Pneus Camper Sim ou Não !!!

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Pneus Camper Sim ou Não !!!

Mensagempor maisalentejo » quarta jun 19, 2013 6:36 pm

Tenho vindo a abordar algumas pessoas sobre este tema ao qual as opiniões dividem-se.
Por exemplo Se uma autocaravana tiver muito tempo parada ( em recinto fechado) e circular pouco
pergunta-se:
1. Justifica-se um pneu camper? se tivermos em conta que a durabilidade de segurança de um pneu é de 6 a 7 anos no máximo independentemente do número de quilómetros.
Existem opiniões que descrevem que os pneus de carga das nossas viaturas têm estrutura para aguentar longas paragens....

Qual é a vossa opinião?
Cumprimentos
O Autocaravanismo é uma forma de descobrir, partilhar e crescer...
Avatar do Utilizador
maisalentejo
 
Mensagens: 68
Registado: terça ago 24, 2010 9:07 am

Re: Pneus Camper Sim ou Não !!!

Mensagempor bornes » quinta jun 20, 2013 10:30 am

Bom dia colega,
ainda á pouco tempo meti 2 e foram dos normais. Custam muito menos. Mas isso depende de cada um. Para mim, desde que cumpra com a lei, está tudo bem.
Claro que agora vem uns dizerem que se deve fazer assim e assado.
Para mim, é borracha para gastar.
Quanto mais caro, mais dinheiro queima no alcatrão.
Tudo depende da condução de cada um. Se lhe disser que uns pneus nas minhas mãos fazem mais de 100 000kms, então verá que depende de cada um. Como também umas pastilhas duram mais de 80 000 e mudo porque acendem a luz de aviso que se tem de mudar e mesmo assim ainda fazem uns milhares de kms mais.
Boas viagens a todos.
NÃO ACREDITO EM RELIGIÕES, MAS SE EXISTE DEUS, QUE ME DÊ MAIS 200 ANOS DE VIDA...
Avatar do Utilizador
bornes
 
Mensagens: 173
Registado: quinta jul 26, 2012 1:23 pm
Localização: vale de cambra

Re: Pneus Camper Sim ou Não !!!

Mensagempor Mario » quinta jun 20, 2013 2:05 pm

Olá

O assunto pneus “Camper”, “Camping”, é recorrente nos fóruns sobre autocaravanismo.

Naturalmente que como em tudo há opiniões para todos os gostos.

Depois há aqueles casos que colocam tudo em causa, por muito aficionado que seja o utilizador de uma autocaravana que só possa utilizar a medida 185-75-16-C-102/104,não há nenhum fabricante que os disponibilize, nas versões” camper”. :mrgreen:

Dirão alguns, então o utilizador desse veículo corre sérios riscos aquando da sua utilização :?: :?:

Obviamente que não :!:
O que na realidade se passa é que todos os pneus são fabricados para suportarem um determinado índice de carga que faz parte das suas características, para uso nas acs o pneu a escolher deve sempre exceder esse índice de carga ou seja se o normal para uso comercial é um índice de carga 102,nas Acs a opção deve recair sobre um 104 ou 106.

Respeitar sempre as medidas homologadas , e escolher um índice de carga ligeiramente superior é uma regra de ouro.

Os Camper segundo os fabricantes acrescentam aos normais comerciais um reforço lateral,o resto será uma designação a condizer com a diferenciação que alguns clientes valorizam, claro que tudo o que é diferenciado tem custos.
A decisão cabe a cada um :!: :!:
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Re: Pneus Camper Sim ou Não !!!

Mensagempor alexandrechora » quinta jun 20, 2013 2:38 pm

Boas

Efectivamente o interessa é sem duvida o numero de telas do Pneu e o índice de carga dos mesmos, tal como o companheiro Mário afirmou, aumentar o indice de carga acima do recomendado para uso comercial é a melhor defesa contra a deformação do pneu para uso em AC. Eu tive o mesmo dilema á 1 ano atrás e até agora nada arrependido.... a maioria deste assunto é marketing......
Um cuidado que tenho é pelo menos uma vez por mês circular com a AC e não estacionar exactamente no mesmo sitio, com 20 a 30 cm de variação e ir alternando....

cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Re: Pneus Camper Sim ou Não !!!

Mensagempor spedy » quinta jun 20, 2013 4:17 pm

Mario Escreveu:Olá


Depois há aqueles casos que colocam tudo em causa, por muito aficionado que seja o utilizador de uma autocaravana que só possa utilizar a medida 185-75-16-C-102/104,não há nenhum fabricante que os disponibilize, nas versões” camper”. :mrgreen:

A decisão cabe a cada um :!: :!:



Também conheço esse caso, é o que dá ter uma boa Autocaravana :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: Pneus Camper Sim ou Não !!!

Mensagempor bornes » sexta jun 21, 2013 8:52 am

Boas a todos,
os meus custaram 90€ cada, calibrados e postos no sitio.
Até hoje não tive problemas e devem andar por lá muitos anos. Qualquer pneu nas minhas mãos fazem para cima de centena de milhar de kms.

Abraço
NÃO ACREDITO EM RELIGIÕES, MAS SE EXISTE DEUS, QUE ME DÊ MAIS 200 ANOS DE VIDA...
Avatar do Utilizador
bornes
 
Mensagens: 173
Registado: quinta jul 26, 2012 1:23 pm
Localização: vale de cambra

Re: Pneus Camper Sim ou Não !!!

Mensagempor RMartins » domingo jun 23, 2013 5:47 pm

Também concordo que não vale apena o dinheiro gasto nuns pneus camper.
Tal com já foi dito o Indice de Carga é algo a que se tem de dar muita importancia!!
Os unicos cuidados que tenho é o de quando sei que não vou sair, ir mudando a Ac de sitio para os pneus não estare sempre parados na mesma posição e calibrar sempre que possivel as pressões.
Avatar do Utilizador
RMartins
 
Mensagens: 336
Registado: domingo ago 08, 2010 2:02 am
Localização: Ramada - Odivelas


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes