Duvida

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Duvida

Mensagempor carlos38 » sexta fev 15, 2013 6:23 pm

Olá amigos !
Trago aqui uma duvida
Tenho painel solar de 100w montado há dias acontece que já esta instalado e agora falta vir o controlador do painel
A minha duvida esta nas ligações !
O controlador tem gravado por fora as entradas de ligação , até aí tudo bem , agora a minha grande duvida prende-se com o facto do controlador sai para a bateria dentro da Ac ao ligar lá o controlador depois tenho de desligar a ligação que vem da outra bateria a que esta no motor ou fica como esta ?
Esta e a minha duvida , pois quando o motor esta a trabalhar ela carrega a que esta dentro da Ac
Desde já Obrigado a todos que me possam ajudar !
carlos38
 
Mensagens: 5
Registado: segunda fev 11, 2013 10:11 pm
Localização: Lisboa

Re: Duvida

Mensagempor Mafra » sexta fev 15, 2013 9:38 pm

Boas, se a ligação da bateria do motor com a célula estiver feita como na minha deve estar ligada a um relé, este serve para impedir que a corrente não passe da bateria da célula para a bateria de arranque do motor e mas permite o inverso ou seja, o alternador carregar as duas baterias.
Se o sistema estiver assim pode ligar o controlador de carga do painél solar à bateria da célula.
Não conheço o sistema do seu carro nem sou expert na matéria, mas outras soluções são possiveis com aparelhos mais complexos.

Cumprimentos
Paulo J. Ribeiro

Hymer Camp 65 2.5 TD

Mafra
Avatar do Utilizador
Mafra
 
Mensagens: 70
Registado: segunda nov 07, 2011 11:02 pm
Localização: Mafra

Re: Duvida

Mensagempor carlos38 » sexta fev 15, 2013 9:48 pm

A minha bateria esta debaixo do banco do pendura e ao lado da bateria tem o que eu julgo ser um carregador de baterias e ao que também penso seja para quando ela esta parqueada , a minha duvida era se eu posso ligar o controlador de carga do painel directamente aos bornes da bateria da Ac sem correr o risco de quando meter o motor a funcionar não queimar o painel ou o controlador
carlos38
 
Mensagens: 5
Registado: segunda fev 11, 2013 10:11 pm
Localização: Lisboa

Re: Duvida

Mensagempor danibeja » sábado fev 16, 2013 11:10 am

Bom dia,

Os reguladores tem diodos que não deixam passar energia na direção do painel... logo pode ligar diretamente o regulador do painel às baterias, no entanto deve instalar um fusivel, porque se se houver alguma anomalia ele queima...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes