Fuga de água para o exterior

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: Fuga de água para o exterior

Mensagempor jfneves » quinta dez 19, 2013 11:39 am

Bom dia,

Continuando com o tema das bombas, e para me facilitar a exposição, embora correndo o risco de ser maçador ao enunciar o "abc" deste tema, começaria por identificar o tipo de bombas que habitualmente são instaladas nas ACs:

Bombas submersíveis: Estas bombas são instaladas dentro do depósito, sendo accionadas pelos micro interruptores eléctricos existentes em todas as torneiras da AC, funcionando em paralelo. Ao levantar o manípulo de qualquer torneira, o micro interruptor fecha o circuito e a bomba liga e ao fechar verifica-se o inverso. São bombas verticais centrífugas, com corpo de bomba e turbina/difusor. Deve ser instalada logo à saída da bomba uma válvula anti-retorno ou também chamada de retenção, com o objectivo de não permitir o retorno da água ao depósito, através das palhetas do difusor, após o desligar da bomba. Desta forma, a tubagem da rede permanece sempre cheia de água, possibilitando a saída instantânea desta logo que a bomba liga, em vez de ar, se a água regressasse ao depósito. Normalmente funcionam com pressões de 0.5 a 1 bar.

Bombas de pressão: São bombas de membra/diafragma, comandadas por um pressostato incorporado. O pressostato é um interruptor electromecânico, que dispõe de uma mola previamente calibrada (com possibilidade de regulação), que liga ou desliga a bomba em função da pressão existente na rede. Sendo a pressão no circuito igual ou maior do que a "força" da mola, esta desliga. Sendo menor - liga. Aquando da instalação deste tipo de bombas, deve também ser montado em qualquer ponto do circuito um vaso de expansão, com o objectivo de suavizar o arranque da bomba e diminuir o ciclo de liga/desliga. Funciona como um amortecedor pneumático. São bombas auto-ferrantes, uma vez que as membranas criam sucção, aspirando tanto ar como líquidos, até uma altura de cerca de 3.00m. Normalmente trabalham com pressões de 1 a 2 bar.

Identificadas as bombas, e tentando responder à questão levantada pelo companheiro Luis Agostinho, vejamos o seu comportamento perante a abertura da electroválvula anti-gelo.

Esta válvula do boiler, funciona como um fusível. Em caso de temperaturas exteriores inferiores a 4/5 ºC, abre o circuito de água, esvaziando-o, bem como ao boiler, evitando assim o congelamento da água dentro do circuito, com todas as consequências negativas daí resultantes.
Nas bombas submersíveis, existe uma “passagem” sempre aberta entre a saída da bomba e a sua turbina/impulsor. Não existindo a válvula de retenção na saída da bomba, (esta válvula só permite a circulação da água no sentido bomba circuito e não em sentido contrário), e se por hipótese ligássemos a bicha do chuveiro a uma rede de pressão, o depósito de água encheria por intermédio dessa ligação, passando a água através da bomba, em sentido contrário ao habitual. Ou seja, para este efeito, a bomba comporta-se como uma simples tubagem. Para comprovar o que foi dito, note-se que as bombas centrífugas externas, são munidas de um copo ou orifício no corpo da bomba, para através deste se encher o tubo de pesca e assim se “ferrar” a bomba.

Disparando a válvula anti-gelo, o seu efeito corresponde à abertura de uma qualquer torneira, com a particularidade de não possuir micro interruptor para ligar a bomba, isto é, a bomba permanece desligada com a abertura da electroválvula anti-gelo.
Estando esta válvula colocada no ponto mais baixo do circuito, para assim permitir o seu total esvaziamento, esta ao abrir, vai possibilitar a saída da água do reservatório do boiler, cerca de 12 litros e por efeito de sifão, provocar o total esvaziamento da água do depósito.

Nas bombas de pressão, esta situação do esvaziamento do depósito por efeito de sifão já não se verifica. Funcionando estas bombas por acção combinada de três membranas/diafragma, as quais vão criando sucessivas zonas de depressão e pressão por efeito da rotação do motor, estando a bomba parada, estas membranas funcionam como válvulas anti retorno em ambos os sentidos.
No entanto, a bomba acaba igualmente por esvaziar completamente o depósito, uma vez que a abertura da válvula anti-gelo induz uma queda de pressão no circuito, provocando a ligação da bomba. Esta não mais parará (excepto se disposer de fusível térmico, para-arrefece-arranca ....), uma vez que não consegue gerar pressão na rede por forma a fazer disparar a mola do pressostato.

Tendo eu montado na minha AC os dois tipos de bombas descritos, funcionando alternadamente uma ou outra, através de um interruptor inversor, para que não restassem dúvidas, fiz o teste accionando a abertura da válvula anti-gelo e observando o comportamento da água no depósito com uma e outra bomba no activo.

Com este modesto contributo, espero ter contribuído para algum esclarecimento sobre o assunto.

Cumprimentos,

Fernando Neves
Editado pela última vez por jfneves em quinta dez 19, 2013 2:46 pm, num total de 1 vez.
jfneves

Registado: sábado abr 10, 2010 11:55 pm

Mensagempor Luis Agostinho » quinta dez 19, 2013 12:29 pm

Boa tarde jfneves,

Obrigado pela explicação porque a minha dúvida era esta...

jfneves Escreveu:São bombas verticais centrífugas, com corpo de bomba e turbina/difusor. Deve ser instalada logo à saída da bomba uma válvula anti-retorno ou também chamada de retenção, com o objectivo de não permitir o retorno da água ao depósito, através das palhetas do difusor, após o desligar da bomba.

Porque na minha AC anterior nunca me apercebi que tinha uma válvula dessas (talvez estivesse incorporada na própria bomba) além disso o sistema ALDE que estava montado por debaixo do roupeiro (no 2º piso) e por isso mais abrigado do frio intenso não tinha nenhuma sistema de segurança para evitar o congelamento.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor Hugoft » segunda jan 13, 2014 11:01 am

Bom dia companheiros

O problema encontra-se resolvido, confirma-se que devido às baixas temperaturas que se fizeram sentir em Dezembro o sistema de segurança da Truma foi ativado acionando a abertura da eletrovalvula, como deixo sempre a corrente desligada não houve perda de àgua, quando sai com a viatura então é que ao utlizar as torneiras como era acionada a bomba sai a àgua nas saidas existentês por baixo da viatura, este fim de semana precionei o botão existênte junto à Truma que me informaram que era para "ferrar" o sistema e tudo se encontra a funcionar na perfeição.

De regresso tive uma surpresa: a minha autocaravana possui 2 Paineis solares e duas baterias da celula, parei no caminho de regresso a casa para ir às compras e quando regressei a celula não tinha corrente, tentei ligá-la no painel e nada, fui verificar ao quadro se algum disjuntor tinha disparado, nada quando liguei a ignição a celula ficou com corrente, depois desligava e ficava sem corrente, aconteceu várias vezes, até que parece que normalizou e desliguei a ignição e ela manteve a corrente, gostaria de saber se alguém conhece o motivo de tal ter acontecido.
Cumprimentos

Hugo
Hugoft

Registado: quinta nov 14, 2013 6:37 pm

Mensagempor Daniel Santos » quarta ago 13, 2014 5:21 pm

Alguém pode mostrar uma foto dessa electrovalvula? Agradecia. É que poderei estar com esse problema e não sei onde e o que procurar. Um dos depósitos da autocaravana, esteja calor ou frio, costuma despejar a água. Nunca tinha acontecido, mas ultimamente acontece quase sempre que saio com ela ou até mesmo quando a acabo de abastecer.
Vivanda D&S
Daniel Santos

Registado: segunda dez 12, 2011 4:07 pm

Mensagempor F.Ramos » quarta ago 13, 2014 10:48 pm

Boa noite
Companheiro Daniel Santos, lamento não ter a foto e pior, não conhecer a dita válvula (não são todas iguais).
Mas vamos por partes: A válvula está, junto ao boiler, onde corre a água para o chão, pode ainda ter um tubo para correr mais longe, mas é só seguir o tubo...certo.
Com base na explicação anterior do companheiro jfneves (Fernando Neves) a saída da água pode dever-se a uma falha de alimentação da dita válvula (julgo que sem corrente abre), por avaria, ou porque o companheiro desliga "por segurança" a alimentação da célula.
Com estas dicas, talvez o companheiro, agora veja de outra maneira o possível problema.
Abraço
Fernando Ramos
F.Ramos

Registado: segunda set 05, 2011 5:07 pm

Mensagempor Daniel Santos » quinta ago 14, 2014 9:29 pm

Obrigado.
Vou ter de seguir o tubo, pode ser que me leve a algum lado :)
Vivanda D&S
Daniel Santos

Mensagempor jfneves » sexta ago 15, 2014 12:09 am

Boa noite companheiro Daniel Santos,

Envio-lhe uma foto da válvula que tenho montada na minha AC, localizada junto ao boiler.

O pistão localizado na parte superior da mesma pode estrar em duas posições: para cima - válvula fechada; para baixo - válvula aberta.

Como a electroválvula funciona com uma bobine eléctrica, faltando a corrente eléctrica a válvula abre-se.

Imagem

Espero tê-lo ajudado (Click p.f. na imagem para ver em tamanho natural).

Cumprimentos,

Fernando Neves
jfneves

Registado: sábado abr 10, 2010 11:55 pm

Mensagempor Daniel Santos » sábado ago 23, 2014 10:33 am

Muito obrigado Fernando Neves, pela foto. No entanto não encontro nada do género.
Como tenho um dos depósitos debaixo do banco, acho que terei de tirar o banco e procurar também aí.

Cumprimentos,
Vivanda D&S
Daniel Santos

Mensagempor RMartins » sábado ago 23, 2014 10:55 pm

Companheiro Daniel,

A valvula, pelo que sei e nas duas Ac's que tive, esta do lado do boiler e nao juntos dos depositos.

Cumprimentos!
RMartins

Registado: domingo ago 08, 2010 2:02 am

Anterior

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 18 visitantes