Consumos das nossas AC

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Mensagempor Fernando Dias Silva » sexta abr 11, 2008 7:39 pm

Olá

Já vi, parece uma anedota. Só em Portugal. Multam primeiro e depois se souberem é que explicam. Toca a ir à alfandega sempre que alguém pretenda usar óleo de fritar.
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Pão de Ló de Ovar......único no mundo.
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Fernando Dias Silva
 
Mensagens: 579
Registado: quinta mar 06, 2008 8:25 pm
Localização: Ovar - Portugal

Mensagempor Nuno Pires » sexta abr 11, 2008 10:34 pm

Boa noite aqui está a noticia para quem não viu, tem inclusive a reportagem que deu na SIC, não lembra nem ao Diabo, será partida de Carnaval??? :evil: :evil:

http://sic.sapo.pt/online/noticias/pais ... fritar.htm

http://nunopire.hi5.com

http://www.vivercamaroes.com/

Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.

Nuno Pires
Camarões/Sintra
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Avatar do Utilizador
Nuno Pires
 
Mensagens: 1553
Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am
Localização: Camarões/Sintra

Mensagempor Transit81 » sexta abr 11, 2008 10:51 pm

Companheiro Nunes.

Li e dá para rir.

Não sei quantos litros x € e tem de pagar primeiro o imposto.

Mas se o oleo de fritar for comprado numa Gasolineira já tem o imposto incluido.

Por um lado pedem-nos alternativas e depois...

Desde que uma viatura que funcione com água é um combustivel... e paga imposto.

Será que os comboios antigos a vapor pagam imposto?

:( :( :(

Um abraço.
Avatar do Utilizador
Transit81
 
Mensagens: 27
Registado: quinta jun 21, 2007 2:12 pm
Localização: Sintra

Mensagempor fluis » sábado abr 12, 2008 12:19 am

Boa noite,

Infelizmente não sei se deva rir ao chorar. E isto passa-se numa altura em que a utilização de O.V.D. (óelo vegetal directo), ou Biodiesel (são coisas diferentes, o segundo é feito a partir do primeiro onde se extrai a glicerina), é ainda muito reduzida.
Como vai ser quando a utilização aumentar? Vai haver uma vigilância a todos os carros a gasóleo para verificação se usam ou não estes combustíveis?

A galp anuncia investimentos em Moçambique para produzir as sementes oleaginosas, que irão servir de base aos óleos, uma parte das quais irá para as refinarias da Galp para produção do Biodiesel., Aí já haverá lugar ao pagamento dos impostos, sendo expectável que este biodiesel será mais caro que o gasóleo, poderão ver a noticia completa:

Galp investe em Moçambique

A utilização de bio-combustiveis, se trás algumas vantagens económicas (desde que não pague impostos) e ambientais em termos de emissões poluentes dos veículos, poderá trazer consequências ambientais negativas, se o consumo aumentar drasticamente, levando a culturas intensivas.
Penso que efeito benéfico da utilização de bio-combustiveis, seria se este fosse exclusivamente produzido a partir de óleos usados, recolhidos em restaurantes, cantinas, ou nas nossas residências. Por um lado elimina-se um elemento que é prejudicial deitado nos esgotos, por outro contribui para uma menor emissão de poluentes pelos motores que o usariam.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2456
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Mensagempor jpaulo » sábado abr 12, 2008 9:55 pm

Boas companheiros. Já regressei.
1630 km com varios tipos de estrada consumo médio de 11.96 l/ 100, motor Fiat 2500 capucina.
jpaulo
 
Mensagens: 81
Registado: domingo ago 05, 2007 10:37 pm
Localização: pedome

Mensagempor majv » sábado abr 19, 2008 11:12 am

Companheiroa,
Em Setembro, fiz 4.400Kms com a minha Capucine Ducato 1,9, ao longo do sul de Espanha, Andorra e Pirinéus, sendo a média final de 9,95 L/100.
Atestava sempre o depósito e fui sempre controlando o consumo, tendo conseguido obter resultados, entre 9,1 e 11,2 L/100.
Óbviamente fiz condução calminha, até porque para stresses já basta o trabalho.
Não se tratou própriamente de um passeio plano, pois, para além de 3 dias de constantes sobe e desce em Andorra, incluindo a ida a Arcalis-Ordino e a travessia do principado, ainda andei pelas subidas miticas pirinaicas, e não foram tão poucas quanto isso: Plateau de Beille, Peyresourd, Aspet, Puy Engaly, Aspin, Tourmalet, Soulor, Aubisque, etc etc....
Isto é...a Capuchinha suou bem ao longo das férias.

Aproveito este post, para pedir que me esclareçam algumas duvidas em relação á adição do óleo vegetal, pois tudo o que seja poupar, é óbvio que me interessa...
1 - É necessário proceder a alguma adaptação mecânica para utilizar a adição do oleo vegetal?
2 - Qual a percentagem máxima que se poderá adicionar?
3 - As médias de consumo alteram-se?

Um abraço
Manuel Vitorino
Marinhais - Salvaterra de Magos
http://stamps-bikes-and-camping-car.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
majv
 
Mensagens: 452
Registado: quarta abr 09, 2008 7:34 pm
Localização: Marinhais - Salvaterra de Magos

Quimera dos biocmbustíveis.

Mensagempor Mario » sábado abr 19, 2008 2:20 pm

fluis Escreveu:Boa noite,

Infelizmente não sei se deva rir ao chorar. E isto passa-se numa altura em que a utilização de O.V.D. (óelo vegetal directo), ou Biodiesel (são coisas diferentes...

Galp investe em Moçambique



A utilização de bio-combustiveis, se trás algumas vantagens económicas (desde que não pague impostos) e ambientais em termos de emissões poluentes dos veículos, poderá trazer consequências ambientais negativas, se o consumo aumentar drasticamente, levando a culturas intensivas.
Penso que efeito benéfico da utilização de bio-combustiveis, seria se este fosse exclusivamente produzido a partir de óleos usados, recolhidos em restaurantes, cantinas, ou nas nossas residências. Por um lado elimina-se um elemento que é prejudicial deitado nos esgotos, por outro contribui para uma menor emissão de poluentes pelos motores que o usariam.


Imagem

Olá Companheiros.

O assunto dos biocombustíveis não é tão "limpo"como aparenta.

A citação do companheiro Fluis enquadra-se num artigo que li sobre o assunto que de vos transmito de forma sucinta.

Á primeira vista a ideia de produzir biocombustíveis a partir de oleaginosas configurava na teoria na óptica das emissões de dióxido de carbono emissões zero,isto porque o dióxido de carbono emitido seria equivalente ao que a planta absorvia durante o seu crescimento.

Se na teoria as coisas parecem funcionar a prática não o confirma,para a cultura intensiva de oleaginosas de modo a dar resposta ás solicitações de mercado,grandes áreas seriam sujeitas a desflorestação,com consequências negativas muito para além do mesurável.

Infelizmente os efeitos negativos associados aos biocombustíveis não se resumem apenas á falácia do CO2,segundo o autor do artigo(Luís Ribeiro-Visão) as Nações Unidas estimam que vários milhões de pessoas de povos indígenas das florestas sejam expulsos das suas terras em nome do desenvolvimento ambientalmente sustentado.

Associado está o aumento generalizado dos cereais,que ampliariam exponencialmente a fome que se pretende diminuida para cerca de 600 milhões de pessoas atingidas,mas a acreditar nas previsões esse numero negro passará daqui por 15 anos para 1,2 mil milhões.

Já há quem apelide os biocombustíveis como " crime contra a Humanidade" quem o afirma é Jean Ziegler (alto responsável das Nações Unidas)

Cabe-nos a nós enquanto cidadãos e auto-caravanistas reflectir sobre este assunto ao qual devemos estar mais atentos que o comum.
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Mensagempor majv » quarta abr 23, 2008 5:56 pm

Peço desculpa de voltar por voltar insistir....mas quem não sabe....pergunta

"................... pedir que me esclareçam algumas duvidas em relação á adição do óleo vegetal, pois tudo o que seja poupar, é óbvio que me interessa...
1 - É necessário proceder a alguma adaptação mecânica para utilizar a adição do oleo vegetal?
2 - Qual a percentagem máxima que se poderá adicionar?
3 - As médias de consumo alteram-se? "

Boas voltas
Manuel Vitorino
Marinhais - Salvaterra de Magos
http://stamps-bikes-and-camping-car.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
majv
 
Mensagens: 452
Registado: quarta abr 09, 2008 7:34 pm
Localização: Marinhais - Salvaterra de Magos

Mensagempor Aleluia » quarta abr 23, 2008 8:54 pm

Companheiro Majv, ainda hoje pela 1ª vez, pus na minha carrinha de trabalho óleo vegetal.

Três litros para cerca de 30l de gasóleo que tinha o deposito.

Sei que é possivel ir até aos 20% de oleo, sem fazer qualquer alteração no motor.

Para quem quiser usar valores % muito mais elevádos, terá que adaptar o sistema (motor).

O preço do oleo que comprei hoje, foi de 1.09E e o gasóleo hoje estava a 1.29E.

