Potência do motor..

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Potência do motor..

Mensagempor joaquim » quinta ago 20, 2009 12:32 pm

Caros amigos:
Tenho uma Riviera com uma motorização Fiat Ducato 1.9 TDS ano 1996. Quantos cavalos (CV) terá este motor...?
obg!
joaquim

Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm

Mensagempor O Françiou » quinta ago 20, 2009 1:55 pm

Bom dia

Faz 90 CV.
Pode ser um pouco "fraco" quando a estrada vai subir :?
Cordialmente

O Françiou, era o meu tio chamava-me assim

Registado: segunda jul 16, 2007 7:18 pm

Mensagempor spinto » sexta ago 21, 2009 1:21 pm

Realmente 90CV para uma autocaravana é muito pouco, eu pessoalmente tenho ford transit 2,5d e quando sobe pareçe mesmo uma arrastadeira, já agora quem tiver solução para aumentar a potência ou qq outra alteração que diga pois tb estou a precisar fundamentalmente quando sobe porque em estrada normal ela despacha-se razoavelmente bem.
Por onde quer que passe, o Autocaravanista que se preze deixa sempre o local melhor do que o encontrou !!!!!
Sergio Pinto
Braga
spinto

Registado: segunda jul 21, 2008 5:58 pm

Mensagempor joaquim » sábado ago 22, 2009 8:02 pm

É assim, depende muito da concepção do motor, os 90 cvs para uns pode ser pouco e para outros pode ser o suficiente, o que interessa é o binário...Sempre ouvi dizer que melhor que cilindrada, só mais cilindrada! Mas tambem vou nessa de meter uns "pózinhos"....sem sacrificar a mecânica, claro!
joaquim

Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm

Mensagempor RUYMORAIS » domingo ago 23, 2009 2:50 pm

spinto Escreveu:Realmente 90CV para uma autocaravana é muito pouco, eu pessoalmente tenho ford transit 2,5d e quando sobe pareçe mesmo uma arrastadeira, já agora quem tiver solução para aumentar a potência ou qq outra alteração que diga pois tb estou a precisar fundamentalmente quando sobe porque em estrada normal ela despacha-se razoavelmente bem.

caro companheiro devagar se vai ao longe

a minha ford andrade de 1988 tem 2500cc e 68cv e vai a todo o lado

demara mais ? nao faz mal aprecia-se a paiagem , alem de que nao sou multado por excesso de velocidade

ela so e lenta a subir , porque em recta vai aos 120/130 sem se chatear mas a subir e que e lesma mesmo

para gaudio da familia quando se regressa a casa temos sempre parodia , venha por onde vier tenho sempre 3 subidas ate chegar a casa e entao e um farto-te de rir pelo facto de se subir a 30/40 km/h

mas tanbem velocidade para que ? ferias sao ferias
Editado pela última vez por RUYMORAIS em segunda ago 24, 2009 6:35 am, num total de 1 vez.
RUYMORAIS

Registado: segunda mar 10, 2008 10:12 pm

Mensagempor josegon_calves » domingo ago 23, 2009 5:55 pm

Ora nem mais Ruy Morais,

Quem tem um "brinquedo" destes certamente que o objectivo não é andar depressa mas disfrutar da paisagem.

Comigo, sempre que me sento ao volante dá-me especial prazer circular a 60/80Km/hora, mesmo quando saio ao sábado para regressar ao domingo a meio da tarde, dá-me mesmo prazer circular e tentar observar a paisagem.

Raramente utilizo a autoestrada e quando a utilizo normalmente não ultrapasso os 130Km, e já é muito!!!

Ah! O meu "brinquedo" é um 2.8 IJtd, mas já tive uma 1.9 Td e fui à Serra muitas vezinhas, claro que mais devagar, mas disfrutei as paisagens.

Férias ou não férias, companheiro RuyMorais, o que importa mesmo é ir e voltar e se der para disfrutar e tirar prazer desses momentos...

Até sempre,

José Gonçalves
Guimarães
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor spinto » domingo ago 23, 2009 10:01 pm

caro companheiro ruymorais, sempre andei e ando dentro dos limites impostos, quando me refiro há necessidade de potència, obviamente não é para chegar mais depressa mas sim para náo morrer tanto a subir.

A minha tb vai a todo lado, até fui eu próprio que a trouxe da alemanha á uns aninhos e por isso razões de queixa só mesmo a subir, é aí que por vezes dá para desanimar.

é o que se pode ter, e contra isso nada a apontar, satisfeito até á data.
Por onde quer que passe, o Autocaravanista que se preze deixa sempre o local melhor do que o encontrou !!!!!
Sergio Pinto
Braga
spinto

Mensagempor JorgeAlmeida » domingo ago 23, 2009 10:04 pm

Boas
Estou a pensar adaptar um intercooler na minha AC,que e propulsionada por um motor 2.5turboD,depois se aprovar,aumento um pouco a pressao do turbo

Ps-se souberem de um intercooler a bom preço,lembrem-se de mim!
Jorge Almeida

EURAMOBIL
JorgeAlmeida

Registado: terça ago 28, 2007 9:32 pm

Mensagempor nelson » segunda ago 24, 2009 9:10 am

Bom dia .

Caros amigos ,tambem tenho uma 1.9td , o meu unico problema tambem a a subir ,e o aumento da temperatura do motor .
Considero neste caso que o 1.9td para uma autocaravana 3500kg e mesmo muito justa .
Quando tive uma sky 2004 DA ,ja o peso e comprimento eram inferiores , o motor 1.9td era razualvel .
Agora na minha elnagh 58 1.9td , alem dos probelmas acima referidos , derivado ao capucino mesmo em descida com vento de frente riscamos de descer a 70km e a fundo no motor ,a unica maneira de poupar o motor e gasolio e colar atras de um camião .
Mas meus amigos a descer com vento nas traseiras nem vos conto como ela anda ,quem me conchece ja sabe :D :D

um abraço

nelson
katamarano light 140cv
nelson

Registado: sexta dez 01, 2006 1:45 pm

Mensagempor bushman » segunda ago 24, 2009 12:30 pm

Boa dia.
Também eu estou na mesma situação.
Realmente dá para ver a paisagem se viajar durante o dia, mas muitos kilometros são feitos durante a noite, para aproveitar o pouco transito.
Viagens de 550km até á serra nevada durante a noite e a autocaravana a perder a velocidade em qualquer subida é frustante, pois por vezes atinge 60km/h.
Também coloquei uns produtos no motor e gasoleo, mas até ao momento não sinto diferença.
Claro que se o motor pifar, vai levar um muito mais potente.
Até lá vou continuar nas calmas, e mentalizar que vai andar devagar nas subidas e o inverno ainda não começou :cry:
bushman

Registado: sábado jul 26, 2008 9:37 pm

Mensagempor O Françiou » terça ago 25, 2009 7:39 am

Bom dia

Posso indicar um link para material qe aumenta a potência do motor
http://www.powersystem.fr/FR/quisommesnous.php
http://www.accessoire-camping-car.com/temoignages.php

Este aparelho monta-se (e desmonta-se) facilmente, muito auto- caravanistas franceses utilizam sem problemas. Muitos disem que o motor tem mais potencia, que a conducao e mais agredavel, penso que e verdade
Não sei se para o 1,9 existem um aparelho

Deve saber que algumas seguros não cobrem em casos d' acidentes e que a lei autoriza a utilização deste aparelho unicamente sobre circuito :shock:

Existe outras marcas que dão o mesmo resultado
http://www.yjcmotors.com/electronique_m ... ionnel.htm
http://www.sport-tuning.com/

Eu nao vos disse nada :wink:
Cordialmente

O Françiou, era o meu tio chamava-me assim

Registado: segunda jul 16, 2007 7:18 pm

Mensagempor RUYMORAIS » terça ago 25, 2009 9:26 pm

caro companheiro isso so funciona se o motor for TDI , CDI , porque se for atmosferico ou ate mesmo turbinado mas sem centralina , nao resulta e nao existe nada a fazer a nivel electronico

a unica coisa seria montar um turbo nos atmosfericos e nos turbinados aumentar o o tamanho do turbo , se possivel , ou entao aumentar a pressao do mesmo

mas isso so resulta se o turbo for com menos de 10 anos
RUYMORAIS

Mensagempor JPires » quarta ago 26, 2009 9:20 pm

Boa noite,

Todos os colegas que por aqui comentam, dá para ver que sofrem das mesmas frustrações ( onde eu me íncluo) ou melhor incapacidade sobre a máquina Fiat 1.9 td.
Por mais artimanhas, dispositivos e aditivos em minha opinião não há mesmo nada que possamos fazer. Pois esta motorização é mesmo fraquita. Quando encontramos umas subidas um pouco mais acentuadas só nos resta reduzir umas mudanças e apreciar a paisagem, não sei se nas motorizações com mais cilindradas 2.5D e 2.5.Td as passagens de caixa tb são muito frequentes ou será só na 1.9 td????( aguardo opiniões) como nunca conduzi nenhuma, mas gostaria de saber, pois a maior cilindrada poderá fazer toda a diferença na altura de subir.
Claro que dado o tipo de veículos que conduzimos o objectivo da potência é contrariar o peso dos veículos nas subidas e obter uma velocidade cruzeiro aceitável. O que em recta e descida não me queixo mas nas subidas mais acentuadas minha nossa..................quase que dá para ir à casa de banho e ela ainda vai no mesmo sítio.

Boas viagens.
J.P.
JPires

Registado: segunda ago 24, 2009 11:13 am

Mensagempor RUYMORAIS » quarta ago 26, 2009 9:59 pm

a minha coitada , nao a da foto , mas sim a ford , tem so 68cv e 2500cc costuma circular com peso medio de 3100kg , ate que nao anda mal , so tem caixa de 4 mas com overdrive o que em estrada e uma maravilha , o pior e mesmo nas subidas em que se tem de ter uma velocidade abaixo dos 70km/h
o overdrive e bom em estrada aberta e nao em percursos com muitas subidas acentuadas

a vantagem dela e ter consumos de 8/9 litros/100km
RUYMORAIS

Mensagempor spinto » quarta ago 26, 2009 10:13 pm

estes dias a falar com um colega sobre a carrinha morrer muito logo que sobe e sobre a possibilidade de trocar por mais recente e potente lançou uma ideia que não sei se será possivel:

Em vez de comprar outra ou trocar por mais recente e visto a autocaravana estar interiormente boa, porque não comprar uma carrinha ford igual mas 2.5td e mais recente ou ducato 2.5 e colocar a celula e proceder á respectiva legalização.

Será economicamente viável ?
Seria vantajoso visto saber como está int/ext a minha celula ?
Será que quem faz reparações de autocaravanas tb poderá fazer o serviço?

Sinceramente não faço a minima ideia e por isso escrevo para ver a vossa opinião.

[/b]
Sergio Pinto
Braga
spinto

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes