Bateria de Célula descarrega-se

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Bateria de Célula descarrega-se

Mensagempor pedroquick » sexta dez 27, 2013 7:49 am

Caros companheiros,

Tenho umas baterias de gel 100ha e um novo regulador de carga desde Julho. Tenho dois painéis solares de 15w cada.

Andei este verão sem nenhum problema de carga/descarga. Agora de inverno, como as saídas são menos frequentes, as baterias da célula estão a descarregar. Tenho sempre cuidado para não deixar luzes e ventoinhas desligadas. Apenas deixo o painel da caravana ( o que tem os níveis de carga, água, fusíveis) ligado

É normal a carga das baterias descerem sem nada ligado?

Alguma sugestão para o que se está a passar?

Obrigado desde já!
pedroquick

Registado: segunda jan 07, 2013 8:11 am

Re: Bateria de Célula descarrega-se

Mensagempor siroco » sexta dez 27, 2013 9:35 am

pedroquick Escreveu:É normal a carga das baterias descerem sem nada ligado?

Apenas deixo o painel da caravana ligado

A primeira sugestão já a deste tu próprio. :wink:
siroco

Registado: terça abr 15, 2008 9:25 am

Mensagempor vitor » sexta dez 27, 2013 2:45 pm

A minha tem quase 7 anos, mas sempre descarregou desde que estivesse mais de 3 semanas sem recarga.
Actualmente carrego-a (ligada a 220V, em garagem) de 15 em 15 dias, mas pergunto-me/vos se mantê-la ligada a 220V, sempre, será ou não asneira.
É suposto o regulador de carga cortar a corrente logo que as baterias (célula e motor) estejam carregadas, não?
vitor

Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am

Mensagempor siroco » sexta dez 27, 2013 3:42 pm

Também ligo as minhas a 230v uma vez por mês durante 24h. Isto apesar da viatura ter uso diário, mas nunca é um carregamento tão eficaz como a 230v.

Todas as baterias perdem carga lentamente mesmo sem uso, e o lentamente depende muito das condições ambientais, por ex. o frio acelera, e muito, a descarga.
siroco

Registado: terça abr 15, 2008 9:25 am

Mensagempor pedroquick » sexta dez 27, 2013 7:16 pm

Obrigado pelas vossas opiniões.

Pois vou ter que começar então a ligar a 220v a caravana mensalmente e a desligar o painel...a ver se as baterias duram!

Na minha caravana tenho ideia que o regulador de carga corta assim que tudo esteja carregado.
pedroquick

Registado: segunda jan 07, 2013 8:11 am

Mensagempor TeamTurbo » quarta jan 08, 2014 11:13 am

Caríssimos,

Ando nisto à pouco tempo. Não ligo especial atenção às baterias porque tenho painel solar. Ligo a 220v umas horas antes de sair para ajudar o frigorífico a refrescar melhor.
Tenho AC desde Junho passado e ainda não tive falta de energia (100h)

No meu caso, fiz este investimento para o ano todo, a chover ou a fazer sol, cá dentro ou lá fora.

Não se esqueçam que temos uma casa com rodas!!!

Cumps,
Bons passeios. ..
TeamTurbo Family
Rimor 700TC
MB Sprinter 318cdi V6
TeamTurbo

Registado: sábado set 07, 2013 10:44 am

Mensagempor Paulo » quinta jan 09, 2014 11:44 pm

Boa noite,

Mesmo sem nada visivelmente ligado, há na realidade um consumo permanente na ordem dos 0,5 a 1Ampére. Este consumo é motivado pela bobine do boiler, do amplificador TV, pela própria centralina, etc. Não confundir a centralina que controla a bateria da célula com o regulador de carga do painel solar, pois são elementos diferentes.

Há centralinas como a minha, que quando a bateria está carregada e ligada aos 230V, apenas mantêm uma carga de manutenção muito baixa de cerca de 200 ou 300 mA (miliamperes). Nestes casos é benéfico ter a AC quase sempre ligada, pois a bateria está permanentemente carregada, o que é desejável.

Abraço.
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes