Falta de corrente de um dos lados da AC

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: Falta de corrente de um dos lados da AC

Mensagempor Lealbino » segunda abr 07, 2014 8:49 am

Companheiro Daniel Santos, a troca da bomba resolveu a situação?

Encontrei este tópico e fiquei na dúvida de como teria terminado a situação, se com a troca da bomba confirmou que era mesmo a bomba avariada.

Desde há duas semanas, de vez em quando o que sucedia na minha AC (Hymer Camp 290/45) era ligar a bomba, ouvir-se ligar mas ao abrir as torneiras não saía água, depois de umas tentativas...plim, tudo a funcionar normalmente.

Só que anteontem a bomba da minha AC deixou de dar sinal (tem sido utilizada, mas desde inicio que fazia barulho talvez um pouco alto demais, não sei se seria normal), e como todos os circuitos estão a funcionar e pelo que procurei estão ligados, inclino-me para que seja a bomba a precisar de ser substituída (verifiquei os fusiveis que estão junto à bateria da Célula, por baixo banco pendura, tudo parece estar ok)...

Só hoje tive tempo de pesquisar e perceber que deve ser só a submersivel que a minha AC tem, vou tentar tirá-la e ver o que se pode fazer, mas assim já ía pesquisando locais de encomenda para não perder tempo caso não haja muito a fazer :wink:

Abraços
Lealbino

Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am

Mensagempor gfilipe » terça abr 08, 2014 9:52 am

Boas, espero que já tenha solucionado o problema!
So me vou pronunciar em relação aos disjuntores que a sua, e a minha AC tem! esses disjuntores realmente disparam quando algo esta errado, o que já me aconteceu foi eles dispararem e depois não "voltarem para dentro", e estava ( esta ) tudo ok na AC, quando disparam sei que não estava mas depois tinha a certeza que sim e eles não "agarravam" nem por nada.
Tomei a decisão na altura, e aqui é o meu concelho, de alterar estes quatro disjuntores no painel por isto :
http://pt.aliexpress.com/item/1pcs-Dash ... 33157.html

Quando algo esta errado queima o fusível e coloco outro apos estar resolvido o problema, é que esses disjuntores de origem custam cerca de 14,50 e tem de se mandar vir...no meu caso e na altura ficava-me em perto de 70€, gastei 10€ na alteração ( material ), mao de obra fiz eu...é so desmanchar o painel e fazer a troca direta pois os encaixes são iguais e apesar de estas caixinhas serem redondas cabem no buraco quadrado dos de origem inclusive tapa e faz perfeito acabamento.

O link que coloquei é apenas ilustrativo, eu comprei a porta de casa estas caixas e os fusíveis, se por acaso precisar diga, sinta-se a vontade.

Isto é apenas um conselho meu, porque o que imaginei foi se isto me tivesse acontecido nuns dias de ferias.
gfilipe

Registado: sexta jun 07, 2013 9:46 pm

Mensagempor gfilipe » terça abr 08, 2014 9:53 am

gfilipe Escreveu:Boas, espero que já tenha solucionado o problema!
So me vou pronunciar em relação aos disjuntores que a sua, e a minha AC tem! esses disjuntores realmente disparam quando algo esta errado, o que já me aconteceu foi eles dispararem e depois não "voltarem para dentro", e estava ( esta ) tudo ok na AC, quando disparam sei que não estava mas depois tinha a certeza que sim e eles não "agarravam" nem por nada.
Tomei a decisão na altura, e aqui é o meu concelho, de alterar estes quatro disjuntores no painel por isto :
http://pt.aliexpress.com/item/1pcs-Dash ... 33157.html

Quando algo esta errado queima o fusível e coloco outro apos estar resolvido o problema, é que esses disjuntores de origem custam cerca de 14,50 e tem de se mandar vir...no meu caso e na altura ficava-me em perto de 70€, gastei 10€ na alteração ( material ), mao de obra fiz eu...é so desmanchar o painel e fazer a troca direta pois os encaixes são iguais e apesar de estas caixinhas serem redondas cabem no buraco quadrado dos de origem inclusive tapa e faz perfeito acabamento.

O link que coloquei é apenas ilustrativo, eu comprei a porta de casa estas caixas e os fusíveis, se por acaso precisar diga, sinta-se a vontade.

Isto é apenas um conselho meu, porque o que imaginei foi se isto me tivesse acontecido nuns dias de ferias.para mim esses disjuntores são uma treta.
gfilipe

Registado: sexta jun 07, 2013 9:46 pm

Mensagempor Lealbino » quarta abr 09, 2014 8:00 am

8)

Obrigado pela ajuda e conselhos, no entanto ontem consegui descobrir a bomba dentro do depósito (hehe, sim é uma situação básica mas nunca tinha passado por ela, e efetivamente"procurado"a bomba), e arranjar maneira de a tirar sem desmontar muita coisa.

A bomba até estava "torcida", não sei se terá sido da temperatura se do tempo que deve ter tido em funcionamento, mas vendo no catálogo uma nova e aquela deduzo que de certeza se passou para ali alguma (ou muita) coisa ou tempo de funcionamento que a tenha feito empenar, daí até deixar de funcionar não era muito dificil...

A ver se hoje recebo resposta da casa de peças com a disponibilidade de material para substituir por uma igual, ligar fios, isolar cabos, e metê-la lá pra dentro para mais uns anos. :)

Mais vale que aconteçam todas agora antes das férias, assim além de ficarem a funcionar fico eu a conhecer mais a fundo os cantos da AC. :wink:

Abraços
Lealbino

Mensagempor Lealbino » quarta abr 09, 2014 10:44 pm

Vai meio repetido mas em resumo está o problema resolvido, consegui a bomba nova e a instalação até foi fácil.

Percebo agora que desde que comprei a AC a coitada já devia andar a queixar-se, o nivel de ruido da nova é bem menor do que já me tinha habituado a ouvir hehe... mais uma que aprendi. 8)
Lealbino

Anterior

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes