Cablagem em instalação fotovoltaica

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Cablagem em instalação fotovoltaica

Mensagempor Luis Nascimento » sexta mai 03, 2024 9:21 pm

Tenho uma quebra de tensão no cabo que liga o regulador à bateria. Essa quebra é vai de 1 a 3% dependendo das condições.
Verifico que o cabo tem uma secção de 2,5 mm.
Será esta quebra aceitavel? Ou estará a afectar o rendimento do sistema?
Imagem

Mobilvetta
Avatar do Utilizador
Luis Nascimento
 
Mensagens: 168
Registado: sábado nov 15, 2008 12:38 am
Localização: Leiria

Re: Cablagem em instalação fotovoltaica

Mensagempor Kimzé » sexta mai 03, 2024 10:20 pm

Boa noite companheiro Nascimento.

Essa diferença que refere, não é assim tão significativa, o mesmo acontece com a corrente.
Mas pode-se sempre diminuir, mas irá depender de muitos fatores.
Refere também a secção de cabo de 2,5mm2, para saber se está em conformidade com o sistema, tem que se saber a potencia do painel e a distância que o regulador solar está da bateria.

Uma pergunta: como conseguiu chegar a essa conclusão?
Será que o controlador indica que está a sair uma determinada tensão para a bateria e ao medir diretamente na bateria vai lhe dar outra tensão?

Não sei se ajudei ou ainda ficou mais confuso.

Cumprimentos.

Kimzé
Kimzé
 
Mensagens: 167
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: Cablagem em instalação fotovoltaica

Mensagempor Luis Nascimento » sábado mai 04, 2024 10:09 am

Viva Companheiro!
Os painéis foram montados há 4 anos quando comprei a AC, era nova, foi no importador e carregam aparentemente bem.
Há uns meses tentando optimizar o sistema substitui o regulador por um da Victron que me dá mais informação e verifiquei o tal desfasamento de tensões.
depois fui confirmar fazendo as minhas medições com um aparelho de medida e bate certo, tenho sempre uma diferença de tensão medindo o cabo à saída do regulador e entrada na bateria.
O comprimento do cabo do regulador à bateria são para aí 4 metros com uma secção de 2,5 mm.
Tenho dois painéis que debitam no máximo 13 amperes, mas normalmente ficam-se pelos 8 amp, medidos com uma pinça amperimétrica que batem certo com a informação do Victron.
Quando no máximo da carga, com sol forte e a pino, a tensão no regulador é por exemplo 14,6v e na bateria 14v. Tirando esses períodos de carga máxima, há sempre uma quebra de 1,5 a 2%. Quando não há sol as tensões estão muito aproximadas e chegam a igualar.
Tenho dois painéis, um de 140W e outro de 90W, e pensando num possível conflito já desliguei o de 90, mas a situação mantem-se.
Pensei mandar substituir o cabo por outro com mais secção mas não vai ser fácil, e aconselham-me a não mexer.
A instalação não será a ideal mas será que o carregamento obtido será bom? ou pelo contrario medíocre?

Luis Nascimento
Imagem

Mobilvetta
Avatar do Utilizador
Luis Nascimento
 
Mensagens: 168
Registado: sábado nov 15, 2008 12:38 am
Localização: Leiria

Re: Cablagem em instalação fotovoltaica

Mensagempor Kimzé » sábado mai 04, 2024 11:20 am

Bom dia companheiro Nascimento.

Conforme o que me diz, é estranho o próprio importador fazer esse tipo de montagens.
De certeza, não colocaram os díodos de separação e para essa carga de painéis, deveriam ter colocado logo no início, cabo de pelo menos 4mm2.

Quando for possível deveria trocar esse cabo de 2,5mm2 e colocar as fichas já com os díodos, para ficar em pleno funcionamento.

Mas, se não fizer nada, também não vai haver problema, apenas terá essa diferença de tensão que não é assim tão exagerada.
Mas se esse cabo para ser trocado dá assim tanto trabalho, deixe estar e não se preocupe.

Companheiro Nascimento, não sei se o ajudei.

Cumprimentos

Kimzé.
Editado pela última vez por Kimzé em domingo mai 05, 2024 1:53 pm, num total de 1 vez.
Kimzé
 
Mensagens: 167
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: Cablagem em instalação fotovoltaica

Mensagempor Luis Nascimento » domingo mai 05, 2024 11:20 am

Bom dia companheiro Kimzé
Grato pelos o seus comentários e sugestões.
Quando coloquei aqui este tema já estava a pensar deixar tudo como está, mas gostava de ter uma outra opinião.
Em relação aos diodos, penso que estão lá, mas vou ligar o painel de 90 amp ao controlador antigo e assim ficam separados.

Abraço,
Luis Nascimento
Imagem

Mobilvetta
Avatar do Utilizador
Luis Nascimento
 
Mensagens: 168
Registado: sábado nov 15, 2008 12:38 am
Localização: Leiria

Re: Cablagem em instalação fotovoltaica

Mensagempor Kimzé » domingo mai 05, 2024 1:52 pm

Boa tarde companheiro Nascimento.

Não os separe, mantenha como estão, porque são dois controladores de sistemas diferentes.
Se fossem ambos PWM, sim seria bem melhor estarem separados, no seu caso não.

Só se deve misturar PWM e MPPT, por pouco tempo, tipo em caso de SOS, porque entram com o tempo em conflito, derivado às tensões de flutuação e equalização serem diferentes e descoordenadas.

Por isso o meu conselho é deixar como está.
O que pode fazer é se tiver acesso à junção das ligações em paralelo (o MC4 em Y), colocar as fichas MC4 já com os díodos. São estas do Link abaixo, é para ser colocado na ponta de cada positivo de cada painel, antes do Y, pode ser de 20A ou 30A.

Companheiro Nascimento, espero ter ajudado.
Cumprimentos.

Kimzé

https://pt.aliexpress.com/item/10050050 ... Redirect=y
Kimzé
 
Mensagens: 167
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 6 visitantes