O vento pode desligar o boiler?

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

O vento pode desligar o boiler?

Mensagempor woodsduarte » quarta fev 08, 2012 3:20 pm

Boa tarde a todos.
Este domingo passado saí na AC e ainda ando em pesquisas.
Como ainda não pernoitámos na "casinha", liguei o boiler para testar, ouve-se o electrónico a ligar mas depois liga a luz vermelha.
Desliguei e voltei a ligar umas quantas vezes onde uma delas esteve muito tempo ligado e aqueceu a água, mas depois voltou a ligar o vermelho.
Depois de matar a cabeça com o assunto lembrei-me que a AC estava com a chaminé do boiler virada para o vento, que nesse dia era mesmo muito.
Pergunto eu, o maldito vento pode desligar a chama do boiler????????

Agradeço desde já a vossa colaboração.

Cumprimentos.

João Duarte
A paixão pela natureza.

Imagem

João Duarte
"Director de Marketing do Clube Autocaravanista da Abeceira"
Avatar do Utilizador
woodsduarte
 
Mensagens: 207
Registado: terça set 02, 2008 9:49 pm
Localização: Massamá

Re: O vento pode desligar o boiler?

Mensagempor jgomes » quarta fev 08, 2012 4:17 pm

Boa tarde

Companheiro, não diz qual o modelo do seu Boiler.
Existem uns que só dão para aquecer a água, será destes?
Outros aquecem água e o ambiente, o chamado aquecimento central, será destes?
Em qualquer dos casos, se não houver a necessária saída de gases, pela chaminé, e houver acumulaçlão dos mesmos no interior, o sistema de segurança actua o que leva automaticamente o queimador a apagar-se, por motivo de segurança.
Talvez tenha sido este o caso, por causa do forte vento.
Já agora, se tiver a "casinha" muito tempo parada, quando ligar o boiler, convém também abrir uma torneira para facilitar a saída do ar e assim garantir de certeza o enchimento do mesmo de água.
Espero tê-lo ajudado nalguma coisa. Sei à priore que não sou a pessoa mais indicada para lhe falar do assunto, mas quem dá do que tem...
Um abraço
JGomes
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça

Re: O vento pode desligar o boiler?

Mensagempor alexandrechora » quarta fev 08, 2012 5:37 pm

Boas a todos

Eu apenas sei o suficiente sobre boillers, quando sei.... mas ainda assim o companheiro Jgomes tem toda a razão, relativamente ao sensor/sonda de monoxido de carbono que a maioria dos boillers devem ter.... sim se o vento for forte ou estiver de feição, de forma a dificultar a saida de gases pela chaminé ou que esta esteja suja especialmente quem ainda usa gás butano, pode desligar o boiller como medida de protecção e segurança. Mas existem outros motivos associados, como pouca pressão de gás por exemplo, falta de manutenção na entrada de ar do queimador... etc... etc.

Mas neste caso sim o vento pode desligar o boiller ou mesmo o frigorifico quando está a trabalhar a gás...

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Re: O vento pode desligar o boiler?

Mensagempor cookie » quarta fev 08, 2012 6:16 pm

e o seu boiler tinha o deposito com água? com as temperaturas baixas a válvula de segurança dispara e esvazia o depósito do boiler para que a água nao congele e não estrague o equipamento.
se o companheiro tinha a válvula fechada e o depósito com água, o boiler pode desligar-se por acção do vento ou da fraca pressão de gás.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: O vento pode desligar o boiler?

Mensagempor THOR » quarta fev 08, 2012 6:30 pm

jgomes Escreveu:Boa tarde

Companheiro, não diz qual o modelo do seu Boiler.
Existem uns que só dão para aquecer a água, será destes?

JGomes

Companheiro todos os boilers são para aquecimento de agua de de ambiente.
O que acontece é que nas caravanas ou auto muito antigas tinha o sistema separado um aquecedor para o ambiente e um cilindro para a agua.
De resto e como diz o companheiro alexandrechora "se o vento for forte ou estiver de feição, de forma a dificultar a saida de gases pela chaminé ", funciona como o esquentador lá de casa, se tiver acumulação de gases ou se a chaminé estiver entupida tambem não funciona. O principio é o mesmo.


Cumps.
Mais vale rico e com saúde, que pobre e doente.
Avatar do Utilizador
THOR
 
Mensagens: 119
Registado: terça ago 30, 2011 6:37 pm
Localização: penela-Coimbra

Re: O vento pode desligar o boiler?

Mensagempor Luis Agostinho » quarta fev 08, 2012 7:32 pm

Boa tarde Woodsduarte,

Normalmente o problema do desligar do boiler em dias de vento, está no tipo de chaminé/exaustão de gazes que o seu aparelho está munido. Se fôr dos mais antigos como é este o caso http://dealer.truma.com/_anweisungen/Tr ... oiler.html em que o que é visivel no exterior da AC (a branco) é exactamente a chaminé e que é muito ventilado, tem esse inconveniente, é mais sensivel aos ventos laterais..

Nos modelos mais recentes a chaminé http://www.narbonneaccessoires.fr/vento ... truma.html embora se mantenha no exterior lateral da AC é menos sensivel aos ventos e por isso mais dificil de desligar o boiler devido ao vento.

Penso que não é possivel a alteração do "terminal" por onde se faz a admissão do ar para combustão e ao mesmo tempo a exaustão dos gazes queimados. Aliás nos mais antigos era obrigatório retirar a tampa antes de se ligar o boiler e neste momento com os mais recentes não é necessário esse ritual...que nas noites frias e "em pêlo" :mrgreen: pronto para tomar banho...Óh Maria vai lá tirar a tampa da m...do boiler!!!! :twisted:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: O vento pode desligar o boiler?

Mensagempor woodsduarte » quarta fev 08, 2012 11:40 pm

Obrigado a todos.

A748-2 Escreveu:Boa tarde Woodsduarte,

Normalmente o problema do desligar do boiler em dias de vento, está no tipo de chaminé/exaustão de gazes que o seu aparelho está munido. Se fôr dos mais antigos como é este o caso http://dealer.truma.com/_anweisungen/Tr ... oiler.html em que o que é visivel no exterior da AC (a branco) é exactamente a chaminé e que é muito ventilado, tem esse inconveniente, é mais sensivel aos ventos laterais..

Caro A748-2 penso que é este o boiler que está no link, pois a AC é uma Dethleffs de 1992. Apesar disso o boiler já o vi a funcionar na perfeição quando comprei a AC, o sr mostrou-me tudo a funcionar e deu-me o mini curso. :oops: .

Se foi o vento, e espero que sim, tenho que ver como estaciono a "bichina".

Mais uma vez obrigado a todos.

Cumprimentos.

João Duarte.
A paixão pela natureza.

Imagem

João Duarte
"Director de Marketing do Clube Autocaravanista da Abeceira"
Avatar do Utilizador
woodsduarte
 
Mensagens: 207
Registado: terça set 02, 2008 9:49 pm
Localização: Massamá

Re: O vento pode desligar o boiler?

Mensagempor jgomes » quinta fev 09, 2012 9:16 am

Bom dia

Companheiro Thor, desculpe não concordar com o que disse. A minha Ac é uma Fiat Ducato 14 de Janeiro de 2001, célula Sky, tem boiler só para aquecimento de água e aquecedor em separado.
Não quero com isto entrar em discussão ou em desacordo com alguém, é só para esclarecimento e elucidar o porquê das questões que fiz ao companheiro Woodsduarte.
Um abraço

JGomes
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça

Re: O vento pode desligar o boiler?

Mensagempor cookie » quinta fev 09, 2012 10:24 am

e hoje em dia não há ac´s que têm "boiler" para o aquecimento de água e o webasto (a gasóleo) para o aquecimento do ambiente?

mas voltando ao tema, se tudo o resto estava ok, deve ter sido mesmo o vento e sim, convém ver como estaciona a ac, até
mesmo para evitar que com o vento ande aos abanões, então se for capuccine...

de qualquer forma, antes de sair novamente faça o teste. ligue o boiler para ver se tudo está ok.
Editado pela última vez por cookie em quinta fev 09, 2012 10:24 pm, num total de 1 vez.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: O vento pode desligar o boiler?

