degrau omnistep

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

degrau omnistep

Mensagempor vitor » quinta fev 28, 2013 10:20 am

Este degrau eléctrico deve ser lubrificado? Se sim, como?
Acho o meu algo perro! Há tempos raspei com a blindagem (fica a meio do carro, sensivelmente) num obstáculo mas não noto amolgadelas...
Obrigado por possíveis dicas.
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Re: degrau omnistep

Mensagempor João Morgado » quinta fev 28, 2013 1:51 pm

Olá companheiro

Normalmente até as poeiras provocam isso. Convém uma boa assopradela com ar comprimido e depois uma lubrificação com um spray, se bem que a lubrificação também ajude à acumulação de poeiras.

Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: degrau omnistep

Mensagempor Luismbmp » quinta fev 28, 2013 8:09 pm

Boas,
o meu é novo e já faz isso :)
A levar com salpicos quando está a chover da roda dianteira :) e a ter terra no degrau quando se sobe para dentro da carrinha
Já houve vezes que nem se quer queria abrir por ter terra.


Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: degrau omnistep

Mensagempor jfneves » sexta mar 01, 2013 12:54 am

Boa noite companheiro Vitor:

Relativamente ao degrau Omnistep também tenho o mesmo problema.

Concordo com o companheiro João Morgado no que diz respeito à "sopradela" com ar comprimido, mas como ele também já prevê, a lubrificação é completamente desaconselhável. Quanto mais lubrificação, mais poeira se acumula, mais atrito a vencer. Como estou ligado à construção civil, a experiência diz-me que em ambientes de muito pó, as engrenagens têm que trabalhar em seco.

Já desmontei umas três vezes o meu, uma das quais em viagem pela Eslovénia, em pleno camping junto ao lago Bled. Apesar da tarefa difícil, nunca trabalhei debaixo da AC com paisagem tão deslumbrante, o que bastou para amenizar o esforço.

O encravamento do degrau é provocado pela sua má conceção. O movimento do motor não é aplicado diretamente no sentido da deslocação do degrau, mas sim a 2 braços articulados, o que provoca uma grande perda de energia por atrito. Ao mesmo tempo o sistema não dispõe de roletes, quer laterais quer inferiores,para minimizarem o atrito nestas zonas, o qual é muito elevado devido ao fato do degrau ser construído em alumínio.

Neste momento, o degrau da minha AC está novamente com o movimento de abertura muito lento. Estou precisamente a pensar em fazer uma aplicação de um motor com uma cremalheira dentada, colocando uma corrente no centro do degrau, por forma a que a força seja diretamente aplicada no sentido do movimente do degrau.

Caso avance com o projeto e este tenha sucesso ......?????, darei notícias.

Cumprimentos,

Fernando Neves
Avatar do Utilizador
jfneves
 
Mensagens: 677
Registado: sábado abr 10, 2010 11:55 pm
Localização: Porto

Re: degrau omnistep

Mensagempor João Morgado » sexta mar 01, 2013 1:38 am

jfneves Escreveu:Estou precisamente a pensar em fazer uma aplicação de um motor com uma cremalheira dentada, colocando uma corrente no centro do degrau, por forma a que a força seja diretamente aplicada no sentido do movimente do degrau.

Caso avance com o projeto e este tenha sucesso ......?????, darei notícias.

Companheiro Fernando, concordo com a sua teoria e quando fala em cremalheira dentada lembrei-me dos motores dos portões de correr, no fundo o sistema seria idêntico.
Fico a aguardar as suas notícias.
Saudações.
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: degrau omnistep

Mensagempor Luismbmp » sexta mar 01, 2013 4:49 pm

Boas, isto da electronica é tudo muito bonito, mas não á nada como ser manual :) nunca avaria.
O problema que o companheiro jfneves descreve poderá ser uma solução, mas a meu ver e espero que concordem, se a bateria da celula tiver com uma carga abaixo dos 50%, ou se tiver mais coisas ligadas ao mesmo tempo, não poderá fazer com que o degrau não tenho força :?: :roll:


Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: degrau omnistep

Mensagempor jfneves » sábado mar 02, 2013 1:23 am

Boa noite companheiros:

O companheiro João Morgado, lembrou-se e bem dos portões de correr, visto que o princípio é exactamente o mesmo. Respondendo ao companheiro Luis, direi que o degrau Omnistep de electrónica nada tem, aquilo é electricidade pura e dura, nem fins de curso se dignaram aplicar.

Mas voltando à analogia feita pelo companheiro João Morgado, devo dizer, que já realizei na minha AC, uma aplicação de um motor de 24V de um portão secional, para efetuar a abertura do depósito de águas cinzentas, comandado do interior da AC, funcionando na perfeição (com fins de curso na abertura e fecho). Aplicando 12V a um motor de 24V, diminui a velocidade para metade, o que no presente caso é muito vantajoso.

Há umas semanas, fiz uma prospeção junto da Bosch para obter informações sobre motores de 12V disponíveis, mas o stock é praticamente nulo. Disponho de mais um motor de 24V, pelo que na primeira oportunidade, irei desmontar o meu degrau e estudar a possibilidade de aplicar este motor ou mesmo o do próprio degrau, sendo que este último me parece muito pouco potente.

Havendo fumo branco (creio que estamos em época de se poder vir a assistir a este tipo de fenómenos raros), darei notícias. Como resolvi intervir neste tópico, sinto-me agora um pouco mais pressionado a apresentar resultados.

Saudações,

Fernando Neves
Avatar do Utilizador
jfneves
 
Mensagens: 677
Registado: sábado abr 10, 2010 11:55 pm
Localização: Porto

Re: degrau omnistep

Mensagempor danibeja » sábado mar 02, 2013 11:33 am

Boa tarde,

Se quiser empresto-lhe um motor de um limpa vidros automóvel para fazer a experiencia.....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: degrau omnistep

Mensagempor jfneves » sábado mar 02, 2013 3:18 pm

Boa tarde companheiro Daniel:

Agradeço-lhe a amabilidade. Já tenho lido algumas opiniões expressas pelo meu amigo aqui no forum, bem como bricolages por si executadas, e sei perfeitamente que existe muito mais conhecimento, mas muito mais, para além da cola&veda. Pena estarmos tão longe.

Vou primeiramente desmontar o degrau e tentar arranjar uma solução, caso necessite do seu motor para ensaiar, certamente que o incomodarei.

Um abraço,

Fernando Neves
Avatar do Utilizador
jfneves
 
Mensagens: 677
Registado: sábado abr 10, 2010 11:55 pm
Localização: Porto

Re: degrau omnistep

Mensagempor jfneves » quarta mar 06, 2013 12:33 am

Boa noite companheiros:

Relativamente ao degrau Omnistep, já desmontei o meu e resolvi temporàriamente o problema.

Digo temporàriamente, porque efectivamente aquele sistema enferma de muitas folgas, que com a utilização se vão agravando. Essas folgas traduzem-se num somatório de atritos e como o motor é pouco potente, o degrau começa por emperrar. Relativamente à caixa das engrenagens, as folgas existentes entre o pinhão de ataque e os dois carretos dos braços são muito elevadas, bem como a ligação dos dois braços articulados aos eixos dos carretos. Estas situações originam um deslocamento do degrau enviesado, causando muito atrito lateral nas longarinas.

Aproveitando dois furos de 5mm existentes no topo traseiro das barras laterais do degrau, coloquei 2 parafusos com a cabeça voltada para as longarinas, por forma a diminuir a folga lateral. Com esta aplicação, o degrau desloca-se mais alinhadoo, melhorando significativamente o desempenho.

Estudei a possibilidade de aplicar um motor com corrente e creio que não será difícil efetuar a adaptação. Será o sistema a utilizar aquando da próxima intervenção.

Chamo a atenção para aqueles que vierem a desmontar a caixa das engrenagens, que é de todo conveniente marcar a posição relativa dos dentes dos carretos, antes de desmontar, caso contrário, perde-se uma quantidade enorme de tempo a acertar a sincronização dos braços articulados.

Há uns tempos atrás, montei um botão de recolha do degrau no banco do condutor, pois sempre que se liga a ignição para arrancar, estando o degrau de fora, o besouro toca e é muito desagradável o condutor ou o pendura, por vezes com o sinto já colocado, terem que se levantar do banco para junto à porta carregar no botão e recolher o degrau. Caso pretendam o esquema elétrico do botão do degrau, tenho muito gosto em o fornecer.

Cumprimentos,

Fernando Neves
Avatar do Utilizador
jfneves
 
Mensagens: 677
Registado: sábado abr 10, 2010 11:55 pm
Localização: Porto

Re: degrau omnistep

Mensagempor João Morgado » quarta mar 06, 2013 12:45 am

jfneves Escreveu:Há uns tempos atrás, montei um botão de recolha do degrau no banco do condutor, pois sempre que se liga a ignição para arrancar, estando o degrau de fora, o besouro toca e é muito desagradável o condutor ou o pendura, por vezes com o sinto já colocado, terem que se levantar do banco para junto à porta carregar no botão e recolher o degrau. Caso pretendam o esquema elétrico do botão do degrau, tenho muito gosto em o fornecer.

Olá Fernando
A minha, caso me esqueça do degrau aberto, ao ligar a ignição ele recolhe automáticamente. Possívelmente será um sistema idêntico ao do seu botão mas comandado pela chave.

Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: degrau omnistep

Mensagempor jfneves » quarta mar 06, 2013 10:28 am

Bom dia João Morgado:

O seu é um sistema mais sofisticado, mas com o inconveniente de não permitir fazer nenhum exercício físico.
O melhor sistema sob esse ponto de vista, e na Dethleffs nada é deixado ao acaso, é o de levantar e fechar o degrau. Eu não sou tão comodista como o meu amigo, deixando o degrau aberto, sempre movimento o braço esquerdo para o fechar. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Falando sério, o correto seria todos os sistemas serem como o seu.

Saudações,

Fernando Neves
Avatar do Utilizador
jfneves
 
Mensagens: 677
Registado: sábado abr 10, 2010 11:55 pm
Localização: Porto

Re: degrau omnistep

Mensagempor Mafra » quarta mar 06, 2013 9:42 pm

Boas companheiros,
complementando a conversa convém lembrar as emissões de CO2, o que confirma que os elétricos comparados com os manuais estão a ficar muito para trás. :P :mrgreen: :mrgreen:

Cumprimentos
Paulo J. Ribeiro

Hymer Camp 65 2.5 TD

Mafra
Avatar do Utilizador
Mafra
 
Mensagens: 70
Registado: segunda nov 07, 2011 11:02 pm
Localização: Mafra

Re: degrau omnistep

Mensagempor curto » quarta mar 06, 2013 10:05 pm

jfneves Escreveu:Boa noite companheiros:

Relativamente ao degrau Omnistep, já desmontei o meu e resolvi temporàriamente o problema.

Há uns tempos atrás, montei um botão de recolha do degrau no banco do condutor, pois sempre que se liga a ignição para arrancar, estando o degrau de fora, o besouro toca e é muito desagradável o condutor ou o pendura, por vezes com o sinto já colocado, terem que se levantar do banco para junto à porta carregar no botão e recolher o degrau. Caso pretendam o esquema elétrico do botão do degrau, tenho muito gosto em o fornecer.

Cumprimentos,

Fernando Neves


Companheiro Fernando
Se já montou um botão para recolher o degrau, é muito fácil passar a reclher o degrau automaticamente quado arranca o motor. Explicando de um modo simples e resumido em vez de ligar o positivo da bateria por essse botão é ligar o D+ do alternador. Se falar com um electricista auto, penso que lhe dirá como fazer.
A C
Avatar do Utilizador
curto
 
Mensagens: 175
Registado: terça mar 08, 2011 11:35 pm
Localização: Marinha Grande

Re: degrau omnistep

Mensagempor curto » quarta mar 06, 2013 10:07 pm

Em relação ao meu post anterior terá que ter um fim de curso no para degrau recolhido para que o motor pare nessa posição
A C
Avatar do Utilizador
curto
 
Mensagens: 175
Registado: terça mar 08, 2011 11:35 pm
Localização: Marinha Grande

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 24 visitantes