Baterias - Notas soltas

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Mensagempor Helder » sábado set 04, 2010 7:23 pm

Pertinente sim senhor

Ligar a 220V quando a AC fica na garagem ou não?
Eu não deixo ligado, mas já não sei se faço bem o mal?
Conselhos
Obrigado
Avatar do Utilizador
Helder
 
Mensagens: 321
Registado: terça jan 29, 2008 3:36 pm
Localização: Torres Novas

Manutenção de baterias

Mensagempor AFigas » sábado set 04, 2010 8:25 pm

Viva:

As baterias são um conjunto de produtos quimicos em constante mutação e transmutação ionica ( até dói escrever isto ! ) e como tal todo essa solução está sempre a trabalhar. Como traquitanas produzidas em série, o seu rendimento nunca atinge os 100%, o que a acrescentar ás caracteristicas internas , fazem com que haja desgaste perpétuo mesmo em repouso e em vazio ( sem nada ligado ) . Assim, sempre que possível, deixem as baterias á carga, seja com o auxílio dos paineis solares, seja por ligação á rede de 230 Vac, vigente no nosso país. Penso que ninguém desliga os paineis, ou sejam estão sempre prontos e a carregar, assim exista luz suficiente. Uma bateria novíssima, após carga completa e recente, tem uma corrente de manutenção de 11 a 3 miliAmpere por cada Ampere-hora de capacidade da bateria. Á medida que sedá o envelhecimento da bateria, essa corrente flutuante de carga residual irá subir até 0s 50 miliamperes por cada ampere-hora de capacidade de bateria. Quando ultrapassa esses valores, entregou a alma ao criador e está pronta para ser reciclada e ser substituida por outra. NUNCA DEIXAR UMA BATERIA SEM CARGA POR PERIODOS SUPERIORES A 30 DIAS, pois a sulfatação das placas começa logo a ter lugar e é irreversível.
Cumprimentos

Arnaldo Figueiras

TM 917325872
TM 919484594
Sacavém Portugal
Avatar do Utilizador
AFigas
 
Mensagens: 41
Registado: sexta jul 30, 2010 9:03 pm
Localização: SACAVEM

Re: Carga/recarga de Baterias

Mensagempor AFigas » sábado set 04, 2010 8:38 pm

Manel Escreveu:Olá

Antes de mais o meu muito obrigado, ao companheiro Arnaldo pela magnifica exposição sobre baterias.

Ainda assim gostaria de pedir mais uma achega:

Adquiri já este ano uma Autocaravana nova. A minha 1ª dificuldade é identificar o "tipo de bateria"!

Aquilo que consegui retirar é que é uma "Varta" e que tem o código:
RM 536 54 e os caracteres PB (Chumbo).

Isto é o que eu sei para já.

Tenho Painel solar que é suposto, ir recarregando a Bateria durante as saídas.

Por aconselhamento, para perpectuar a vida da bateria, sempre que regresso à garagem, ligo logo à corrente (220)

Agora a questão:
Faço bem? ou só devia ligar em paragens prolongadas ou na véspera da saída?

Obrigado e ...

Boas Viagens!
Eugénio Reis


Viva:

Conforme tentei explanar em nota posta no forum, deve deixar sempre a bateria á carga, pois os processos quimicos das baterias são constantes.
Em relação á sua bateria, VARTA é uma bateria de boa marca, no entanto, a referencia de RM não me é familiar. Penso que deverá ter vida útil de 5 a 8 anos, se bem estimada. As referencias, indicam que tem cerca de 50 Ah de capacidade de armazenamento, 6 elementos de 2 V, e cada elemanto conta con 3 conjuntos de placas. O facto de ser Pb, será forçosamente ácida e com os elementos de liga de chumbo, com ou sem manutenção. Se tiver rolhas com ranhuras para ferramenta ou moeda, então terá electrólito liquido e deverá, periodicamente ver os níveis e corrigir, só e exclusivamente com água destilada e desmineralizada. se for de gel, as rolhas NÃO DEVEM SER RETIRADAS, e muito menos levar água no seu interior, dado o perigo de explosão.
Espero que tenha ilucidado naquilo que suscitava dúvidas.
Cumprimentos e boas limadelas de alcatrão

AFigas
Cumprimentos

Arnaldo Figueiras

TM 917325872
TM 919484594
Sacavém Portugal
Avatar do Utilizador
AFigas
 
Mensagens: 41
Registado: sexta jul 30, 2010 9:03 pm
Localização: SACAVEM

Mensagempor Manel » domingo set 05, 2010 6:19 pm

OK!

Já sei (sabemos)! é regressar e meter a ficha!

Obrigado companheiro(s).

e...

Boas viagens!
Eugenio Reis
Manel
 
Mensagens: 251
Registado: quarta Oct 25, 2006 4:31 pm
Localização: Torres Novas

Mensagempor CampingCar Portugal » domingo set 05, 2010 9:50 pm

Caríssimos amigos,

Informamos que o documento "Anotações sobre baterias", em formato PDF, elaborado pelo companheiro AFigas, já está disponível na secção "Técnicas e Bricolage" do Portal.

Mais uma vez muito obrigado a todos os que colaboram no aumento do património do nosso Portal. Neste caso, os nossos agradecimentos directos ao AFigas.

Leiam e imprimam!
Projecto CampingCar Portugal

http://www.campingcarportugal.com
Avatar do Utilizador
CampingCar Portugal
Projecto CCPortugal - Administração
 
Mensagens: 257
Registado: quarta dez 10, 2008 12:01 pm

Anterior

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes