CARROS ELÉCTRICOS

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

CARROS ELÉCTRICOS

Mensagempor fnunes » quarta nov 11, 2009 7:36 pm

Olá boas a todos

Como sabem 2010, será o ano em que os carros eléctricos vão ser comercializados em toda a Europa e Portugal será, assim espero um dos primeiro a ser contemplado .
A empresa Nissan/Renault, vai assim contribuir para a apresentação de 3 modelos, um citadino, um familiar e outo de carga/mercadorias.
Como sabem todos eles movidos por baterias, e cuja energia, para as carregar será a partir das tomadas 220v, ou a possibilidade de se autocarregarem em andamento/travagem.
Assim sendo, trata-se de uma energia limpa, por enquanto, pois no futuro ainda não se sabe qual o destino a dar ás baterias, mas nem tudo é mau,o que temos actualmente é péssimo para o meio ambiente e inimigo das carteiras de todos os utentes.
Vejo assim uma boa alternativa á tradicional moto 125cm3. que muitos companheiros, podem agora desfrutar com a carta de ligeiros, se bem que já há muita gente que apostou nesta nova energia alternativa(de nova não tem nada) em pequenas deslocações.
Mas o que espero a breve trecho é ver-me com um pequeno carro eléctrico de 3 ou 4 rodas com dois lugares, rebocado á autocaravana, sem atrelado, através de um "roolbar" e que pese menos de 750kgs, condicionantes do codigo da estrada-carta B ; B+E.
Mas uma dúvida me assalta, será que podemos carregar essas baterias dos VE a partir do nosso conversor 12dc/220AC?
Qual a potência e necessária bem como a amperagem, será que as nossas baterias de 100-120AH aguentam ? ou uma vez em andamento (carro+autocaravana) é possivel carregar os ditos VE(s), porque o alternador em movimento, debitará, mais fácilmente a energia, que não seria possível apenas do painel sola?

E outras dúvidas se levantarão na discussão deste tema e que se dissiparão com os esclarecimentos de todos aqueles que de uma maneira ou outra sabem contribuir , através do seu conhecimento e a sua prática ao longo da sua vida profissional

Os meus Agradecimentos
Fernando nunes
ADRIA-680 SPL
fnunes

Registado: quarta nov 23, 2005 2:40 pm

Mensagempor caminheiro » quarta nov 11, 2009 9:53 pm

Olá fnunes,
O mais provável é a substituição das 125 cc por scooters eléctricas de potência equivalente. Consideremos um Smart Fortwo eléctrico que terá uma potência de 45 Kw. Consideremos um alternador, dos mais potentes, das nossas autocaravanas que debita, no máximo, 160A x 12V = 1,92 Kw. Se nos abstrairmos das perdas e esquecermos que o alternador terá que continuar na mesma a alimentar a autocaravana, mesmo assim teríamos 45 Kw/ 1,92 Kw = 23,4 Horas de funcionamento do alternador a plena potência para repor a carga das baterias do VE em consequência de uma hora de utilização..
Os VL terão forçosamente que ser carregados a partir dos 220V da rede. Para carregar a partir de um painel solar de 100W seria uma eternidade.

No que respeita ao tema do reboque de um carro, pergunto: Porquê rebocar um carro? Não será mais económico e prático um carro, eléctrico ou não, rebocar uma caravana?

Saudações autocaravanistas
Caminheiro
caminheiro

Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm

CARROS/MOTAS ELECTRICAS

Mensagempor fnunes » quarta nov 11, 2009 11:19 pm

Boas Caminheiro e rest ACs

Bom pelo que percebi, é para esquecer o carregamento a partir do alternador, painel solar(Bateria (s) da célula) e possivelmente de outra energia alternativa que não seja capaz dxed debitar a potência que o mais elementar ve necessita.
Relativamente ao VE, quando rebocado, terá as mesmas funções que a bicicleta, acelera, ou mesmo a moto, só que agora temos um carro eléctrico mais seguro, mais poupadinho e amigo do ambiente; e além disso por se tratar de uma viatura homolgada, poderá circular nas AE(s)
e quando rebocado de 3 ou 4 rodas, este se equilibrrá, quando em movimento.
Mesmo não tendo os 220v a bordo da AC, apostarei num VE para as pequenas incursões, pelo nosso Portugal e não só, por ser uma viatura estreita, isto é com dimensões, quase idênticas ao de uma moto de combustão.
Eventualmente a viatura que pretendo, poderá ser eventualmente um hibrido, tanto me faz. Opções futuras, a ver vamos......

Os meus agradecimentos!!!

Saudações autocaravanistas
Fernando Nunes
ADRIA-680 SPL
fnunes

Mensagempor caminheiro » quinta nov 12, 2009 5:28 pm

Boas companheiros,

Pois é verdade que bastante falta nos faz um pequeno veículo. As áreas de serviço ou parques de estacionamento ficam muitas vezes longe do centro das cidades. Para colmatar este problema comprei uma acelera mas a breve trecho tive que a pôr de lado devido a excesso de peso. Optei então por uma bicicleta eléctrica dobrável, em alumínio, que ainda assim pesa 27Kg e que pode ser vista aqui: http://www.tucanobikes.net/deluxe_imagenes.html

Mas o eu queria mesmo era um veículo para dois, como esta maravilha: http://www.secma-portugal.com/fun-elect.php Malfadadamente é caro e pesado.

caminheiro
caminheiro

Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » domingo nov 22, 2009 7:14 pm

Caros companheiros:

Quer no caso dos carros eléctricos, quer no caso das scooters eléctricas, penso que o respectivo carregamento talvez possa ser efectuado com recurso a uma tomada de 220 V, em pleno andamento da AC...
Com efeito, instalei na minha AC um transformador de corrente associado às duas baterias auxiliares, as quais por sua vez são carregadas a partir do painel solar, e também do motor veículo.
Tenho assim acesso a corrente de 2000 W (dá para a torradeira eléctrica, para o secador de cabelo, para o forno eléctrico com duas resistências, etc, etc.). Apenas tenho de ligar o motor sempre que as baterias começam a ficar descarregadas. De facto, nestas circunstâncias, o motor da AC funciona como um gerador com 2000 W de potência.
Por exemplo, consigo viajar com o frigorífico ligado nos 220 V, em vez dos habituais 12 V.
Por isso, apesar de eu não ser um perito nesta matéria, talvez seja também possível proceder ao carregamento de qualquer equipamento utilizando os 220 V através de uma extensão adequada.
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

carros electricos-carregamento

Mensagempor fnunes » domingo nov 22, 2009 10:10 pm

Boas a todos

Mas, o assunto que o companheiro Fernandes Henrique, trás mais uma vez para discussão é deveras interessante, pois houve alguem que as potências eléctricas que se pretendiam para máquinas e outros.. por exemplo não seria vantajoso para a saude dos equipamentos instalados desde as baterias, conversores dc/ac etc.
Então diga-nos p.f. quais as caracreteriscas dos equipamentos elect. a bordo:
Baterias: qual a capacidade (...A/H) quantas?
A potencia do conversor DC/AC e qual a frequencia (sinosoidal/+-cont)?
Quantos paineis solares potencia?
Qual o alternador montado na viatura (amperagem de debito) ?

No caso do carregamento de um carro/mota elect. não é possível obter a plena carga na 1ª hora por isso é que os fabricantes dizem que é possivel ao fim de 5/6horas a partir de 220v, (este tempo é variável com a potência).

Os meus agradecimentos
Fernando Nunes
ADRIA-680 SPL
fnunes

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 13 visitantes