GPL NAS AUTOCARAVANAS

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

GPL NAS AUTOCARAVANAS

Mensagempor AFigas » quinta set 01, 2011 3:31 pm

Vivam:

Alguém dos amigos autocaravanistas instalou ou sabe de alguém que tenha instalado GPL, para fogão, frigo e aquecimento?
Onde fazer, na zona de Lisboa - Sacavém ?

Agradeço, desde já
Cumprimentos

Arnaldo Figueiras

TM 917325872
TM 919484594
Sacavém Portugal
Avatar do Utilizador
AFigas
 
Mensagens: 41
Registado: sexta jul 30, 2010 9:03 pm
Localização: SACAVEM

Mensagempor ZecaSantos » quinta set 01, 2011 3:46 pm

Companheiros,

AFigas, eu tenho na minha AC um depósito de GPL e foi instalado na Tedecar na Charneca-Venda do Pinheiro (N38º55´03´´W09º13´06´´)

Saudações Autocaravanistas

Zeca Santos
ZecaSantos
 
Mensagens: 313
Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am
Localização: Salvaterra de Magos

Mensagempor jsilva » quinta set 01, 2011 6:59 pm

Boa tarde

A minha A/C que comprei na Alemanha trazia as respectivas botijas, e como não mas trocaram cá por serem estrangeiras, disseram-me que as podia carregar com GPL, o que fiz a cerca de dois anos, é muito mais barato,não tem comparação, aliás é como os companheiros de outros países carregam as suas botijas fora do seu país.

Cumprimentos

Jsilva
Avatar do Utilizador
jsilva
 
Mensagens: 12
Registado: quarta mai 25, 2011 10:05 pm
Localização: FIGUEIRA DA FOZ

Mensagempor Joaquim Silva » quinta set 01, 2011 8:46 pm

jsilva Escreveu:Boa tarde

A minha A/C que comprei na Alemanha trazia as respectivas botijas, e como não mas trocaram cá por serem estrangeiras, disseram-me que as podia carregar com GPL, o que fiz a cerca de dois anos, é muito mais barato,não tem comparação, aliás é como os companheiros de outros países carregam as suas botijas fora do seu país.

Cumprimentos

Jsilva

Então as botijas de 13Kgs podem sêr cheias com GPL? Onde? Nos postos de GPL ou noutro local? È muito importante para mim este assunto
Partir é melhor que chegar. Mas chegar para partir de novo, ainda é melhor.

MadeiradaSilva
Santarem
Joaquim Silva
 
Mensagens: 92
Registado: segunda nov 14, 2005 9:56 pm
Localização: Santarem

Mensagempor nelsontiago » quinta set 01, 2011 9:00 pm

Caros companheiros,

Depois de eu já ter importado a minha AC e ter feito as devidas alterações no sistema de gas. Um colega meu importou a sua AC de França, como é obvio, esta tambem traz o sistema de garrafas de lá. Ele conseguiu manter o sistema comprando uma peça(da marca repsol, posso inquirir onde!) que permite ligar às ditas botijas para assim encher as mesmas com LPG.

Lembro-me ainda de ele ter referido um pequeno problema e ter tido a sorte de conseguir uma porca de rosca esquerda para finalizar as ligações. Ou seja, este 'pequeno' problema da rosca esquerda pode-se tornar num sério problema se não houver facilidade em encontrar as ditas porcas.

Para finalizar, se mais ninguem conseguir ajudar, eu posso 'encostar à parede' o meu colega e sacar mais info para partilhar aqui.

Boas voltas!
Avatar do Utilizador
nelsontiago
 
Mensagens: 58
Registado: segunda jan 03, 2011 3:20 pm
Localização: V.N. Santo André

Mensagempor ZecaSantos » sexta set 02, 2011 5:07 pm

Companheiros,

É proibido encher as botijas com GPL, além de ser muito perigoso.

Existem no mercado internacional depósitos em forma de botija que estão devidamente equipados para fazer esse enchimento.

Com botijas normais cuidado com os rebentamentos possiveis.

Quem usa depósitos ou botijas homologadas, sistemas francamente mais caros, não é pelo prazer de gastar dinheiro.

Por favor, pensem na vossa segurança e na dos outros.

Não transformem as AC em bombas rolantes.

Saudações Autocaravanistas

Zeca Santos
ZecaSantos
 
Mensagens: 313
Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am
Localização: Salvaterra de Magos

Mensagempor jsilva » sexta set 02, 2011 7:40 pm

Boa Tarde

Proibido...talvez, encho as botijas nas bombas normais de GPL, nunca me disseram que era proibido (será que é por ficar cerca de 50% mais barato). Temos que ter o cuidado de não encher na totalidade, e depois verificar depois de apertar os tubos se não há fugas (isto já faço em casa)

Aliás fui informado desta possibilidade por um importador.

Cumprimentos

Jsilva
Avatar do Utilizador
jsilva
 
Mensagens: 12
Registado: quarta mai 25, 2011 10:05 pm
Localização: FIGUEIRA DA FOZ

Mensagempor ahlagos » sexta set 02, 2011 9:17 pm

Com esta inconsciência......o melhor é não me aproximar de outros companheiros!!!!!
Avatar do Utilizador
ahlagos
 
Mensagens: 209
Registado: sexta dez 03, 2010 9:26 pm
Localização: Lagos, Algarve

Mensagempor Miguel1975 » sexta set 02, 2011 11:30 pm

Boa Noite.

Caros Companheiros a minha auto-caravana é a GPL de Fábrica, que tenha conhecimento só existe 2, quando adquiri a mesma pus essa questão e foi-me dito que em Portugal não era permitido, meus senhores agora carregar as botijas por favor não ponham em risco a vossa vida bem como a dos outros
Miguel1975
 
Mensagens: 70
Registado: sexta fev 11, 2011 3:44 pm
Localização: Vila do conde

Botijas

Mensagempor psalreta » domingo set 04, 2011 12:06 am

Sempre ouvi dizer que não é permitido encher botijas com GPL e que é extremamente perigoso pois pode originar rebentamentos. Se assim é, como é possivel alguém arriscar a sua vida e a dos outros para poupar uns trocos?
Paulo J. Salreta
Amadora
Avatar do Utilizador
psalreta
 
Mensagens: 263
Registado: domingo jul 27, 2008 11:15 pm
Localização: Amadora

Mensagempor Miguel1975 » segunda set 05, 2011 8:00 pm

Boa Noite.

Lamentável, os sr, que tem bombas a GPL, deixarem colocar GPL em Botijas, colocando os seus clientes em risco.
Vou deixar ficar aqui um desafio, sempre que virem alguém a colocar GPL em botijas, retirem a matricula e a morada do posto de abastecimento e comuniquem as autoridades, não tenha medo, um dia podemos estar aqui a lamentarmos pela perda de alguém, esse alguém pode ser um de nós.
Boas Viagens.
Miguel1975
 
Mensagens: 70
Registado: sexta fev 11, 2011 3:44 pm
Localização: Vila do conde

Mensagempor José Conceição » quinta set 08, 2011 5:30 pm

Quanto a este tematica, posso afirmar que o enchimento de botijas de gás se encontra devidamente regulado por lei, não tendo presente a legislação, pois a maioria dos postos com GPL, tem junto ao abastecimento a indicação dessa proibição, bem assim o diploma legal, trata-se de uma portaria que no momento não tenho presente.
Posso também referir que os companheiros da alemanha/frança, etc, com muita ferquencia procuram encher as tais garrafas que são diferentes das que usamos por cá, tendo para isso um bocal de enchimento semelhante ao que usa para os depositos dos veículos a GPL, todavia é proibido. Tal como o companheiro refere, existem depósitos, muito semelhantes ás garrafas que podem de facto ser cheios, mas esses tem um manometro onde é possivel fazer a leitura do volume/pressão etc, sendo muito semelhante a uma garrafa.
Pois também já assisti que numa auto-vivenda alemã, e apesar da proibição foi efectuado um enchimento de garrafa e então ocorreu o pior, uma explosão seguida de incendio, que não teve proporções maiores, ardeu o interior e cabelos da senhora e marido, pela rapida e pronta intervenção do caixa da bomba, que acionou o corte do gás e correu com os extintores conseguindo apagar o fogo até chegar os bombeiros, podia ter ocorrido uma gran, grande tragedia.
Assim partilho do que foi referido pela maioria dos companheiros, o importante á segurança, pois a questão do preço não será relevante, quando na verdade podem estar em risco vidas dos proprios e quem sabe até de terceiros.
Em resumo, é proibido porque não é seguro, nada tendo a ver com os valores.
Aproveita cada dia como se fosse o ultimo...................pois um dia ele será.
José Conceição
 
Mensagens: 68
Registado: terça mar 04, 2008 9:07 pm
Localização: Lagoa/Algarve

Re: GPL NAS AUTOCARAVANAS

Mensagempor bernardino1234 » quarta jun 16, 2021 6:55 pm

Boa tarde companheiros

Estou a pensar colocar GPL para alimentação eletrodomésticos ( frigorifico/placa / aquecimento)

Tenho visto em fibra com manómetro, com kit de bocas para europa, cumprindo todas as normas e certificação, até aqui tudo bem, mas só tenho 20 litros de gas, as garrafas de propano com 11 kg da CEPSA acho 35 Litros de gas

Vi entretanto na internet, a montagem numa autocaravana de um deposito por baixo do carro, essa sim leva entre 50/60 litros de gas, traz adaptadores só para Portugal e Espanha, a firma é Pedro Marto GPL
Os senhores dizem que tambem tem certificação.

Companheiro que tenham, agradecia ajuda Sff, SÓ CERTIFICADAS
bernardino1234
 
Mensagens: 2
Registado: terça abr 11, 2017 6:48 pm

Re: GPL NAS AUTOCARAVANAS

Mensagempor Salazar » quinta jun 17, 2021 6:35 pm

bernardino1234 Escreveu:Boa tarde companheiros

Estou a pensar colocar GPL para alimentação eletrodomésticos ( frigorifico/placa / aquecimento)

Tenho visto em fibra com manómetro, com kit de bocas para europa, cumprindo todas as normas e certificação, até aqui tudo bem, mas só tenho 20 litros de gas, as garrafas de propano com 11 kg da CEPSA acho 35 Litros de gas

Vi entretanto na internet, a montagem numa autocaravana de um deposito por baixo do carro, essa sim leva entre 50/60 litros de gas, traz adaptadores só para Portugal e Espanha, a firma é Pedro Marto GPL
Os senhores dizem que tambem tem certificação.

Companheiro que tenham, agradecia ajuda Sff, SÓ CERTIFICADAS


1 kg de propano equivale, sensivelmente, a dois litros. Por isso uma garrafa de 11 kg tem cerca de 22 litros.

Eu uso um depósito da alugas, do tamanho de uma garrafa de 11kg, que leva cerca de 22 litros. E tirando em temperaturas negativas, em que dá para 4 dias, tenho gás para perto de duas semanas.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 24 visitantes