Pneus para autocaravanas

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Mensagempor ribeiromarco » segunda abr 07, 2008 10:03 am

Caro Fernando Dias Silva,
É possivel ver o pneu no site da Michelin:
http://www.michelin.pt/pt/front/affich. ... 0301182752

Como já disse anteriormente a minha decisão teria sido o Continental VancoCamper (cerca de 126€) no entanto não havia para entrega (2 a 3 semanas) e eu tinha alguma urgência já que tinha que ir à inspecção. Posto isto optei pelo Michelin Agilis Camper (146€), bastante mais caro... paciência. Além disso o indice de velocidade do Continental é superior, apesar de isso não ser um factor relevante para a velocidade que circulamos.
Como gosto de tentar perceber e comparar os produtos quando os adquiro, fiz um comparativo de caracteristicas dos pneus disponibilizados pelas diversas marcas:

Legenda:
IC= indice de carga
IV= indice de velocidade
D= Dimensões

Descrição IC IV D

Michelin Agilis Campig 109 Q 215/70R15
Continental VancoCamper " R "
Pirelli CitynetCamper " R "

Pneus normais carga aconselhados para autocaravanas (antes do "camper" existir no mercado)

Michelin Agilis 106 R Várias
Bridgestone Duravis 106/104 R Várias
Dunlop SP LT30 106 R "
Goodyear G26 106/104 R "
Vredestein Comtrac 106/104 e 109/106 R "
Pirelli Chrono 109/106 S
De Leiria sem destino...
Andrade Vega 5.2
ribeiromarco
Criação espaço Facebook não autorizado

Registado: terça fev 05, 2008 11:02 pm

Mensagempor ribeiromarco » segunda abr 07, 2008 10:52 am

Faltam as conversões do indices:

IC (indice de Carga):

IC 109 = 1030Kg
IC 106 = 950Kg
IC 104 = 900Kg

IV (indice de Velocidade):

Q = 160Km/h
R = 170Km/h

As minhas conclusões foram:
Caso optasse por um pneu especifico para autocaravana (designado CP) optaria pelo Continental.

Caso optasse por um pneu de carga normal (designado C) iria para o Vredestein Comtrac ou Pirelli Chrono, já que estes são os unicos que conferem indice de carga igual aos CP.

A diferença dos CP é essencialmente um reforço em ralação aos convencionais identica à utilizada nos pneus de camião.
Não esquecer que existe uma grande diferença entre a solicitação de carga de um furgão e uma AC, já que esta encontra-se com carga constante. Outras caracteristicas podem ser vistas nos respectivos sites das marcas.
De Leiria sem destino...
Andrade Vega 5.2
ribeiromarco
Criação espaço Facebook não autorizado

Registado: terça fev 05, 2008 11:02 pm

Mensagempor ruca » segunda mai 18, 2009 12:43 pm

boa noite companheiros, tenho na minha Ac uns pneus Continental Vanco -8 215 70 R 15 C 109/107 R, tenho a AC desde maio de 2008 já vinham com ela e tá agora tudo bem. que me dizem sobre este modelo?
Grato
ruca
ruca
ouvir é não acreditar.... ver é duvidar... sentir é acreditar.
ruca

Registado: quinta mar 06, 2008 1:56 pm

Mensagempor Mario » segunda mai 18, 2009 3:11 pm

Olá

Ruca , os pneus que equipam a minha Ac também são Vanco-8 com uma medida diferente da referida mas isso não é relevante.

Em termos de experiência de utilização o nºde Kms percorridos ainda não é suficiente para aquilatar da real fiabilidade do produto, para já o único ponto que considero menos positivo é o ruído de rolamento, a que não será alheio o facto do rodado traseiro ser duplo.
Aquele Abraço

Mário
Mario

Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm

Mensagempor ruca » segunda mai 18, 2009 3:32 pm

boa tarde Mario, no meu caso não noto esse ruido pois o eixo traseiro é simples.
até agora não tive problemas, mas realmente gostva de saber se algum companheiro tem experiência com este tipo de pneus.
grato pela atenção
ruca
ruca
ouvir é não acreditar.... ver é duvidar... sentir é acreditar.
ruca

Registado: quinta mar 06, 2008 1:56 pm

Mensagempor Luis Nascimento » segunda mai 18, 2009 11:03 pm

Na minha AC tenho à frente Michelin Agilis 81 215/70R 15 C 109/107 R e a trás Michelin Agilis Campig 109 Q 215/70R15 C. Estes pneus já vinham quando a comprei, qual é diferença entre uns e outros? Será que são um conjunto equilibrado?
Cumps,
Luis
Luis Nascimento

Registado: sábado nov 15, 2008 12:38 am

Mensagempor fluis » segunda mai 18, 2009 11:25 pm

Boa noite,

Os Agilis 81 é uma gama para veículos comerciais. Os Michelin Agilis Campig estão estudados para as necessidades das AC’s, ou seja têm uma estrutura reforçada para melhor suportar as condições de carga permanentes com períodos de imobilização por vezes bastante grandes.

Michelin Agilis 81 215/70R 15 C 109/107 R
109 - Índice de carga - 1030 kg de carga máxima
107 Indice de carga quando montado em eixo de rodado duplo – 975 kg
R – Índice de Velocidade máxima 170 km/h
e a trás Michelin Agilis Campig 109 Q 215/70R15 C.
109 O Índice de carga - 1030 kg de carga máxima
Q – Índice de Velocidade máxima 160 km/h
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Mensagempor siroco » quarta mai 20, 2009 7:37 pm

A minha Califórnia trazia de origem:

Michelin Pilot Primacy 235/55 R17 103Y (Extra Load).

Excelentes ! em curva, em travagem, à chuva, em todas as circunstancias.

Ponto negativo, como são macios não vão durar muito, mas se assim não fosse não teriam o desempenho que têm e segurança acima de tudo, se fizerem 40.000kms já fico satisfeito.
siroco

Registado: terça abr 15, 2008 9:25 am

Mensagempor siroco » segunda nov 30, 2009 11:35 am

siroco Escreveu:se fizerem 40.000kms já fico satisfeito.

Não vão fazer....

Têm 20.000kms e na melhor das hipósteses fariam mais 4 ou 5.000, ainda na legalidade mas já com algum risco, pelo que posso contar com mais uma despesa anual, 20.000 é mais ou menos o que faço por ano.
siroco

Registado: terça abr 15, 2008 9:25 am

Re: Pneus para autocaravanas

Mensagempor 5 De Outubro » quarta fev 19, 2014 12:32 pm

boas malta amiga
preciso de meter dois pneus à frente na minha AC os que la estao sao os michelin XC CAMPING , e eu queria meter uns iguais, mas o meu problema esta onde os arranjar pois a medida que tenho é 185 R 14, e por o que me tem dito essa medida desses ja nao se fabrica... alguem me pode ajudar onde encontrar o pneu mais certo para la ou ate do mesmo modelo que la tenho com essas medidas?
Imagem
Hugo Silva "5 De Outubro" Hugo_Silva01@hotmail.com
Pilot R470
5 De Outubro

Registado: domingo mar 04, 2012 8:05 pm

Mensagempor 5 De Outubro » quarta fev 19, 2014 12:33 pm

boas malta amiga
preciso de meter dois pneus à frente na minha AC os que la estao sao os michelin XC CAMPING , e eu queria meter uns iguais, mas o meu problema esta onde os arranjar pois a medida que tenho é 185 R 14, e por o que me tem dito essa medida desses ja nao se fabrica... alguem me pode ajudar onde encontrar o pneu mais certo para la ou ate do mesmo modelo que la tenho com essas medidas?
Imagem
Hugo Silva "5 De Outubro" Hugo_Silva01@hotmail.com
Pilot R470
5 De Outubro

Registado: domingo mar 04, 2012 8:05 pm

Mensagempor bushman » quarta fev 19, 2014 1:32 pm

Boa tarde,

Realmente vai ser dificil encontrar esse modelo e medida.
Se houver já foi fabricado á uns bons anos.
Em tempos tambem tentei encontrar mas não consegui. O meu de reserva é esse modelo.
Tenho as mesmas medidas, mas optei por pneus comerciais, reforçados e 4 estações.
Á frente tenho goodyear cargo vector II e a trás uso dunlop spxxxxx, qualquer coisa :roll:
Os proximos que comprar serão os hankook ra010 ou maxxis ma-las.

Cumprimentos
Fiat 290max 94(1.9 TDi) Imagem Granduca
bushman

Registado: sábado jul 26, 2008 9:37 pm

Mensagempor danibeja » quarta fev 19, 2014 8:47 pm

Boa tarde,

Aqui na Amadora encontra com facilidade pneus novos ( construídos em 2013 ) para essa medida, sejam camping ou não....

Na zona norte desconheço, mas as grandes casas de pneus tem stock, portanto os pequenos revendedores só tem que encomendar....

Na minha AC anterior tinha essa medida e com muita facilidade comprei... também tinha Michelin Agilis Camping, mas é para esquecer, eu nunca irei comprar desses pneus, não gastam, logo ficam secos e não aderem nada à estrada, ia o caminho todo a patinar, estivesse a estrada seca ou molhada, era igual... parecia que tinha patins... coloquei uns Yokohama, que eram fabulosos... quando saio do estacionamento onde estaciono a AC, tenho que subir um túnel do meu prédio, que tem muita inclinação, já nem precisava de tomar balanço, e arrancava a meio da subida... com os Michelin ( com piso quase novo ) tinha que tomar balanço, senão ficava a patinar e não passava do meio da subida...

Ironia do destino, a minha AC nova, também trás ( trazia ) Michelin camping ( julgo que não são agilis ) , hoje coloquei à frente uns Brigestone duravis - smal trucs 215/70R 15 C, e se gostar, daqui por dois meses coloco outros atrás... senão já sei que a Yokohama tem pneus excelentes para ACs, duram poucos quilómetros, mas é uma sensação de segurança inigualável ... prefiro ter que trocar de pneus porque ovalizaram, do que trocar porque não aderem à estrada, que é o caso dos Michelin camping em duas viaturas com medidas diferentes....

Se alguém me quiser comprar os de trás, estão à venda, sem garantia, claro, 215/70R 15 C camping, o piso está como novo,cerca de 5 milímetros... posso mandar fotografias :lol: :lol: , eu não gosto, mas à quem goste!

Se quiser, mande mensagem privada, que possa ser que lhe enviem os pneus à cobrança...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor fluis » quinta fev 20, 2014 2:09 pm

bushman Escreveu:Boa tarde,
...
Os proximos que comprar serão os hankook ra010 ou maxxis ma-las.
...

Boa tarde Companheiro bushman,

Eu pessoalmente não recomendo a opção por pneus hankook, já que eu tive demasiados disabores com eles, pode ver aqui neste tópico toda essa saga:

viewtopic.php?f=17&t=1811
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Mensagempor bushman » quinta fev 20, 2014 4:30 pm

Boa tarde.
Fica registado 8) companheiro Fluis.
Em tempos vi este topico, mas já não me lembrava.
Inclusive os Hankook são mais caros que os Maxxis.
Estou super contente com os goodyear que tenho á frente, á dias fiz uma travagem que fiquei imprecionado, imaginei por um segundo como ia ficar o parachoques do carro, mas... os pneus fizeram mais que a sua função :D embora se gastem muito rapidamente, talvez devido ao peso á frente e á tração.
Sobre os rebentamentos, estou a usar tapa-valvulas com leitura de pressão e temperatura, assim acompanho a pressão e se o rebentamento for detectado pela temperatura tambem consigo prever... penso eu de que... :roll:

:P Um abraço e muito obrigado
Fiat 290max 94(1.9 TDi) Imagem Granduca
bushman

Registado: sábado jul 26, 2008 9:37 pm

Anterior

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes