Passarei a descrever um problema com que me deparei nestas últimas férias, Julho/2012, em viagem ao Cabo Norte - Noruega, para que os caros companheiros querendo, se previnam.
A minha cassete é uma Thetford C400.
Após uma das muitas utilizações do WC, a minha AC tem 4 anos, ao rodar o manípulo da cassete para que esta se fechasse, apercebi-me que o buraco continuava aberto. Mais umas "manipuladelas" para ali, outras para acoli e nada..... Estava com a cassete a 50% e com um problema a 500%, pois ainda tinha milhares de Kms para percorrer. Em qualquer pequena travadela, corria o risco do conteúdo da cassete saltar todo para a base do chuveiro, para além do ambiente perfeitamente perfumado.
Devagarinho, lá encontrei uma AS, e vai daí, toca a pôr mãos à obra. Descarreguei de imediato a cassete, lavando-a bem lavadinha, desmontei a tampa portadora do mecanismo, desandando-a no sentido anti-horário (as mais antigas são aparafusadas), basta seguir as instruções e passando a bicha do chuveiro pela janela do WC, mandei unas chuveiradas para todo aquele mecanismo, utilizando uma bacia plástica com detergente. Tudo limpinho............., vamos ao trabalho.......
O buraco da sanita é fechado através de um disco, que rodando horizontalmente por intermédio do manípulo, faz a vedação ao ser pressionado contra uma junta de borracha.
O referido disco, tem no centro um pino redondo com cerca de 1 cm de diâmetro e 2 cm de comprimento, pino esse que encaixa num braço plástico que se movimenta por ação do manípulo e faz o fecho. A avaria resultou do fato desse pino se ter partido, não sendo por consequência o disco arrastado pelo mecanismo do manípulo.
Não havendo possibilidades de se proceder à colagem do pino, tive que furar o disco e colocar um parafuso com fêmea no seu lugar, após prévio desgaste até ao limite da cabeça do parafuso, afim desta poder passar pela junta de borracha. "Et voilá", tudo a funcionar às mil maravilhas. Para improvisar, nada melhor que ser português .....
Chegado a França, país onde em quase todas as esquinas existe uma loja de acessórios de ACs, pensando encontrar de imediato a peça de substituição, não foi fácil. Só por encomenda. Resolvi encomendar 2 e recebi-as posteriormente já em Portugal.
Conclusão: Sendo uma peça barata, cerca de 5€ (as francesas são mais caras 11€ !!!!!), de fácil arrumação, nada melhor do que circular com uma suplente, pois é uma avaria que pode estragar umas férias.
Saudações,
Fernando Neves
