Olá boas a todos
Como sabem 2010, será o ano em que os carros eléctricos vão ser comercializados em toda a Europa e Portugal será, assim espero um dos primeiro a ser contemplado .
A empresa Nissan/Renault, vai assim contribuir para a apresentação de 3 modelos, um citadino, um familiar e outo de carga/mercadorias.
Como sabem todos eles movidos por baterias, e cuja energia, para as carregar será a partir das tomadas 220v, ou a possibilidade de se autocarregarem em andamento/travagem.
Assim sendo, trata-se de uma energia limpa, por enquanto, pois no futuro ainda não se sabe qual o destino a dar ás baterias, mas nem tudo é mau,o que temos actualmente é péssimo para o meio ambiente e inimigo das carteiras de todos os utentes.
Vejo assim uma boa alternativa á tradicional moto 125cm3. que muitos companheiros, podem agora desfrutar com a carta de ligeiros, se bem que já há muita gente que apostou nesta nova energia alternativa(de nova não tem nada) em pequenas deslocações.
Mas o que espero a breve trecho é ver-me com um pequeno carro eléctrico de 3 ou 4 rodas com dois lugares, rebocado á autocaravana, sem atrelado, através de um "roolbar" e que pese menos de 750kgs, condicionantes do codigo da estrada-carta B ; B+E.
Mas uma dúvida me assalta, será que podemos carregar essas baterias dos VE a partir do nosso conversor 12dc/220AC?
Qual a potência e necessária bem como a amperagem, será que as nossas baterias de 100-120AH aguentam ? ou uma vez em andamento (carro+autocaravana) é possivel carregar os ditos VE(s), porque o alternador em movimento, debitará, mais fácilmente a energia, que não seria possível apenas do painel sola?
E outras dúvidas se levantarão na discussão deste tema e que se dissiparão com os esclarecimentos de todos aqueles que de uma maneira ou outra sabem contribuir , através do seu conhecimento e a sua prática ao longo da sua vida profissional
Os meus Agradecimentos
Fernando nunes