Iluminação tiras led 12v toldo

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: Iluminação tiras led 12v toldo

Mensagempor Luismbmp » quarta jul 10, 2013 9:58 pm

Bem eu sou um pouco pratico nas coisas, nada de mariquises, aquilo traz adesivo autocolante, e ja vem com cabelagem transparente á prova de agua. Colei a fita debaixo da barra quando abre o toldo, náo sei se perceberam, mas é aquele tronco onde tem os pés do toldo la metidos. Depois aquilo tem que se soldar um fio vermelho no +, e um fio preto no -, depois de soldado um pouco de fita isoladora a vedar a soldadura, o comprimento desse fio será pequeno, +- uns 5cm, pois quando o toldo esta fechado, para não andar com o fio por aí pendurado :) , entá-lo dentro do tronco, fica um pouco á mostra mas que se lixe.
Depois arranja-se outro fio maior, cerca de 3,5m +-, em que numa ponta instala-se uma ficha 12v, na outra ponta ficam os cabos descarnados.
quando quero ligar a luz do toldo á noite, abro o toldo todo, o fio de 5cm ligo ao fio de 3,5m, meto a ficha de 12v numa das tomadas de 12 v dentro da AV e ta feito, luz para o pessoal todo~

Abraço
Luismbmp

Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm

Mensagempor danibeja » quinta jul 11, 2013 12:28 am

Luismbmp Escreveu:Bem eu sou um pouco pratico nas coisas, nada de mariquises, aquilo traz adesivo autocolante, e ja vem com cabelagem transparente á prova de agua. Colei a fita debaixo da barra quando abre o toldo, náo sei se perceberam, mas é aquele tronco onde tem os pés do toldo la metidos. Depois aquilo tem que se soldar um fio vermelho no +, e um fio preto no -, depois de soldado um pouco de fita isoladora a vedar a soldadura, o comprimento desse fio será pequeno, +- uns 5cm, pois quando o toldo esta fechado, para não andar com o fio por aí pendurado :) , entá-lo dentro do tronco, fica um pouco á mostra mas que se lixe.
Depois arranja-se outro fio maior, cerca de 3,5m +-, em que numa ponta instala-se uma ficha 12v, na outra ponta ficam os cabos descarnados.
quando quero ligar a luz do toldo á noite, abro o toldo todo, o fio de 5cm ligo ao fio de 3,5m, meto a ficha de 12v numa das tomadas de 12 v dentro da AV e ta feito, luz para o pessoal todo~

Abraço

Boa noite,

Apenas um reparo, em vez de fita isoladora, deveria utilizar manga Termo retráctil ( julgo que é assim que se escreve), fica com um isolamento e acabamento muito melhor, assim como também existem pequenas fichas ( Macho - Fêmea ) que dá para ligar a tal ficha de isqueiro, e dessa forma não encosta os fios, assim como também não troca a polaridade, que em corrente continua é extremamente importante...

Eu fiz uma placa de contraplacado fininho em formato quadrado, com 3 fitas de led, que funcionam de forma semelhante a uma gambiarra, e dá para colocar em qualquer local, basta esticar o fio....

E já agora, em relação ao fio, como os leds consomem muito pouca amperagem hora, a secção do fio pode ser muito fina, semelhante aos das colunas automóveis, basta é que esse fio elétrico seja de boa qualidade....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor Carlos Baptista » domingo jul 14, 2013 10:40 pm

Com tanta luz.
E as melgas?
Carlos Baptista

Registado: domingo jul 07, 2013 9:40 pm

Mensagempor Luismbmp » segunda jul 15, 2013 9:20 am

Carlos Baptista Escreveu:Com tanta luz.
E as melgas?

Boas,
boa pergunta, já reparou que este ano não á moscas nem mosquitos, para onde foram todos ? :)
Formigas á as carradas

Abraço
Luismbmp

Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm

Mensagempor bornes » segunda jul 15, 2013 9:33 am

Hummmmmmmm...,
por cá, burgo nortenho, também está infestado de formigas.
Vou enviar um mail ao marcelino, acho que nas bandas dele são os porcos a andarem de bicicleta.
Todos se viraram agora contra os animais, porra... coitados.
Será que estamos a ser invadidos pelos animais? :|
Isto é que vai uma açorda, heeheheheheheheheheh
NÃO ACREDITO EM RELIGIÕES, MAS SE EXISTE DEUS, QUE ME DÊ MAIS 200 ANOS DE VIDA...
bornes

Registado: quinta jul 26, 2012 1:23 pm

Anterior

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes