Problema elétrico na Autocaravana

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Problema elétrico na Autocaravana

Mensagempor bmrcosta1983 » segunda jun 09, 2025 11:27 am

Bom dia Caros Companheiros.

Sou novo nestas andanças do autocaravanismo e daí ainda andar às "apalpadelas" com a minha autocaravana. :D
Ultimamente na minha autocaravana estão a acontecer coisas estranhas e para as quais consigo soluções momentâneas mas sinto que algo mais dever ser feito. :wink:
No painel de controlo a "união" das baterias só deveria acontecer quando o motor da autocaravana está ligado. Quando desligo deveria passar novamente para a indicação da bateria de célula. Para resolver essa questão vou à placa onde estão os fusíveis, desligo e ligo uma das fichas e volta tudo ao normal. Coincidência ou não parece que acontece quando ligo algum equipamento ao inversor. O inversor é muito curto (300W) mas o que ligo lá é somente o carregador de telemóvel, nada mais.
Outro problema prende-se com o fato de o frigorifico não está a trabalhar a 12V. Dometic RMT 7855L, em modo auto, coloco o motor a trabalhar e ele não passa para bateria. se eu passar o seletor manualmente para bateria fica com a luz vermelha acesa...

Começo a ficar um pouco preocupado com a situação pois tenho receio que seja algo complexo de resolver...

Boas viagens a todos.

Desde já o meu obrigado
Cumprimentos
Bruno Costa
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Re: Problema elétrico na Autocaravana

Mensagempor Kimzé » terça jun 10, 2025 7:45 am

Bom dia companheiro Bruno Costa.

Não sei bem o que lhe dizer para o ajudar, mas vamos por partes.
Não sei como é o seu painel de controlo, mas para indicar que as duas baterias estão ligadas ao mesmo tempo sem o motor estar a trabalhar, deve haver um relê (penso eu) que ao sentir a perca de tenção da bateria da célula, ele liga à do motor, não deveria acontecer. Isto porque você diz que por coincidência ou não ao ligar o inversor de 300W, o sistema é acionado.
Pergunto, quantas baterias ou quantos amperes de bateria tem para a célula e, consegue saber ao certo a voltagem (tenção) da bateria nos momentos que esse facto acontece?
Em relação ao frigorífico não ligar nos 12v, pode ser da própria placa do frigorífico, ou na resistência elétrica a 12v, tente certificar se chega os 12v na resistência, se não chegar, está a ser cortada essa corrente por um fusível ou a própria central onde estão os fusíveis, se chegar corrente à resistência, pode ser que a própria resistência esteja queimada. Não é fácil, mas tem que ir por tentativas e desistências.
As ligações devem estar na grela debaixo (parte exterior da autocaravana), ao retirar essa grelha, vai encontrar umas ligações elétricas, descubra qual é a que traz os 12v, vai encontrar uns fios mas finos que vão ter os 12v de certeza, porque se não, não ligava nada do frigorífico, uns fios mais grossos que ligam os 220v e outros dois mais grossos ainda para os 12v da resistência.
Em último caso, quando descobrir a ligação da resistência a 12v (existem duas resistências juntas, uma a 12v e outra a 220v) desligue a ficha e ligue diretamente numa bateria externa que tenha alguma potência em amperes, porque vai consumir por volta de 18A, se a resistência estiver a funcionar vai começar a aquecer.

Outra pergunta, porquê usar o inversor de 300W para carregar os telemóveis? não tem nenhuma ficha USB na sua autocaravana, se não tiver, é melhor colocar ou usar um adaptador de ficha de isqueiro.

Companheiro Bruno Costa, não sei se o consegui ajudar.

Cumprimentos.

Kimzé.
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Re: Problema elétrico na Autocaravana

Mensagempor bmrcosta1983 » quarta jun 11, 2025 11:38 am

Kimzé Escreveu:Bom dia companheiro Bruno Costa.

Não sei bem o que lhe dizer para o ajudar, mas vamos por partes.
Não sei como é o seu painel de controlo, mas para indicar que as duas baterias estão ligadas ao mesmo tempo sem o motor estar a trabalhar, deve haver um relê (penso eu) que ao sentir a perca de tenção da bateria da célula, ele liga à do motor, não deveria acontecer. Isto porque você diz que por coincidência ou não ao ligar o inversor de 300W, o sistema é acionado.
Pergunto, quantas baterias ou quantos amperes de bateria tem para a célula e, consegue saber ao certo a voltagem (tenção) da bateria nos momentos que esse facto acontece?
Em relação ao frigorífico não ligar nos 12v, pode ser da própria placa do frigorífico, ou na resistência elétrica a 12v, tente certificar se chega os 12v na resistência, se não chegar, está a ser cortada essa corrente por um fusível ou a própria central onde estão os fusíveis, se chegar corrente à resistência, pode ser que a própria resistência esteja queimada. Não é fácil, mas tem que ir por tentativas e desistências.
As ligações devem estar na grela debaixo (parte exterior da autocaravana), ao retirar essa grelha, vai encontrar umas ligações elétricas, descubra qual é a que traz os 12v, vai encontrar uns fios mas finos que vão ter os 12v de certeza, porque se não, não ligava nada do frigorífico, uns fios mais grossos que ligam os 220v e outros dois mais grossos ainda para os 12v da resistência.
Em último caso, quando descobrir a ligação da resistência a 12v (existem duas resistências juntas, uma a 12v e outra a 220v) desligue a ficha e ligue diretamente numa bateria externa que tenha alguma potência em amperes, porque vai consumir por volta de 18A, se a resistência estiver a funcionar vai começar a aquecer.

Outra pergunta, porquê usar o inversor de 300W para carregar os telemóveis? não tem nenhuma ficha USB na sua autocaravana, se não tiver, é melhor colocar ou usar um adaptador de ficha de isqueiro.

Companheiro Bruno Costa, não sei se o consegui ajudar.

Cumprimentos.

Kimzé.


Caro Companheiro Kimzé.
Obrigado pelas suas palavras.
Na célula tenho somente uma bateria AGM de 100Ah. Não sei ao certo qual a amperagem que a mesma tem quando acontece esta situação.
Em relação ao frigorífico o que me aconteceu há poucos dias foi que estava em auto e quando liguei a autocaravana comecei a ouvir um ruído junto aos botões do frigirifico. como se fosse um rele a atracar e desatracar muito rápido. depois o ruido parou e não passa em auto para 12v. se colocar manualmente fica com a luz vermelha.
Em relação à pergunta do inversor de 300W era o que vinha com a autocaravana. Ainda não tive oportunidade (€€€) para substituir por um mais forte porque deduzo que também preciso de colocar mais um painel pelo menos e se calhar aumentar para mais uma bateria na célula. Utilizo para carregar tlm ou o pc portátil quando estou a trabalhar online.
Agora comprei umas portas USB para instalar na zona da mesa para poder carregar os tlm sem recurso ao inversor.
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Re: Problema elétrico na Autocaravana

Mensagempor Kimzé » quinta jun 12, 2025 6:15 pm

Boa tarde companheiro Bruno Costa.

Em relação à bateria, eu tinha perguntado qual a tenção (volts, 12,2 ou 12,4 ou 12,5v, a corrente em amperes não se consegue saber, só com aparelho específico) que a mesma tinha na altura dos problemas, não a corrente.
Mas com a referência que me falou do roído do suposto relé a atracar e desatracar, anula a hipótese de ser da bateria.
Não sou especialista em frigorífico trivalente, mas aconselho através do manual, não sei se é demonstrativo ou não e se indica algum relé nessa área do roído, se encontrar, tentar retirá-lo e saber se está bom, antes de ir para a placa central de comando do frigorífico, as placas também avariam, mas uma coisa de cada vez.

Em relação às portas USB, se for só mesmo USB, não há problema, mas se for com ficha de isqueiro incorporada, veja onde liga, ou seja onde vai buscar os 12v da célula, isto porque as ligações estão separadas e pode ir buscar onde não aguenta mais de 5A. Mesmo só com fichas USB, coloque sempre um fusível 5A, se incorporar ficha de isqueiro, fusível máximo 15A( neste último caso certificar que a linha em que vai buscar os 12v aguenta e está protegida na Centralina da autocaravana para essa amperagem, se vir que está a usar uma linha de 10A, coloque um fusível no máximo também de 10A.

