Boas,
já que tenho um sistema desses montado na minha AV, tb eu posso testemunhar sobre o aparelho.
Como sabem tenho um evaporador 12v da marca Dirna, com o nome Evolution Camper. Porque só nesta semana tem estado calor, andei a fazer testes com aquilo
Em pleno calor, o sistema tem uma eficacia mediana, nos primeiros 10 minutos, baixa temperatura na ordem dos 5/6 graus. Tinha 40 graus dentro da AV, fiquei nos 34graus. Mas ou eu sou maluco, ou então não sei, acreditem ou não mesmo nos 34graus, aquilo ta-se bem la dentro

, é uma sensação de frescura que nós temos. Se tiver uns 25/30 minutos com aquilo ligado, a temperatura baixa mais um pouco, mas nunca como um ar condicionado, cheguei a ter 31graus dentro da AV, que no inicio tinha 40graus la dentro, e aquela sensação de frescura. Posso dizer que mesmo a seguir ao almoço na força do calor, dava para dormir uma sexta na AV com aquilo ligado.
Uma coisa que queria vos dizer para terem uma ideia, é a seguinte, eu tive num verão em sevilha, em que houve vezes que os termometros marcavam 45 graus, e posso garantir-vos que aquele abafado de calor e transpiração que sinto com o calor de portugal, eu não senti lá. Aqui com 35 graus, ja ando a suar por todo o lado.
A meu ver é o acontece com este tipo de sistemas, tava 34graus dentro da AV, mas estava-se lindamente.
Hoje, como a temperatura exterior baixou um pouco em relação ao dia de ontem, tava 34 graus no exterior, 34 graus no interior. Mas como tava um ventinho da parte da tarde, consegui baixar a temperatura interior para 26 graus. E aquilo fazia fresco a serio, ou seja se a temperatura exterior tiver muito alta, o deposito da agua do sistema tambem fica morna, e o sistema perde eficacia.
Conclusão, era o que eu estava á espera, resfresca a celula minimamente ao ponto na hora de extremas temperaturas, conseguirmos estar la dentro bem, e ate se possivel dormir sextas á hora do calor
Aqui á dias disse noutro topico aqui neste forum, que iria levar um ar condicionado portatil de 9000btus, para ligar a 220v num parque de campismo, quando fosse com a AV. Hoje, mudei de opinião, o evaporador da dirna, dá bem conta do recado.
A respeito ao consumo, hoje de manha, deixei aquilo na velocidade media, durante quase 3 horas, qd fui ver o gasto da bateria no painel de instrumentação, tinha as luzes todas acesas

ou seja bateria com a carga no maximo, pois o painel solar estava a cobrir toda a energia gasta pelo evaporador.
Por isso a quem quizer adquirir um sistema destes, eu aconselho.
Abraço