por alexandrechora » quinta Oct 28, 2010 8:44 pm
Caro companheiro Mário,
Com todo o respeito que tenho por todos os companheiros, ainda mais, pela escolha das palavras e expressões que utilizou, ainda mais me honra pela sua intervenção, e desde já o meu obrigado, por esta questão, embora eu já tivesse a aguardar pela questão do meio ambiente e da fiabilidade do motor.
E neste caso o que nos preocupa mais, é a fiabilidade do motor, ficando o meio ambiente infelizmente para segundo plano.
Na abertura deste post ou seja a minha primeira mensagem, referi que tenho dois carros, cuja electronica de gestão foi alterada no Fiat Bravo e uma vitamina (ship) no caso da BMW, o primeiro com 242000 e o segundo com 207000, e agora que o diabo seja cego surdo e mudo, nunca parti um turbo, nunca queimei uma junta, nunca tive necessidade de abrir um motor, ou um injector ou a bomba injectora, ou seja, apenas mudança de oleos filtros o comun a qualquer carro.
Agora existem regras de utilização para carros com ship, que têm de ser respeitadas, para qualquer utilizador poder afirmar o que referi anteriormente relativamente aos meus carros.
Regras de utilização de um motor com chip:
1- Nunca levar o motor ao Redline(vermelho) do conta rotações, também digo-vos não vão sentir essa necessidade.
2- Nunca andar com o pedal a fundo mais que 5minutos, atenção se estiver tempo muito quente, de Verão acontece 2 a 3 minutos.
3- Nunca deixar que a temperatura do motor ultrapasse os 95graus (o manometro da temperatura está é para alguma coisa).
4- Até meio pedal de acelerador os cavalos originais estão lá, de meio pedal para baixo aparece os cavalos vitaminados. Apesar de sentir mais binário, suavidade e elasticidade do motor em baixa rotação e até meio acelerador. Só experimentando, depois companheiro não quer outra coisa, acredite.
5- Revisões dentro do tempo previsto, o oleo deve ser semi ou totalmente sintético.
6- A melhor regra de todas o bom senso, uns têm outros não. Os que não têm bom senso na utilização do chip, investem mais em pastilhas de travão, em discos de embraiagem, etc.
Companheiro percebo perfeitamente a sua preocupação, e á 8 ou 9 anos atrás decidi experimentar, e acredite, agora não quero outra coisa, gostava que exprimentasse o meu Bravo, parece um Karting.
Espero que a questão da fiabilidade do motor esteja minimamente esclarecida, evidentemente muito mais poderia-lhe dizer e claro que um motor pode ter problemas, mas estou convicto pela experiência que tenho enquanto utilizador responsável, não será pelo chip que melhora a motor performance do motor em 30%. No entanto existem alterações electronicas e mecânicas que melhoram em 50-60% a performance ai sim o risco é efectivo, o que não é efectivo. Mas também a minha experiência de utilizador chips e reprogramações de centralinas é em automoveis, cujo ambito de performance é diferente das AC. Em virtude disto e aquilo que pedi ao programador, mais coerência dá ás minhas afirmações.
A questão do impacto ambiental da utilização dos chips, é extremamente fácil raciocinar e chegar a uma inevitavel conclusão, com chip polui menos, porquê:
Por dois aspectos obvios:
1- Eu nunca desmotei o chip para levar os meus carros á inspecção, e até porque o bravo não existe chip, existe reprogramação de centralina, e os valores de emissão de particulas e de monoxido de carbono medidos no centro de inspecções, segundo o técnico da ultima vez que perguntei em relação à BMW estava abaixo dos valores indicados, eu só perguntei o que se passava por que vi o técnico de inspecção a repetir o teste, e perguntei "oh amigo há problema" e ele responde-me " de forma alguma, apenas os valores não batem certo com os indicados", "pensei que raio nunca tive problemas com o Bravo, porque é que eu não tirei o chip e calei-me e aguardei pelo impacto" o técnico termina o teste e diz-me " nunca vi um BMW 320 com emissões tão baixas", desmanchei-me a rir e não disse mais nada. Avaliem como quiserem...
2- Segundo aspecto, é uma evidência irrefutavel, se nas minhas mãos a BMW gasta menos 1,5litros, então é porque queima menos combustivel se queima menos combustivel também emitem menos gases referente ao gasoleo que economizo. É lógico não, o que é que acham?
Agora ainda existe a questão de marketing e politica da questão, que vou postar mais logo, se me permitem... Amigo será especialmente para si Mário.
cumps
Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...