Aparelhos eléctricos na AC

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Aparelhos eléctricos na AC

Mensagempor woodsduarte » quinta Oct 06, 2011 10:14 pm

Boa noite a todos.

Peço desculpa pela pergunta, talvez idiota, mas cá vai: :oops:

Os aparelhos eléctricos que se usam na Ac são especiais por causa da voltagem?
EX. Torradeira, televisão, microondas, etc.

Eu sei que quando estamos aparcados num parque de campismo com a ligação à electricidade podemos ter esses aparelhos a 220 V, e se tivermos parados só com as baterias?

Obrigado.
Avatar do Utilizador
woodsduarte
 
Mensagens: 207
Registado: terça set 02, 2008 9:49 pm
Localização: Massamá

Mensagempor alexandrechora » quinta Oct 06, 2011 10:34 pm

Boas Companheiro

O que necessita é de um inversor de corrente continua 12volts - 220volts alternos, cuja origem da energia está nas baterias 12v e é convertida em 220v AC para as aplicações que mencionou.

Globalmente o que está a procurar é a Autonomia e Independência Energética em Autocaravanismo, existe muita informação aqui no forum sobre esse assunto se quiser ver ao vivo e a cores os equipamentos a funcionar em total autonomia e indepêndencia da EDP, com todo o gosto que lhe mostro a minha AC, desde o microondas a 220vots até á arca congeladora de 100litros de capacidade.
Para isto basta entrar em contacto comigo e visualizando o sistema a funcionar mais facilmente percebe....

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor woodsduarte » quinta Oct 06, 2011 10:49 pm

Alechandrechora
Muito obrigado pelo esclarecimento, em princípio as Ac`s já trazem esse aparelho?

Teria todo o gosto em receber um mini curso, ou curso completo, :) mas Não nos encontramos propriamente próximos. Se eu passar para os seus lados mando mensagem.

Obrigado e boas viagens!
Avatar do Utilizador
woodsduarte
 
Mensagens: 207
Registado: terça set 02, 2008 9:49 pm
Localização: Massamá

Mensagempor cookie » sexta Oct 07, 2011 7:47 am

companheiro, para torrar o pão pode usar as torradeiras das nossas avós que são tipo sertã mas com furinhos e o pão fica uma maravilha. ou então usar mesmo uma sertã anti-aderente não lhe colocando qualquer gordura, torra o pão na mesma. se optar pela torradeira à moda antiga, veja nas drogarias de antigamente ou nas feiras. serão os melhores locais para enocntrar a "torradeira" para fogão a gás.

as televisões são, normalmente a 12v. acho que o jumbo estava a vender uma precisamente de 12 v.

e microondas... microondas?? ó companheiro, para aquecer a comida use o fogão!!

não se esqueça que se artilhar a sua ac como se estivesse em casa, isso vai-se reflectir no peso e depois quando for à inspecção não passa.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Mensagempor João Morgado » sexta Oct 07, 2011 9:31 am

Olá woodsduarte,

Estou como a companheira cookie e veja que é uma mulher a falar, que por norma, mas não sempre, é quem vai ter mais desses trabalhos.
Não queira transformar o autocaravanismo num hotel. Quanto a mim o autocaravanismo é mesmo para nos libertarmos do dia a dia e deve ter o minimo de comodidades, mas apenas e só o indispensável. Mas cada um sabe de si. Já tenho visto lá fora ACs, normalmente inglesas, que alargam e esticam por tudo o que é sítio e depois lá dentro têm tudo e mais alguma coisa. Eu por mais dinheiro que tivesse, nunca compraria uma coisa daquelas. Quanto mais simples melhor.

Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Mensagempor Luis Agostinho » sexta Oct 07, 2011 10:27 am

Bom dia,

Discordo um bocadinho da Cookie e do João Morgado...costuma-se dizer que quem vai para o mar, avia-se em terra!

Se nas viagens em Portugal podemos usar e abusar do gaz porque facilmente nos reabastecemos do mesmo...já quando vamos para o estrangeiro e com viagens prolongadas teremos de ser mais racionais no consumo de gaz...e aí entra a autonomia em termos de electricidade o que leva a poupar no gaz, até porque na Alemanha ou mais lá do que noutros paises qualquer AS está equipada com electricidade, permitindo por isso fazer uso de electrodomésticos que possamos eventualmente ter dentro da AC.

Se hoje em dia a confecção de alimentos ou pelo menos a preparação de alimentos nos facilita a utilização de um vulgar microondas e com isso poupamos água para a lavagem do trem de cozinha além do tempo que as Senhoras deixam de estar de volta dos tachos :oops: (tudo pelas mulheres!!! :roll: ) porquê negar essa facilidade?!

Quanto ao acréscimo de peso...há que fazer escôlhas e se trocarmos (se elas deixarem!!! :oops: ) em vez de elas levarem um contentor de roupa..."porque pode ser preciso"...costumam elas dizer!? :twisted: ...só aí podemos ganhar uns quilitos para lá colocar um aparelho...

Um abraço,



NB: Antes que venham as Senhoras do fórum dizer que eu não lavo a louça...estranhando a minha preocupação...devo dizer que também lavo a louça...raramente :oops: :oops: mas lavo!!! :roll:
Muita gente na cozinha também atrapalha...digo eu não sei!?!? 8)
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor cookie » sexta Oct 07, 2011 11:11 am

ehheeh nós não usamos o micro ondas para nada a não ser para, em casa, aquecer comida (quando é preciso) e para derreter margarina para os bolos.

por isso para mim um micro ondas numa ac não faz qq sentido. agora, se o utilizarem para cozinhar... mas isso tb só será exequível no verão pois no inverno terá um gasto energético bastante elevado que dificilmente será reposto pelo painel solar. se estiver ligado a 22v já o problema não se coloca mas só nesses casos certo?
:oops:
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Mensagempor João Morgado » sexta Oct 07, 2011 11:14 am

Companheiros,

Mesmo para os adeptos dos microondas como o companheiro A748-2, devo lembrar que também existem microondas e outros aparelhos (cafeteiras, máq. de café, fornos e possívelmente também torradeiras) que funcionam a 12 ou 24 V. E para esses adeptos não tarda também inventam as máquinas de loiça e roupa a 12 V. :D :D :D
Quanto a gás quando vou para fora, e tenho passado sempre os 30 dias de férias na Europa, levo 2 bilhas cheias e nunca se me acabou.

Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Mensagempor nelson » sexta Oct 07, 2011 11:23 am

Bom dia

Estou um pouco do lado do luis 8)

Eu tenho sempre comigo um secador de roupa portail na AC.
No inverno pode fazer falta e até pode servir de aquecedor para a AC
http://portuguese.alibaba.com/product-g ... 79542.html

Por vezes também levo um mini forno como este
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ondial-_JM
e ainda uma varinha magica como esta
https://www.bpp.com.pt/cwa/ue/awardsCat ... &awrId=868

portanto tem sido coisas que andam diariamente na ac .


um abraço
katamarano light 140cv
Avatar do Utilizador
nelson
 
Mensagens: 416
Registado: sexta dez 01, 2006 1:45 pm
Localização: vermoil

Mensagempor Luis Agostinho » sexta Oct 07, 2011 11:24 am

João Morgado Escreveu:Companheiros,

E para esses adeptos não tarda também inventam as máquinas de loiça e roupa a 12 V.


:oops: :oops: Bem...pelo menos a 220 já existem...porque tenho uma de roupa...é o que dá a minha mulher ter descoberto que a nossa AC tem um peso bruto de 5000Kg...as Senhoras são tramadas....já não bastava o contentor de roupa!!! :roll: :twisted:

Como podem ver...o Nelson também é AMIGO da mulher dele...!!! :lol: :lol:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor João Morgado » sexta Oct 07, 2011 11:43 am

A748-2 Escreveu:Como podem ver...o Nelson também é AMIGO da mulher dele...!!! :lol: :lol:


Amigo da minha sou eu, :lol: :lol: que não quero que faça comidas muito sofisticadas. É tudo o mais simples possível. Também devo dizer que não faço férias de inverno.

Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Mensagempor nelson » sexta Oct 07, 2011 11:47 am

Pois Luis :oops:

Tenho de ser amigo dela ,se não a noite estou feito :( :(
Elas ganham sempre!!

Tal como dizes e um contentor de roupa e de loiça ,ainda bem que é uma ac :D
Não te conto como era quando era emigrante ,pobre carro. :roll:
Agora com esta ac ,de 2600kg posso carregar até 3500kg portanto não tenho problemas mesmo com 6 pessoas dentro dela ,a nivel de peso.

Amigo Joao
gosto imenso na pascoa ir até frança e espanha ,gosto mais do que ir no verão.
katamarano light 140cv
Avatar do Utilizador
nelson
 
Mensagens: 416
Registado: sexta dez 01, 2006 1:45 pm
Localização: vermoil

Mensagempor Luis Agostinho » sexta Oct 07, 2011 11:58 am

João Morgado"

Amigo da minha sou eu,



Desculpe João...mas isto é ser juiz em causa própria...até prova em contrário...só a "vitima" pode falar!!! :twisted: :twisted: :lol:


Não nos podemos esquecer que o número de pessoas dentro de uma autocaravana pode também nos condicionar a autonomia do gaz e por isso não podemos considerar uma ciência exacta o consumo de gaz numas férias de um mês de duas pessoas ou de quatro pessoas como é o meu caso...ou de seis no caso do Nelson. :wink:

Claro que as frases...fecha a água!!!...desliga o boiler!!!... são recorrentes numas férias...assim como aquela....m.... o gaz acabou!!! :oops: :oops: :lol:

É para evitar a última frase... que por vezes vale apena apostar na autonomia eléctrica..

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor João Morgado » sexta Oct 07, 2011 1:22 pm

A748-2 Escreveu:Desculpe João...mas isto é ser juiz em causa própria...até prova em contrário...só a "vitima" pode falar!!!

Como se costuma dizer "Quem cala consente". Como neste caso a "vítima" não se pronunciou é porque concordou. :lol: :lol: Ela nem sequer leu isto.:D :D

A748-2 Escreveu:Não nos podemos esquecer que o número de pessoas dentro de uma autocaravana pode também nos condicionar a autonomia do gaz e por isso não podemos considerar uma ciência exacta o consumo de gaz numas férias de um mês de duas pessoas ou de quatro pessoas como é o meu caso...ou de seis no caso do Nelson.

Aqui dou a mão à palmatória (mas por favor não bata com muita força). É que no meu caso já somos só 2.
Tudo isto, embora nos estejamos a desviar do essencial, serve para descontrair e esquecer a troika. :lol: :lol:

Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Não acredito no que li....

Mensagempor alexandrechora » sexta Oct 07, 2011 2:45 pm

Boas a todos

Desde já digo que a Autonomia e Independência Energética deve ser uma preocupação constante de todos nós, seja em AC ou fora dela....
Porquê?
Porque:
1- O gás é um recurso energético não renovavel, todos os AC`s deveriam ser ecologicos.... para quem se preocupa tanto com o meio ambiente, estranho as afirmações....
2- O gás é uma bomba relogio, dentro e fora de uma AC, não só em termos de perigoso de explosão como também de inalação.
3- A limitação de abastecimento em determinados locias, já tive de fazer cerca de 100kms para comprar gás, vejam o preço que ficou a bilha de gás....
4- O espaço que ocupam as bilhas e o custo acrescido por Km em combustivel.
5- A tecnologia está disponivel e a preços cada vez mais competitivos e alguns de nós pelos vistos viramos a cara para o lado.... pois eu não.
6- A vida a bordo na minha AC, tem tanto conforto como se estivesse em casa, Microodas, Secador de Cabelo, depiladora da esposa, TV satelite, computador, arca frigorifica de 220volts, máquina de café Nespresso.... ou seja tudo o que tem uma casa.... e são estes equipamentos que me simplificam a vida em férias, se assim não fosse ainda andava a comprar gelo como os meus pais que fizeram campismo á 40 anos atrás, para poderem conservar alguns alimentos...... como calculam as limitações de autonomia de então eram abismais..... agora pelos vistos só quem o faz, faz pela opção..... pelo direito á diferença ou por carolice....

Eu só uso gás pelo boiller e o aquecimento da AC, com muita pena minha ainda não consegui ultrapassar esta limitação, mas talvez esteja mais proximo a resolução deste problema, do que aparentemente poderiamos equacionar...

A compra de equipamentos a 12volts na maioria das vezes é um verdadeiro desperdicio de euros, especialmente para quem se preocupa em economizar e racionalizar meios, para que percebam vou dar um simples exemplo:

O microondas que tenho na AC a 220volts custou 39,90eur, se eu compra-se o microondas a 12volts, teria de gastar 350eur...... então vale ou não apena ter um inversor de corrente de 1500w que resolve o problema e que custa 180eur.
Se fizerem as contas 180 do inversor + 39 do microondas totaliza 219euros.... para 350eur do microondas a 12volts façam as contas.... economizaram quanto 131 euros..... qual é a escolha mais inteligente????

Já não falo que o inversor posso utiliza-lo para todas as outras aplicações electricas que mencionei.... a opção é vossa....

Qualquer equipamento a 12volts será sempre muito mais caro do que a 220volts..... se fizerem questão também posso explicar porquê.

A 12volts apenas compensa ter a TV e a box do satélite, porque se torna mais eficiente energéticamente e o preço é o mesmo.... de resto 220volts deve ser a opção, pelos equipamentos serem muito mais acessiveis....

Era o que a minha avozinha dizia, "Estragar na farinha e poupar nos farelos".

Para uma vida minimalista a bordo, preferia ter um igloo, e deslocar-me de carro ou de moto, aí sim concerteza que a simplicidade e a economia seria consideravel......

Não queiramos ser Os Velhos do Restelo em termos tecnologicos.....

Desculpem a frontalidade das minhas palavras, mas eu tento viver o futuro e disso não abdico....

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes

cron