por majv » domingo jan 09, 2011 1:55 am
Finalmente, consegui dar continuidade aos meus "testes", e já posso dizer algo mais em concreto.
Aproveitando a crise que por cá vai, e a necessidade de fazer kilometros em estradas mais abertas e não sinuosas, dei uma saltada até Badajoz.
Assim, e porque no passado domingo, já tinha ido até ao Samouco, tendo a média acumulada passado a 7,0, ao chegar perto da Terrugem baixou aos 6,9, valor que se manteve até ser atestada no Carrefour (Valverde)...já agora com o gasoleo a sair-me a 1,049€/L....
E ao atestar, algo de estranho fui descobrir...
A diferença entre média de consumo indicada pelo computador de bordo e a média real, que sempre foi entre 0,72 e 0,86, apareceu-me com um valor que me deixou incredulo....1,71.
Ainda assim, a média real foi de 8,611, que igualava rigorosamente a melhor que já tinha feito em estradas não marroquinas.
Portanto, um alerta:
Quem tiver já o chip, não se iluda com a MUITO melhor média que "antigamente"...
Realçei a palavra "MUITO", e apenas essa, porque a média, efectivamente, é mais baixa, já que, para condições idênticas ás dos 692 kms, feitos até aí, não tenho qualquer duvida em dizer que o consumo teria sido de 9,0 ou 9,1.
Fiquei preocupado com o brutal aumento do valor da diferença, sim que passar de 0,80 para 1,70....é mais do dobro.
A esta hora já o nosso Companheiro Alexandre anda a dar volta aos manuais em busca duma resposta...
Por ter duvidado desse valor, e pondo inclusivé a hipotese de erros por mim cometidos na ultima vez que tinha atestado (por exemplo pensar que estava atestado e não estar....obrigatóriamente ia influenciar a media deste teste), resolvi atestar de novo á chegada a casa.
No trajecto de 251 kms entre Badajoz e casa (iniciado com um saltitar entre bombas da galp, em busca de informação sobre gáz propano) resolvi circular a uma velocidade tão constante quanto possivel, entre os 80 e 85 km/h, lidos no GPS, pois o ponteiro do conta-kilometros, desde sempre acusou 7 km/h acima do real...
Assim fiz, e apesar dos semaforos que se encontram pelo caminho, e da chuvada, por vezes forte, que apanhei pela frente, cheguei á bomba do Leclerc-Bobadela, com o computador de bordo a acusar 6,8 L/100...
Ia tirar agora as duvidas, se tinha metido alguma argolada ou não, aquando do tal vez em que atestei em Torres Vedras.
251 kms, 21,00 litros de combustivel (quando pousei a mangueira e vi um numero tão certinho, nem queria acreditar, pois era mero acaso) e a média real tinha sido 8,367....isto é, a mais baixa de todas, áparte algumas lá pelas bandas de Marrocos, e com uma diferença de 1,567 para o computador de bordo.
Em condições similares, já terei feito, antes do chip, cerca de 8,9/9,0.
Portanto, e conta feitas, andarei com poupança na ordem 8 a 9%, podendo perfeitamente chegar aos 10.
Portanto, foi a confirmação de não ter feito asneiras antes e a grande duvida agora, é o porquê desse aumento brutal na diferença dos valores atraz citados.
Os cavalinhos a mais, esses sentem-se muito bem, e então nestes kilometros que fiz entre ontem e hoje, ainda mais os notei.
Alexandre...o teste eu já fiz...agora venha de lá a razão deste mistério.