Fiat Ducato 2.5TD - Motor sem força

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Fiat Ducato 2.5TD - Motor sem força

Mensagempor RuckFules » domingo nov 03, 2013 5:56 pm

Boa tarde companheiros.
Hoje sou eu que preciso de dicas/ajudas sobre um problema a nível de motor.

Decidimos finalmente ir passar uma semaninha a bordo da nossa casinha quando mais um azarito bateu à porta.
Tudo carregado para a AC, frigorífico "aconchegado" e aí íamos nós. Íamos!! Mal arranco com a AC noto o motor sem força. Quanto mais pisava o acelerador menos ela andava. Sinal evidente de combustível insuficiente. De facto estava na reserva, mas não era motivo para falhar (ainda tinha gasóleo). Pelo sim pelo não, a primeira paragem foi logo nas bombas de combustível, meter gasóleo na esperança que resolvesse (embora o motor tivesse que trabalhar mesmo com pouco gasóleo no depósito).
Meti-me na auto-estrada a direito (A8 Odivelas-Loures) mas a dita não passava dos 50km/h. E tinha que ir de pé leve, pois se carregasse no acelerador ainda andava menos. Bem... a muito custo lá cheguei a casa, a fazer subidas em 1ª !
Apesar de não parecer ser o problema, comecei pelo mais simples: filtro de ar. Não estava assim tão sujo que impedisse o bom funcionamento. Até porque este problema foi repentino. A última vez que andei com a AC há 2 meses tudo estava normal.

Passei para o filtro do gasóleo. Retiro-o e verifico que esse sim estava bem sujo. O gasóleo que saiu lá de dentro parecia que até trazia borras de café (e nós na AC nem máquina de café temos!). Por acaso já há algum tempo que não o mudava. Bem, um saltinho à Norauto, e filtro novo na "bichinha". Pensava eu ter o problema resolvido. Vai de ferrar o sistema e... tudo na mesma. Quanto mais acelerava mais se engasgava.
Retiro os tubos que vão da bomba ao filtro e dou manualmente à bomba. O gasóleo saía bem, embora eu não faça a ideia que pressão aquilo ali deva ter (antes de entrar no filtro). A seguir retiro o tubo que sai do filtro para a bomba injectora e mal sai gasóleo. Dá a ideia que a bomba de gasóleo (não é a bomba injectora) não tem pressão suficiente já que o filtro é novo.
Algum companheiro com estes motores já passou por este episódio? Eu não sei se estes modelos têm bomba eléctrica dentro do depósito, mas tendo bomba mecânica agarrada ao motor não me parece que tenham bomba eléctrica dentro do depósito. É que estas carrinhas têm o depósito num sítio bem tramado para lá ir ver.

E lá fica a nossa reentrada no autocaravanismo adiada mais uma vez, e desta não é por causa da chuva... Já pensámos ir à bruxa antes de ir ao mecânico!
No intervalo entre a bruxa e o mecânico talvez se faça luz... mas que não seja de trovoada.

Cumprimentos e abraços
Carlos Marinho
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm

Re: Fiat Ducato 2.5TD - Motor sem força

Mensagempor danibeja » domingo nov 03, 2013 6:32 pm

Boa noite companheiro,

Não consegui perceber bem os seus passos, mas da experiencia que tenho digo-lhe como faria:

Como já mudou o filtro gasóleo, tirava o parafuso que está apertado na bomba injetora, onde chega o tubo que trás gasóleo do corpo que segura o filtro de gasóleo, e por cima do filtro está a bomba de gasóleo manual ( e só tem essa, o outro mecanismo que puxa o gasóleo é a própria bomba injectora ), dava à bomba manual para ver se chega gasóleo à entrada da bomba injectora, pois esses parafusos Às vezes tem pequenos filtros que entopem.....

Se chegar bem o gasóleo à bomba injetora, têm mesmo que procurar um bom profissional.....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor RuckFules » domingo nov 03, 2013 6:54 pm

Boa noite companheiro Danibeja.

Segundo me lembro o companheiro teve uma Fita Ducato deste chassis.
Ora bem, explicando melhor o meus passos e o "circuito" de gasóleo:
Vem um tubo do depósito que vai ligar a uma bomba mecânica agarrada ao motor. Dessa bomba vai ao filtro. Desligando o tubo de combustível que sai da bomba e entra no filtro, dando manualmente à bomba (aquela patilha junto à bomba, que está agarrada ao lado esquerdo do motor) sai gasóleo. Parece-me é ter pouca pressão, pois consigo estancar o gasóleo com o dedo no tubo enquanto bombeio.
Volto a ligar o tubo de entrada no filtro e desligo o de saída (esse que vai então à bomba injectora). Acontece que esse tubo deita muito pouco gasóleo quando estou a bombear manualmente. Ou seja, é como se o filtro estivesse entupido (mas é novo). O que me leva a crer que a bomba mecânica tem pouca pressão, ou então é por estar a bombear manualmente. Obviamente que com a rotação do motor terá mais pressão. Mas não consigo testar essa pressão com o tubo desligado pois o motor assim não trabalharia.
O parafuso que o companheiro danibeja fala deve ser aquele que está por cima do filtro, que se abre para ferrar o circuito quando se muda o filtro ou falta o gasóleo. Não tenho qualquer bomba por cima do filtro.
Na bomba injectora não mexi, nem vou mexer. Essa já é areia demais para a minha "camioneta" e para os meus conhecimentos de mecânica. Nos motores a gasolina desenrasco-me bem... nos diesel nem por isso.

A falta de "verbas" neste momento impede-me de recorrer a um bom profissional pelo que, se não conseguir resolver a situação a AC fica a aguardar por melhores dias.

Grande abraço e obrigado pelas dicas. Amanhã irei olhar com outros olhos para a situação. Hoje o olhar foi mais de frustração. Não há maneira de voltar a usufruir da AC.
Carlos Marinho
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Mensagempor danibeja » domingo nov 03, 2013 7:06 pm

Como é que bombeia manualmente o gasóleo? a minha era por cima do filtro de gasóleo que tinha a bomba manual!

Eu não disse para mexer na bomba injectora, é apenas no parafuso que aperta o tubo de entrada de gasóleo na bomba injectora, onde deve ligar também um tubo fininho que vem dos injectores, nesse local costumam ter pequenos filtros de rede metálica.....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor luisms » domingo nov 03, 2013 8:46 pm

Boas noites companheiros, não sendo eu um entendido nesta matéria vou deixar aqui os meus 20ct. Por acaso não reparou no liquido refrigerador? Esse sintoma já tive num automóvel e quando parei, fui ver o nível da agua do radiador e, não tinha quase nenhuma. Mas isto sou eu por experiência a dizer, como disse não sou entendido nestas matérias.
Imagem

Director de Refeições do Clube Autocaravanista da Abeceira
luisms

Registado: sexta ago 16, 2013 5:07 pm

Mensagempor RuckFules » domingo nov 03, 2013 8:48 pm

Amanhã tentarei tirar umas fotografias. Pode ser que ajude.
Conheço esses sistema que o danibeja está a falar. É uma membrana que alguns motores antigos tinham por cima do filtro do gasóleo para ferrar o circuito quanda faltava o gasóleo. Mas esta tem uma alavanca junto da bomba de gasóleo. É uma bomba mecânica, que trabalha com a rotação do motor. Agarrado à bomba tem essa alavanca (tipo patilha) que quando se carrega e solta bombeia gasóleo. Junto ao filtro só tenho os bocais dos tubos de entrada e saída, e uma ou duas fichas que deverão ser de algum sensor ou válvula (não é o sensor de água no filtro, pois esse está em baixo, onde alguns filtros têm o dreno).
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Mensagempor Oliventino » domingo nov 03, 2013 8:49 pm

Boa noite.
Vou levantar duas lebres.
Quando ligamos a chave magnetiza um pequeno "piston" para deixar passar o gasóleo, quando desligamos desmagnetiza e a mola fecha, se tiver sujo ou preso...

Há um tubo de borracha estreito que vai a um "burrinho" buscar vácuo para regular a força do turbo, se estiver desenfiado o motor fica morto.
Tive estas avarias noutros motores, esse não conheço.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino

Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Mensagempor RuckFules » domingo nov 03, 2013 8:56 pm

Obrigado pela dica companheiro Luisms. Todas as ideias e sugestões são bem vindas. Por vezes através de umas ideias surgem outras.

O líquido está no nível correcto. Aliás, tudo está no nível. Líquido radiador, óleo do motor, óleo dos travões, óleo da direcção assistida, etc.
Eu como sou pobre :D e não tenho muitas verbas disponíveis para reparações, tudo o que posso ser eu a fazer anda "nos níveis" :wink:

Isso que lhe aconteceu no seu automóvel provavelmente foi sobreaquecimento por falta de refrigeração e o princípio de um motor a entregar a alma ao criador (gripar).

No meu caso o motor está solto. Se acelerar sem esforço (desengatado) o motor responde bem. Mas se lhe der umas 3 aceleradelas seguidas a fundo (requer mais combustível) começa a perder rotação e chega a parar. Em esforço (andamento) enquanto levar o pé leve o motor desenvolve. Assim que piso um pouco mais é como se tivesse a falhar o combustível.

Cumprimentos
Carlos
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Mensagempor RuckFules » domingo nov 03, 2013 9:02 pm

Companheiro Oliventino, obrigado pela resposta.

Quanto ao turbo aparentemente está a funcionar bem. Ouve-se bem o assobio dele especialmente quando lhe retirei o filtro de ar para experimentar.

Esse piston e mola que me fala, deve tratar-se de alguma electroválvula. Não sei ao certo o que faz parar este motor diesel, pois o funcionamento é diferente dos motores a gasolina (que basta cortar a ignição). Nos motores diesel mais antigos (o caso) há-de haver um engenho qualquer mecânico (electrovalvula, borboleta, etc) que faça parar o motor e é bem capaz de ser isso que esteja sujo ou danificado. De facto, junto ao filtro do gasóleo existe um anel grande (do diâmetro do filtro) com uma ficha electrica. Não sei se será aí que faz o corte de combustível para parar o motor, mas amanhã já lá vou averiguar isso.

Um abraço
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Mensagempor Luis Agostinho » domingo nov 03, 2013 9:08 pm

RuckFules Escreveu:Tudo carregado para a AC, frigorífico "aconchegado" e aí íamos nós

:oops: :oops: desculpem lá a minha preocupação...mas a comida não se estragou?! pois não?!... :oops: :oops:

:roll: :roll: É que não vejo ninguém preocupado com os morfes...!!! :mrgreen: :mrgreen:

Boa sorte Ruckfules. :wink:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor luisms » domingo nov 03, 2013 9:10 pm

RuckFules Escreveu:Obrigado pela dica companheiro Luisms. Todas as ideias e sugestões são bem vindas. Por vezes através de umas ideias surgem outras.

O líquido está no nível correcto. Aliás, tudo está no nível. Líquido radiador, óleo do motor, óleo dos travões, óleo da direcção assistida, etc.
Eu como sou pobre :D e não tenho muitas verbas disponíveis para reparações, tudo o que posso ser eu a fazer anda "nos níveis" :wink:

Isso que lhe aconteceu no seu automóvel provavelmente foi sobreaquecimento por falta de refrigeração e o princípio de um motor a entregar a alma ao criador (gripar).

No meu caso o motor está solto. Se acelerar sem esforço (desengatado) o motor responde bem. Mas se lhe der umas 3 aceleradelas seguidas a fundo (requer mais combustível) começa a perder rotação e chega a parar. Em esforço (andamento) enquanto levar o pé leve o motor desenvolve. Assim que piso um pouco mais é como se tivesse a falhar o combustível.

Cumprimentos
Carlos

Não Carlos. Assim que coloquei água foi sempre à abrir. Acontecia o mesmo, não passava dos 60km/h e a subir a serra dos candeeiros......Então parei na area de serviço em cima e fui ver o que se passava foi quando vi que não tinha agua nenhuma, coloquei agua e segui viagem. Quando cheguei ao destino fui ver se tinha algum tubo roto, mas não. Como foi a minha primeira viagem penso que descurei neste ponto, mas foi o bastante para ver sempre este nível. Ainda fiz 60mil km com ele.
Imagem

Director de Refeições do Clube Autocaravanista da Abeceira
luisms

Registado: sexta ago 16, 2013 5:07 pm

Mensagempor RuckFules » domingo nov 03, 2013 9:12 pm

Nada disso companheiro Luis Agostinho.

A viagem foi muito curta e conseguimos regressar a casa. Foi só carregar tudo de volta para casa. Mas ainda deu para a Maria almoçar enquanto eu andava com as mãos mergulhadas em gasóleo. A esperança de prosseguir viagem ainda se manteve por um bom par de horas... mas sem sucesso.

Um abraço
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Mensagempor Luis Agostinho » segunda nov 04, 2013 10:23 am

Bom dia Ruckfules,

RuckFules Escreveu:Passei para o filtro do gasóleo. Retiro-o e verifico que esse sim estava bem sujo. O gasóleo que saiu lá de dentro parecia que até trazia borras de café

Sem querer ser pessimista enquanto não fizer uma limpeza profunda ao depósito, por mais filtros de combustivel que mude toda a porcaria que estiver dentro do depósito vai parar dentro do filtro e deixar passar alguma para o circuito de alimentação...
Partindo do principio que o gazoil que abastece nas bombas não terá tantas impurezas como isso, só resta mesmo o depósito que pelos anos que tem, criar essas impurezas e que acabam por se alojar no filtro e se os injectores estiverem entupidos só resta mesmo fazer uma limpeza a todo o sistema e o depósito tem um bujão de drenagem e retirar o combustivel todo mais as borras.
Mas na mecânica por vezes tem de se ir por tentativas.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor Oliventino » segunda nov 04, 2013 10:45 am

RuckFules Escreveu:Companheiro Oliventino, obrigado pela resposta.

Quanto ao turbo aparentemente está a funcionar bem. Ouve-se bem o assobio dele especialmente quando lhe retirei o filtro de ar para experimentar.

Um abraço

Bom dia.
Num carro que tenho, aos 47000 km o turbo começou a assobiar, mas não perdeu potencia, levou um turbo novo (já outros tinham levado), agora com 300 000 km ainda não assobia, disseram-me que eram as turbinas descompensadas. Parace-me que o turbo assobiar não é bom.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino

Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Mensagempor romão » segunda nov 04, 2013 10:58 am

bom dia a todos,
companheiro, talvez que a bomba injetora esteja estrangulada e não forneça o gasóleo suficiente para as necessidades de aceleração. Em tempos fui a uma inspeção com um meu carro e fui chumbado por causa do excesso de co2. Fui a um mecânico e ele sorriu , abriu o capom e foi à bomba injetora, apertou um pouco o parafuso que permite a passagem do combustível, e voilá, voltei à inspeção e tudo numa boa. dito isto, não poderá ser a sua bomba injetora que tem essa entrada estrangulada? é uma sugestão. De qualquer modo o sintoma que apresenta é mais parecido com excesso de combustível uma vez que diz que quando acelera a fundo é que o bicho vai a baixo, porque será enviado combustível para os injetores em quantidade que estes não conseguem queimar.
espero que já tenha o problema resolvido.
cump.
romão
romão

Registado: sábado fev 24, 2007 10:33 pm

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 26 visitantes