Duvida eletrica (melhor explicado)

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Duvida eletrica (melhor explicado)

Mensagempor Rui Loureiro » sábado ago 23, 2014 6:43 pm

Boas companheiros,

Existe alguém aqui no forum que entenda de electrónica ou electricidade auto, para me poder tirar uma duvida?

Se sim e se poder e tiver interessado pode ver aqui neste link

http://www.eletricidade.net/forum/viewt ... 24&t=17615

Atenciosamente

Rui Loureiro
Editado pela última vez por Rui Loureiro em domingo ago 24, 2014 11:38 am, num total de 1 vez.
Cumprimentos

Rui Loureiro & Margarida
Rui Loureiro

Registado: sábado mar 16, 2013 3:27 pm

Re: Duvida eletrica

Mensagempor Gimez » sábado ago 23, 2014 11:51 pm

Boas, assim á primeira vista, e supondo que é o mesmo botão que abre e fecha o degrau, e o motor é mesmo de um limpa-parabrisas, esse motor roda sempre no mesmo sentido invertendo o sentido mecanicamente, portanto não dá para colocar fins de curso exteriores. No entanto esses motores costumam estar associados a uma placa de comando que faz aquilo que pretende, tal como nos carros para numa determinada posição e depois volta a ligar. Se associar o motor a essa placa deve conseguir...
outra forama seria inverter o sentido do motor usando dois relés e assim o fim de curso não cortava o movimento contrario, mas aí precisa de 2 botões de comando...
Se optar pelo segundo caso posso fazer um esquema da ligação...
Gimez

Registado: sábado jul 27, 2013 11:13 pm

Mensagempor time_out » domingo ago 24, 2014 7:51 am

Rui Loureiro Escreveu:Boas companheiros,

Existe alguém aqui no forum que entenda de electrónica ou electricidade auto, para me poder tirar uma duvida?

Se sim e se poder e tiver interessado pode ver aqui neste link

http://www.eletricidade.net/forum/viewt ... 24&t=17615

Atenciosamente

Rui Loureiro

Bom dia

O link colocado obriga ao registo para se poder visualizar.
Seria de bom tom colocar o texto na integra neste espaço para permitir a compreensão da pergunta colocada.

Obrigado
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Re: Duvida eléctrica (explicado melhor)

Mensagempor Rui Loureiro » domingo ago 24, 2014 10:21 am

Boas,

Vou tentar colocar aqui a minha duvida para ver se além me pode ajudar, ou se é possível fazê-lo.

Bem é o seguinte, eu tenho uma caravana que tem um pedal (degrau) eléctrico, que abre e recolhe com um motor de um limpa para brisas, com a consequente utilização o pedal deixou de abrir por se moer o carreto do mesmo motor.

Afim de voltar a evitar essa situação idealizei um esquema, mas pensava eu que era mais fácil fazer a ligação, e passo explicar.

Coloquei 2 interruptores da portas dos carros em sítios estratégicos, para corta a corrente sempre que o pedal chega ao máximo da sua abertura e o mesmo quando recolhe por completo para evitar o desgaste do correcto, até aí ficou tudo 5*****

Acontece que do botão que abre e recolhe o pedal saem 2 fios, e do motor do limpa para brisas também sai 2 fios, eu feito esperto liguei aquilo mas sempre que o pedal abre por completo o interruptor do carro faz o seu efeito mas corta a corrente de tal maneira que nunca mais tenho corrente para o recolher, mas a ideia seria cortar a corrente quando abre mas ficar com corrente para o poder fechar, mas não o consegui chegar a nenhuma solução.

Espero ter me feito entender posso esclarecer mais duvidas para me poderem ajudar, vou colocar aqui algumas fotos pode ajudar alguma coisa.

Imagem

Onde esta marcado é onde esta os 2 fios que saem do motor, que por sua vez era só ligar aos que vem do botão e fica a bombar.

Imagem

Os interruptores montados.

Aguardo alguma dica

Abraço

Rui Loureiro
Cumprimentos

Rui Loureiro & Margarida
Rui Loureiro

Mensagempor Rui Loureiro » domingo ago 24, 2014 11:36 am

Gimez Escreveu:Boas, assim á primeira vista, e supondo que é o mesmo botão que abre e fecha o degrau, e o motor é mesmo de um limpa-parabrisas, esse motor roda sempre no mesmo sentido invertendo o sentido mecanicamente, portanto não dá para colocar fins de curso exteriores. No entanto esses motores costumam estar associados a uma placa de comando que faz aquilo que pretende, tal como nos carros para numa determinada posição e depois volta a ligar. Se associar o motor a essa placa deve conseguir...
outra forama seria inverter o sentido do motor usando dois relés e assim o fim de curso não cortava o movimento contrario, mas aí precisa de 2 botões de comando...
Se optar pelo segundo caso posso fazer um esquema da ligação...

Boas carissimo Gimez,

No caso neste motor foi retidada essa placa e ligado de origem da seguinte maneira como está na foto seguinte.

Imagem

Imagem

Aí se pode ver melhor os fios preo e vermelho que descem do botãp até ao motor e os outros 2 entram dentro do motor, para ele funcionar, contudo com esta ligacão este motor roda um sentido e no outro caso seja para abrir ou fechar, e era entre esta ligação que eu gostava de colocar os dois botões de pressão.

Não sei se me consegui fazer entender, mas posso explicar mais dúvidas que surjam, e agora com base nesta foto e nesta explicação se me conseguir um esquema eu agradecia imenso.

Mais acho que a inversão da polaridade feita no botão de abrir o degrau. pois eu exprimentei o motor fora da carana e funcionou sem fazer massa na caravana.

Agradecia então alguma ajuda dos tecnicos...

Cumprimentos

Rui Loureiro
Editado pela última vez por Rui Loureiro em domingo ago 24, 2014 1:48 pm, num total de 1 vez.
Cumprimentos

Rui Loureiro & Margarida
Rui Loureiro

Re: Duvida eletrica (melhor explicado)

Mensagempor Gimez » domingo ago 24, 2014 12:01 pm

Não consigo ver as ultimas imagens, mas mais logo já faço um esquiço das ligações. Mas porque não usar a tal placa do motor?
Gimez

Mensagempor Rui Loureiro » domingo ago 24, 2014 12:37 pm

Boas, já coloquei as fotos no post anterior, era assim que estava ligado no motor que avariou, e eu transportei essa montagem para o novo, contudo vou colocar a foto do botão onde sai os fios preto e vermelho que vão ligar ao motor como se pode ver nas fotos anteriores, e a foto da placa que retirei do motor novo.

Imagem

Imagem

Por ter aquela ligação maluca, penso eu, é que o motor roda nos 2 sentidos, e é por isso julgo eu que não consigo montar lá os botões de pressão.

Espero ter ajudado com essas fotos.

Até já.
Cumprimentos

Rui Loureiro & Margarida
Rui Loureiro

Mensagempor Rui Loureiro » domingo ago 24, 2014 4:10 pm

Entretanto das varias ligações que fiz mostro aqui os desenhos, nenhuma funcionou...

A primeira ligação que fiz foi assim...

Imagem

Só que o pedal só funciona quando os botões estão nessa posição, ou seja o circuito não está cortado, assim que o pedal toca num ou noutro nunca mais tenho corrente para fazer trabalhar o motor, se me faço entender e para ele trabalhar tenho de por no meio do percurso manualmente,,,

Também liguem assim, mas trabalhava sempre tivesse algum botão pressionado ou não...

Imagem
Cumprimentos

Rui Loureiro & Margarida
Rui Loureiro

Mensagempor Gimez » domingo ago 24, 2014 4:57 pm

Boas, para ligar o motor e forçar a paragem com os fins-de-curso precisa de doi relés com bobine de 12V 2 dois contactos NA para alem dos Fins-de-curso. o botão que faz subir e descer parace-me ser um inversor e deve dár para aproveitar mas tem que refazer as ligações. O negativo vai passar direto e apenas aproveita as duas saidad que vão ligar a um ou outro relé (bobine). depois os Fins- de curso ligam em paralelo com a alimentação da bobine, e a inversão é feita nos relés.

Junto um esquema assim feito á pressa e "Á unha" .
RL1 e RL2 são os relés, B1 eB2 são os fins-de-curso e o A são os contactos do inversor que tem aí, a ligação que se vê entre a entrada do inversor (+) não é preciso fazer uma vez que já existe internamente...
https://drive.google.com/file/d/0B2AVj0 ... sp=sharing
Gimez

Mensagempor Rui Loureiro » domingo ago 24, 2014 8:59 pm

Boas,

Falaram-me de interruptores de fim de curso têm que ser duplos (ou inversores)???
Cumprimentos

Rui Loureiro & Margarida
Rui Loureiro

Mensagempor Gimez » domingo ago 24, 2014 11:02 pm

Boas, já respondi por MP, mas deixo o link para o esquema mais bonitinho...

Gimez

Mensagempor Rui Loureiro » segunda ago 25, 2014 8:49 am

Gimez Escreveu:Boas, já respondi por MP, mas deixo o link para o esquema mais bonitinho...

Bom dia, muito obrigado pelo tempo perdido, e desculpe o incomodo, acho que agora com este desenho, já me consigo orientar, contudo, se tiver mais alguma dúvida, ou alguma dificuldade tenho de recorrer ao sr, já que somos vizinhos.
Já agora os reles tem alguma referência específica.
Os fios ligam tal e qual nos pinos do relê como mostra no esquema.?

:D
Cumprimentos

Rui Loureiro & Margarida
Rui Loureiro

Mensagempor Gimez » segunda ago 25, 2014 9:57 am

Bom dia!
Se pedir relés de 12v e com dois contactos independentes , eles sabem o que pretende, deve ter varias referencias, mas não sei quais...
Os relés normalmente trazem o esquema de ligação...
Gimez

Mensagempor Rui Loureiro » segunda ago 25, 2014 10:09 am

Gimez Escreveu:Bom dia!
Se pedir relés de 12v e com dois contactos independentes , eles sabem o que pretende, deve ter varias referencias, mas não sei quais...
Os relés normalmente trazem o esquema de ligação...

Ok, assim hoje vou comprar os ditos cujos e vou colocar as mãos a obra e postando aqui algumas fotos, para o sr se tiver um bocado ver se está bem.

Mais uma vez obrigado.
Cumprimentos

Rui Loureiro & Margarida
Rui Loureiro

Mensagempor Rui Loureiro » segunda ago 25, 2014 8:29 pm

Boas, comapnheiro,

Ia tenho os relés, como se pode ver na foto

Imagem

Agora visto já ter os relés, cada rele tem 8 pinos se fosse possivel podia-me indicar o sitio onde ligar cada fio do desenho.

Eu coloquei a fotos dos reles orientados como no desenho, e em cima do mesmo, para me poder explicar qual os pinos que uso?

Imagem

Depois penso que já estou orientado..., tenho uma placa onde vou soldar os reles e que vou colocar numa caixa estanque de onde vai sair os fios para o motor botões de pressão.
Cumprimentos

Rui Loureiro & Margarida
Rui Loureiro

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 18 visitantes