problema na bateria

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

problema na bateria

Mensagempor Américo » terça Oct 16, 2012 11:03 am

Boas Companheiros;
venho pedir a vossa opinião,uma vez que sou um bocado leigo nesta materia,o problema e que este fim de semana,numa saída habitual com a minha Autocaravana,deparei-me com um problema que penso possa ser da bateria,pois ao cair da noite tinha a tv ligada,somente,pois a luz pouco ligava,só mesmo quando precisava e por curtos espaços de tempo,a tv ficou toda escura(problema esse que já tinha até acontecido noutros fins de semana,mas que eu desligava um pouco,mexia para la nos fios e voltava a dar,isto só a noite,e este fim de semana voltou acontecer o mesmo,como disse ao cair da noite,e eu mais uma vez fui mexer nos fios na espetativa de algum mau contatcto ou coisa assim,e ao mexer de repente a luz foi-se abaixo,voltei a ligar o botão no painel,ou quadro,como queiram xamar-lhe,e um botão das baterias estava verde,(possivelmente o da carrinha,penso)o outro estava vermelho sempre a piscar,(o do habitac,penso)televisão escura,preta,só dava son,a luz ate ligava,mas se abrisse a torneira da agua e começasse a trabalhar a bomba,ia abaixo novamente,o que optei por desligar o botão no painel e arremediar-me com uma lanterna que tenho carregavel a luz e que dura umas 4 horas,que serviu perfeitamente para o necessário,pela manha e ao clarear o dia voltei a ligar o botao no painel,o botão começou a piscar vermelho novamente mas com o passar do tempo deixou de piscar e voltou ao verde até,(com tudo desligado)talvez por ir carregando com o painel solar)mas se ligava ou a luz,ou a agua,ou até a televisão ia logo para o amarelo e vermelho,e abaixo as vezes até.
será a bateria do habitaco que terá descarregado? não deveria carregar com painel solar de dia e aguentar a carga? a noite quando a luz foi abaixo e o vermelho começou a piscar,coincidiu com eu estar a mexer nos fios da televisão,(do tdt)terá existido algum mau contacto e originado td isto ou terá só sido coincidênçia mresmo?na altura liguei a carrinha um pouco e deixei-a a trabalhar (noite) e a tv trabalhava e deixava de piscar o vermelho,mas desligando o motor voltava tudo ao mesmo,de inicio pensei ter queimado algum fusivel,mas se assim fosse nunca ligava certo?até que o fusivel fosse subestituido,certo?
será a bateria que foi á vida ou poderá ter acontecido outra qualquer situação?
se alguém me puder ajudar,ficarei muito agradecido,como é logico irei levar a autocaravana a alguém que preceba do assunto,mas gostaria de ir com alguma ideia para não correr o risco de ser enganado facilmente e gastar dinheiro desnecessario,(e ele está tão caro,o dinheiro,heheheh)
abráços rolantes para todos
Américo Pereira
Américo

Registado: terça abr 10, 2012 5:08 pm

Re: problema na bateria

Mensagempor cookie » terça Oct 16, 2012 11:32 am

companheiro
pelo que relata parece que foi a bateria que descarregou.
e o 1º sinal que estar com a bateria fraca é precisamente a tv perder imagem mas manter o som. talvez o painel não tenha conseguido carregar a bateria (por falta de luz solar? pouco sol...) e o consumo excedeu a capacidade de recarga...
a bateria está em boas condições? pode estar a "morrer"...
as luzes são led ou de halogéneo? o aquecimento esteve ligado? a tv consome muito?

nós temos esse problema e já mudámos todas as lampadas para leds (bem, todas não pq para a cozinha está uma solução a ser estudada) e a tv também para led mas actualmente temos um problema no regulador e na bateria e temos que racionar muito bem o consumo de energia, mas dentro em breve vamos ter que verificar o regulador e a bateria (que é de ácido de 100Ah, com 5 anos e já levou uma recarga de electrólito)...
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor c.lima » terça Oct 16, 2012 12:03 pm

Boas tardes
companheiro Américo tudo indica que a bateria foi á vida, se diz que a tv deixou de dar e com o carro a trabalhar já dava em principio quase de certeza que é a bateria. No dia seguinte que havia alguma corrente porque o painel já começa a passar alguma corrente embora a bateria não a aceite.
comprimentos.
C. Lima
c.lima

Registado: quarta abr 11, 2007 9:44 pm

Mensagempor cookie » terça Oct 16, 2012 12:07 pm

veja se a bateria tem liquido e caso não tenha proceda à sua manutenção com água destilada e electrólito (convém que perceba do assunto) mas... será sempre uma solução provisória para começar a pensar em substituir a bateria.

no nosso caso essa manutenção aguentou a bateria por mais 2 anos mas agora está mesmo nas últimas...
cookie

Mensagempor F.Ramos » quarta Oct 17, 2012 3:27 pm

Boa tarde companheiros/as
Companheiro Américo, subscrevo o que os outros companheiros já escreveram.
1º Tem de desligar um dos fios do painel solar (deve ler os posts sobre painéis solares, pelo Alexandre Chora) e só depois, pode desligar a bateria da célula, retira-a para o chão, lava-a, depois, como diz a Cookie, repor o nível da bateria, só com água (electrólito é a mistura de água destilada com ácido sulfúrico só para formar baterias novas). Depois, de recarregada com um carregador, limpa bem os bornes, os terminais e agora já pode montar tudo. Se a bateria não receber carga, meta outra nova.
Pode ainda meter a nova para o motor e a do motor na célula, para ter o arranque mais garantido. o inverno aproxima-se, não anda todos os dias, etc, etc
Espero que partilhe as suas experiências aqui, nesta solidária família.
Cumprimentos
Fernando Ramos
F.Ramos

Registado: segunda set 05, 2011 5:07 pm

Mensagempor Américo » quarta Oct 17, 2012 3:54 pm

Boas companheiros,
antes de mais quero agradecer a colaboração prestada por todos os que deram a sua opinião
hoje pela manhâ procedi a vistoria(digamos assim)das baterias da cécula,são 2, uma de 100 amperes e outra de 75 amperes,a de 100 amperes tirei-a para fora e vi os niveis da agua destilada,estavam bons,a bateria tem uns 5 anos já,como disse um companheiro,por acaso não desliguei o fio do painel solar,simplesmente me limitei a desapertar os bornos da bateria e saqueia para fora,agora na de 75 amperes,não desliguei nada nem tirei para fora pois era das que não dá para manutenção,e está ligada a um carregador,tal como a outra penso,mas o carregador esta junto da de 75 amperes,pelo que vi e de 2005,já tem uns anitos,(7)deve estar cansadita já,mas liguei a autocaravana a luz e deixei a carregar até amanhâ,pois pelo que parece tem lá um carregador,segundo um amigo que estava comigo que é um bocado entendido disso,é normal as caravanas terem um carregador de baterias?desculpem a pergunta mas sou completamente leigo nesta materia,hehehe,e a autocaravana,apesar de ter uns anitos já,tem-se portado lindamente,só meter gasóleo e fazer as revisoes de praxe e toca a rolar,daí eu nem conhecer bem o que ela tem,pois nao tem sido preciso fazer nada,aínda bem,hehehe
se amanhá a carga nao se aguentar nas baterias terei de meter outras,que penso ser o mais provavel..
só mais uma questão?
é normal ligar o painel,quadro ou la como se chama que da a indicação se as baterias estão no verde,amarelo,ou vermelho,e ele ir abaixo?
agora estes dias,antes nao ia,o painel solar nao deveria alimentar um pouco as baterias e aguentar,estava td desligado,so mesmo o botao do painel ligado.

obrigados por tudo,quando houver mais novidades partilho,heheheh,há sempre quem como eu não perceba nada e fica ja um pouco preparado,heheh :D
Abráços rolantes para todos.
Américo Pereira
Américo

Mensagempor cookie » quarta Oct 17, 2012 4:00 pm

é normal o quadro ir a baixo se a bateria nao tiver carga.

e se a bateria estiver "morta" então nao vai conseguir acumular a energia gerada pelo painel.
cookie

Mensagempor Américo » quarta Oct 17, 2012 4:02 pm

cookie Escreveu:é normal o quadro ir a baixo se a bateria nao tiver carga.

e se a bateria estiver "morta" então nao vai conseguir acumular a energia gerada pelo painel.

obrigado companheiro Cookie;
Américo Pereira
Américo

Mensagempor spedy » quarta Oct 17, 2012 4:12 pm

Américo Escreveu:

Companheiro Américo, cookie é companheira :oops: :oops:
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
spedy

Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm

Mensagempor Américo » quarta Oct 17, 2012 4:36 pm

spedy Escreveu:
Américo Escreveu:

Companheiro Américo, cookie é companheira :oops: :oops:

companheiro Spedy fiquei sem jeito... :( ...... :oops: .....iol
Américo Pereira
Américo

Mensagempor AntonioDias » quarta Oct 17, 2012 6:30 pm

Boas

Eu estava com o mesmo problema e tentei salvar a bateria mudando o electrolito, substitir a iluminação por e TV por led e sem resultados visíveis.
Depois de tentar informar-me sobre as principais diferenças entre baterias de acido, AGM ou Gel, no início deste verão adquiri uma Banner Running Bull AGM na Tedecar na Guia (Pombal) passo a publicidade.
Bem sei que é nova, mas as minhas preocupações habituais com o consumo de energia foram desaparecendo, porque no final da noite, depois de umas horas com tv e iluminação ligadas a verificação de estado de carga mantinha-se no máximo.

Sem querer influenciar aqui fica a minha experiência

http://www.bannerbatterien.com/banner/p ... l-AGM3.php

Cumps
António Dias
Editado pela última vez por AntonioDias em quarta Oct 17, 2012 6:36 pm, num total de 2 vezes.
AntonioDias

Registado: quarta ago 22, 2012 9:28 pm

Mensagempor spedy » quarta Oct 17, 2012 6:36 pm

Américo Escreveu:companheiro Spedy fiquei sem jeito... :( ...... :oops: .....iol

Nao fique afinal de contas estamos sempre a aprender :)
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
spedy

Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm

Mensagempor AntonioDias » quarta Oct 17, 2012 6:45 pm

Boas

Como já tinha deixado a minha experiencia noutro tópico, aqui fica o link

viewtopic.php?f=17&t=5996#p43638

Cumps
Antonio Dias
AntonioDias

Registado: quarta ago 22, 2012 9:28 pm

Mensagempor alexandrechora » quarta Oct 17, 2012 10:03 pm

Boas a todos

Aqui fica a minha opinião, tendo por base o relato dos sinais constatados durante a utilização da bateria, não tenho qualquer duvida que o problema é falta de energia. Naturalmente que a bateria é a responsável desta falta de energia. Agora resta saber porquê? e agora teremos de equacionar diversos aspectos, para que futuramente a longevidade da bateria seja superior....

O que devemos equacionar?

1- A bateria chegou ao fim da sua vida util..... aqui pouco ou nada a fazer.
2- A bateria tem as placas sulfatadas.... aqui poderemos fazer alguma coisa e até com bons resultados....
3- O consumo energético que habitualmente/diariamente tem, é superior á disponibilidade de amperes que tem acumulados em baterias.
4- A recuperação de carga e recarga das baterias poderá ser insuficiente.... pode necessitar de mais potência solar ou de fazer mais kms diariamente para repor a carga utilizada diariamente.... isto verifica-se em especial em dias com pouco sol.
5- O alternador está a debitar a carga adequada?
6- O regulador solar está a funcionar adequadamente.

Todas estas questões devem ser respondidas antes de avançar para a compra de uma nova bateria, para que num futuro proximo não esteja na mesma situação actual, ou seja com problemas de energia....

A escolha da bateria:

Pode utilizar a bateria que entender, desde acido normal (de arranque) até AGM de segunda geração, no entanto relativamente ás baterias de gel sou um pouco cetico, apesar de existirem actualmente baterias de Gel de segunda geração em que o gel apenas perde as propriedades por volta dos 80graus, ou seja, muito melhor que as baterias de gel de primeira geração que acima dos 30 a 35graus, perdiam a capacidade de acumular amperes, mas a fragilidade das cargas das baterias de gel ainda se mantém, ou seja, não gostam de cargas fortes e intensas orinundas do alternador...
Seja como for, terá de escolher uma bateria de 12volts.

Tal como o companheiro F. Ramos afirmou existe muita informação disponivel aqui no nosso cantinho, razão pela qual não irei repetir informação.

Chamo a atenção que determinadas baterias podem libertar gases potencialmente explosivos durante as cargas e descargas, pelo que deve equacionar o local onde tem instalada a bateria da célula. Sem margem para duvidas que as baterias AGM serão as adequadas para ter dentro do habitaculo. Atenção ao arejamento, o hidrogénio um dos gases libertados durante a carga/descarga da bateria não tem cheiro e é 3 vezes mais explosivo que a gasolina.....

Relativamente a ter duas baterias ligadas em paralelo, obrigatoriamente as duas baterias devem ser de sistema igual, não misturar uma bateria de arranque com uma AGM, porquê? porque carregam a voltagens diferentes..... apesar de eu andar a fazer experiências com ambas.... mas por outros motivos....
Relativamente ao facto das duas baterias ligadas em paralelo serem de potência igual, por exemplo de 100ah, é perferivel, mas pode ter baterias duas baterias de capacidade diferente ligadas em paralelo desde que, a diferença de potencia entre elas seja inferior a 20%. Por exemplo ter uma bateria de 100ah e outra de 90ah, não tem qualquer problema.... O mesmo não se passa se ligar em paralelo uma bateria nova com outra já muito usada, quando der noticia terá uma bateria nova que irá suportar o seu consumo de energia mais a pendura da outra bateria, ou seja, poderá ter problemas no curto prazo....

Espero ter ajudado....

Cumps

Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor João Morgado » quarta Oct 17, 2012 10:19 pm

Américo Escreveu:companheiro Spedy fiquei sem jeito... :( ...... :oops: .....iol

Companheiro Américo, para ficar ainda mais sem jeito eu não sei se Spedy é companheiro ou companheira, pois não conheço a pessoa e como não tem foto e o nome não ajuda, não dá para saber. :oops: :oops: :)
Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
João Morgado

Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes