Manutenção da Cassette da Sanita

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Manutenção da Cassette da Sanita

Mensagempor JorgeUMM » sexta Oct 10, 2008 10:16 am

Começo por pedir desculpas aos Administradores se este não for o local adequado para colocar o tópico.

Cedo irão perceber que face às dúvidas sou novo nestas andanças (recomenda o bom senso que quem não sabe pergunta. Devendo fazê-lo a quem detém o saber da experiência feito) e, fazendo uma pesquisa demorada não encontrei solução para o meu problema ou dilema.

As minhas questões prendem-se com a manutenção/limpeza da cassette da sanita (penso ser o nome apropriado). A verdade é que comprei três produtos distintos para a citada manutenção: um para "desmoer" o conteúdo, outro para reduzir odorres no WC e um terceiro para evitar a formação de limos nas águas sujas.
Assim, gostaria que me pudessem explicar:
Onde colocar?
Que quantidades?
Quando se deve proceder à respectiva substituição?
E outras eventuais "dicas" que julguem pertinentes.

Querendo acreditar que vou ver as minhas dúvidas devidamente esclarecidas nesta enciclopédia electrónica , aceitem os meus agradecimentos antecipados
Jorge Figueiredo
Carregal do Sal
JorgeUMM

Registado: quarta Oct 01, 2008 11:24 am

Mensagempor fluis » sexta Oct 10, 2008 10:35 pm

Boa noite,

Vamos lá por partes que é para ver se o consigo ajudar:

Comprou da thetford ou da fiamma?

Comprou o Aqua Kem blue ou Aqua Kem Green? O Azul é mais eficaz na acção e a evitar odores, o verde é mais amigo do ambiente mas menos eficaz.Tanto um como o outro usa-se do seguinte modo:
- 75 ml por cada 10 litros de capacidade da cassete. A capacidade mais comum nas AC’s é de 17 litros o que faz 127.5 ml de produto para cada utilização. Como a medida amarela que serve igualmente de tampa para a cassete não tem este valor, o que eu faço é colocar uma com 75 e outra na marca 60, o que perfaz 135 ml ou seja ligeiramente mais. Se for de 20 litros que é a capacidade das maiores então não tem que enganar que é colocar 150 ml, e essa medida existe na tampa doseadora. Apesar de muitos companheiros defendem que não vale a pena colocar água que é para aproveitar melhor a capacidade, a thetford aconselha a colocar 2 a 3 litros de água, eu pessoalmente coloco sempre mais de 1.5 litros. Acho que nas primeiras utilizações o produto se estiver sozinho nem cobre todo o fundo.

Como se chama o “outro para reduzir odores no WC”? Aqua Rinse, ou ..? Só sabendo a que se está a referir é possível dar uma ajuda.

de limos nas águas sujas – Deve estar a referir-se ao Tank Freshener. Este acho muito importante porque evita que os depósitos ganhem cheiros desagradáveis, principalmente com muito calor vai dar valor ao produto. Deve ser colocado em todas as saídas de escoamento da água, nomeadamente no lava-louça, no lavatório e no duche. Eu como coloco sempre após esvaziar os depositos, uso uma pequena quantidade, muito inferior à aconselhada, faço a olho e despejo uma pequena quantidade em todos os orifícios que já referi.

Espero que seja útil.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Mensagempor Luis Camelo » sábado Oct 11, 2008 2:18 pm

Olá Companheiros

O outro produto se for um cor-de-rosa, é só ambientador, para ser colocado na água, das caravanas e AC que tem depósito separado só para a sanita.
Um Abraço

Porcina e Luis Camelo
Challenger G36
Luis Camelo

Registado: terça nov 15, 2005 11:06 pm

Mensagempor JorgeUMM » segunda nov 17, 2008 3:02 pm

Boas Companheiros

Gostaria em primeiro lugar de agradecer alguns dos esclarecimentos enviados que me permitiram solver algumas dúvidas.
Assim no que diz respeito ao produto "Aqua Kem Blue" estou elucidado.

Subsistem no entanto algumas dúvidas no que diz respeito aos produtos:
"Thetford - Tank Freshener" e "Aqua Rinse".
Assim que for viável gostaria de saber onde devem e se devem ser ou não colocados, bem com as respectivas dosagens.

Não querendo abusar, existe ainda uma outra dúvida que gostaria de ver esclarecida: Para que serve o depósito de pequenas dimensões que está separado e colocado na parte superior da cassete química?

Tendo a noção que parte destas dúvidas permitirão soltar algumas gargalhadas ou pelo menos esboçar algum sorriso, permitam-me expor as minhas dúvidas existenciais de um autocaravanista assumidamente maçarico :D :D :D

Jorge Figueiredo
JorgeUMM

Mensagempor Zito » segunda nov 17, 2008 3:21 pm

Companheiro Jorge

Quanto às dúvidas dos produtos em questão, não sou invejoso e deixo essa explicação para os restantes companheiros.

No que respeita ao tal "depósito pequeno" (leva +- 10 litros de água) por cima da cassete do WC, é o depósito que armaneza a água que vai servir para "empurrar" os detritos para a mesma cassete quando necessitamos.

É o que chamamos lá em casa de Autoclismo.

Penso que me fiz entender

Um Abraço
Zito
José António
knaus Traveller C 595
Aveiro
Zito

Registado: segunda jan 07, 2008 3:30 pm

Mensagempor JorgeUMM » segunda nov 17, 2008 3:42 pm

Companheiro Zito

Não estamos seguramente a falar da mesma coisa.
O depósito a que me refiro é de pequenas dimensões, não sei mesmo se levará 0,5 Litro de líquido.

Jorge Figueiredo
JorgeUMM

Mensagempor Zito » segunda nov 17, 2008 6:56 pm

Companheiro Jorge

Penso que não me enganei ao dar-lhe a informação que dei.

O que se passa é que olhando para o tal depósito que está a vista ele é realmente pequeno, mas dá passagem para o tal depósito que lhe falei.

Se o Companheiro Jorge colocar a água pelo tal depósito pequeno, vai ver que ele demora a encher pois está a dar passagem para o tal autoclismo. A comprovar esse enchimento está ao lado do tal depósito, um tubo de vidro para verificarmos quando está totalmente cheio.

Se mesmo assim não estivermos a falar da mesma coisa, só tenho de lhe pedir desculpa pela informação errada.

Um Abraço
Zito
José António
knaus Traveller C 595
Aveiro
Zito

Mensagempor JorgeUMM » segunda nov 24, 2008 5:42 pm

Companheiros

Começando por pedir desculpa pela insistência, mas continuo a necessitar de ajuda para as dúvidas que coloquei.

Agradecimentos antecipados
Jorge Figueiredo
JorgeUMM

Mensagempor Nuno Pires » segunda nov 24, 2008 10:50 pm

Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Nuno Pires

Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am

Mensagempor JorgeUMM » terça nov 25, 2008 10:13 am

Boas Companheiro Nuno Pires

Os produtos em que tenho dúvidas na utilização, quer nas dosagens quer nos ou no local onde ser colocado são estes.

Imagem

Imagem

Obrigado
JorgeUMM

Mensagempor Nuno Pires » terça nov 25, 2008 10:36 am

Bom dia a todos.
Salvo melhor opinião, o primeiro serve para adicionar às águas limpas, autoclismo impedindo a formação de algas ou bactérias. A quantidade ou dose a utilizar depende da quantidade de água que o seu autoclismo levar.

Quanto ao segundo serve para a limpeza e manutenção diária das tubagens e do depósito de água residual, diminui e evita a acumulação de sedimentos de gordura na tubagem e no depósito de agua residual, a dose peço desculpa mas também não lhe sei dizer, mas penso que está na parte de trás da garrafa.

http://midap.blogspot.com/

http://umafotomilpalavras.blogspot.com/

http://nunopire.hi5.com

http://www.vivercamaroes.com/

Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.

Nuno Pires
Camarões/Sintra
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Nuno Pires

Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am

Mensagempor adelsilva » quarta nov 26, 2008 9:29 pm

Obrigado
Companheiros

Pelos conselhos dos liquidos
Adelino Silva
Fiat Fendt 290
adelsilva

Registado: segunda abr 28, 2008 10:35 pm

Mensagempor JorgeUMM » quinta nov 27, 2008 10:39 am

Companheiro Nuno Pires

Os meus agradecimentos pelos conselhos dados.
Penso que tenho o problema definitivamente resolvido.
JorgeUMM

Mensagempor Zito » quinta nov 27, 2008 6:20 pm

Companheiro JorgeUMM

Folgo em saber que as dúvidas que tinha sobre os produtos líquidos foram dissipadas. É para isso que aqui estamos, embuídos pelo espirito de entre-ajuda.

Já agora, visto que não o mencionou, como ficou o caso em relação ao depósito por cima da cassete do WC?

Estaría-mos a falar de coisas diferentes ou não? Também fiquei curioso, pois desconheço que depósito será esse, se não for aquele que descrevi.

Mande notícias e receba um Abraço
Zito
José António
knaus Traveller C 595
Aveiro
Zito

Mensagempor O Françiou » sexta nov 28, 2008 4:54 pm

Boa tarde

Uma solucaà et de utilisar esta produto
http://www.sog-dahmann.de/
Custa mais o menos este pecios