Saudações;
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Avatar do Utilizador
Aleluia
 
Mensagens: 1132
Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm
Localização: Faro - ALGARVE

Mensagempor Carlos Lopez » quarta abr 23, 2008 8:56 pm

Boa noite

Não sei concretamente quais as alterações a efectuar, sei que com uma percentagem na ordem dos 30/40% tudo funciona bem e a quantidade de litros de consumo não se altera. Se o consumo era de 8 l/100Km continua a ser de 8l/100Km.

Mas atenção que a Brigada de Trânsito já anda a verificar o que existe dentro dos depósitos e se descobrem que existe óleo misturado com o gasóleo há penalização porque estamos fugindo ao pagamento do imposto que é devido pela utilização de combustíveis.

Cumprimentos
Carlos Lopez
Carlos Lopez
 
Mensagens: 80
Registado: quarta mai 31, 2006 7:23 pm
Localização: Faro

Mensagempor António » quarta abr 23, 2008 11:04 pm

Aleluia Escreveu:Companheiro Majv, ainda hoje pela 1ª vez, pus na minha carrinha de trabalho óleo vegetal.

Três litros para cerca de 30l de gasóleo que tinha o deposito.

Sei que é possivel ir até aos 20% de oleo, sem fazer qualquer alteração no motor.

Para quem quiser usar valores % muito mais elevádos, terá que adaptar o sistema (motor).

O preço do oleo que comprei hoje, foi de 1.09E e o gasóleo hoje estava a 1.29E.

Saudações;


E os resultados?
Eu usei isso uma vez no jeep velhinho (40% de O.V.novo):
resultado ....tive de mudar 2 vezes o filtro de gasoleo que entupia (disseram-me que era por ser mais espesso que tirou toda a sujidade que havia nos tubos e por isso entupia) ao 2 filtro não tive mais problemas e não voltei a por O.V..
Acho que se poupa pouco com o O.V. o amigo poupou 60 centimos em 3 litros e no ambiente talvez tenha contribuindo um pouco se todos fizessem igual talvez o Co dos carros baixa-se e os pesticidas no mundo aumentasem porque muitos pesticidas se tem de colocar para haver boas produções de cereais. ( é a historia do ovo e da galinha)
Um Abraço
António
Avatar do Utilizador
António
 
Mensagens: 78
Registado: segunda jul 09, 2007 4:19 pm
Localização: Alverca

Mensagempor Pluma Vermelhinho » quarta abr 23, 2008 11:06 pm

Devo chamar a atenção que a adição moderada de acetona (no meu caso 350cl para um depósito de 65L) ajuda a limpar o motor do carvão acumulado e nota-se menos consumos. Costumo fazer cerca de 800KM antes de atestar de novo, este fds fiz 420km e ainda falta um bocado para chegar a meio depósito.
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor seco » quinta abr 24, 2008 11:46 am

Boa Tarde

Oh Pluma em que ficamos? juntas acetona ou aditivo???
É que no teu post neste mesmo tema em 07/04 afirmavas que juntavas aditivo e posso garantir-te que o aditivo não é só acetona e ainda....que duvido que só com acetona consigas a "tal" limpeza :roll: :roll:
seco
 
Mensagens: 589
Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Mensagempor Pluma Vermelhinho » domingo abr 27, 2008 10:34 pm

Companheiro Seco, nesse tal post eu referi a existencia de aditivos, não disse que já os tinha utilizado... ou talvez tenha escrito de maneira a induzir em erro, não sei... :?

De qualquer das maneiras, resolvi colocar acetona para ver o resultado (tenho acesso a acetona de borla...) e realmente nota-se a Vermelhinha ligeiramente mais solta, mesmo depois de voltar a atestar o depósito só com gasóleo. Fiz uma média de 7.3L por cada 100km.
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor silvaherculano » segunda abr 28, 2008 12:47 pm

Com a FIAT Ducato 2.5D (75PS) HOBBY AK 620 (capucine), 1989, a rolar 70/90kms, carregada faço consumos entre 7l/100kms e 7,5l/100kms esta AC bastante aerodinamica para uma capucine.

Devido ao preço que o gasoleo tem atingido, sugiro pé leve.

Já anterior com a FIAT talento 1.9TD (86PS) Burstner A460 (capucine) 1994, rolar 70/90, carregada fiz consumos entre 7,5l/100kms 8l/100kms.

Embora com mais cavalos, mais leve, mais pequena mas menos aerodinamica a 1.9TD obriga a passar mais vezes de caixa e com isto torna a condução mais cansativa e mais gulosa.

As unicas condicionantes, são ionizadores de combustivél montados junto aos injectores, Filtros limpos, pneus bem cheios e evitar corridas com AC.


Melhores cumprimentos,
Filipe Silva
silvaherculano
 
Mensagens: 2
Registado: quinta abr 24, 2008 1:42 am
Localização: Vila Nova de Gaia

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes