por jfneves » quarta nov 06, 2013 3:21 pm
Boa tarde companheiro RuckFules:
Em tempos tive um problema semelhante ao seu numa Fiat Ducato 2500, com um motor base que creio ser igual ao seu, mas sem turbo. A bomba de gasóleo estava localizada do lado esquerdo do motor, visto de frente, junto à vareta do óleo, recebendo o movimento de um excêntrico da árvore de cames.
Numa viagem à Holanda, saí do Porto com o depósito cheio e em Salamanca, cerca de 350 Km percorridos e meio depósito gasto, repentinamente e sem qualquer sinal antes, o motor começou a perder andamento e a AV não passava dos 50Km/h. Se acelerava um pouco mais, a velocidade em vez de subir baixava. Nunca antes tinha acontecido semelhante situação. Na altura a AV tinha cerca de 60.000 Km.
Desloquei-me a uma oficina, onde me trocaram o filtro de gasóleo e montaram uma bomba de combustível nova, que era igual à montada nos Fiat Croma. Além disso, sopraram nos tubos de chegada e retorno do gasóleo, que vem e vai para o depósito e verificaram que não estavam entupidos.
Duas voltas de teste e tudo OK. Fiz-me de novo à estrada e percorridos cerca de 15Km, novamente o problema. O motor morria completamente. Voltei novamente à oficina e os senhores “mecânicos” teimavam em que estava tudo bem, pelo que o problema era a falta de combustível e o ponteiro não estava a fazer uma leitura correcta. Como já tinha feito aquele percurso várias vezes, tinha a certeza absoluta que a leitura marcada de ½ depósito estava correcta, no entanto acedi em encher completamente o depósito e verifiquei que somente levou 35 litros, pelo que efectivamente tinha cerca de ½ depósito.
Retomei a viagem desconfiado e cerca de Vitória-Gasteiz, mais 350Km percorridos, o motor começou a perder novamente a força. Meti outra vez combustível e o problema desapareceu. Contactei mais duas oficinas de ligeiros e nenhuma delas conseguia dar uma explicação para o problema.
Somente consegui resolver o problema na Holanda, após uma viagem tormentosa, dando à bomba manualmente dezenas de vezes, para encher o filtro do gasóleo e sangrando o mesmo, até que o parafuso de purga moeu. Numa oficina de pesados, em que os mecânicos tinham os fatos de macaco bem sujos de óleo, em vez das batinhas brancas impecáveis dos recepcionistas das oficinas de ligeiros, após a minha exposição do problema, o diagnóstico foi imediato – filtro do depósito entupido.
Desmontaram o mesmo e mostraram-me o estado em que estava. Fiquei admirado como mesmo assim, o motor ainda conseguia dar 50Km/h.!!!
Conclusão:
1º - Em Salamanca, como sopraram os tubos, afastaram algum lixo do filtro e assim consegui andar normalmente alguns Kms.
2º - Quando enchia o depósito, o gasóleo ao cair “lavava” de certa forma o filtro, bem como o lixo se dispersava por um volume maior, logo, a concentração era menor. Quando gastava ½ depósito, a concentração de lixo aumentava e colmatava totalmente o filtro do depósito.
Por isso companheiro RuckFules, não seria má ideia, creio eu, de atestar o depósito e fazer a experiência.
Caso resulte, para desmontar o depósito que está encostado à travessa da frente do chassi, bastará desapertar 4 parafusos e ter o cuidado de o descer. Terá que ter cuidado com o tubo anelado de enchimento do depósito, o qual devido ao tempo estará certamente ressequido e partirá com facilidade. Aliás foi o que aconteceu com o meu, tendo depois de inventar uma união, dado que o tubo na Fiat é bastante caro. Se bem me lembro, este tubo é composto por dois tramos. Poderá aproveitar, tal como eu o fiz, para colocar uma rede fina de metal, à volta do filtro do depósito, uma vez que a original é bastante pequena e aumentará assim a área de filtragem.
Quanto à válvula de corte de combustível, creio que ela está colocada na bomba injectora. Já lá vão uns anos pelo que estou a falar de memória. No entanto, poderá verificar isso mesmo, colocando o motor a trabalhar e tirar o referido fio, pelo que o motor deverá parar imediatamenter. È o que fazemos quando rodamos a chave da ignição. Se pretender fazer um corte de combustível caseiro, tal como eu o fiz, siga esse fio até ao tablier, seccione-o num ponto escondido, coloque um interruptor e desliga o combustível quando abandonar a AC. O meu interruptor estava colocado por debaixo do cinzeiro, e tinha um comutador. Quando ligava a chave, acendia um LED vermelho intermitente, indicativo de que a alimentação à válvula do combustível estava fechada.
Um abraço e boa sorte.