Em relação ao inversor de 300w, já tinha dito que vinha na autocaravana, para colocar um mais potente veja bem antes de comprar, agora tem havido muitas coisas novas, bem mais em conta e suportam bem o que anunciam, eu mandei vir um desses para a minha residência e digo pode vir mais apagões que não tenho problemas.

Companheiro Bruno Costa, espero ter ajudado.
Cumprimentos.

Kimzé.
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Re: Problema elétrico na Autocaravana

Mensagempor bmrcosta1983 » sexta jun 13, 2025 10:02 am

Kimzé Escreveu:Boa tarde companheiro Bruno Costa.

Em relação à bateria, eu tinha perguntado qual a tenção (volts, 12,2 ou 12,4 ou 12,5v, a corrente em amperes não se consegue saber, só com aparelho específico) que a mesma tinha na altura dos problemas, não a corrente.
Mas com a referência que me falou do roído do suposto relé a atracar e desatracar, anula a hipótese de ser da bateria.
Não sou especialista em frigorífico trivalente, mas aconselho através do manual, não sei se é demonstrativo ou não e se indica algum relé nessa área do roído, se encontrar, tentar retirá-lo e saber se está bom, antes de ir para a placa central de comando do frigorífico, as placas também avariam, mas uma coisa de cada vez.

Em relação às portas USB, se for só mesmo USB, não há problema, mas se for com ficha de isqueiro incorporada, veja onde liga, ou seja onde vai buscar os 12v da célula, isto porque as ligações estão separadas e pode ir buscar onde não aguenta mais de 5A. Mesmo só com fichas USB, coloque sempre um fusível 5A, se incorporar ficha de isqueiro, fusível máximo 15A( neste último caso certificar que a linha em que vai buscar os 12v aguenta e está protegida na Centralina da autocaravana para essa amperagem, se vir que está a usar uma linha de 10A, coloque um fusível no máximo também de 10A.

Em relação ao inversor de 300w, já tinha dito que vinha na autocaravana, para colocar um mais potente veja bem antes de comprar, agora tem havido muitas coisas novas, bem mais em conta e suportam bem o que anunciam, eu mandei vir um desses para a minha residência e digo pode vir mais apagões que não tenho problemas.

Companheiro Bruno Costa, espero ter ajudado.
Cumprimentos.

Kimzé.



Caro Kimzé.
Obrigado pelas dicas.
Em relação à bateria não tenho ideia pois é algo para onde não olhei... Quando me apercebi já estão as 2 unidas e se as vir no menu em separado já estão as duas com a mesma indicação de voltagem.
Numa próxima ves que volte a acontecer vou tentar estar atento para recolher essa informação.
Em relação às portas USB que instalei fui buscar os 12v á ligação da TV. Não coloquei nenhum fusível mas se calhar pelo sim pelo não será melhor colocar.
Quanto ao inversor pode indicar o que mandou vir para si para eu dar uma vista de olhos ao tipo de produto?
Tenho reparado que o mercado é muito extenso neste campo e a escolha é muita.

Obrigado.
Bruno Costa
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Re: Problema elétrico na Autocaravana

Mensagempor Kimzé » sexta jun 13, 2025 6:54 pm

Boa tarde companheiro Bruno Costa.

Não se preocupe com a voltagem da bateria, porque infelizmente aparenta não ser daí.
Em relação às portas USB, ponha sim um fusível.
Tenha sempre em conta uma coisa, tudo que se acrescenta de equipamento elétrico ou ligações extras, numa autocaravana, tem que se ter atenção em colocar sempre um fusível e saber a espessura do fio usado para essa ligação, pode passar corrente (Ah) a mais que o fio não suporta, entra em aquecimento derrete e pode pegar fogo e nesse caso o fusível pode não queimar. Lembre-se sempre desses dois fatores.

Em relação ao inversor que mandei vir para ter em casa, é de 2500W contínuos e 5000W de pico, e aguenta mesmo os 2500W, com esse pus dois frigoríficos a arrancar ao mesmo tento. Só tem um senão, vamos ver se dura porque as garantias de fábrica a comprar pelo AliExpress, não sei se funcionam, por isso tenho dado algumas indicações para usarem em lojas e empresas como DAMIA SOLAR em Espanha, e outras.

Segue o link, há várias potências, mas veja as medidas, porque são grandes.

https://pt.aliexpress.com/item/10050086 ... ry_from%3A

Cumprimentos

Kimzé
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Re: Problema elétrico na Autocaravana

Mensagempor bmrcosta1983 » quinta jun 26, 2025 1:29 pm

Kimzé Escreveu:Boa tarde companheiro Bruno Costa.

Não se preocupe com a voltagem da bateria, porque infelizmente aparenta não ser daí.
Em relação às portas USB, ponha sim um fusível.
Tenha sempre em conta uma coisa, tudo que se acrescenta de equipamento elétrico ou ligações extras, numa autocaravana, tem que se ter atenção em colocar sempre um fusível e saber a espessura do fio usado para essa ligação, pode passar corrente (Ah) a mais que o fio não suporta, entra em aquecimento derrete e pode pegar fogo e nesse caso o fusível pode não queimar. Lembre-se sempre desses dois fatores.

Em relação ao inversor que mandei vir para ter em casa, é de 2500W contínuos e 5000W de pico, e aguenta mesmo os 2500W, com esse pus dois frigoríficos a arrancar ao mesmo tento. Só tem um senão, vamos ver se dura porque as garantias de fábrica a comprar pelo AliExpress, não sei se funcionam, por isso tenho dado algumas indicações para usarem em lojas e empresas como DAMIA SOLAR em Espanha, e outras.

Segue o link, há várias potências, mas veja as medidas, porque são grandes.

https://pt.aliexpress.com/item/10050086 ... ry_from%3A

Cumprimentos

Kimzé


Boa tarde Caro Companheiro Kimzé.
Fazendo um update ao problema elétrico na minha autocaravana...
Descobri na placa de controlo por baixo do banco do condutor que a ficha que alimenta os 12V para o frigorifico estava num estado um pouco feio e daí surgir as intermitências no seu funcionamento.
Em relação à questão das baterias que se unem ainda não consegui perceber ao certo de onde vem o problema pois andei estes dias a testar tudo e mais alguma coisa mas não consegui replicar o problema.
O Inversor que tenho penso que deu o último suspiro no sábado. Desde esse dia que sempre que ligo o botão ouço um beep dele a ligar para não passa 220V para a tomada. Ainda vou ter de o tirar fora para ver melhor se é algum cabo desligado ou se foi mesmo à vida.
Por último segui a sua indicação e coloquei um fusível de 5A no circuito para as portas USB.

Obrigado.
Bruno Costa
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Re: Problema elétrico na Autocaravana

Mensagempor Kimzé » quinta jun 26, 2025 6:31 pm

Boa tarde companheiro Bruno Costa.

Não sei como é, essa sua ficha que liga os 12v ao frigorífico, mas substitua se possível, no interior da nossa autocaravana, as ligações elétricas, nunca podem estar duvidosas, em caso de dúvida, é renovar.

Em relação ao inversor, se tem esse problema e que também não sabe o que é, desligue de imediato a alimentação, porque em caso de queimar, o fato de estar alimentado com os 12v, pode entrar em queima silenciosa (é como se diz, porque quando está a ser usado e não está no seu estado normal, a intenção é desligar o botão ON/Off, mas continua em carga no seu interior, esse é o problema, fica aqui já um alerta para qualquer companheiro que passe por uma situação idêntica) porque os capacitores estão carregados e têm corrente no seu interior, já me bateu à porta essa experiência, por isso eu quando faço essas montagens, entre a bateria e o inversor, coloco um disjuntor de acesso fácil, para desligar sempre que não é para estar a usar.

Fez bem em colocar um fusível, nunca se sabe (a segurança em primeiro lugar.

Às vezes vejo ligações, de pôr as mãos na cabeça, desde três baterias em paralelo, cada uma de sua capacidade e com fio de 2,5mm2, uma junto da outra e a terceira com o mesmo fio mas a 4metros de distância, é de louvar não ter dado para o torto, enfim há de tudo.

Companheiro Bruno, espero ter ajudado.

Cumprimentos

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