Mensagempor THOR » quinta fev 09, 2012 3:23 pm

jgomes Escreveu:Bom dia

Companheiro Thor, desculpe não concordar com o que disse. A minha Ac é uma Fiat Ducato 14 de Janeiro de 2001, célula Sky, tem boiler só para aquecimento de água e aquecedor em separado.
Não quero com isto entrar em discussão ou em desacordo com alguém, é só para esclarecimento e elucidar o porquê das questões que fiz ao companheiro Woodsduarte.
Um abraço

JGomes

Companheiro não vamos discutir nada e, contra factos não há argumentos... a minha afirmação prende-se pelo simples facto de eu ter tido uma caravana e, dito por um mecânico do ramo que boiler faz as duas coisas e que vem nas ACs excepto nas mais antigas e, que as caravanas é que trazem sistemas separados.
Afinal fui enganado :lol:


Cumps.
Mais vale rico e com saúde, que pobre e doente.
Avatar do Utilizador
THOR
 
Mensagens: 119
Registado: terça ago 30, 2011 6:37 pm
Localização: penela-Coimbra

Re: O vento pode desligar o boiler?

Mensagempor Paulo MB » quinta fev 09, 2012 5:46 pm

Boa tarde,

Há ainda a possibilidade de o seu gás ser butano. Com temperaturas muito baixas não funciona. Se assim for, mude para propano e tudo fica normalizado.

Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Avatar do Utilizador
Paulo MB
 
Mensagens: 343
Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm
Localização: Porto

Re: O vento pode desligar o boiler?

Mensagempor woodsduarte » quinta fev 09, 2012 11:44 pm

Boa noite a todos
Paulo MB, o meu gás é propano, e o boiler chegou a ficar ligado algum tempo, mas depois dava ideia que era o vento que o desligava, pois ficava com o isqueiro a fazer barulho para ligar o gás, ficava mais um bocado e desligava de novo.

Este fim de semana vou arriscar a primeira noite a bordo em Peniche, espero que funcione, senão a mulher dá-me cabo da cabeça.

Mais uma vez um obrigado a todos.

João Duarte
A paixão pela natureza.

Imagem

João Duarte
"Director de Marketing do Clube Autocaravanista da Abeceira"
Avatar do Utilizador
woodsduarte
 
Mensagens: 207
Registado: terça set 02, 2008 9:49 pm
Localização: Massamá

Re: O vento pode desligar o boiler?

Mensagempor cookie » sexta fev 10, 2012 10:55 am

companheiro, para não arriscar ficar mal, das duas uma:

1. ou testa o aquecimento antes de ir de viagem;

2. ou leva termoventilador para o caso de o boiler não funcionar poder ligar-se a 220v e ter aquecimento na ac.

as temperaturas não vão estar para "brincadeiras" por isso vá preparado.

caso o boiler nao funcione pode sempre aquecer água no fogão.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: O vento pode desligar o boiler?

Mensagempor woodsduarte » sexta fev 10, 2012 11:30 am

Bom dia

Cookie, no meu caso o aquecedor é à parte e funciona. Só o boiler, o que aquece a água é que me pregou a partida.

Obrigado

João Duarte
A paixão pela natureza.

Imagem

João Duarte
"Director de Marketing do Clube Autocaravanista da Abeceira"
Avatar do Utilizador
woodsduarte
 
Mensagens: 207
Registado: terça set 02, 2008 9:49 pm
Localização: Massamá

Re: O vento pode desligar o boiler?

Mensagempor cookie » sexta fev 10, 2012 11:40 am

ah, claro! o companheiro já tinha mencionado isso.

bom, de qq forma pondere testar o equipamento antes de sair. senão, já sabe quais as dicas.

bom fim de semana!
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes