Potência do motor..

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Mensagempor JPires » quarta ago 26, 2009 10:28 pm

Caro SPinto

Relativamente a essa alteração ...........isso daria pano para mangas. Mas talvez a solução mais fácil de implementar, fosse a de mudar o motor , não sei se seria essa a intenção. Mas claro que depende dos apoios de encaixe do motor e todo esse trabalho de mecânica.
Acho que a ford só mudou para a nova versão a partir de 2000, antes desse ano à partida os apoios serão os mesmos.

J.P
JPires
 
Mensagens: 3
Registado: segunda ago 24, 2009 11:13 am
Localização: Beja

Mensagempor Silvia, Lino e Micael » quinta ago 27, 2009 2:09 pm

spinto Escreveu:estes dias a falar com um colega sobre a carrinha morrer muito logo que sobe e sobre a possibilidade de trocar por mais recente e potente lançou uma ideia que não sei se será possivel:

Em vez de comprar outra ou trocar por mais recente e visto a autocaravana estar interiormente boa, porque não comprar uma carrinha ford igual mas 2.5td e mais recente ou ducato 2.5 e colocar a celula e proceder á respectiva legalização.

Será economicamente viável ?
Seria vantajoso visto saber como está int/ext a minha celula ?
Será que quem faz reparações de autocaravanas tb poderá fazer o serviço?

Sinceramente não faço a minima ideia e por isso escrevo para ver a vossa opinião.

[/b]


Não é da minha conta mas , como temos uma AC igual à sua também sentimos o mesmo problema, mas o melhor será verder essa e ir à Alemnha buscar uma mais recente e com um motor melhor. Temos uns conhecidos que foram buscar eles próprios uma AC à Alemanha e ficou 5000 € mais barata...
Saudações Caravanistas
Micael, Sílvia e Lino

http://viajarminhoac.blogspot.com/
Silvia, Lino e Micael
 
Mensagens: 36
Registado: sexta mai 22, 2009 4:39 pm
Localização: Braga

Mensagempor lino » quinta ago 27, 2009 8:40 pm

JPires Escreveu:Boa noite,

Todos os colegas que por aqui comentam, dá para ver que sofrem das mesmas frustrações ( onde eu me íncluo) ou melhor incapacidade sobre a máquina Fiat 1.9 td.
Por mais artimanhas, dispositivos e aditivos em minha opinião não há mesmo nada que possamos fazer. Pois esta motorização é mesmo fraquita. Quando encontramos umas subidas um pouco mais acentuadas só nos resta reduzir umas mudanças e apreciar a paisagem, não sei se nas motorizações com mais cilindradas 2.5D e 2.5.Td as passagens de caixa tb são muito frequentes ou será só na 1.9 td????( aguardo opiniões) como nunca conduzi nenhuma, mas gostaria de saber, pois a maior cilindrada poderá fazer toda a diferença na altura de subir.
Claro que dado o tipo de veículos que conduzimos o objectivo da potência é contrariar o peso dos veículos nas subidas e obter uma velocidade cruzeiro aceitável. O que em recta e descida não me queixo mas nas subidas mais acentuadas minha nossa..................quase que dá para ir à casa de banho e ela ainda vai no mesmo sítio.


Boas viagens.
J.P.

Boa noite!
Eu comprei á cerca de 3 meses uma ac de 95 com motor Fiat 2500tdi e só tenho a dizer maravilhas do mesmo excepto o consumo mas penso que ai é um mal comum a todas as acs, embora os motores mais recentes os consumos são um pouco mais baixos!
O motor tem 116cv e a subir é uma maravilha mesmo a ac tendo 6metros e 3200kg e é capucine o que aerodinamicamente não é o melhor!
Antes de efectuar a compra tive sempre o cuidado de não comprar uma ac com o motor mais pequeno pois já me tinham alertado para a situação de acs mais baratas mas com motores menos potentes!
Penso que a melhor solução para aumentar a potencia será mesmo a troca por um motor da mesma marca mas com mais cilindrada e potencia!
Abraço!
Avatar do Utilizador
lino
 
Mensagens: 145
Registado: quinta jun 25, 2009 8:25 pm
Localização: Albufeira

Mensagempor armpal » sexta ago 28, 2009 12:39 pm

Tive uma 1.9D nova e só saí uma vez para França. Na subida do Marão comecei logo a ter problemas com o aquecimento.
Mal cheguei troquei de imediato por uma 2.8 idtd e posso dizer que é água do vinho. Esta nunca me deixou ficar mal e qualquer circunstância.

Se tem hipótese aconselho a troca pois quanto mais tarde mais dinheiro está a perder.
armpal
 
Mensagens: 24
Registado: terça jun 30, 2009 12:56 pm
Localização: GUIMARÃES

Mensagempor xpto_pt » terça set 01, 2009 3:58 pm

Boas,
No meu caso o motor até tem bastante cilindrada e é bem grande, 2500cc de 6 cilindros (VW LT28)
Tem força mas, acho que a subir é bem lenta.... muitas vezes subo a fundo e em terceira.... e não passo dos 60... a direito e a descer consigo manter nos 100, embora o cappuccine e os 6,40 metros não ajudem.. mas também não se pode ter tudo, em relação a consumos nunca passa dos 10-11 litros aos 100, mesmo com atrelado com barco em cima :D , já pensei foi que um antigo dono tenha fechado um pouco a bomba do combustivel, pois fico estupefacto com o que ela consome, mesmo andando sempre a fundo...
Já pensei em adaptar um turbo mas depois de me informar vi que o motor é diferente e não está preparado para tanta pressão... A minha ideia era trocar pelo motor identico mas com turbo, em que é só trocar pois provem do mesmo carro, mas descobrir um motor destes em PT não é fácil visto não existirem muitas VW LT28 por cá..
Visto gostar tando da minha AC, não a trocava por uma mais recente, visto a unica coisa que me chateia ser esta de não conseguir fazer uma média de jeito... não é pela velocidade, apenas gostava de manter a velocidade nos 90-100 mesmo em subidas, até lá ela anda na mesma mais 10 menos 20 não é por aí!
xpto_pt
 
Mensagens: 12
Registado: quarta fev 25, 2009 4:03 pm
Localização: Portugal

Mensagempor Joel Lourenço » terça set 01, 2009 7:39 pm

xpto_pt Escreveu:Boas,
No meu caso o motor até tem bastante cilindrada e é bem grande, 2500cc de 6 cilindros (VW LT28)
Tem força mas, acho que a subir é bem lenta.... muitas vezes subo a fundo e em terceira.... e não passo dos 60... a direito e a descer consigo manter nos 100, embora o cappuccine e os 6,40 metros não ajudem.. mas também não se pode ter tudo, em relação a consumos nunca passa dos 10-11 litros aos 100, mesmo com atrelado com barco em cima :D , já pensei foi que um antigo dono tenha fechado um pouco a bomba do combustivel, pois fico estupefacto com o que ela consome, mesmo andando sempre a fundo...
Já pensei em adaptar um turbo mas depois de me informar vi que o motor é diferente e não está preparado para tanta pressão... A minha ideia era trocar pelo motor identico mas com turbo, em que é só trocar pois provem do mesmo carro, mas descobrir um motor destes em PT não é fácil visto não existirem muitas VW LT28 por cá..
Visto gostar tando da minha AC, não a trocava por uma mais recente, visto a unica coisa que me chateia ser esta de não conseguir fazer uma média de jeito... não é pela velocidade, apenas gostava de manter a velocidade nos 90-100 mesmo em subidas, até lá ela anda na mesma mais 10 menos 20 não é por aí!


achas que isso é uma media má?
eu nao sou da mesma opiniao, alias acho que é uma boa media para o motor em causa etc etc, nao consegues arranjar mto melhor em relaçao a consumos
Ford
Challenger Genesis 43 2009
Joel Lourenço
 
Mensagens: 118
Registado: segunda jul 13, 2009 3:31 pm
Localização: Povoa Stª Iria

Mensagempor ventura » terça set 01, 2009 8:53 pm

Ola boa noite a todos, a minha AC tem motor de 2800 com 127CV da FIAT do ano de 2006 com capucine, estou satisfeito com o desempenho do motor, temos de ter conciência do peso de um veiculo deste genero que anda sempre na casa dos 3500kg logo não podemos esperar que quando nos deparamos com uma subida com uma inclinação acentuada não venhamos a perder velocidade que é o que acontece comigo mesmo dando-lhe velocidade, para que essa situação seja atenuada só há uma coisa a fazer é por-lhe mais cavalos mexendo no motor, ganha-se mais velocidade, aumenta-se o consumo, mas a logevidade do motor tem que sair afectada, por isso como conto tê-la durante uns bons anos afinadinha como ela está sem ter problemas, no motor nem mexer, esta é a minha opinião, bons passeios com muita côr.
ventura
 
Mensagens: 115
Registado: terça abr 21, 2009 9:35 pm
Localização: Lisboa

Mensagempor Nuno Sousa » sexta Oct 23, 2009 9:54 am

Bom dia ao ler este tópico identifiquei-me com um problema que também me tem preocupado um pouco.
Tenho uma autocaravana fiat ducato 1.9 TD, e já dei alguns passeios com a mesma (Algarve, Ponte de Lima etc), embora ultimamente não tenha tido grande disponibilidade para a utilizar.
Já reparei que o motor realmente nas subidas tem alguma dificuldade, noto que se sente bastante o efeito do peso, normalmente tenho que utilizar a 4 e a 3 velocidade, mas isso até compreendo e depois de alguma habituação já se faz bem o percurso, embora devagar.
No entanto o que me está a preocupar é o facto de o ponteiro da temperatura nessas grandes e prolongadas subidas se aproximar muito do vermelho (embora não passe daí), já pensei e ouvi falar em recorrer a um electricista para ligar as ventoinhas através de um botão manual, ou seja quando eu desejar através desse mesmo botão poderia ligar as duas ventoinhas e desligar quando quisesse, por ex. antes de iniciar uma subida, isto sem afectar o seu normal funcionamento, pois as mesmas ficam a funcionar e disparar automaticamente através do termóstato.
Alguém tem ou teve este problema e como o resolveu?

Relativamente á suspensão traseira reparei que as molas estão quase planas.
Sei que aqui em Vila Nova de Gaia, existe uma empresa de reparação de molas.
Acrescentar mais uma mola e arquear as outras.
Já alguém fez este serviço?
Será muito dispendioso?
Obrigado pela vossa atenção.
Nuno Sousa
 
Mensagens: 19
Registado: domingo set 06, 2009 4:55 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Mensagempor joaquim » sexta Oct 23, 2009 8:09 pm

Amigo Nuno:
Já procurou saber aos quantos graus as ventoinhas ligam? Normalmente ligam a temperaturas diferentes e a primeira entre os 90, 95º. Se a temp. chegou quase ao vermelho e as ventoinhas não ligaram é porque alguma coisa não está bem ou, elas ligaram e o amigo queria era ligá-las antes do tempo e manualmente? Eu tambem tenho um motor desses e a temp. nunca chegou a esses limites...
Espero ter ajudado!
Abraço!
Avatar do Utilizador
joaquim
 
Mensagens: 459
Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm
Localização: Abrantes/Moita

Mensagempor Nuno Sousa » sábado Oct 24, 2009 6:49 am

Bom dia companheiro, eu realmente vou efectuar uma revisão a toda a parte do radiador.
O mesmo foi colocado novo há muito pouco tempo a temperatura anda sempre no normal mais ou menos a meio do manómetro (90º) no entanto nas subidas prolongadas embora me aperceba que as ventoinhas trabalham o ponteiro chega quase ao vermelho, terminada a subida a temperatura volta rapidamente para o normal.
Creio que o melhor é fazer a tal revisão ao sistema de arrefecimento.
È que agora com a chegada do inverno está a apetecer dar uma saída até aos lados da serra e para lá existem grandes subidas, embora não estejamos do calor do verão, mais mais vale prevenir.
Obrigado pela atenção e boas saídas.
Nuno Sousa
 
Mensagens: 19
Registado: domingo set 06, 2009 4:55 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Mensagempor Nuno Sousa » sexta dez 11, 2009 10:32 pm

Só agora pude responder.
Em relação á suspensão traseira já efectuei o respectivo reforço com mais uma mola, ficou mais alta.
Preço 240Euros.
Ainda não tive oportunidade de a experimentar em viagem.
Visualmente ficou muito mais agradável.
Falta a parte do radiador que ainda não tive tempo para resolver, mas um dia destes deixei-a estar a trabalhar e verifiquei que a primeira ventoinha (principal) acciona, a segunda não a vejo a trabalhar, mesmo após vários disparos da principal.
Deve ser este o problema.
Vou fazer a respectiva limpeza do radiador e verificar o que se passa com a segunda ventoinha.
Votos de boas-festas para todos.
Nuno Sousa
 
Mensagens: 19
Registado: domingo set 06, 2009 4:55 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

vw do companheiro xpto

Mensagempor ealves » domingo dez 20, 2009 12:22 pm

Talvez não saiba, mas o motor do Volvo 760 ou 740 são iguais ao da sua AC e adaptam-se perfeitamente. Ou en tão talvez possa substituir só a cabeça do motor colector de escape e admissão. Notará uma diferença considerável.
Avatar do Utilizador
ealves
 
Mensagens: 15
Registado: terça dez 08, 2009 10:28 am
Localização: leiria

Mensagempor tonyV » domingo jan 10, 2010 11:21 am

Já cá passaram 3 ACs (Fiat Ducato). Uma com um 1.9d, outra com o 2.5tdi com catalizador e a actual com o 2.8Jtd.

Nenhum dos motores deu problemas. Só tenho uma opinião em relação aos motores. Não estão satisfeitos, troquem de motor/AC. Não se ponham a "tunnar" motores de uma AC. São veículos que por norma vão com muito peso (às vezes mesmo em excesso) e como tal os motores vão em esforço. Não convem adicionar mais stress aos componentes do mesmo.

Vi alguém a referir reforço da suspensão traseira. Para quem tiver oportunidade uma suspensão a ar faz maravilhas quer em conforto, quer em estabilidade da AC.
tonyV
 
Mensagens: 10
Registado: terça ago 26, 2008 4:00 pm

Mensagempor bushman » quarta mar 10, 2010 10:25 pm

Boa noite.

Na viagem para o mecanico com objectivo de trocar a correia de distribuição, esta não aguentou e partiu.
Como já tinha referido anteriormente se isto acontecesse iria trocar o motor, visto que o que tenho é um fiat 1.9tdi de 94. Além disso a terceira velocidade terá que ser reparada(arranha na reducão de 4ª para 3ª)

Apareceu-me um motor fiat 2.8D de 2002 com 143000km, mas não tem turbo, algum dos companheiros me sabe informar quantos cavalos têm este motor?
Caso o instale na Ac terei que colocar motor, caixa, suspensão, caixa de direcção (assim fica com assistida) e radiadores.
O preço é de 2000€, mas terei que pagar mais uns 1100€ de mão de obra.
Será preferivel instalar este motor ou reparar o meu e reparar caixa, mantêndo assim o 1.9tdi. A Ac é granduca 5,50mtrs.

Desde já agradeço algum conselho, pois estou um pouco na dúvida.
Obrigado
bushman
 
Mensagens: 158
Registado: sábado jul 26, 2008 9:37 pm
Localização: Portimão-Évora

Mensagempor fluis » quarta mar 10, 2010 10:48 pm

Boa noite,

A portência do motor 2.8 não turbo será cerca de 85/86 cavalos.
Eu não faria essa substituição até porque fica sujeito a reprovar na inspecção por algum inspector mais conhecedor.
Informe-se dos preços praticados por um motor igual ao seu reconstruído na marca, que será sempre uma melhor solução do que a reparação desse pelo mecânico, a não ser que os danos não tinham sido de grande monta ao partir a correia. Circulava devagar quando se partia, ou nem por isso?
Depois conte-nos a solução que escolheu.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2456
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes