[ FUGA ] Tubagem wc

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

[ FUGA ] Tubagem wc

Mensagempor gfilipe » sexta ago 09, 2013 12:04 am

Boas.
Necessito de um esquema das tubagens da wc de uma auto caravana.
tenho o chao da wc da casa de banho a inundar, e por baixo (fora da ac ) parece estar roto pois cai agua com fartura.
Isto so acontece com o chuveiro ou a torneira da wc ligado. com a torneira da cozinha o processo é normal...a agua vai para o deposito de aguas sujas.

Se ninguem tiver um esquema que me ajude a ver onde podera estar o problema, aceito claro, ajuda para o solucionar de outra forma caso tenham ideia do que possa ser.

Desde ja agradeco.

cumprimentos.
Avatar do Utilizador
gfilipe
 
Mensagens: 51
Registado: sexta jun 07, 2013 9:46 pm
Localização: Coimbra

Re: [ FUGA ] Tubagem wc

Mensagempor jgomes » sexta ago 09, 2013 8:23 am

Bom dia
Companheiro, pela pouca experiência que tenho com acs, não existe esquema de tubagens de wc em autocaravanas. A montagem do wc, é feita conforme o chassis da viatura, o tamanho e o aspecto do mesmo. A tubagem é montada conforme o fabricante na altura achar conveninente. Por isso é que quando alguém e longe vá o agoiro, tem algum problema com rachadelas no piso do wc, tem que ser feito um molde na altura para substituição do mesmo.
Se por baixo da ac, não forem visiveis as canalizações, então aí companheiro, está feito ao bife. Terá que tirar fora o fundo do wc e ver onde está o problema.
Espero que com a pouca experiência que tenho neste caso, tenha ajudado.
Boas viagens.
JGomes
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça

Re: [ FUGA ] Tubagem wc

Mensagempor Luismbmp » sexta ago 09, 2013 8:50 am

gfilipe Escreveu:Boas.
Necessito de um esquema das tubagens da wc de uma auto caravana.
tenho o chao da wc da casa de banho a inundar, e por baixo (fora da ac ) parece estar roto pois cai agua com fartura.
Isto so acontece com o chuveiro ou a torneira da wc ligado. com a torneira da cozinha o processo é normal...a agua vai para o deposito de aguas sujas.

Se ninguem tiver um esquema que me ajude a ver onde podera estar o problema, aceito claro, ajuda para o solucionar de outra forma caso tenham ideia do que possa ser.

Desde ja agradeco.

cumprimentos.



Boas, é assim esquema não há.
O que pode fazer e quase de certeza que é entupimento do tubo de esgoto que vai do wc ao deposito de aguas sujas,
Como os tubos de esgoto são estriados, cabelos, areia, e outra sujidade vão se acomulado dentro do tubos, aí quando os tubos ficam obstruidos a agua não escoa e volta para tras inundando o wc.

O que pode fazer é no exterior debaixo da AC, descobrir onde se encontra o ralo do polivam, ou onde se encontra a união do tubo do lavatorio e o tubo do polivam, desmontar e ver se não ta cheio de porcaria. Outra zona complicada é á entrada do deposito de aguas sujas.
Tente verificar isso, quase de certeza que é disso.

Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: [ FUGA ] Tubagem wc

Mensagempor chicojo » sexta ago 09, 2013 8:51 am

bom dia e um bom fim de semana para todos:caro colega logicamente,a sanita vasa diretamente as necessidades para a cassete
se a fuga é àgua ,certamente é a canalização,talvez uma braçadeira,desapertada,que eu penso que deve ser o T de distribuição
é que se por acaso,também tem fuga com a àgua quente? de longe é dificil fazer uma ideia do caso , as informações do assunto é pouco informativo queira nos elucidar o melhor possivel,marca da celula,simples ou duple solo,wc cassete? nautico?OK

saude e boa vontade___________chicoJo
Avatar do Utilizador
chicojo
 
Mensagens: 134
Registado: quinta fev 02, 2012 3:36 pm
Localização: villemomble 93250france

Re: [ FUGA ] Tubagem wc

Mensagempor gfilipe » sábado ago 10, 2013 12:04 am

obrigados desde ja pelas respostas ate agora.

