Substituição de colchão

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Substituição de colchão

Mensagempor majv » segunda mar 21, 2011 4:02 pm

Muito possivelmente, alguns de vós, já tiveram necessidade de substituir o colchão da cama na AC.
Pois a esponja do meu, vai começando a dar sinais de perda de propriedades e desejo substitui-la.
Seria facil encontrar esponja idêntica e trocá-la, todavia desejava encontrar algum outro tipo de material com mais durabilidade e rigidez.
Sabem de alguma coisa?
Um companheiro nosso indicou-me o Bultex, mas em pesquisas na internet, apenas encontro uma conhecida marcas de colchões, com modelos em Bultex.
Aceito dicas.
Manuel Vitorino
Marinhais - Salvaterra de Magos
http://stamps-bikes-and-camping-car.blogspot.com/
majv

Registado: quarta abr 09, 2008 7:34 pm

Mensagempor Luis Agostinho » segunda mar 21, 2011 7:37 pm

Boa tarde majv,

Penso fazer o mesmo...e o 1º lugar que me ocorreu foi este.

http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/categ ... oom/10629/

Pelo menos a nivel de diversidade e de tamanhos não nos podemos queixar.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor cookie » segunda mar 21, 2011 10:50 pm

e para o caso de o colchão necessitar de uns ajustes...

um brico de um companheiro espanhol:

http://chapucillas.acmur.es/chapucilla_131.html
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor GOLFINHO » segunda mar 21, 2011 11:13 pm

Caro Companheiro Majv

Deparei-me com o mesmo problema e a melhor solução foi mandar fazer um colchão com as medidas da Autocaravana numa Fábrica de colchões.
Optei pelo Latex a 100% e paguei aproximadamente 400 euros.

Um bem haja
GOLFINHO

Registado: domingo jun 07, 2009 10:01 pm

Mensagempor siroco » terça mar 22, 2011 1:40 pm

Atenção que os colchões de latex precisam de muito arejamento, senão ganham humidade e mofo, o ideal é colocá-los em sommiers de ripas.
siroco

Registado: terça abr 15, 2008 9:25 am

Mensagempor majv » sábado mar 26, 2011 9:18 pm

Já que abri este tópico, e porque já resolvi hoje o "problema", aqui vai.
A minha opção foi esta:
http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/50139957
Meia hora, e com a juda de 2 pessoas, foi o suficiente, para fazer os cortes e fechas as 2 partes dentro dos forros originais da autocaravana, já que a cama permite a articulação longitidinal a meio, para acesso ao boiler e arrecadação.
A espuma agora retirada, tinha 10 cm de espessura, e este latex, apesar dos 14cm, ficou "impec", e com altura final a meio da proteção inferior do estore....
Teste feito...não tem nada a ver com a situação anterior...para muitooooooo melhor como é obvio.
Portanto, assunto resolvido.
Manuel Vitorino
Marinhais - Salvaterra de Magos
http://stamps-bikes-and-camping-car.blogspot.com/
majv

Registado: quarta abr 09, 2008 7:34 pm

Re: Substituição de colchão

Mensagempor spedy » segunda mar 12, 2012 11:10 am

Também gostava de substituir o meu do capucine pois é duro que nem uma pedra não sei se de ter pouco uso, mas fico com a duvida de como vou consegui o recorte para levantar parte da cama que da acesso a cabine e na parte da frente o que lá esta tem a forma de Cunha para assentar no arredondamento do capucine.

Como o companheiro fez esses cortes sem mandar o colchão para o lixo? (acho que e o que me aconteceria)

E já agora látex para o capucine pode ser?

Abraço
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
spedy

Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm

Mensagempor THOR » segunda mar 12, 2012 3:35 pm

Boas,
Eu substitui o meu de uma integral e optei por espuma porque o látex alem de necessitar de mais arejamento também é muito mais quente, dai ter optado pela espuma porque os de molas são muito altos e entre a espuma e o látex (segundo me disseram) para o nosso pais é o ideal.
Também o comprei no IKEA.

Cumps.
Mais vale rico e com saúde, que pobre e doente.
THOR

Registado: terça ago 30, 2011 6:37 pm

Mensagempor Luis Agostinho » segunda mar 12, 2012 8:26 pm

Boa noite Spedy,

Por principio um colchão duro por vezes é sinal de qualidade ou pelo menos um pouco melhor do que aqueles que são moles e não acompanham o contorno do corpo. Por vezes é preferivel investir num bom estrado e os de ripas são os melhores (ditos ortopédicos) e melhor se tiverem ripas com rótulas de borracha...e com isso disfarçar um pouco a falta de qualidade de colchão.
Se o seu estrado é dos que levanta, se calhar vai ter de cortar o colchão ao meio para isso ser possivel ou eventualmente se não cortar, os amortecedôres da cama dificilmente aguentarão com o peso do colchão por inteiro.
Para os recortes o melhor seria utilizar um X-acto bem afiado para não deixar rebarbas de espuma.
No IKEA e por uma questão de facilidade de transporte os colchões por vezes são duas metades, por isso talvez não sêja tão dificil resolver.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Mensagempor GOLFINHO » terça mar 13, 2012 11:03 pm

Boa noite

Companheiro Speedy, as dicas dadas pelo companheiro A745 são excelentes. Posso acrescentar que a melhor opcção relativamente ao material do colchão é sem sombra de dúvidas o latex. Protege a sua coluna (cervical , dorsal e lombar) , tem uma durabilidade muito grande, não sofre deformação e tendo arejamento suficiente . é o mais saudável, não permitindo o desenvolvimento de fungos e ácaros . Claro que com todas estas vantagens , tem um senão .Preço muito maior, talvez o dobro.

um bem haja
GOLFINHO

Registado: domingo jun 07, 2009 10:01 pm

Mensagempor spedy » terça mar 13, 2012 11:11 pm

obrigado pelas dicas, vou tentar resolver dessa forma.

como se trata da cama do "1º andarº nao tem ripas, é liso.

abraço
Imagem
spedy

Mensagempor Aleluia » terça mar 13, 2012 11:55 pm

Boas noites, pessoal.
Companheiro spedy, a minha também é no primeiro andar. Quando a comprei também na tinha ripas, mas pedi e na altura fizeram um estrado de ripas e está impecável. Foi montado em cima da madeira que separa a cama da garagem.
Saudações,
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Mensagempor spedy » quarta mar 14, 2012 12:04 am

boas companheiro aleluia, neste caso o primeiro andar referia me ao capuccine, neste caso teria de ter dois estrados ja que metada da cama levanta para melhor acesso a cabine.

ja agora ignorancia da minha parte mas qual a vantagem de ter um estrado de ripas e nao a madeira integral? na parte fixa tem uma parte metalica "ondulada" segundo o vendedor para evitar condensaçao

abraço
Imagem
spedy

Mensagempor Aleluia » quarta mar 14, 2012 1:48 am

Companheiro spedy, um estrado de ripas consegue fazer uma circulação de ar muito maior, do que se for só madeira. O que é fundamental para evitar a condensação e para não aparecerem bolores.
Saudações,
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Mensagempor Luis Agostinho » quarta mar 14, 2012 10:35 am

Bom dia Spedy,

Mesmo os estrados de cama de nossas casas são perfurados 1º para permitir o arejamento do colchão e 2º para permitir o manuseamento mais fácilmente.
A vantagem do estrado de ripas é que além de haver uma maior circulação de ar e evitar a condensação torna-se mais maleável e acompanha a forma do corpo, ou molda-se ao corpo, e com isso torna-se mais relaxante...até pareço um vendedôr da Colunex!!!! :mrgreen:

Deixo-lhe este site de uma loja em França, investigue tudo... :wink:

http://www.narbonneaccessoires.fr/confo ... flex.html#

A única dificuldade que pode encontrar num estrado de ripas é eventualmente ele não ser "partido" ao meio e com isso não poder levantar a metade da cama que lhe permite passar para a cabine sem acontecer aquilo que acontece a muito boa gente que é bater com a cabeça na trave...e logo a seguir....#"&%$#"$#!!!! :x :evil: ( a moderação não deixava passar as asneiras que a gente diz quando isso acontece!!!! :mrgreen: :mrgreen: )

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes