Atenção aos novos encaixes nas botijas do Gás Propano Repsol

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Atenção aos novos encaixes nas botijas do Gás Propano Repsol

Mensagempor Luis Nascimento » quinta mai 28, 2009 11:19 am

Olá Companheiros,

Ontem ao fazer a troca de uma botija de gás propano Repsol, para grande espanto meu, verifiquei que a Repsol mudou o tipo de encaixe. Deixou de ser aquele redondo igual às da serie K (as leves) e passou a ser do tipo baioneta igual às azuis do gás butano.
Isto levanta um problema, a torneira de corte do gás na garrafa, não serve e eles não têm torneiras para estes novos encaixes. Quiseram dar-me um redutor, mas não pode ser porque a instalação da AC já tem redutor e não podemos colocar um em cima do outro.
Para já resolvi o problema colocando uma botija de gás butano das leves (serie K) e no próximo inverno logo se vê.
Já hoje liguei para a Repsol, mas eles não me souberam responder e empurraram-me para o distribuidor mais perto da minha residência e fiquei na mesma.
Será que algum dos companheiros já passou por isto? Se sim, como resolveu?

Cumps,
Luis
Imagem

Mobilvetta
Luis Nascimento

Registado: sábado nov 15, 2008 12:38 am

Mensagempor Mario » quinta mai 28, 2009 12:46 pm

Olá

Relativamente á questão colocada efectivamente a Repsol está em processo de retirada do mercado nacional das garrafas “laranja” .

A adopção do novo vasilhame obriga á troca dos respectivos redutores ou torneiras que deveriam estar disponíveis nos revendedores o que infelizmente não acontece se adicionarmos a isso o desconhecimento por parte de alguns revendedores aliado a uma inercia inexplicável no sentido de resolver o problema ao consumidor, problema esse que nem é da responsabilidade do comprador mas da entidade fornecedora já que a troca de vasilhame é “imposta”.

A solução K só é favorável em termos de portabilidade, quando chegar o Outono o aquecimento deixará de funcionar com toda a certeza , situação comum quando se usa butano.

Outra desvantagem é que a queima não é tão eficaz ,ou seja embora a instalação da Ac esteja preparada para funcionar com propano/butano a queima de butano produz mais fumo e odor resultante de equipamentos de gás mal afinados ou com funcionamento defeituoso, aqui dou o beneficio da dúvida á K,o problema estará no gás ,ou na afinação optimizada (para propano) dos aparelhos de queima da Ac.

Quanto á torneira para as novas garrafas de ferro terá que procurar num distribuidor regional da Repsol, pois normalmente as estações de serviço ou os pequenos revendedores não a disponibilizam.
:roll:
Aquele Abraço

Mário
Mario

Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm

Mensagempor Luis Nascimento » quinta mai 28, 2009 4:40 pm

Fui a um outro distribuidor em Leiria e eles tem lá torneiras para o novo encaixe mas não dão para ligar ao redutor standard das caravanas/autocaravanas.
Eles já sabiam deste problema e têm sempre em stock garrafas laranja para desenrascar estas situações. Apesar da tal garrafa que comprei já ter o selo violado trocaram-ma e resolveram-me o problema.
Informaram-me que prevêem dispor de garrafas laranja por mais um ano.
Se alguém estiver enrascado e quiser destas garrafas fica a saber que existem na Global Petróleos, Jose Rodrigues, 969804576

Cumps,
Luis
Imagem

Mobilvetta
Luis Nascimento

Mensagempor Mario » quinta mai 28, 2009 5:52 pm

Olá

Caro Nascimento, com todo o respeito a informação que lhe deram está incorrecta.

A nova torneira liga ao sistema de redução da Ac com um reKord semelhante ao que provavelmente estarás a usar.

Há pouco tempo procedi á troca dos cubos da Shell que entretanto passaram a Repsol , terminaram quando apareceram as K,só que as K apenas existem em butano.

Contactado o revendedor adquiri garrafas de propano Repsol de ferro e a respectiva torneira de saída directa equipada com o rekord de ligação que estará disponível a nível nacional

:!:
Aquele Abraço

Mário
Mario

Mensagempor Luis Nascimento » quinta jun 18, 2009 4:28 pm

Imagem

Olá Mário,
Consegui encontrar uma torneira mas é diferente da actual e não encaixa na rosca do redutor (ver figura).
Convinha manter o redutor porque este tipo de rosca serve também na torneira do Campingaz o que dá muito jeito para desenrascar quando não encontramos Repsol.
Como é que é a torneira que refere?

Cumps,
Luis
Imagem

Mobilvetta
Luis Nascimento

Mensagempor Mario » quinta jun 18, 2009 8:45 pm

Olá

O sistema que uso actualmente é o que visualizas nas fotos.

O sistema de engate na garrafa não é um redutor é uma torneira de saída directa a redução de pressão é efectuada pelo dispositivo que deverá estar instalado na ac. :wink:

Imagem

Imagem
Aquele Abraço

Mário
Mario

Mensagempor Luis Nascimento » quinta jun 18, 2009 11:00 pm

Olá Mário,

A tua torneira é igual aquela que me mostraram.
O problema é o rekord de ligação que não aperta no redutor da minha auto caravana.
Pode ver-se um igual na figura da minha mensagem anterior e o ponto de ligação é aquele que esta assinalado com uma seta.
Já tentei arranjar uma união macho/macho, mas a rosca do meu redutor é esquerda e não é fácil.
A torneira actual não tem rekord, tem uma rosca macho que aperta directamente no redutor.
Depreendo que o teu redutor é diferente do meu, e eu pensava que os redutores das AC eram todos iguais.

Um abraço,
Luis
Imagem

Mobilvetta
Luis Nascimento

Mensagempor albi » sexta jun 19, 2009 9:36 pm

Por acaso não se estão a esquecer que o gas da BP usa o mesmo redutor e não esta em fase de mudança.
Eu por aqui ainda não notei qualquer mudança nas garrafas da Repsol e por outro lado a Repsol em Espanha de certeza que não vai mudar, pois é obrigatório todas as marcas usarem o mesmo tipo e uma garrafa de propano em Espanha custa 10€.

Saudações
albi

Registado: quinta jul 06, 2006 10:40 pm

Mensagempor ruca » sábado jun 27, 2009 5:08 pm

boa tarde companheiros, não tem nada a ver com o tema mas alguem me pode ajudar a colocar aqui umas fotos?
gratos pela atenção
ruca
ruca
ouvir é não acreditar.... ver é duvidar... sentir é acreditar.
ruca

Registado: quinta mar 06, 2008 1:56 pm

Mensagempor nelson » domingo jun 28, 2009 8:36 am

bom dia ,ruca

para poras fotos tens de ir a este site

http://img3.imageshack.us/

descarragar a foto ,e copiar o link para forum ,para o por aqui .

um abraço

nelson
katamarano light 140cv
nelson

Registado: sexta dez 01, 2006 1:45 pm

Mensagempor ruca » domingo jun 28, 2009 7:23 pm

boa tarde companheiros gostava de saber esta placa é legal para andar no porta bicicletashttp://img3.imageshack.us/
gratos pela atenção
ruca
ruca
ruca

Mensagempor ruca » domingo jun 28, 2009 7:34 pm

vou repetir pois o link anterior esta com endereço errado

http://img3.imageshack.us/

gratos pela atenção
ruca
ruca
ruca

Mensagempor ventura » domingo Oct 25, 2009 9:28 pm

Olá boa noite, tendo que mudar de gas butano para propano na minha AC devido ao não funcionamento do frigorifico, já tendo verificado no consecionario Monte Carlo que a nivel de ligações está tudo bem e que este funciona quando ligado ao propano, venho pedir se alguém me sabe informar onde posso encontrar em Lisboa botijas laranjas da Repsol de gas propano pois o redutor que se usa nas do butano seja nas botijas laranjas ou nas de serie K servem nestas laranjas de propano, é que nas bombas da Repsol da 2ª circular só comercializam botijas de côr vermelha que são da Shell e tenho de encomendar o redutor proprio.
Ora tendo ainda 2 botijas de butano com algum gas queria aproveitar o mesmo redutor para as gastar pelo menos quando estivesse em parques de campismo tanto no fogão como no banho, agradecido pela vossa atenção bons passeios com muita côr.
ventura

Registado: terça abr 21, 2009 9:35 pm

propano Repsol

Mensagempor decarvalho » domingo Oct 25, 2009 9:36 pm

Ora Viva

penso que nao tera nenhuma dificuldade de maior...
Nao muito longe do stand que refere, por ex, logo a entrada no Estoril, depois da rotunda dos condes de Barcelona tem a dieita uma Repsol (onde me abasteço) e encontra sem dificuldade tudo o que precisa...
boa sorte

aqui fica a lista do distrito de Lisboa:
http://www.repsol.com/pt_pt/productos_y ... &cboLoc=33
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
decarvalho

Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor cookie » quinta abr 08, 2010 5:11 pm

retomo este tópico.

acabo de enviar um email à Repsol porque acho completamente idiota (desculpem o termo mas acho) que na peninsula ibérica as botijas e os encaixes sejam diferentes. claro que deve ser para obrigar os tugas a comprarem cá o que comprariam lá a metade do preço mas enfim. a meu ver não resulta pq quem vive perto da fronteira compra mesmo lá e quem vive longe não se desloca de propósito mas enfim.

porque qdo estávamos em espanha tivemos problemas com a instalação inicial (já relatada noutro tópico), mudámos para a repsol, mas esta diferença nos equipamentos e a dificuldade em adquirir propano por estas bandas, torna insustentável a manutenção do uso Repsol. Por isso mesmo
cheira-me que dado a estas complicações todas estamos a 1 pequeníssimo passo de deixarmos de ser clientes Repsol...
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes