painel informativo - que marca e modelo comprar?

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

painel informativo - que marca e modelo comprar?

Mensagempor joaonar » quarta jan 16, 2013 6:36 pm

Olá a todos.
Sou um muito recém chegado a este fórum.
Tenho uma Volkswagen Kastenwagen de 1968, que estou a acabar de restaurar e a reconstruir o interior mas quero fazer-lhe algumas melhorias e montar mais algum equipamento que a carrinha não tinha "inicialmente".
Alguns desses equipamentos são, um frigorífico Electrolux, uma segunda bateria (de gel) e dois tanques externos (um para águas limpas e outro para águas sujas).
Os tanques já estão quase feitos, faltando apenas fazer os respectivos orifícios para as entradas e saídas das águas:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

... e o do outro lado:

Imagem

Já estive a ler sobre as sondas para estes tanques, aqui no fórum e já sei que requerem alguma manutenção, para se obter um desempenho fiável...

http://www.zig-electronics.co.uk/products_wg7.htm

Agora, queria montar um painel electrónico para controlar isto tudo, no entanto, só conheço esta marca e gostava de ver mais algumas opções.
Se me puderem dar algumas dicas, agradeço-vos.
:oops:
joaonar
 
Mensagens: 17
Registado: terça jan 15, 2013 12:56 pm
Localização: Lisboa

Re: painel informativo - que marca e modelo comprar?

Mensagempor Luis Agostinho » quarta jan 16, 2013 7:20 pm

Boa tarde João,

joaonar Escreveu: e dois tanques externos (um para águas limpas e outro para águas sujas).


Não sei se vai ser uma grande ajuda... :oops: mas ao colocar ambos os depósitos exteriores tem consciência que isso o vai limitar em deslocações de inverno por correr risco de congelamento, Além de correr o risco de os depósitos com o congelamento abrirem fissuras...





Desculpem lá mas não resisto... :mrgreen: :mrgreen:

Já agora João outro conselho :mrgreen: ... corte um bocadito na cerveja que aquela "barriguita" não o favorece!!! :mrgreen: :mrgreen: :oops: :oops: :lol: :lol:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: painel informativo - que marca e modelo comprar?

Mensagempor joaonar » quarta jan 16, 2013 7:31 pm

Luís... :mrgreen:

... não é barriga (mas podia ser), é um dos joelhos :lol: :mrgreen: e sou eu que estou a tirar a foto, quem está deitado é o meu pai (com 76 anos).
(tem sido um prazer indescritível ter a ajuda dele neste processo... é uma forma de partilhar tempo com ele, coisa que não fiz, quando era "puto" :oops:)

e em relação às saídas durante o Inverno, bom, não creio que isso irá acontecer muitas vezes. Este carro não tem as condições que um carro mais moderno tem. O isolamento térmico deixa muito a desejar, mesmo com as melhorias que tenho planeadas, por isso e para já, não estou a contemplar esse problema... mas isso também só aconteceria, se eles estivessem muito cheios, não? :oops:
joaonar
 
Mensagens: 17
Registado: terça jan 15, 2013 12:56 pm
Localização: Lisboa

Re: painel informativo - que marca e modelo comprar?

Mensagempor spedy » quarta jan 16, 2013 7:37 pm

Boa tarde Joao,
desculpe a minha ignorância, mas, qual o porquê de os depositos terem aquelas "espécies de divisórias " ? Estará relacionado com o evitar o movimento da agua em andamento ou resistência do material?

Luis a idade já nao te permite distinguir a barriga dos joelhos? :roll: :roll: :mrgreen: :mrgreen:
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: painel informativo - que marca e modelo comprar?

Mensagempor Luis Agostinho » quarta jan 16, 2013 7:43 pm

:oops: :oops: :oops: para me redimir... :wink:

http://www.narbonneaccessoires.fr/

http://www.campilusa.pt/index.php?area=acessorios

Deixo estes link's para poder ver a oferta que há no mercado, concerteza que haverá outros em Portugal e França mas estes são de onde eu "gasto"...

Eu penso que não é necessário que eles estejam completamente cheios para que isso aconteça...por isso talvez alguém lhe possa tirar essa dúvida.

Um abraço,
Editado pela última vez por Luis Agostinho em quarta jan 16, 2013 7:49 pm, num total de 1 vez.
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: painel informativo - que marca e modelo comprar?

Mensagempor joaonar » quarta jan 16, 2013 7:49 pm

speedy, é para evitar exactamente isso... um pouco como nos navios de grande porte.
pelo menos, essa é a teoria... resta saber é, se na prática, funciona ou não. :mrgreen:

Luís, obrigado :wink: ! Vou vasculhar nesses links. Aqui em Lisboa existia a Marcampo, mas pelos vistos, já não existe... e não conheço mais nada. Vou vasculhar o fórum, à procura de mais links (caso existam por cá).
joaonar
 
Mensagens: 17
Registado: terça jan 15, 2013 12:56 pm
Localização: Lisboa

Re: painel informativo - que marca e modelo comprar?

Mensagempor F.Ramos » quarta jan 16, 2013 11:19 pm

Boa noite companheiros/as
Caro joaonar, lamento mas pouco poço ajudar. O que mais necessita é o painel de controlo, sobre o qual não poço ajudar. Visto que já tem os tanques feitos. A dúvida do companheiro spedy, julgo eu, faz sentido: Porque as divisórias para não partirem, ou são reforçadas, ou deviam estar na parte de baixo. Com os cantos cortados, ou um furo cada, junto ao fundo, para a água passar de uns tks para os outros, evitava o movimento da água e reforçava a estrutura.
Sobre a água: Os tanques podem fissurar se, forem em chapa de aço pintada, porque o frio provoca contracção da chapa, e a água tem o seu menor volume a +3 Cº, logo, quando congela tem menos de zero, fica solidificada (não se adapta ao recipiente que a contem) e vai aumentando de volume, enquanto baixa de temperatura. Se baixar muito parte a garrafa da "cervejola" ou fissura o tanque da água.
Como os seus tanques são de fibra e não vai para zonas muito frias, não tem esse problema.
Espero que outros companheiros possam ajudar mais e melhor.
Abraço
Fernando Ramos.
F.Ramos
 
Mensagens: 141
Registado: segunda set 05, 2011 5:07 pm
Localização: Zona de Santiago do Cacém

Re: painel informativo - que marca e modelo comprar?

Mensagempor Duarte » quarta jan 16, 2013 11:38 pm

Neste link tem várias hipoteses
http://www.reimo.com/es/D-accesorios/D4 ... e_energ_a/


os rpresentantes da reimo em portugal são:
está em castelhano mas dá para perceber

Caravanas A.J.F. Joao Paulo Lucas Fialho
P - 2865- 375 Fernao Ferro Rua do Trabalhador
Teléfono: (00351) 02 12 12 31 02
E-mail: info@caravanas-ajf.pt
Inicio: wwww.caravanas-ajf.pt

Área de Actividad
• Venta de accesorios • Especialista en accesorios Reimo • Camp4. Especialista en camping

WCC lda Ricardo Grijo
P - 1750- Lisboa Rua Herminio Monteiro 1B
Teléfono: (00351) 0939 - 46 08 87
Fax: (00351) 02 19 16 27 54
E-mail: info@westcoastcampers.com.pt
Inicio: www.westcoastcampers.com.pt

Área de Actividad
• Venta de accesorios • Especialista en accesorios Reimo • Camp4. Especialista en camping

CAMPERSERV LDA
P - 8100- 287 Loule Seloes, Quatro-Estradas
Teléfono: (00351) 02 89 09 33 73
Fax: (00351) 02 89 35 54 09
E-mail: info@camperserv.com
Inicio: www.camperserv.com

Área de Actividad
• Venta de accesorios • Especialista en accesorios Reimo

VISOTRONICA Aurelio & Marco, Lda.
P - 34510 122 Viseu Campo Viriato, 142/156
Teléfono: (00351) 02 32 41 22 98
Fax: (00351) 02 32 18 40 28
E-mail: aurelio@visotronica.com

Área de Actividad
• Venta de accesorios • Especialista en accesorios Reimo • Camp4. Especialista en camping

Duarte
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Avatar do Utilizador
Duarte
Guru do GPS
 
Mensagens: 910
Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm
Localização: São Bartolomeu de Messines - Algarve

Re: painel informativo - que marca e modelo comprar?

Mensagempor chicojo » quinta jan 17, 2013 9:17 am

bom dia para todos: caro colega João: a não esquecer que,de quando em quando é aconselhavél fazer limpeza, dentro do depositos da àguas limpas e sujas e para o fazer terà que prever aceso, para passar um braço //trape de visita//
Se os dois depositos tiverem a mesma capacidade,àgua limpa =àgua suja, uma sonda é bastante, porque quando o de àgua limpa estiver vazio ,o da àgua suja estarà cheio:não esquecer também o tubo ladrão nos dois depositos;sem mais desejo- boa coragem, e boas viagens com o seu brinquedo

amigavelmente __________chicoJo======eu tenho a idade de seu pai 76anos
Avatar do Utilizador
chicojo
 
Mensagens: 134
Registado: quinta fev 02, 2012 3:36 pm
Localização: villemomble 93250france

Re: painel informativo - que marca e modelo comprar?

Mensagempor Garrbel » quinta jan 17, 2013 2:12 pm

Boa tarde

A minha opinião acerca dos paineis informativois: são demasiado caros para o que servem

Os muitos euros que se dá por um painel dão para muitas outras coisas.

Para quem está a fazer depositos de águas é muito facil fazer um painel. Veja aqui: http://www.campingcar-bricoloisirs.net/niveau_eau.html#panel.

No meu ultimo furgão, adaptado por mim, tinha um destes, é facil de fazer e barato.

Bom trabalho

AG
Avatar do Utilizador
Garrbel
 
Mensagens: 201
Registado: terça Oct 25, 2005 9:13 pm
Localização: Mercês/Sintra

Re: painel informativo - que marca e modelo comprar?

Mensagempor jgomes » sexta jan 18, 2013 9:21 am

Bom dia

Companheiro João.
Pelas imagens parece que o depósito de águas limpas é perfeitamente visível do exterior. Já pensou em colocar um pequeno tubo transparente colado ou fixo ao depósito, na parte exterior? É que assim bastava olhar e ver o nível da água, pois o nível da mesma no interior do tubo é precisamente o mesmo que no interior do depósito. É barato e infalível.

Um abraço e bons trabalhos de recuperação.

JGomes
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça

Re: painel informativo - que marca e modelo comprar?

Mensagempor jgomes » sexta jan 18, 2013 9:22 am

Por esquecimento não mencionei que o dito tubo tem que ser introduzido no interior do depósito mas no fundo.

JGomes
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça

Re: painel informativo - que marca e modelo comprar?

Mensagempor joaonar » quinta jan 24, 2013 12:56 am

desculpem-me pela demora em aparecer aqui... :oops:
Este fórum tem tanta informação, que eu ando perdido no meio de tanto para ler :oops:
Bom, obrigado pelos links que gentilmente copiaram para aqui... tenho já visitado alguns, mas tenho ainda muito para ler.
joaonar
 
Mensagens: 17
Registado: terça jan 15, 2013 12:56 pm
Localização: Lisboa

Re: painel informativo - que marca e modelo comprar?

Mensagempor Luismbmp » quarta fev 20, 2013 10:37 pm

Bom painel, fiavel, e duradouro.

CBE PC100, super completo.


Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes