Operações de Manutenção na AC

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Operações de Manutenção na AC

Mensagempor fluis » segunda mar 27, 2006 11:50 am

Boa tarde,

Venho propor , que troquemos experiências sobre operações de manutenção que efectuamos à nossa AC.

Para começar, recomendo a leitura do nº 180 de Abril de 2006, do “Le monde du Camping Car”, onde estão duas fichas que na minha opinião são extremamente úteis:
  • Uma é sobre a manutenção a efectuar à bomba de água, ao nível do filtro da mesma e das membranas, bem como os cuidados a ter durante a operação.
  • A outra ficha fala sobre como refazer as juntas de estanquecidade.

Operações de manutenção que eu costumo fazer à minha para além da truma e do deposito da água já referido noutro tópico:
  • Verificar a água destilada da bateria auxiliar aproximadamente de 3 em 3 meses.
  • Retirar as grelhas do frigorífico, para lavar (costumo usar para tal a máquina de lava-loiça, experimentem e vejam o resultado), e dou uma assopradela com ar para limpar o interior.
  • Pelo menos anualmente, retiro os parafusos dos espalhadores do fogão (os meus estão presos com parafusos), e vou a uma casa da especialidade comprar novos parafusos, pois normalmente aqueles saem com um ar bastante corroído.
  • Limpar o filtro do exaustor.
  • Verificar fechos e fechaduras e lubrificar se for caso disso.
  • Verificar os tubos de borracha do gás.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Mensagempor Paulo » segunda mar 27, 2006 8:52 pm

Boa noite,

Eu tenho um hábito que é o lubrificar com WD40 ou equivalente, as fechaduras exteriores e outro tipo de articulações. Quando as ACs são novas, essa lubrificação é muito fina e com as altas temperaturas de Verão, tem tendência a secar.

Aconselho mesmo a aplicarem um pouco de spray nas chaves e de seguida introduzi-las nas fechaduras, pois nota-se a diferença de seguida na sua utilização.

A lubrificação do degrau também me parece importante, tanto de Verão como na época das chuvas, pois também impermeabiliza os contactos e diminui o atrito mecânico.

Um abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor ZecaSantos » quinta mar 30, 2006 12:20 am

Boa noite companheiros,

Em relação ao degrau já não estou muito de acordo com o Paulo, piois a lubrificação do degrau tertá que ser feita com cuidado, para não haver muita gordura, porque senão todas as areias e poeiras aderem e sabemos que são muito abrasivas.

Como nas fechaduras no verão não é muito aconselhável óleo nas fechaduras por causa das poeiras, às vezes chegam a criar "pasta" dentro e depoiis é um bico de obra.

Saudações Autocaravanistas
ZecaSantos
 
Mensagens: 313
Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am
Localização: Salvaterra de Magos

Mensagempor Luis Costa » sexta mar 31, 2006 8:44 pm

Vivam !
Eu tenho utilizado o oleo que o Paulo referiu -WD40 - É um oleo fino , e como tal não agarra ( ou agarra muito menos ) as poeiras.Eu evito lubrificar com oleos muito gordurosos , ou massa consistente, pelos motivos indicados por ZSantos.
Luis Costa
Luis Costa
Santarem
Luis Costa
 
Mensagens: 12
Registado: domingo nov 20, 2005 9:15 pm
Localização: Sanatarem

Mensagempor fluis » segunda abr 10, 2006 12:01 pm

Boa tarde,

Este fim-de-semana estive a fazer alguns pequenos trabalhos na AC, e seguindo o conselho do Paulo, coloquei um pouco de WD40 na chave e introduzi-a a seguir nos fechos das portas da garagem e, posso dizer que o resultado foi 5*. :D

Já começava a ter uma certa dificuldade para abrir esses fechos, mas agora a chave roda com uma facilidade incrível.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Mensagempor Passeante » sexta abr 14, 2006 5:38 pm

8) Viva pessoal.
Estando de regresso de uma voltinha, (passeio, como bom Passeante) pela região de Viseu, vim dar uma outra voltinha pelo nosso fórum e deparei-me com este tópico.

A informação que vou dar vem de um técnico de chaves e fechaduras, onde comprei fechaduras de segurança para a minha AC, todas com a mesma chave.

Quem trabalha com fechaduras não usa óleos. Usa um pó muito fino de grafite, o que evita os inconvenientes de se colarem as poeiras e as areias. Onde se vende? Não sei... Eu como bom bricolageiro também uso os óleos correntes no mercado. :oops:

Portanto, ...faz o que eu digo, não faças o que eu faço... É só mais uma achega à conversa. 8)
Avatar do Utilizador
Passeante
 
Mensagens: 81
Registado: quarta nov 16, 2005 11:05 pm
Localização: Azeitão

Re: Operações de Manutenção na AC

Mensagempor TOUPEIRAS » terça set 07, 2021 7:53 pm

Boas
O meu frigorífico quando trabalha a gás
o queimador acende e apaga repetidamente. Será o solenóide válvula ou ou quê?
Cumprimentos
Fiat ducato -ROLLER TEAM Granduca 64 - 2.8 JTD power
Avatar do Utilizador
TOUPEIRAS
 
Mensagens: 154
Registado: sexta fev 18, 2011 5:06 pm
Localização: SETUBAL


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 21 visitantes