por alexandrechora » sexta Oct 07, 2011 2:45 pm
Boas a todos
Desde já digo que a Autonomia e Independência Energética deve ser uma preocupação constante de todos nós, seja em AC ou fora dela....
Porquê?
Porque:
1- O gás é um recurso energético não renovavel, todos os AC`s deveriam ser ecologicos.... para quem se preocupa tanto com o meio ambiente, estranho as afirmações....
2- O gás é uma bomba relogio, dentro e fora de uma AC, não só em termos de perigoso de explosão como também de inalação.
3- A limitação de abastecimento em determinados locias, já tive de fazer cerca de 100kms para comprar gás, vejam o preço que ficou a bilha de gás....
4- O espaço que ocupam as bilhas e o custo acrescido por Km em combustivel.
5- A tecnologia está disponivel e a preços cada vez mais competitivos e alguns de nós pelos vistos viramos a cara para o lado.... pois eu não.
6- A vida a bordo na minha AC, tem tanto conforto como se estivesse em casa, Microodas, Secador de Cabelo, depiladora da esposa, TV satelite, computador, arca frigorifica de 220volts, máquina de café Nespresso.... ou seja tudo o que tem uma casa.... e são estes equipamentos que me simplificam a vida em férias, se assim não fosse ainda andava a comprar gelo como os meus pais que fizeram campismo á 40 anos atrás, para poderem conservar alguns alimentos...... como calculam as limitações de autonomia de então eram abismais..... agora pelos vistos só quem o faz, faz pela opção..... pelo direito á diferença ou por carolice....
Eu só uso gás pelo boiller e o aquecimento da AC, com muita pena minha ainda não consegui ultrapassar esta limitação, mas talvez esteja mais proximo a resolução deste problema, do que aparentemente poderiamos equacionar...
A compra de equipamentos a 12volts na maioria das vezes é um verdadeiro desperdicio de euros, especialmente para quem se preocupa em economizar e racionalizar meios, para que percebam vou dar um simples exemplo:
O microondas que tenho na AC a 220volts custou 39,90eur, se eu compra-se o microondas a 12volts, teria de gastar 350eur...... então vale ou não apena ter um inversor de corrente de 1500w que resolve o problema e que custa 180eur.
Se fizerem as contas 180 do inversor + 39 do microondas totaliza 219euros.... para 350eur do microondas a 12volts façam as contas.... economizaram quanto 131 euros..... qual é a escolha mais inteligente????
Já não falo que o inversor posso utiliza-lo para todas as outras aplicações electricas que mencionei.... a opção é vossa....
Qualquer equipamento a 12volts será sempre muito mais caro do que a 220volts..... se fizerem questão também posso explicar porquê.
A 12volts apenas compensa ter a TV e a box do satélite, porque se torna mais eficiente energéticamente e o preço é o mesmo.... de resto 220volts deve ser a opção, pelos equipamentos serem muito mais acessiveis....
Era o que a minha avozinha dizia, "Estragar na farinha e poupar nos farelos".
Para uma vida minimalista a bordo, preferia ter um igloo, e deslocar-me de carro ou de moto, aí sim concerteza que a simplicidade e a economia seria consideravel......
Não queiramos ser Os Velhos do Restelo em termos tecnologicos.....
Desculpem a frontalidade das minhas palavras, mas eu tento viver o futuro e disso não abdico....
Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...