A ac é uma Dethleffs advantage globetrotter de 97, Fiat Ducato. tem dois polivans, um de banho e sanita e outro onde esta o lavatorio, da para tomar banho nos dois.
Por fora da ac, espreitando por baixo da zona do polivan ve-se a curva do tubo e todo o tubo até ao deposito, so nao consigo ver o tal "T" que deve estar entre o polivan e o exterior..se a fuga for dai é que nao estou a ver como la chegar. para alem de entupir o polivan de banho a agua cai mesmo no exterior junto ao tal tubo em curva que a seguir vai até ao deposito.

obrigados.
Avatar do Utilizador
gfilipe
 
Mensagens: 51
Registado: sexta jun 07, 2013 9:46 pm
Localização: Coimbra

Re: [ FUGA ] Tubagem wc

Mensagempor chicojo » sábado ago 10, 2013 6:39 am

haja boa saude: Caro colega,fiz-lhe a pergunta,quanddo a àgua quente esta au serviço também ha fuga?
Eu penso que para aceder ao /T/de distribuição tera que desmontar,o local onde està a cassete,que é normalmente uma caixa pelo menos um dos lados,isto é se o wc estiver na casa de banho,caso contràrio terà que procurar por onde chegar, aus malditos
tubos,eles foram postos la
com calma consiguira sair dessa difilcudade,boa coragem______chicoJo
Avatar do Utilizador
chicojo
 
Mensagens: 134
Registado: quinta fev 02, 2012 3:36 pm
Localização: villemomble 93250france

Re: [ FUGA ] Tubagem wc

Mensagempor gfilipe » sábado ago 10, 2013 10:55 pm

hoje passou-se o dia de volta da ac, a tentar resolver o problema da fuga de agua.ao que parece deve ter ficado resolvido.
Pelo menos correu bem, agora resta aguardar um dia para os vedantes secarem.
Os tubos foi mais facil do que me parecia, ja que assim que sai dos polivans (2) para o exterior vai num tubo ate ao deposito.
O que acontecia é que a junçao dos tubos entre um polivan e outro e a junçao na curva estavam com os vedantes ( tipo silicone/cola veda ) desgastados ou mal postos.

Engraçado é que ja se fazia "noite" e toda a celula se desligou do nada.. tipo fusivel geral queimado. nada funciona mesmo.
Pronto...vamos la ver o que sera, outro dia... :lol:
Avatar do Utilizador
gfilipe
 
Mensagens: 51
Registado: sexta jun 07, 2013 9:46 pm
Localização: Coimbra

Re: [ FUGA ] Tubagem wc

Mensagempor chicojo » domingo ago 11, 2013 7:35 am

bom domingo por ai:é uma satisfãção de saber que o seu problema de fuga està resolvido
agora é o caso da luz: é que tinha a autocaravana ligada à rede? Se é o caso ver o ddijuntor//quadro geral//
Se não estava ligaddo à rede =a bateria quando desce a menos de uma certa potência desliga =e o boilier esvazia a àgua
pela valvula de segurança:a potência me parece que é de 11w
ddeve ser esse o vosso caso
com os meus sinceros votos para que, as suas màs surpresas se tenham fim______chicoJo
Avatar do Utilizador
chicojo
 
Mensagens: 134
Registado: quinta fev 02, 2012 3:36 pm
Localização: villemomble 93250france

Re: [ FUGA ] Tubagem wc

Mensagempor Carlos Baptista » segunda ago 12, 2013 11:15 pm

Aqui na "Aldrabada" tambem comecei a ficar com os pés de molho quando estava a tomar duche.
A água não saía pelo ralo, para o tanque.
Peguei num prego e desentopi o furinho do respiro do depósito. Agora a coisa já funciona.
Estou a pensar sériamente em substituir toda a tubagem de esgotos, por tubo cinzento; daquele que se usa mesmo na construção civil.
Acessórios não faltam e são baratos.
Carlos Baptista
 
Mensagens: 31
Registado: domingo jul 07, 2013 9:40 pm
Localização: Torres Vedras

Re: [ FUGA ] Tubagem wc

Mensagempor gfilipe » sábado ago 24, 2013 1:13 am

testei esta semana pela costa alentejana e costa algarvia, e a tubagem ficou impecavel!!

Agora o boiler ( truma ) é que necessita talvez de uma limpeza, pois comeca a aquecer a agua e passado um pouco acende uma luz vermelha, penso que é de "erro".

O Frigorifico acende a gás, vejo a chama ( apesar que fraquinha mas pode ser normal ) mas apenas faz frio no congelador.e nao sei como coloca-lo a 12v..será apenas rodar o botao para os 12v??é que tentei numa tarde de praia e quando voltei..frio nada!!

tive um "stress", em portimao, em que desliguei a bateria da celula. ora fiquei sem agua e mesmo apos recarregar com agua continuava sem ela ( ihihih ), nao foi facil lembrar-me ( ja tinha lido por aqui ) que a valvula do boiler disparava e "encaminhava" a agua para o deposito de aguas sujas, mas la cheguei a essa conclusao..empurrei a valvula amarela para dentro e voilá..tudo ok!! :twisted:

Já é offtopic, e peço desculpa, mas por Porto covo encontramos um senhor, com uma "loja ambulante", penso que era de lisboa.Ainda lhe compramos uns niveladores da Fiamma, uma luz interior de cozinha que a que tenho esta partida, limpou o frigo e compramos um botao de isqueiro para substituicao, e pagamos :mrgreen: Ficamos com o contacto e com a sençasao de um sevico porreiro e que da jeito, ja alguem "o encontrou "por ai ?

cumprimentos a todos.
Avatar do Utilizador
gfilipe
 
Mensagens: 51
Registado: sexta jun 07, 2013 9:46 pm
Localização: Coimbra

Re: [ FUGA ] Tubagem wc

Mensagempor Aleluia » sábado ago 24, 2013 10:51 am

Bons dias companheiros.
Gfilipe, essa pessoa a que te referes, é habitual andar aqui para as bandas de baixo. Já o vi na AS de Portimão.
Saudações,
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Avatar do Utilizador
Aleluia
 
Mensagens: 1132
Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm
Localização: Faro - ALGARVE

Re: [ FUGA ] Tubagem wc

Mensagempor João Morgado » sábado ago 24, 2013 2:47 pm

E o contacto desse senhor? Pode ser útil mesmo que não se encontre na zona.
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: [ FUGA ] Tubagem wc

Mensagempor gfilipe » sábado ago 24, 2013 7:37 pm

o contacto tenho-o na AC, amanha ja o coloco aq2ui.. se alguem nao se entecipar entretanto :wink:
Avatar do Utilizador
gfilipe
 
Mensagens: 51
Registado: sexta jun 07, 2013 9:46 pm
Localização: Coimbra

Re: [ FUGA ] Tubagem wc

Mensagempor Luismbmp » sábado ago 24, 2013 10:46 pm

Boas, era bom ter o contacto desse senhor. :)


Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: [ FUGA ] Tubagem wc

Mensagempor gfilipe » domingo ago 25, 2013 10:42 pm

Hoje nao deu, mas amanha ja vou dentro da AC..tenho la o cartao de contacto, e deixo aqui-

:wink:
Avatar do Utilizador
gfilipe
 
Mensagens: 51
Registado: sexta jun 07, 2013 9:46 pm
Localização: Coimbra

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes