mecanismo manivela toldo

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

mecanismo manivela toldo

Mensagempor Helder » domingo jul 22, 2012 8:04 pm

Boa tarde, ando a ficar azul com o mecanismo da manivela para recolher o toldo. O toldo é omnistor 5002, ultimamente de vez em quando os carretos passavam-se " acho que é normal, já os nossos estão na mesma" :D neste momento não consigo recolher o toldo sem ajuda de uma mão a fazer força no toldo e acompanhar o seu recolher.
Já desmontei o mecanismo e realmente alguns dentes já eram, alguem já teve esse problema? como resolveu?
caso não exista remédio para essa dores de dentes terei que comprar o mecanismo novo, no entanto queria esgotar as oportunidades.
Helder

Registado: terça jan 29, 2008 3:36 pm

Re: mecanismo manivela toldo

Mensagempor Zito » quinta ago 02, 2012 4:15 pm

Boa tarde companheiro.
Estou com o mesmo problema e portanto aguardo resposta de alguma "alma caridosa" que nos queira ajudar.
Um abraço
José António
knaus Traveller C 595
Aveiro
Zito

Registado: segunda jan 07, 2008 3:30 pm

Mensagempor oliveira santos » quinta ago 02, 2012 9:22 pm

Boa noite colegas autocaravanistas,já tive tambem esse problema no meu toldo,tanto que andei que acabei por comprar uma peça nova o mecanismo.Eu comprei em Leiria a caminho da Batalha,na Campocalmo,eles têm e não é caro.é experimentarem se têm e qual o preço.
oliveira santos

Registado: quarta ago 01, 2012 9:54 am

Mensagempor Helder » segunda ago 06, 2012 12:37 pm

Boa tarde, bem não havendo soluções práticas e manuais, resolvi o problema de uma forma prática e monetária. Contactei várias lojas de acessórios, aguardo ainda a resposta de algumas :evil: , depois queixam-se que não vendem, mas tive uma resposta imediata e muito competente da Andrade. Fiz o pedido atravês da referência que encontrei na internet, recebi a resposta nesse mesmo dia por voltas das 20H e tal..., há pois é, depois de horario de expediente naquela firma trabalha-se "assim é que vamos para a frente", confirmei o pedido, no dia seguinte foi enviado a cobrança e dois dias depois já estava montado.
Grandes problemas, grandes soluções. Contactei uns serralheiros, mas todos mostraram pouco interesse ou dificuldades em resolver o problema, por isso decidi comprar novo. 58,80€ com portes e lá esta o toldo a funcionar a 100%. Atenção aos curiosos, quem desmontar o mecanismo, deve ter em atenção que o toldo começa a abrir sozinho, devemos ter o cuidado de segurar o toldo e colocar um chave de boca na peça que entrar no mecanismo do toldo, para assim ficar a fazer força na celula para não deixar abrir o toldo, foi assim que fiz. è de facil montagens, basta paciencia e um escadote.
quem tiver alguma duvida, aqui estou....
Helder

Mensagempor Moreira » domingo set 28, 2014 5:48 pm

Boa tarde companheiros

Eu estou com o mesmo problema, o meu é o modelo omnistor 5000
já tenho investigado na net o mecanismo, mas queria ver primeiro antes de comprar,mas não consigo tirar a tampa lateral,eu reparo
que é de encache a dificuldade é na trazeira da tampa,estou com receio de a partir,sei que não é muito cara mas se poder evitar partir
é menos uns €,alguem pode dar uma dica como a dita sai, se alguém já o fez,Obrigados
Moreira

Registado: terça nov 06, 2012 11:56 am

Mensagempor Helder » quinta Oct 02, 2014 2:24 pm

Moreira Escreveu:Boa tarde companheiros

Eu estou com o mesmo problema, o meu é o modelo omnistor 5000
já tenho investigado na net o mecanismo, mas queria ver primeiro antes de comprar,mas não consigo tirar a tampa lateral,eu reparo
que é de encache a dificuldade é na trazeira da tampa,estou com receio de a partir,sei que não é muito cara mas se poder evitar partir
é menos uns €,alguem pode dar uma dica como a dita sai, se alguém já o fez,Obrigados

Boa tarde, para ser sincero já não me lembro bem como foi retirado o mecanismo, sei que foi bastante facil. Existe uma tampa de plastico que tapa o mecanismo, se não estou enganado tem um parafuso de lado, penso que depois de retirar esse parafuso a tampa sai. De momento não estou junto do toldo, mas penso que não estou errado. Não se esqueça é de trancar o toldo, é que se retirar o mecanismo o toldo abre.
Helder

Mensagempor Moreira » quinta Oct 02, 2014 3:14 pm

Boa tarde amigo Helder

Para já o meu problema é tirar a tampa de lado que tapa o mecanismo
defacto tem lá um parafuso de lado onde tem uma patilha de engate verde,será esse parafuso
que para ter acesso ao parafuso tenho que abrir um pouco o toldo,será isso? e depois de tirar
esse dito parafuso é só puxar a tampa para o lado?.o mecanismo tem dois parafusos é isso.

Obrigado pela atenção
Moreira

Mensagempor Helder » sexta Oct 03, 2014 11:12 am

Moreira Escreveu:Boa tarde amigo Helder

Para já o meu problema é tirar a tampa de lado que tapa o mecanismo
defacto tem lá um parafuso de lado onde tem uma patilha de engate verde,será esse parafuso
que para ter acesso ao parafuso tenho que abrir um pouco o toldo,será isso? e depois de tirar
esse dito parafuso é só puxar a tampa para o lado?.o mecanismo tem dois parafusos é isso.

Obrigado pela atenção

Deve tirar esse parafuso e retirar a tampa de plastico assim ira ter acesso ao mecanismo. Para tirar o mecanismo tem que despertar os parafusos, não me recordo se são 2 o 3 parafusos. Deve ter em atenção que quando retirar o mecanismo o toldo vai desenrolar, eu coloquei uma chave de boca a trancar. Como referi anteriormente, já fiz isso a uns tempos, mas acho que não estou enganado.
O material do mecanismo é muito fraquinho e com o tempo deveria ser lubrificado com massa apropriada, o que geralmente não é feito. Penso que a falta de manutenção é que origina a avaria, no meu caso os dentes ficaram gastos. O Mais engraçado é que não sou de abrir o toldo com muita frequencia, mas aconteceu.
Helder

Mensagempor Moreira » segunda Oct 06, 2014 7:28 pm

Boa noite amigo Helder

logo que possa vou então fazer essa operação,é que eu já tentei,e tirei esse tal parafuso mas não
consegui tirar a tampa,vou tentar novamente,também raramente o abro, só emlugares permitido,
isso aconteceu-me em Agosto no Barril,eu também fui um pouco culpado,porque depois de fechado
fiz um pouco mais de pressão e deu logo um ressalto, também deve ser um pouco frágil como
o amigo diz,e deve de ser só um dente porque ao abrir só dá ressalto numa posição,mas ao fechar já
no fim é preciso dar uma sapatada para ele encaixar, já agora onde é que o amigo comprou o mecanismo.
será que qualquer casa que vende material de autocaravanas tem isso,na minha zona Odivelas agora fechou
quase tudo,o mais perto parece-me só temos o Parracho.

Obrigado

Um abraço
Moreira

Mensagempor Helder » terça Oct 07, 2014 10:21 am

Moreira Escreveu:Boa noite amigo Helder

logo que possa vou então fazer essa operação,é que eu já tentei,e tirei esse tal parafuso mas não
consegui tirar a tampa,vou tentar novamente,também raramente o abro, só emlugares permitido,
isso aconteceu-me em Agosto no Barril,eu também fui um pouco culpado,porque depois de fechado
fiz um pouco mais de pressão e deu logo um ressalto, também deve ser um pouco frágil como
o amigo diz,e deve de ser só um dente porque ao abrir só dá ressalto numa posição,mas ao fechar já
no fim é preciso dar uma sapatada para ele encaixar, já agora onde é que o amigo comprou o mecanismo.
será que qualquer casa que vende material de autocaravanas tem isso,na minha zona Odivelas agora fechou
quase tudo,o mais perto parece-me só temos o Parracho.

Obrigado

Um abraço

Boa tarde, bem não havendo soluções práticas e manuais, resolvi o problema de uma forma prática e monetária. Contactei várias lojas de acessórios, aguardo ainda a resposta de algumas , depois queixam-se que não vendem, mas tive uma resposta imediata e muito competente da Andrade . Fiz o pedido atravês da referência que encontrei na internet, recebi a resposta nesse mesmo dia por voltas das 20H e tal..., há pois é, depois de horario de expediente naquela firma trabalha-se "assim é que vamos para a frente", confirmei o pedido, no dia seguinte foi enviado a cobrança e dois dias depois já estava montado.
Grandes problemas, grandes soluções. Contactei uns serralheiros, mas todos mostraram pouco interesse ou dificuldades em resolver o problema, por isso decidi comprar novo. 58,80€ com portes e lá esta o toldo a funcionar a 100%. Atenção aos curiosos, quem desmontar o mecanismo, deve ter em atenção que o toldo começa a abrir sozinho, devemos ter o cuidado de segurar o toldo e colocar um chave de boca na peça que entrar no mecanismo do toldo, para assim ficar a fazer força na celula para não deixar abrir o toldo, foi assim que fiz. è de facil montagens, basta paciencia e um escadote.
quem tiver alguma duvida, aqui estou....

Site da andrade: http://www.andrade.com.pt/

Helder Mensagens: 296Registado: terça jan 29, 2008 3:36 pmLocalização: Torres Novas
Helder

Mensagempor Helder » terça Oct 07, 2014 10:37 am

O modelo e referência do meu toldo é este: Omnistor modelo 5002, referência é 55 5457 00. Agora tem que saber junto do vendedor se é o mesmo mecanismo do que o seu.

Verifique aqui, é a peça com o numero 18.
http://accesoriosdecaravaning.es/media/ ... r_5002.jpg
Helder

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 18 visitantes