por alexandrechora » segunda fev 07, 2011 8:09 pm
Boas
Companheiro ZéJorge, percebo o que está a dizer... Mas deixe lhe responder á questão dos dois paineis solares de 90w, temos, um companheiro aqui do forum que também tem fui eu que os montei, e mais dois companheiros que não pertencem a este forum também têm.
E por mais 325 euros só não têm o segundo painel solar de 90w com montagem incluida, quem não quer, porque o preço é imbativel.
Para quem faz Autocaravanismo itinerante, o segundo painel e as duas baterias de célula são fundamentais, esquecem os 230v e o motor a trabalhar para carregar baterias....
O futuro do Autocaravanista Itinerante, passará pelo segundo painel solar, para poder usufruir dos equipamentos electricos durante o dia e chegar á noite e ter as baterias totalmente carregadas. De Inverno então é imprescindível...
Quem não têm painel solar não valoriza, apenas lamenta que não tem muita sorte com as baterias, pudera que tivesse....!!!!
Quem tem um painel solar instalado valoriza aquilo que tem, e muitos ambicionam ter o segundo painel.
Quem tem dois paineis solares e duas baterias AGM, deixa de se preocupar com o consumo de energia...
São opções e necessidades, mas para nós detectarmos uma necessidade, precisamos de constatar pelo menos um facto ou evidência.
Muitos companheiros desconhecem as vantagens dos paineis solares porque, por exemplo; ou não tem tv ou então apenas veem um pouco á noite, o secador de cabelo da esposa fica em casa, o computador apenas é utilizado para ver os emails, a varinha mágica para fazer a sopinha ficou em casa, as luzes são racionalizadas na sua utilização, a máquina de barbear electrica ficou em casa. etc.....
Uma das minhas paixões é o Autocaravanismo, completamente independente dos 220v, quer fique em campings ou não, e tenho todas as comunidades que tenho em casa, apenas ainda não consigo tomar banho de hidromassagem.....eheheheheh
Em suma o repartidor CSB2 tem um desempenho adequado ás minhas necessidade, se for montado entre a segunda bateria auxiliar da célula e a bateria do motor. Ainda assim o painel solar monocristalino que monto faz mais de 6amperes com o sol a pique e o CSB2 apenas deixa passar entre a 4 a 5 amperes.
Claro que quem têm instalado é bom e estará bem servido.... no entanto deixo aqui o alerta das limitações que observo e apresento soluções...
E é a descoberta de novas soluções que me move na investigação... cada um decide por si...
Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...