 15, 2017 9:27 pm

Boa noite companheiros!

Já comprei o multimetro e lá me aventurei a recolher algumas informações.
O que consegui apurar foi o seguinte:
Com tudo o circuito todo ligado normalmente (entenda-se painel solar) mas sem nada ligado (luzes, Boiler, TV ou qualquer outra coisa visível) indicava 13,20 v.
Desligando o painel solar do controlador indicava inicialmente 13.03 v e depois de aproximadamente 45min passou para 12,95v.

Seguindo as instruções que vi em alguns vídeos do YouTube, medi depois fuga parasita de energia do seguinte modo:
Desliguei o borne negativo, coloquei o multimetro no 10ac, uma ponta do multimetro no borne e a outra na bateria.
Consegui concluir que com o controlador do painel solar estava com uma fuga de 180 e desligando o painel solar tenho uma fuga de 80.

Fiz ainda um teste que me baralhou! Liguei à luz da cozinha e outra da Célula para ver quanto descarregava a bateria.
Em cerca de 2/3 min a luz de alarme do painel acendeu e o mostrador indicava que a bateria da Célula tinha cerca de 10v /10,5 v. O estranho é que medi a bateria nesse instante com o multimetro e a carga que ele indicava era 12,20 v.

Em resumo, consegui concluir que tenho uma fuga parasita de 180 e que ao desligar o painel solar essa fuga reduz para 80.

Mais do que isto acho que já não consigo fazer! :)
Luis Lemos
 
Mensagens: 7
Registado: segunda dez 31, 2012 11:11 am

Re: Energia da bateria da Célula

Mensagempor Rodadossaurus » segunda jan 16, 2017 4:50 pm

13,20v - não é bom nem mau... depende da inclinação do sol na altura da medição... (deveria chegar aos 14.8v no Verão quando totalmente carregada, mas estando no Inverno...)
12,95v - foi pouco tempo de espera para avaliar. Se no dia seguinte estiver nos 12.7v - 12.8v está bastante bom. É normal a voltagem estabilizar um bocado abaixo da voltagem de carga, mas demora algum tempo.

A medição dos consumos parasitas é uma excelente ideia, mas a descrição que fez não me pareceu correcta. o "10" seria "10ADC" ? 180 mAmp?
O facto de ligar o painel nesta altura e baixar de 180 ??? para 80 ??? não é significativo, pois parece só indicar uma produção de 100 ???

Quanto ao teste das luzes...
Qual a potência das luzes que ligou?

Se a cablagem fôr deficiente (muito longa, muito fina, ...) o mostrador não terá uma leitura tão correcta quanto o voltímetro ligado directamente à bateria...
Dê por onde der... se estamos a falar de luzes "normais", a voltagem não deveria ter descaído tão abruptamente - fazer o mesmo teste com o multímetro sempre ligado e verificar essa descida.
Isso pode indiciar bateria com defeituosa; sendo assim há-de carregar muito rapidamente, mas também descarregar muito rapidamente (não consegue armazenar energia).

Claro que consegue fazer mais! E há-de fazê-lo! :)
Rodadossaurus
 
Mensagens: 143
Registado: quinta fev 18, 2016 6:14 pm
Localização: Grande Lisboa

Re: Energia da bateria da Célula

Mensagempor Rodadossaurus » segunda jan 16, 2017 4:51 pm

AH!

Há maneira de, aquando da medida do consumo parasita, ir desligando secções da cablagem? (fusível, interruptor, ...) de modo a isolar a causa?
Rodadossaurus
 
Mensagens: 143
Registado: quinta fev 18, 2016 6:14 pm
Localização: Grande Lisboa

Re: Energia da bateria da Célula

Mensagempor Alcool_Puro » domingo fev 05, 2017 8:32 pm

Se não está à vontade com eletronica não é facil tentar despistar o k se está a passar. No entanto se mediu a amperagem que está a consumir com bateria desligada é necessário saber em que leitura está a fazer, se mA ou A. Quando liga o painel solar o que lhe está a mostrar no multimetro é amperagem que a bateria está a carregar e não o k está a gastar certamente
Alcool_Puro
 
Mensagens: 41
Registado: quarta Oct 26, 2016 11:23 pm
Localização: Loures


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 22 visitantes