Agua congela nos depositos de agua limpa ( solução )

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: Agua congela nos depositos de agua limpa ( solução )

Mensagempor Luismbmp » quinta mar 07, 2013 6:06 pm

calexandre Escreveu:Boa tarde companheiro,

concordo com tudo o que vai fazer, mas atenção ao isolar a bomba de Agua.
Como é um motor eléctrico, precisa de refrigeração ( ar ) para não aquecer demasiado
a mecânica existente.
Ter atenção principalmente no verão, deverá retirar esse isolamento ( Bomba de Água ).
Fazer isso de forma a ser amovível..... é uma solução.

Boas,
é uma boa solução, por acaso eu já tinha pensado para ser amovivel, não por causa do calor no verão, mas por causa de poder aceder depois a possiveis verificações de fios electricos, ou substituição de alguma coisa, mas em relação ao calor no verão é de considerar tambem.
A lã de vidro será fixada com umas braçadeiras de plastico, agora a caixarilha feita em roofmate não sei como agarra-la. se colo-a com espuma de poliuretano, aquilo fica uma cagada :)

Abraço
Luismbmp

Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm

Mensagempor calexandre » quinta mar 07, 2013 6:14 pm

Luismbmp Escreveu:

Como é um motor eléctrico, precisa de refrigeração ( ar ) para não aquecer demasiado
a mecânica existente.
Ter atenção principalmente no verão, deverá retirar esse isolamento ( Bomba de Água ).

Boas,
é uma boa solução, por acaso eu já tinha pensado para ser amovivel, não por causa do calor no verão, mas por causa de poder aceder depois a possiveis verificações de fios electricos, ou substituição de alguma coisa, mas em relação ao calor no verão é de considerar tambem.
A lã de vidro será fixada com umas braçadeiras de plastico, agora a caixarilha feita em roofmate não sei como agarra-la. se colo-a com espuma de poliuretano, aquilo fica uma cagada :)

Abraço

.... porque não comprar Painel Sandwich de fachada Liso, assim já tem a chapa exterior do mesmo, para poder aplicar parafusos auto-roscantes e cantoneira em L de Chapa Galvanizada de 1 mm de espessura, que lhe dará resistência e acabamento .
Cumprimentos

Imagem
calexandre

Registado: terça set 06, 2011 9:50 pm

Mensagempor Luismbmp » quinta mar 07, 2013 6:35 pm

calexandre Escreveu:
Luismbmp Escreveu:

a mecânica existente.

Boas,

Abraço

.... porque não comprar Painel Sandwich de fachada Liso, assim já tem a chapa exterior do mesmo, para poder aplicar parafusos auto-roscantes e cantoneira em L de Chapa Galvanizada de 1 mm de espessura, que lhe dará resistência e acabamento .

Uma boa alternativa, será que vendem só uma chapa?
Qual é a medida de uma chapa dessas, será que vai dar muito desperdicio?

abraço
Luismbmp

Mensagempor calexandre » quinta mar 07, 2013 9:06 pm

Sim, consegue arranjar numa empresa que fabrique estruturas metálicas, há sempre restos de Obras que são guardados ou, num armazém de materiais de construção....
Normalmente esse painel tem uma espessura mínima de 40 mm.
A madeira também é um bom isolador térmico, e no interior da caixa, pode aplicar o roofmate ou lã de rocha/mineral.
A lã tem a vantagem de não arder e de fazer também isolamento acústico.
Cumprimentos

Imagem
calexandre

Mensagempor bushman » quinta mar 07, 2013 9:27 pm

Luismbmp Escreveu:
e mesmo com um detector de gaz instalado no interior,

á noite fecho a torneira e não á gaz pra ninguem, escuso de sair da autovivenda e ir la atras desligar o redutor da garrafa :)

O meu medo agora é em relação a pressão, o gaz butano tinha pressão de 30mb, agora com o propano, mesmo com o regulador, queria colocar o gaz a 37mb. para o aquecedor ter uma combustão mais eficiente, sem estar sempre a desligar com o vento.

á noite o melhor é desligar o aquecimento, pernoitar num parque de campismo, ligar a 220v e ligar aquecedor electrico :)
Durante o dia posso deixar o gaz sempre ligado mas á noite :roll:

Abraço

Poderá ter detector de gás, mas se houver uma fuga vai detectar pelo cheiro, mas o principal detector é o de monoxido de carbono, esse sim é indetectavel e acho-o inprescindivel na Ac.
Sobre a pressão do gás não poderei ajudar muito, se procurar existe um enorme topico aqui no forum sobre isso.
O gás propano acho que é mais forte e o aquecimento poderá funcionar melhor, mas volte a colocar o aquecimento em funcionamento, pois acho esquisito este apagar com o vento, nunca me aconteceu.

Poderemos ter cuidado com o gás, mas não é necessario chegar ao extremo de desligar, realmente temos que usar e á noite é imprescindivel se tiver muito frio.
Nunca uso parques de campismo e as areas de svc nem todas têm 220v e também não uso, pois tenho autonomia energetica.
No caso dos Pirineus não existe AS nas estançias espanholas, só na sierra nevada, desconheço o norte de Espanha.
Assim sendo teremos que usar o gás 8)

Um abraço
Fiat 290max 94(1.9 TDi) Imagem Granduca
bushman

Registado: sábado jul 26, 2008 9:37 pm

Mensagempor Terrenas » quinta mar 07, 2013 9:35 pm

Boas!
Comprei uns paineis desses (30mm) numa casa em Venda Do Alcaide, cortam no comprimento que queremos.
Terrenas

Registado: segunda mar 19, 2012 10:26 pm

Mensagempor calexandre » quinta mar 07, 2013 10:04 pm

Terrenas Escreveu:Boas!
Comprei uns paineis desses (30mm) numa casa em Venda Do Alcaide, cortam no comprimento que queremos.

Esse painel de 30 mm que o companheiro se refere, é de cobertura, pois tem 3 ou 5 castelos no exterior e é liso ( micro-nervurado ) no interior. O painel que eu referi, é liso dos dois lados, e o mínimo de espessura fabricado é 40 mm.
Cumprimentos

Imagem
calexandre

Mensagempor Luismbmp » quinta mar 07, 2013 10:11 pm

bushman Escreveu:
Luismbmp Escreveu:
e mesmo com um detector de gaz instalado no interior,

á noite fecho a torneira e não á gaz pra ninguem, escuso de sair da autovivenda e ir la atras desligar o redutor da garrafa :)

O meu medo agora é em relação a pressão, o gaz butano tinha pressão de 30mb, agora com o propano, mesmo com o regulador, queria colocar o gaz a 37mb. para o aquecedor ter uma combustão mais eficiente, sem estar sempre a desligar com o vento.

á noite o melhor é desligar o aquecimento, pernoitar num parque de campismo, ligar a 220v e ligar aquecedor electrico :)
Durante o dia posso deixar o gaz sempre ligado mas á noite :roll:

Abraço

Poderá ter detector de gás, mas se houver uma fuga vai detectar pelo cheiro, mas o principal detector é o de monoxido de carbono, esse sim é indetectavel e acho-o inprescindivel na Ac.
Sobre a pressão do gás não poderei ajudar muito, se procurar existe um enorme topico aqui no forum sobre isso.
O gás propano acho que é mais forte e o aquecimento poderá funcionar melhor, mas volte a colocar o aquecimento em funcionamento, pois acho esquisito este apagar com o vento, nunca me aconteceu.

Poderemos ter cuidado com o gás, mas não é necessario chegar ao extremo de desligar, realmente temos que usar e á noite é imprescindivel se tiver muito frio.
Nunca uso parques de campismo e as areas de svc nem todas têm 220v e também não uso, pois tenho autonomia energetica.
No caso dos Pirineus não existe AS nas estançias espanholas, só na sierra nevada, desconheço o norte de Espanha.
Assim sendo teremos que usar o gás 8)

Um abraço

Boas,

o detector que foi instalado na Av é este, não sei se detecta o monoxido de carbono ou se detecta so o cheiro do gaz, custou-me quase 90 euros, uma pipa de massa.

Imagem

O aquecedor desliga, porque a chaminé é lateral e não de tecto. A chamine de tecto é mais longa, a chamine lateral é mais curta o vento entra e apaga logo a chama, o aquecedor é um trumatic S2200 proprio para AV vans.

Imagem

Imagem

Pois o aquecimento á noite é imprescindivel, a ver vamos.

Abraço
Luismbmp

Mensagempor cookie » quinta mar 07, 2013 10:42 pm

companheiro

para o caso de lhe voltar a acontecer o mesmo, pondere a compra, na decathlon p.ex., de umas saquetas que se usam para aquecer as maos ou pés e que têm uma duração de umas quantas horas. da decathlon essas saquetas estão perto das ligaduras, joelheiras etc. obviamente que não substituem o aquecedor, mas quando temos de temperatura interior 0º tudo serve para amenizar o desconforto. em sos são uma maravilha pois aquecem mesmo.

o nosso aquecimento também tem chaminé lateral e em situações idênticas á sua nunca se apagou, ou então reacendeu sem que déssemos conta. a verdade é que já tivemos temperaturas interiores de 14º mas porque ficámos sem bateria durante a noite.

o frigorífico sim que apaga com o vento mas o piloto acende novamente de seguida...
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor Luismbmp » quinta mar 07, 2013 10:50 pm

cookie Escreveu:companheiro

para o caso de lhe voltar a acontecer o mesmo, pondere a compra, na decathlon p.ex., de umas saquetas que se usam para aquecer as maos ou pés e que têm uma duração de umas quantas horas. da decathlon essas saquetas estão perto das ligaduras, joelheiras etc. obviamente que não substituem o aquecedor, mas quando temos de temperatura interior 0º tudo serve para amenizar o desconforto. em sos são uma maravilha pois aquecem mesmo.

o nosso aquecimento também tem chaminé lateral e em situações idênticas á sua nunca se apagou, ou então reacendeu sem que déssemos conta. a verdade é que já tivemos temperaturas interiores de 14º mas porque ficámos sem bateria durante a noite.

o frigorífico sim que apaga com o vento mas o piloto acende novamente de seguida...

Boas, obg pelo conselho, isto sim é uma comunidade que se ajuda uns aos outros :)

Quanto ao aquecedor, o meu tem isqueiro piezo, quando a chama se apaga ninguem da por isso, e so depois de detectarmos que se desligou, lá vamos nós dar ao botao para fazer faisca. :(

Abraço
Luismbmp

Mensagempor bushman » sexta mar 08, 2013 12:16 am

O detector é esse mesmo.
CO - Monoxido de carbono.
Quanto á chaminé do aquecimento não sei ajudar, talvez algum companheiro tenha mais conhecimentos.

Um abraço
Fiat 290max 94(1.9 TDi) Imagem Granduca
bushman

Registado: sábado jul 26, 2008 9:37 pm

Mensagempor fluis » sexta mar 08, 2013 11:13 am

Luismbmp Escreveu:...
Em relação ao gaz, vou alterar para propano. Os tubos de gaz sei que não será necessario isolar, mas quem forra tubos de agua, forra tubos de gaz.

...

Já agora em relação a 2 bilhas de gaz propano de 13kg, dará para quanto tempo, tendo o boiler sempre ligado, o frigorifico e o aquecedor?

Abraço

Bom dia Luís,

Dê por favor uma vista de olhos na página principal do portal http://www.campingcarportugal.com no menu autocaravanismo, secção técnicas & bricolage irá encontrar um documento sobre o gás.
De qualquer forma posso adiantar que para usar o propano, o compartimento das garrafas de gás deve ser exterior e estanque para o interior. Caso contrário o uso do butano é obrigatório, até porque se está no interior o problema da temperatura não se deverá colocar, desde que, o aquecimento seja ligado antes da temperatura atingir valores demasiado baixos.

Em relação ao redutor, não deve usar 30 Mbar para butano e 37 Mbar para propano. As normas que entraram em vigor há uns anos, dizem que as instalações das AC’s devem utilizar pressão de 30 MBar quer seja butano ou propano. Nas casas de acessórios de AC’s encontra redutores genéricos adaptados quer a butano quer a propano, devendo depois adquirir para as garrafas aquilo que se designa como um adaptador de pressão livre, o qual só serve para abrir a válvula da garrafa. Por exemplo da repsol, é possível enroscar direto o redutor no adaptador de pressão livre, pode ainda optar por comprar lyras de alta pressão (são tubos de gás roscados nas pontas) para fazer a ligação entre o redutor genérico e o adaptador da garrafa. Se preferir, tem ainda uma solução mais simples, mais uma vez da marca respsol, o adaptador de 30 MBar que é vendido para butano, tem inscrito nele Butano/Propano e efetivamente serve para as bilhas de butano e propano.

Desde que a instalação esteja segundo as normas, que os tubos sejam substituídos na altura certa, não há que receio destes aquecimentos a gás, os gases de combustão são encaminhados para o exterior através das respetivas chaminés e em termos de conforto faz toda a diferença. Consegue-se estar com todo o conforto nas nossas casas móveis, estando temperaturas negativas no exterior.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Mensagempor spedy » sexta mar 08, 2013 11:44 am

Luismbmp Escreveu:o detector que foi instalado na Av é este, não sei se detecta o monoxido de carbono ou se detecta so o cheiro do gaz, custou-me quase 90 euros, uma pipa de massa.

Imagem

Abraço

Em principio deteta, inclusive se beber um ginja e soprar para lá também apita, ou com perfume por ex. :mrgreen:
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
spedy

Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm

Mensagempor Luismbmp » sexta mar 08, 2013 11:56 am

fluis Escreveu:
Luismbmp Escreveu:...
Em relação ao gaz, vou alterar para propano. Os tubos de gaz sei que não será necessario isolar, mas quem forra tubos de agua, forra tubos de gaz.

...

Já agora em relação a 2 bilhas de gaz propano de 13kg, dará para quanto tempo, tendo o boiler sempre ligado, o frigorifico e o aquecedor?

Abraço

Bom dia Luís,

Dê por favor uma vista de olhos na página principal do portal http://www.campingcarportugal.com no menu autocaravanismo, secção técnicas & bricolage irá encontrar um documento sobre o gás.
De qualquer forma posso adiantar que para usar o propano, o compartimento das garrafas de gás deve ser exterior e estanque para o interior. Caso contrário o uso do butano é obrigatório, até porque se está no interior o problema da temperatura não se deverá colocar, desde que, o aquecimento seja ligado antes da temperatura atingir valores demasiado baixos.

Em relação ao redutor, não deve usar 30 Mbar para butano e 37 Mbar para propano. As normas que entraram em vigor há uns anos, dizem que as instalações das AC’s devem utilizar pressão de 30 MBar quer seja butano ou propano. Nas casas de acessórios de AC’s encontra redutores genéricos adaptados quer a butano quer a propano, devendo depois adquirir para as garrafas aquilo que se designa como um adaptador de pressão livre, o qual só serve para abrir a válvula da garrafa. Por exemplo da repsol, é possível enroscar direto o redutor no adaptador de pressão livre, pode ainda optar por comprar lyras de alta pressão (são tubos de gás roscados nas pontas) para fazer a ligação entre o redutor genérico e o adaptador da garrafa. Se preferir, tem ainda uma solução mais simples, mais uma vez da marca respsol, o adaptador de 30 MBar que é vendido para butano, tem inscrito nele Butano/Propano e efetivamente serve para as bilhas de butano e propano.

Desde que a instalação esteja segundo as normas, que os tubos sejam substituídos na altura certa, não há que receio destes aquecimentos a gás, os gases de combustão são encaminhados para o exterior através das respetivas chaminés e em termos de conforto faz toda a diferença. Consegue-se estar com todo o conforto nas nossas casas móveis, estando temperaturas negativas no exterior.

Boas,
o meu agradecimento a toda ajuda prestada.

Eu tenciono colocar gaz propano da Galp, o adaptador que queria colocar a seguir ao redutor da garrafa seria com um manometro de regulação de pressão, assim facilmente regulava a pressao do gaz para 30mbar.
O compartimento do gaz propano para 2 garrfas de 11kg será assim feito:
Primeiramente todo o compartimento do gaz excepto o chão será forrado com roofmate para isolamento de frio e calor, nomeadamente mais por causa do calor em pleno verão. Depois em cima do roofmate será aplicado/colado chapas de aluminio de 1mm, isoladamente nas juntas com silicone cinzento, assim evitará possiveis fugas de gaz para o interior da AV. No chão será furado varios furos com o berbequim, para possiveis fugas de gaz. Na lateral da carrinha será colocado duas grelhas na parte exterior com perfuração para arejamento do compartimento do gaz, uma grelha colocada superior e outra inferior. As bilhas do gaz serão inceridas pela traseira da carrinha, pelos portões traseiros. Ao abrir os portões traseiros, haverá uma segunda porta do compartimento do gaz, com borrachas iguais ás portas dos automoveis nas extremidades, e com um puxador igual das janelas de aluminio, que fecham em pressão.

Bem esta é a minha ideia em relação ao gaz.

Mas sou todos ouvidos á voz da experiencia.

Um muito obrigado a todos por toda ajuda prestada.

Abraço
Luismbmp

Mensagempor jfneves » sexta mar 08, 2013 2:49 pm

Companheiro luismbmp:

Relativamente à bomba de água, presumo pelo que disse que ela se encontra no exterior.

Já tive anteriormente uma AV e a minha bomba estava colocada no interior e a cerca de 2.00m do depósito, tendo sempre funcionado sem problemas.

Bastará colocar uma válvula de retenção junto ao depósito, e desta forma poderá fixar a bomba num pequeno espaço disponível, a uma distância ainda maior.

A principal perda de carga é provocada pela diferença altimétrica entre a cota do depósito e a cota da bomba, sendo a perda de carga pelo comprimento da tubagem desprezável.

Desta forma, não terá de isolar a bomba e poderá visualizá-la em caso de uma qualquer avaria ou fuga.

Saudações,

Fernando Neves
jfneves

Registado: sábado abr 10, 2010 11:55 pm

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes