Correntes para a neve

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Correntes para a neve

Mensagempor Joaquim Silva » segunda nov 06, 2006 6:20 pm

Boas Tardes

Gostaría de saber se é necessária a utilização deste acessório, para quem como eu, irei a Andorra ou à serra da estrela, ou eventualmente a Chaves ou Bragança em alturas de queda de neve.
Dada a experiencia nesta matéria, de vários dos companheiros deste forum, sería bom conhecer as suas opiniões.
Partir é melhor que chegar. Mas chegar para partir de novo, ainda é melhor.

MadeiradaSilva
Santarem
Joaquim Silva

Registado: segunda nov 14, 2005 9:56 pm

Mensagempor fluis » segunda nov 06, 2006 6:32 pm

Boa tarde,

Se a ac for igual à minha em termos de tracção, ou seja atrás e rodado duplo, pela minha experiência digo-lhe que se a neve não for de grande altura, consegue circular perfeitamente sem as correntes, eu já o fiz na serra da Estrela, com 3 ou 4 cm de altura de Neve.
Se a sua ac for de uma tracção diferente, então é absolutamente necessário colocar correntes nas 2 rodas de tracção.
Nas ac’s de tracção traseira e rodado duplo, se a neve for muita deve colocar-se corrente de neves nas rodas de fora.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Mensagempor nuno soares » segunda nov 06, 2006 8:07 pm

Atenção ao estacionamento na serra da estrela.
Não estacionar junto ao centro comercial na torre. Já li algures um relato de um autocaravanista que estacionou junto ao centro comercial, ocorreu uma derrocada de neve do telhado do centro comercial e danificou a autocaravana.

È melhor guardar algum espaço dos telhados.

Boa viagem!
nuno soares

Registado: sábado jun 24, 2006 4:49 pm

Mensagempor Paulo » segunda nov 06, 2006 8:21 pm

Boa noite,

Não tenho experiência na condução de AC com neve. No entanto já circulei na Serra Nevada com (-18º) e acontece que a estrada com a continuação da passagem dos rodados das viaturas, começa a criar zonas de gelo, em vez de neve. Sente-se que a viatura tem uma terrível tendência para deslizar, especialmente nas viragens. Fiquei muito arrependido de não utilizar as correntes nessa altura, pois não sentia o devido domínio do carro.

Alternativamente às correntes, há uns "feltros" que se colocam nas rodas, mas não sei o seu comportamento e diferença de preço.

Abraço,
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Correntes para a neve

Mensagempor Joaquim Silva » segunda nov 06, 2006 9:58 pm

Boa Noite

Obrigado pelas respostas e explicações sobre este assunto. Contudo, na perspectiva de uma passagem nessas zonas, concluo ser necessária a sua utilização. Quanto à pernoita em zonas de neve, só em parques de campismo.
Partir é melhor que chegar. Mas chegar para partir de novo, ainda é melhor.

MadeiradaSilva
Santarem
Joaquim Silva

Registado: segunda nov 14, 2005 9:56 pm

Mensagempor juba » segunda nov 06, 2006 11:29 pm

Paulo Escreveu:Alternativamente às correntes, há uns "feltros" que se colocam nas rodas, mas não sei o seu comportamento e diferença de preço.

Abraço,

Olá
Sobre os feltros que o Paulo fala, pessoalmente não utilizei, mas tenho um amigo que utilizou e diz maravilhas, muito fácil de aplicar, e muito mais barato, só tem um incoveniente, tem duração limitada

Abraços
juba

Registado: terça mai 23, 2006 9:59 pm

Mensagempor fluis » segunda nov 06, 2006 11:49 pm

Boa noite,

Em relação aos feltros referidos, penso que a Norauto (passe a publicidade), deu-me informação sobre eles quando em Janeiro passado liguei para lá, para saber informações de correntes.
A resposta que obtive, é que pelo menos para a medida de pneus (185/75/R16) usado pelo modelo da Ford, não tinham correntes mas sim o que eles chamaram de "malha"(penso que corresponde ao feltros referidos).
O preço que me deram ronda os cem euros.
Fica aqui o número de Telefone da loja de Alfragide, se pretenderem pedir outras informações é 21 425 08 00
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Mensagempor vitor » quarta nov 08, 2006 9:43 pm

Eu uso correntes há anos e o trajecto mais longo que fiz com elas montadas foi de Ávila até muito perto de Madrid. O único prolblema são os troços sem neve em que resulta desconfortável e ruidoso manter as correntes montadas.
A segurança é boa, o preço creio ser bastante inferior às "telas", são reutilizáveis durante anos, enfim parecem-me um pequeno investimento a todos os níveis mais razoável do que as telas.

Cumprimentos
vitor

Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am

Mensagempor nunca » sexta nov 10, 2006 8:36 am

Bons dias,

Adquiri na semana passada umas correntes para a deslocação (que se espera invernal 8) ) que iremos fazer no proximo mês à Austria.
Fiz a compra via Net, numa empresa do Porto (www.repincol.pt) e a entrega à cobrança foi muito rápida. O custo rondou os 35 euros.
Nem sequer conhecia as "telas", mas irei estar atento para ver o que é que os autoctones usam :shock: !

Abraços,
NM

Nuno Machado
Óbidos
www.viaje.no.sapo.pt [/url]
nunca

Registado: quinta nov 09, 2006 8:52 am

Mensagempor majv » segunda fev 16, 2009 11:49 pm

Companheiros,
Aproveitando o facto de ter trabalho lá perto do Porto, já me fui fornecer das benditas correntes para a neve.
E já foram testadas aqui mesmo no quintal, sendo fáceis de montar...só falta agora utilizá-las a sério....na neve.
Quem sabe se dia 7 ou 8, assim haja neve na Serra.
Posso adiantar que custaram 30,00€ exactos.
Se alguém desta zona precisar, digam-me, pois na próxima 6ª ou então 2ª feira, terei de voltar lá acima, e nada me custa ser portador.
Quanto ás tais mantas, embora a Repincol não as tenha, sabe que os preços rondam os 80 euros, e têm utilização limitada.
Boas voltas
Manuel Vitorino
Marinhais - Salvaterra de Magos
http://stamps-bikes-and-camping-car.blogspot.com/
majv

Registado: quarta abr 09, 2008 7:34 pm

Mensagempor cookie » sexta nov 27, 2009 6:42 pm

Olá a todos.

Retomo este tema pois a temporada de neve aproxima-se e não conseguimos encontrar na norauto as correntes à medida para os pneus da nossa AC.

A medida é: 215/75/16 e para esse tamanho não há autosock (já vi no site deles) embora não fosse essa a nossa primeira opção pois o meu pai tem umas e a verdade é que se desgastam muito depressa.

Alguém sabe onde encontrar correntes de neve para essa medida? :roll:

Obrigada pela ajuda!
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor LPP » sexta nov 27, 2009 8:10 pm

O ano passado comprei no station marchê de Caldas da Rainha correntes com essa medida. Posso verificar se têm stock.

Luis Patriarca
LPP

Registado: quinta Oct 29, 2009 3:31 pm

Capas de neve

Mensagempor josegon_calves » sexta nov 27, 2009 8:33 pm

Companheira Cookie,

Já comentei este tema em concreto no CPA.

Eu, tenho os dois sistemas, correntes e capas. A medida é exactamente a mesma, 215/75/16.

Por uma questão de protecção dos pneus da AC, que são bastante caros, optei por adquirir capas de neve numa loja Autocenter, passe a publicidade.

Até à data, felizmente, ainda não tive necessidade de usar nem um nem outro sistema, isto apesar das frequentes deslocações à Torre para umas valentes escorregadelas. Creio que é tudo uma questão de não arriscar em damasia na segurança e esses sistemas tornam-se "secundários" e "dispensáveis".

É como lhe digo, vou à Serra, leia-se Torre, pelo menos 4/5 fins de semana por ano, com neve, e nunca tive necessidade de usar os sistemas de segurança que me acompanham.

Quando "vejo" condições mais adversas, não continuo, dou meia volta e regresso a Seia.

É apenas o meu relato, cada um deve agir segundo as suas "normas".

Até sempre,

José Gonçalves
(Guimarães)
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor Aleluia » sexta nov 27, 2009 11:46 pm

Boa noite, companheira Cookie,

Em relação à questão posta, posso indicar-te que a firma de extras e acessórios, Macos, Lda - no Porto ( Rua Silva Porto, nº 50 / Tel: 228347141 ) e a firma P.P.T., Lda. em Adaúfe - Braga ( Tel: 253283793 ), têm esse tipo de material, assim como coberturas em tela, para a nave.

Liga-lhes e, confirma.

Espero ter ajudádo.

Saudações;
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Mensagempor cookie » sábado nov 28, 2009 10:47 am

obrigada pelas respostas. o facto de haver correntes em lojas em gumarães e braga ajuda muito pois vivemos em vila do conde mas o meu marido trabalha em guimarães e tb vai frequentemente a braga.

no site www.autosock.com fazendo uma pesquisa com essas medidas não recuperei qualquer produto, daí ter pressuposto que não tinham para essa medida.

como havia dito, a nossa primeira escolha seriam as correntes clássicas que, praticando um pouco, não são nada dificeis de colocar pois as outras desgastam-se muito mas a questão levantada sobre o facto de danificarem os pneus é sem dúvida pertinente...

no nosso caso as deslocações serão mais para a cordilheira cantábrica e andorra e lá isso é material obrigatório. aqui a polícia corta a estrada sem mais pq mtas vezes não limpam a estrada, mas lá os limpa neves estão sempre a rolar e a policia só deixa os veiculos circularem com correntes ou pneus de neve, daí a nossa preocupação.

em temporada de neve vou frequentemente para essa zona há já 7 anos e muitas vezes tive que usar as correntes no meu carro.

já agora... quanto custam os pneus novos para essa medida? são fáceis de encontrar ou só em oficinas de autocaravanas?

obrigada pelas informações muuuuitoooo úteis!! :wink:
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes