vitor Escreveu:Alguém sabe se a correia de distribuição do motor Fiat Ducato 2.3 multijet (2007) precisa substituição?
Se sim, com quantos quilómetros deve ser feita?
Obrigado.
Companheiro o seu motor deve ser do grupo PSA, grupo Peugeot,que são os motores que equipam a Boxer e jumbo
da Citoen,e á vários carros como a Ford,Volvo e mais,e o seu é de imjeção eletrónica,esses motores manda a
fábrica mudar a correia distribuição maximo aos 240 mil km.ou com a idade maxima 8 anos,aqui os km. não conta
nem que tenha só 20 mil km. mas se tiver 8 anos tem que mudar. mas eu aconselho mudar aos 160 mil,km.porque
os motores tambem trabalham muitas horas ao relantim e não marca km.quanto á idade eu tambem aconcelho aos
6 anos porque com estes anos as correias já estão muito recequidas e podem partir, quanto aos motores não turbos
TD,JTD, IDTD,equipa tambem a Boxer Peugeot e Citroen e manda a fábrica mudar maximo aos 120 mil km.e os anos
são os mesmos maximo 8 anos , mas nestes devemos mudar aos 100 mil km.ou com 6 anos, na Ford ,com os
motores não turbos, e TD, é igual maximo 120 mil km. ou 8 anos, já as Ford ,com imjeção eletrónica do grupo
referido em cima ,é tudo igual, e mesmo da Ford de imjeção eletóronica a muda deve ser igual,bem não esquecer
que os tensores devem ser sempre mudados quando se muda a correia.Já a bomba de água não é necessário mudar
aos 6 ou 8 anos só se mudar a correia com os km.que a fábrica manda,ou der por alguma fuga e vê que o nivel baixa,
esta informação serve também para todos os companheiros que tenham estes motores qu eu indiquei.
Saudaçoes Caravanistas
Antonio Moreira

