Camara de marcha atrás

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Camara de marcha atrás

Mensagempor emanuel_jordao » terça mai 27, 2014 9:03 am

Bom dia,

Estou a pensar colocar uma camara de marcha atrás mas a minha dúvida é entre colocar atrás na parte de cima logo por cima la luz central de stop ou então colocar em baixo por cima da matrícula ou por baixo desta.

Os modelos são estes:

http://www.ebay.co.uk/itm/150856227141? ... 1439.l2649

ou

http://www.ebay.co.uk/itm/160767376499

Será que consigo tirar corrente da luz central de modo a ter sempre corrente para a camara sem ter que carregar no stop para ela ter corrente?

Vocês costumam aparafusá-la à célula ou costumam apenas colar com cola e veda?

A nível de visão qual a vossa opinião? Em cima ou em baixo? É que parece-me que passar o cabo por baixo da carrinha é mais fácil que por cima.

Eu estou a optar por colocar uma com fios porque as wireless têm sempre alguma interferência. Principalmente em cidades com muitos sinal de ruído.
emanuel_jordao
 
Mensagens: 62
Registado: sexta Oct 05, 2012 9:18 am
Localização: Leiria - Portugal

Re: Camara de marcha atrás

Mensagempor romão » terça mai 27, 2014 6:12 pm

Boas companheiro emanuel-jordão.
Respondendo ás suas perguntas eu diria:
Eu tenho uma coisa dessas na minha AC, veio montada de origem e:
Deve estar ligada directamente à bateria porque mesmo sem ter a chave na ignição ela funciona.
Está colocada sobre o stop central e está aparafusada à célula.
Quanto à eficácia na visibilidade creio que colocada em cima dará um angulo de visibilidade
muito melhor do que colocada em baixo. Colocada em baixo está muito mais exposta ás brincadeiras do alheio.
Mas a esse preço que está nos sites eu comprava 15 ou 20 com o dinheiro que custou a minha, por isso se lhe estragarem
uma ou duas por ano também não será assim tão grande a perca. O anterior parágrafo é brincadeira e não para levar a sério.
boas voltas
romão
romão
 
Mensagens: 116
Registado: sábado fev 24, 2007 10:33 pm
Localização: Torres Vedras

Re: Camara de marcha atrás

Mensagempor emanuel_jordao » terça mai 27, 2014 9:59 pm

Obrigado pela opinião.

Na verdade hoje em dia as camaras e monitores estão a preços muito bons. Esta que estou a pensar comprar um colega meu já montou numa caravana e diz-me que tem uma imagem com uma qualidade perfeita. Só diz que o modelo wireless por vezes dentro da cidade em andamento tem alguma interferência. Mas que em autoestradas e nacionais está impéc. Também ainda estou na dúvida se me valerá a pena andar a passar cabo para ter um sinal 100% limpo ou se opto por wireless. O preço não varia muito.

Alguém fez a montagem por cima da luz de stop me consegue ajudar ou esclarecer?

Já agora se eu passar um fio de corrente em sentido inverso pelo buraco por onde entra o fio do painel solar e ligar com energia direta da bateria da célula será que fica a consumir energia mesmo com o monitor à frente desligado?
emanuel_jordao
 
Mensagens: 62
Registado: sexta Oct 05, 2012 9:18 am
Localização: Leiria - Portugal

Re: Camara de marcha atrás

Mensagempor curto » terça mai 27, 2014 10:22 pm

Companheiro Emanuel
A camara deve ser montada numa posição elevada -por exemplo por cima do stop central-pois só assim pode ter uma visão que o ajude nas manobras de marcha atras. Se a montar em baixo só lhe serve para ver os carros que circulam atras de si e não o ajuda nas manobras pois a abertura da lente não abarca os obstáculos próximos situados nos lados.
Eu fiz uma montagem clássica com a camara ligada às luzes de marcha atras e o monitor é de um autoradio com écran de DVd tendo comprado o conjunto na sonigate (leiritronica) O conjunto não é wireless pois fui aconselhado a não o fazer por questões de qualidade e continuidade de imagem, mas isto não quer dizer que não haja sistemas Wireless fiáveis. Posso sempre ligar manualmente a camara colocando tensão no circuito através de um interruptor nos 12V da bateria do motor.
Cumprimentos
A C
Avatar do Utilizador
curto
 
Mensagens: 175
Registado: terça mar 08, 2011 11:35 pm
Localização: Marinha Grande

Re: Camara de marcha atrás

Mensagempor emanuel_jordao » terça mai 27, 2014 10:53 pm

Já agora como ligou a energia/ corrente da marcha atrás de cá de baixo da autocaravana lá para cima? Ou melhor por onde passou o fio?
emanuel_jordao
 
Mensagens: 62
Registado: sexta Oct 05, 2012 9:18 am
Localização: Leiria - Portugal

Re: Camara de marcha atrás

Mensagempor rmsnegrao » quarta mai 28, 2014 3:13 pm

Boas,

No meu caso, instalei uma de embutir que coloquei logo por cima da matricula. Foi um modelo parecido ao deste link (já foi há mais de 2 anos mas o preço foi semelhante):

http://www.dx.com/p/xy-1603-universal-waterproof-ccd-car-rearview-camera-black-18-5mm-hole-244301

Como monitor uso um GPS de 7" que também tem entrada de video AV, do género deste mas na altura foi mais caro:

http://www.dx.com/p/7-0-resistive-touch-screen-win-ce-6-0-gps-navigator-w-bluetooth-av-in-europe-map-4gb-146034

Em termos de imagem dá para ver tudo o que está na traseira da AC sem problema, embora admita que de uma posição mais acima o ângulo de visão aumente bastante. Mas como estas camaras já têm um angulo de abertura que se aproxima dos 180º, cumprem com o objectivo.

Quanto à alimentação, fui buscar à luz de marcha-atrás. Sempre que se engrena a marcha-atrás a camara activa e o GPS automaticamente apresenta a imagem, independentemente se estiver com o GPS ou outra coisa qualquer em display (é multimédia, pode estar a tocar musica, filme, chamada telefónica, etc.). Pessoalmente, preferi ter a camara sempre desligada e a ser activada só com a marcha-atrás pois apercebi-me que ela aquece muito quando está trabalhar. Se não a ligar à luz de marcha-atrás, aconselho a instalar um interruptor no tablier de modo a poder desligar sempre que quiser.

Quanto à passagem do cabo AV de imagem entre a camara e o display, passei-o por debaixo da carroçaria devidamente protegido com um tubo flexível.

Devo apenas acrescentar que complementei este sistema com uns sensores de marcha-atrás que adquiri no mesmo site que apresentei.

Cumps,

RN
Mais vale uma autocaravana na mão do que duas no stand!
Se eu podia ir para um hotel? Podia, mas não era a mesma coisa...
Avatar do Utilizador
rmsnegrao
 
Mensagens: 148
Registado: terça abr 06, 2010 11:02 am
Localização: Caldas da Rainha - Portugal

Re: Camara de marcha atrás

Mensagempor emanuel_jordao » quarta mai 28, 2014 9:41 pm

Agora fico com um dilema.

Por um lado gostava de colocar a câmara em cima, mas por outro gostava que ela apenas ficasse ligada quando meto a marcha atrás.

Não estou é a ver como passo cabo cá de baixo lá para cima sem se ver.

Já agora vi que a camara que colocou em baixo não me parece ter os Leds para visão noturna. Consegue ver mesmo quando é de noite?
emanuel_jordao
 
Mensagens: 62
Registado: sexta Oct 05, 2012 9:18 am
Localização: Leiria - Portugal

Re: Camara de marcha atrás

Mensagempor spedy » quarta mai 28, 2014 9:46 pm

Boa noite, terá que passa-lo pelo interior da Ac.
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: Camara de marcha atrás

Mensagempor rmsnegrao » quarta mai 28, 2014 11:00 pm

emanuel_jordao Escreveu:
...

Já agora vi que a camara que colocou em baixo não me parece ter os Leds para visão noturna. Consegue ver mesmo quando é de noite?


É verdade, a minha camara não tem leds. No entanto, a própria luz de marcha-atrás tem sido suficiente para iluminar o bastante para evitar os obstáculos pois teoricamente a camara tem 0.2 lux...

O único senão neste meu sistema prende-se com a qualidade do display do GPS. É um pouco escuro pelo que em dias de muita claridade torna-se difícil de perceber a imagem. Mas isso também acontece quando está a apresentar a informação de GPS. É o que dá comprar estes aparelhómetros chinocas!

Entretanto, este GPS sofreu um "acidente" (o ecran touch estalou por andar no porta-luvas sem protecção) pelo que estou a pensar na solução do companheiro "curto" e comprar um auto rádio com LCD... quando houver "tempo"! :wink:

Abraço,

RN
Mais vale uma autocaravana na mão do que duas no stand!
Se eu podia ir para um hotel? Podia, mas não era a mesma coisa...
Avatar do Utilizador
rmsnegrao
 
Mensagens: 148
Registado: terça abr 06, 2010 11:02 am
Localização: Caldas da Rainha - Portugal

Re: Camara de marcha atrás

Mensagempor curto » quarta mai 28, 2014 11:56 pm

Para passar os cabos de ligação da marcha atras utilizei uma calha já existente e depois por dentro dos armários que estão à altura da camara. Claro que depois há que passar o cabo desde a camara até ao autorradio para poder acionar o écran assim que a camara é ligada.
O autorradio está preparado para se estiver ligado dar a imagem da camara sempre que meto a marcha atras interrompendo a função que estiver seleccionada. Se o autorradio estiver desligado liga automaticamente. Logo que a marcha atras é desengatada tudo volta ao mesmo. Assim poupei a colocação de mais um monitor, e quando está desligado o monitor recolhe ficando muito discreta a instalação.
Cumprimentos
A C
Avatar do Utilizador
curto
 
Mensagens: 175
Registado: terça mar 08, 2011 11:35 pm
Localização: Marinha Grande

Re: Camara de marcha atrás

Mensagempor Smvalmeida » terça jun 30, 2020 8:45 am

Bom dia,
recupero este post para colocar uma dúvida referente às câmaras de marcha atrás.
Fechei recentemente negócio para a compra de uma AutoCaravana com um pouco mais de 7m.
Como quero evitar alguns "azares" por ser um veículo tão grande, decidi colocar uma câmara de marcha atrás... A minha dúvida é: vale a pena colocar uma câmara "simples" ou vale a pena colocar uma câmara dupla?

Exemplo de câmara "simples": https://www.tudauto.pt/product/camara-t ... na-lkcam22

Exemplo de câmara "dupla": https://www.tudauto.pt/product/camera-d ... os-lkcam23

Agradeço opiniões.
Obrigado e continuação de bons kms
Sérgio
--
Laika EcoVip 6, 1995 (2020 - ...)
Avatar do Utilizador
Smvalmeida
 
Mensagens: 7
Registado: quarta jul 27, 2016 4:03 am

Re: Camara de marcha atrás

Mensagempor rmsnegrao » terça jun 30, 2020 9:41 am

Smvalmeida Escreveu:Bom dia,
recupero este post para colocar uma dúvida referente às câmaras de marcha atrás.
Fechei recentemente negócio para a compra de uma AutoCaravana com um pouco mais de 7m.
Como quero evitar alguns "azares" por ser um veículo tão grande, decidi colocar uma câmara de marcha atrás... A minha dúvida é: vale a pena colocar uma câmara "simples" ou vale a pena colocar uma câmara dupla?

Exemplo de câmara "simples": https://www.tudauto.pt/product/camara-t ... na-lkcam22

Exemplo de câmara "dupla": https://www.tudauto.pt/product/camera-d ... os-lkcam23

Agradeço opiniões.
Obrigado e continuação de bons kms
Sérgio


Câmara de marcha a trás dupla não conhecia. Qual é o resultado na visualização com uma câmara destas? Um imagem dupla, uma só imagem mas melhorada, ou outra coisa qualquer?
Pela minha experiência com uma normal, é suficiente pois estas câmaras têm uma lente grande angular que apanha as extremidades da AC. A questão prende-se mesmo com a qualidade de imagem.

Abraço,

RN
Mais vale uma autocaravana na mão do que duas no stand!
Se eu podia ir para um hotel? Podia, mas não era a mesma coisa...
Avatar do Utilizador
rmsnegrao
 
Mensagens: 148
Registado: terça abr 06, 2010 11:02 am
Localização: Caldas da Rainha - Portugal

Re: Camara de marcha atrás

Mensagempor Sprozio » quinta jul 02, 2020 6:49 am

A vantagem da câmara dupla é que conseguirá ter duas imagens, a tradicional a apontar para baixo e uma a apontar para trás que fará de espelho retrovisor.

Eu optaria pela dupla :wink:

Imagem
Sprozio
 
Mensagens: 2
Registado: domingo jun 14, 2020 11:37 pm

Re: Camara de marcha atrás

Mensagempor rmsnegrao » quinta jul 02, 2020 8:58 am

Sprozio Escreveu:A vantagem da câmara dupla é que conseguirá ter duas imagens, a tradicional a apontar para baixo e uma a apontar para trás que fará de espelho retrovisor.

Eu optaria pela dupla :wink:

Imagem



Humm, interessante! Nesse caso serão necessários dois monitores para apresentação das imagens, certo? Ou então um único monitor mas com capacidade para alternar entre duas fontes de vídeo.

RN
Mais vale uma autocaravana na mão do que duas no stand!
Se eu podia ir para um hotel? Podia, mas não era a mesma coisa...
Avatar do Utilizador
rmsnegrao
 
Mensagens: 148
Registado: terça abr 06, 2010 11:02 am
Localização: Caldas da Rainha - Portugal

Re: Camara de marcha atrás

Mensagempor Salazar » quinta jul 02, 2020 1:27 pm

Em termos de ajuda a manobrar a AC, qualquer câmara serve. A dupla só tem a vantagem de servir como retrovisor na condução, uma vez que pode fica apontada mais cima.

Eu tenho uma com 130⁰ de abertura que serve perfeitamente as duas funções, uma vez que liga logo com a ignição. Ajuda sobretudo a ver algum carro escondido atrás.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 27 visitantes