Substituicao fundo AC

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Substituicao fundo AC

Mensagempor Terrenas » domingo mar 03, 2013 2:51 pm

Boas!
Estou em fase de substituir o fundo da AC, isto por varias razoes:
-no local da cassete, o fundo esta podre devido a uma fuga no poliban
-a cava da roda esta desfeita, possivelmente devido a um rebentamento do pneu foi reparado mas esta uma vergonha;
-tem pontos moles, que eu tanto detesto;
-nao esta a aguentar a carga das paredes laterais , esta vergado em cerca de 8mm entre o chasis e a parede.

O fundo original e composto por uma placa de platex de 2,5mm, esferovite de 27mm entrecalado por travessas de madeira 27x27mm e contraplacado de 6mm na parte de cima,totalizando 35,5mm

Quero aplicar um fundo mais resistente, que nao ceda ao ser pisado e que aguente as paredes sem vergar, o fundo original é nitidamente fraco mas agora fica a duvida nos materiais a usar no novo fundo. pensei em usar contraplacado de 35mm, sem isolamento mas tenho medo que se torne desconfortavel quer a nivel sonoro quer a nivel termico. Que acham?

Alguem ja fez este trabalho? que material usou?
Avatar do Utilizador
Terrenas
 
Mensagens: 48
Registado: segunda mar 19, 2012 10:26 pm
Localização: Quinta Do Conde

Re: Substituicao fundo AC

Mensagempor danibeja » domingo mar 03, 2013 4:28 pm

Boa tarde,

Platex??????

Desconheço a utilização desse tipo de material nas ACs, pois por norma usam o denominado : contraplacado Maritimo, que é um material derivado da madeira, extremamente resistente e adquado a utilizar em todo o tipo de condições atmosféricas...

O material que utilizar deve ser flexivel, tal como o de origem, se não vai lhe criar muitos outros problemas dentro da celula...

Eu na sua situação, tentaria substituir apenas as partes que se encontram danificadas, e usava materiais semelhantes aos de origem...

Nas zonas onde deve ser mais reforçado acrescentava reforço de madeira, como fiz na minha AC... :
Imagem

Imagem

Ou seja, acrescentei mais reforço apenas na zona do corredor interior da AC, no entanto continuou flexivel por causa do esferovite que mencionou (entre as duas placas)...

Já opinei o suficiente...

Mas com um bocado de Cola & Veda deve ficar bom ..... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Substituicao fundo AC

Mensagempor Terrenas » domingo mar 03, 2013 7:24 pm

Isso mesmo, platex de 2,5mm.
No ano passado fiz esses reforcos por baixo do fundo mas nao adiantou nada porque o que cede á passagem é o contraplacado de cima.
o que me preocupa mais é o facto do fundo vergar tanto com o peso das paredes, entre a parede e o chasis distam 40cm , nesses 40cm o fundo "abateu" entre 8 e 10mm,
nao me parece que isto seja aceitavel, qualquer dia passo numa dessas lombas que temos nas nossa estradas...

Cola e veda é tipo banha da cobra mas nao creio que aqui resolva alguma coisa...
Avatar do Utilizador
Terrenas
 
Mensagens: 48
Registado: segunda mar 19, 2012 10:26 pm
Localização: Quinta Do Conde

Re: Substituicao fundo AC

Mensagempor spedy » domingo mar 03, 2013 7:37 pm

Com o nosso Amigo Danibeja acredite que Cola & veda resolve!!! :D :D :D
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: Substituicao fundo AC

Mensagempor danibeja » domingo mar 03, 2013 9:33 pm

Boa noite,

A celula da minha AC não acenta diretamente no chassi, tem uns blocos de madeira com cerca de 60mm entre o chassi e a celula, e de x em x cm tem umas barras de madeira de 60mm por 40mm que é onde fixa as paredes laterais...

Tanto as paredes, como o chão não apresentam qualquer tipo de anomalia...

Espero que encontre uma boa solução, e para isso se calhar deve consultar alguem, bem entendido nessa matéria...

Referi-me ao cola & veda em tom de brincadeira....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Substituicao fundo AC

Mensagempor nuno soares » domingo mar 03, 2013 10:51 pm

Tenho um colega que teve um problema parecido, mas foi em uma caravana.
A solução foi aplicar, nas zonas moles, uma chapa por baixo da caravana. Esta chapa levou um ferros que a fixaram ao chassis.
No corredor uma possivel solução é reforçar por baixo com a chapa, cortar e substituir a madeira danificada.
A reconstrução da caravana do meu colega foi feita à 5 anos e nunca mais teve problemas. Excepto uns quilitos a mais...
Não esquecer que a madeira a utilizar nestas reparações deve ser contraplaco marítimo para que a mesma se aguente por muito tempo.
BOAS VIAGENS

NUNO SOARES

Imagem
(Pilote G690 Aventura 3.0)
Avatar do Utilizador
nuno soares
 
Mensagens: 208
Registado: sábado jun 24, 2006 4:49 pm
Localização: Argoncilhe - Santa Maria da feira

Re: Substituicao fundo AC

Mensagempor bushman » segunda mar 04, 2013 12:20 am

Boa noite,

Sucedeu-me o mesmo á 3 anos devido ao poliban.
Toda a parte de baixo da Ac na traseira foi substituida, confirmo que foi com contraplacado maritimo e reforçada nos pontos principais. Até ao momento nunca mais tive problema.
Chamo atenção ao poliban, pois com alguns anos ficam bastante fragilizados e estalam facilmente. Neste caso é melhor reforçar desde logo com o tal ´´cola e veda´´ :P não sei se é este o nome :D
Mas á silicones milagrosos 8)
O serviço foi feito na camperserv, como tal não assisti nem sei como foi efectuado.

Cumprimentos.
Fiat 290max 94(1.9 TDi) Imagem Granduca
bushman
 
Mensagens: 158
Registado: sábado jul 26, 2008 9:37 pm
Localização: Portimão-Évora

Re: Substituicao fundo AC

Mensagempor spedy » segunda mar 04, 2013 11:38 am

bushman Escreveu:Boa noite,

Sucedeu-me o mesmo á 3 anos devido ao poliban.
Toda a parte de baixo da Ac na traseira foi substituida, confirmo que foi com contraplacado maritimo e reforçada nos pontos principais. Até ao momento nunca mais tive problema.
Chamo atenção ao poliban, pois com alguns anos ficam bastante fragilizados e estalam facilmente. Neste caso é melhor reforçar desde logo com o tal ´´cola e veda´´ :P não sei se é este o nome :D
Mas á silicones milagrosos 8)
O serviço foi feito na camperserv, como tal não assisti nem sei como foi efectuado.

Cumprimentos.



Sim cola e veda é milagroso mas tem de ser aplicado pelo companheiro Danibeja, o Tecnico de Bricolage do CAA.

Alias na pagina oficial do clube tem trabalho feitos por ele que so visto... :mrgreen: :mrgreen: :!:
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: Substituicao fundo AC

Mensagempor Terrenas » segunda mar 04, 2013 1:50 pm

danibeja Escreveu:Boa noite,

A celula da minha AC não acenta diretamente no chassi, tem uns blocos de madeira com cerca de 60mm entre o chassi e a celula, e de x em x cm tem umas barras de madeira de 60mm por 40mm que é onde fixa as paredes laterais...

Tanto as paredes, como o chão não apresentam qualquer tipo de anomalia...

Espero que encontre uma boa solução, e para isso se calhar deve consultar alguem, bem entendido nessa matéria...

Referi-me ao cola & veda em tom de brincadeira....

Grande abraço,

Danibeja


Boas !
Na minha ac o fundo acenta diretamente no chasis e as paredes no fundo, nao existe qualquer outro reforco a nao ser umas travessas de madeira de 27x27mm que intercalam o esferovite e tendo o fundo apenas 35mm, torna-se nitidamente fraco, nao entendo como é possivel um fabrico assim tao fraco.
Avatar do Utilizador
Terrenas
 
Mensagens: 48
Registado: segunda mar 19, 2012 10:26 pm
Localização: Quinta Do Conde

Re: Substituicao fundo AC

Mensagempor Terrenas » segunda mar 04, 2013 2:14 pm

Dada a a fragilidade do fundo, o facto de estar podre e partido na cava da roda, nao tenho alternativa se nao substitui-lo por um mais resistente.
Tenho 3 configuracoes possiveis:

-Manter a configuracao original, platex 2,5mm (ou contraplacado) + travessas madeira 27mm mas mais largas para aumentar a resistencia e contraplacado 6mm por cima.
-Contraplacado 35mm, aqui ha o problema do isolamento termico e acustico ou nao... a madeira tambem é um isolante.
-aumentar a espessura do fundo usando contraplacado de 6mm em baixo e de 9mm em cima e no meio travessas de 30mm. é pouco viavel pois vai alterar o pe direito da celula.

Alguem tem um fundo so em contraplacado?
Avatar do Utilizador
Terrenas
 
Mensagens: 48
Registado: segunda mar 19, 2012 10:26 pm
Localização: Quinta Do Conde

Re: Substituicao fundo AC

Mensagempor Terrenas » terça mar 05, 2013 4:51 pm

Aqui uma foto do fundo original da ac:
Imagem
Editado pela última vez por Terrenas em quarta abr 10, 2013 9:33 pm, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
Terrenas
 
Mensagens: 48
Registado: segunda mar 19, 2012 10:26 pm
Localização: Quinta Do Conde

Re: Substituicao fundo AC

Mensagempor danibeja » terça mar 05, 2013 6:06 pm

Boa tarde,

Peço desculpa a pergunta, mas qual é a marca da sua Ac?

A minha é uma Euramobil, de 1991 e o chão é parecido, mas só isso mesmo, parecido...

A minha tem contraplacado maritimo por cima e por baixo do eferovite, já para não dizer que por baixo são placas com 25mm e em cima 15mm e o esferovite 30mm, ao todo dá 7cm... tambem tem barras de madeira por dentro de x em x espaço, mas o que segura a estrutura são os blocos e travessas que falei e mostrei na foto...

Boa sorte,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Substituicao fundo AC

Mensagempor Terrenas » terça mar 05, 2013 11:53 pm

A AC é uma KNAUS de 98.
Ainda esta em aberto mas acho que vou optar por aplicar contraplacado 35mm.
Avatar do Utilizador
Terrenas
 
Mensagens: 48
Registado: segunda mar 19, 2012 10:26 pm
Localização: Quinta Do Conde

Re: Substituicao fundo AC

Mensagempor Cristovão » quinta mar 07, 2013 2:18 pm

Boas amigo
Tive um problema idêntico no poliban da minha AC.
A solução passou por substituir todo o chão da zona afectada com aplicação inicial de Contraplacado Marítimo (Caro mas bom) e o mais parecido com o original. Depois o fundo que está exposto aos elementos foi todo revestido com material isolante para não sofrer deformações por humidade.
Andar a colocar reforços numa área que já está provavelmente apodrecida não vai resolver o problema.
Tem de ser tratado como se fosse uma "infecção" toda a área deve ser removida de qualquer dano causado pela agua, de outra forma só vai com o tempo aumentar o problema.
Dá trabalho? dá, mas fica resolvido como deve ser.

Fica umas fotos de como resolvi o meu problema de uma vez por todas.

Aqui já com o chão colocado (Não tenho fotos do antigo)
Imagem

depois tudo já montadinho no sitio

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Cristovão
 
Mensagens: 143
Registado: terça dez 07, 2010 9:38 pm
Localização: Povoa Sta Iria

Re: Substituicao fundo AC

Mensagempor Terrenas » domingo mar 17, 2013 10:55 pm

Umas fotos do estado do fundo:
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Terrenas
 
Mensagens: 48
Registado: segunda mar 19, 2012 10:26 pm
Localização: Quinta Do Conde

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes