Nuno Lacerda Escreveu:Obrigado a todos pela ajuda =)
[...]
Já consegui perceber que as AC's de 90's que predominam são as de 5,80m ou 5,70. Há razão para isto, ou seja, são mais equilibradas? Os interiores das 6,20 ou 6,30 são bem agradaveis, pergunto-me no entanto se este meio metro a mais já vai fazer muita diferença.
Já estou bem off-topic, se calhar abro um novo tema =)
Abraços
Apesar do off-topic, ainda se prende com a escolha da sua auto-caravana.
Quanto aos tamanhos, dentro dos modelos de 90's existem outros para além dos 5,70 e 5,80 embora de facto estes predominem.
Baseado na minha longa pesquisa sobre os mais diversos modelos, constatei que de marca para marca (da célula, não do chassis) existem espaços bem mais aproveitados que outros.
Depois existem diversas configurações (camas de casal ao comprido ou atravessadas, de solteiro ou beliches, WC com ou sem duche separado, bancadas de cozinha maiores ou menores, etc etc).
Acima de tudo, deve estabelecer o que é prioritário para si e para as suas necessidades.
No meu caso, interessava-me uma AC que desse para dormirem até 4 pessoas, sem ter que andar a desmontar camas para fazer mesas e vice-versa. Dispenso chuveiros separados, mas pretendo uma cama sempre feita e de dimensões suficientes para não arranhar as paredes com as unhas dos pés (tenho 1,86m)

nem sentir falta de espaço com duas pessoas deitadas. Logo optei por uma 6700 (que tem quase 7 metros) com capuchinho e a cama na retaguarda (que também pode fazer de sala) tem 2 metros e qq coisa de comprimentos e mais de 1.50 de largura. Como a ideia é passear e não passar horas agarrados a tachos e panelas, a bancada da cozinha tem o essencial. Fogão de 3 bicos, um lava-loiça com escorredor, e a "bancada de apoio" é recolhível.
Claro que as dimensões, logo peso, vão influenciar em consumos, prestações e manobrabilidade. Mas tudo tem um preço, e o espaço/conforto interior não foge à regra.
Cumprimentos
Carlos