A que bateria se deve ligar o frigorifico?

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

A que bateria se deve ligar o frigorifico?

Mensagempor BAZOOKA » terça mai 23, 2023 11:09 am

Muito boa tarde a todos, após ter lido e até ouvido várias teorias fico com uma dúvida o frigorifico pode ou deve estar a ser alimentado pela bateria do motor ou a bateria da célula? O meu(Electrolux) está a da célula mas após algum tempo a bateria fica no mínimo dos mínimos mesmo o painel sempre a funcionar. Portanto gostaria que aqui o pessoal experiente e já com anos de experiência iluminassem aqui este maçarico em relação a a este assunto

Desde já agradeço qualquer dica
BAZOOKA
 
Mensagens: 7
Registado: segunda Oct 24, 2022 12:03 pm

Re: A que bateria se deve ligar o frigorifico?

Mensagempor Kimzé » terça mai 23, 2023 1:06 pm

Boa tarde companheiro BAZOOKA.

Vou dar a minha opinião, mas como digo sempre espere outros comentários.

O frigorífico, bem como todos os equipamentos do interior da célula, devem sempre estar ligados à ou às baterias da célula (imagine se fosse ligado à bateria de arranque, não saía mais do lugar, é que a de arranque deve ter entre 70Ah a 100Ah, as da célula são sempre bem mais acima disso).

O seu problema, é o de muitos companheiros, não tem dimensionado o seu sistema de reposição de energia nas baterias.

Só se o companheiro não tem mesmo mais espaço no tejadilho da AC. Hoje em dia não se justifica, não ser auto-suficiente, ao preço da energia solar.
O companheiro fala que as baterias vão abaixo, mesmo com o painel a funcionar.

Pergunto: qual a potência do seu painel, qual o seu controlador solar se é PWM ou MPPT e se possível a marca, porque há muitos MPPTs que são falsos, e principalmente qual o consumo do dito frigorífico, penso ser de 12v a compressor?

Só responde se quiser, mas era para saber se é possível resolver o seu problema, sem grandes encargos.

Peço esta informação, porque infelizmente já vi de tudo, vi um companheiro que tinha 980W de painéis no tejadilho de uma AC alterada, mas estava de tal maneira ligado, que só absorvia pouco mais de 200W, sem falar em outras ligações, que quando vi, foi o suficiente, para mudar o lugar da minha AC, era uma bomba relógio.

Desculpe ser longo no texto, mas vamos tentar resolver o seu problema.

Companheiro BAZOOKA, espero ter ajudado.

Abraço.

Kimzé.
Kimzé
 
Mensagens: 160
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: A que bateria se deve ligar o frigorifico?

Mensagempor BAZOOKA » terça mai 23, 2023 4:05 pm

Ora muito boa tarde compenheiro kimzé, esperava pela sua opinião assim como de outros membros bastante ativos e que em conjunto resolvi algumas questões.

Agradecendo desde já a sua pronta resposta. Passemos então as informação em falta :
Devido a falta de informação(respeitante a parte energética) do ex-proprietário da AC não faço a mínima da potencia do painel instalado. :cry:
O controlador(desculpe a ignorância) deve ser um pwm ou como é mais conhecido o azulinho :D mas.. A flutuação sou eu que ativo pelo que percebi. (marca só assim que chegar a casa)
O frigorifico é um Electrolux trivalente (12v,220,gaz) consumo nunca medi
Tem 2 baterias 12v 125a que não estavam ligadas em paralelo mas possui conectores para tal e como tudo funcionava bem exceto o frio deixei assim

Inicialmente a questão de a que bateria ligar era pois após várias vezes ler pensei que havia pessoas que utilizavam a bateria do motor com ajuda do alternador única e simplesmente em andamento.

Caro kimzé espero que compreenda que sou mesmo iniciante em está vida de AC e se precisar de mais info para me ajudar ou tentar diga

O meu agradecimento sincero ah é os seus textos não são longos mas sim explicativos e recheados de informação
BAZOOKA
 
Mensagens: 7
Registado: segunda Oct 24, 2022 12:03 pm

Re: A que bateria se deve ligar o frigorifico?

Mensagempor Kimzé » terça mai 23, 2023 8:56 pm

Boa noite BAZOOKA.

Não precisa agradecer, mas obrigado.

Em relação ao seu sistema das baterias, fiquei confuso. Será que entendi, que tem duas de 125Ah (total 250Ah), mas não estão ligadas em paralelo, ou seja está a puxar carga de uma e quando cai a tensão dessa, é conectada na outra, ficando nesse momento as duas em paralelo?
Se for assim, é o pior erro que comete, porque não vão aguentar muito tempo.

Em relação ao frigorífico trivalente, quando está parado, tem que estar ligado a gás ou a 220v numa tomada exterior e os 12v, é e só, para quando vai em andamento.
Não sei se é automático ou manual, mas mesmo estando ligado nos 220v, tem consumo em 12v, o meu é um Thetford de 175 litros, e posso dizer que mesmo em 220v, consome da bateria numa noite 6A.

Em relação ao painel solar, quase de certeza, que é um dos pequenos, entre 75w e 100w, por ser mais antigo, eram essas potências que usavam.
Esse controlador, também não precisa dizer a marca, que sei qual é, também não se deve usar, porque não faz flutuação automática.
Você diz que a flutuação é você que a ativa, mas para isso, tem que lhe mudar os parâmetros de informação de tensão de carga, ou seja tem que memorizar a carga em 14,4V (absorção) e saber o momento certo que a bateria entra em flutuação e tem que alterar nesse momento para uma tensão de carga entre 13,7v a 13,9v (flutuação), será que é isso que você faz?

Para eu lhe poder ajudar, preciso saber:
- como estão as baterias realmente ligadas.
- qual as medidas do painel que tem, comprimento e largura (só para ter uma ideia da potência),
- se tem espaço no teto para colocar mais painéis ou trocar esse.

Companheiro BAZOOKA, espero estar a ajudar.

Um abraço.
Kimzé
 
Mensagens: 160
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: A que bateria se deve ligar o frigorifico?

Mensagempor BAZOOKA » quarta mai 24, 2023 7:17 am

Bom dia companheiro kimzé. assim que tenha uma pausa vou explicar e trazer o máximo dei nformaçao que referiu para ficar com uma ideia melhor do que se passa. de momento estou em trabalho e longe da AC um abraço e obrigado
BAZOOKA
 
Mensagens: 7
Registado: segunda Oct 24, 2022 12:03 pm

Re: A que bateria se deve ligar o frigorifico?

Mensagempor BAZOOKA » quinta mai 25, 2023 9:16 pm

boa tarde companheiro kimze ou outros que queiram opinar ou dar ideias
Em relação ao seu sistema das baterias, fiquei confuso. Será que entendi, que tem duas de 125Ah (total 250Ah), mas não estão ligadas em paralelo, ou seja está a puxar carga de uma e quando cai a tensão dessa, é conectada na outra, ficando nesse momento as duas em paralelo?
Se for assim, é o pior erro que comete, porque não vão aguentar muito tempo.


bem sim tenho 2 baterias de 125 cada mas só uma esta alimentar a célula, nunca estiveram ligadas em paralelo na minha mão devido que não estavam ligadas assim (decidi não mexer) o que me aconteceu uma única vez foi a tensão da bateria em uso (que normalmente com consumidores ligados vai aos 12.6v e mantem) caiu ao fim do dia, então eu como tenho a segunda bateria desliguei a que tinha tensão baixa e liguei a que tinha como "reserva" sozinha não em paralelo

Em relação ao painel solar, quase de certeza, que é um dos pequenos, entre 75w e 100w, por ser mais antigo, eram essas potências que usavam.


também acho que deve ter uns anos as medidas sao 118cm comprimento x 54 de largura (espero que ajude) e fico com algum espaço no teto
Esse controlador, também não precisa dizer a marca, que sei qual é, também não se deve usar, porque não faz flutuação automática.
Você diz que a flutuação é você que a ativa, mas para isso, tem que lhe mudar os parâmetros de informação de tensão de carga, ou seja tem que memorizar a carga em 14,4V (absorção) e saber o momento certo que a bateria entra em flutuação e tem que alterar nesse momento para uma tensão de carga entre 13,7v a 13,9v (flutuação), será que é isso que você faz?


correto uso 14.4 ate o sinal do próprio controlador indicativo de energia vinda do painel solar deixa de estar intermitente ( esse e o momento certo para mim de mudar para 13,7v( flutuação) que vem de fabrica) ficando assim toda a semana ate eu voltar a casa

ja agora estou curioso companheiro se eu ligar o frigorifico unicamente a bateria do motor para ser utilizado so mesmo em andamento? tendo assim a ajuda do alternador digo eu inocente no assunto

pois bem caro companheiro kimze espero ter contribuído para que forme uma opinião fundamentada e me iluminar no que poderá estar mal e mudar. uma muito boa noite e obrigado
BAZOOKA
 
Mensagens: 7
Registado: segunda Oct 24, 2022 12:03 pm

Re: A que bateria se deve ligar o frigorifico?

Mensagempor Kimzé » sexta mai 26, 2023 10:02 pm

Boa noite companheiro BAZOOKA.

Não precisa agradecer, mas obrigado.

Bem, companheiro, nem sei por onde começar, mas vou tentar ir por partes para também não me perder na informação.

Vou começar pelo frigorífico, presumo que seja manual e não automático, pode e deve estar sempre ligado a 12v, quando vai em andamento, porque tem o alternador a enviar a corrente necessária, mas lembre-se, que quando está a 12v, sendo de absorção, que é o caso do seu, ele não vai fazer frio, simplesmente vai tentar manter e geralmente após algumas horas de viagem a tendência é ir perdendo o efeito de frio, ou seja, se tiver uma caixa de gelado no congelador, quando chegar ao destino, vai notar que o gelado está muito menos congelado.

Agora a parte principal, as baterias e a ligação das mesmas. Nunca se deve retirar mais de 40% das baterias, você com esse sistema está sempre a fazê-lo, mais com uma do que com outra.

Solução: ligar assim que possível as duas em paralelo, mas, com cabo nunca menos de 16mm2 até um metro de distância, acima disso 25mm2 e as baterias nunca devem estar afastadas uma da outra mais de 1,5m ( eu para 1,5m, já usaria 35mm2).

Como fazer de maneira correta: quando se ligam baterias em paralelo, o ideal, é serem da mesma marca, amperagem e idade.
Não sei como são as suas, mas uma coisa eu já sei, é que uma está com mais uso do que a outra.
Vai ter que carregar ambas, mas em separado e tentar que fiquem com a mesma tensão (voltagem) após 2horas de repouso e só depois ligar em paralelo.
Depois disso, vai fazer de maneira cruzada, sai o cabo positivo de uma bateria e o negativo de outra. Nesses bornes vão sair todas as ligações, tanto de entrada como de saída de carga.

Você com essas duas baterias juntas (paralelo) passa a ter 250Ah, mesmo que entre o pôr do sol e a manhã para começar a recarregar com painel solar, gastar 25A, só retirou 10%. Depois tem que ter painel solar suficiente para repor esses 25A + tudo o que gastar durante o dia (faça sol ou faça chuva).

Em relação ao seu painel, era o que eu pensava, deve ser  entre 75W e os 100w, os antigos tinham essas medidas.

Solução para autossuficiência: para um consumo normal de energia, luzes, Tv, parabólica e respetiva consola, telemóveis, portáteis (sem máquina de café, secador de cabelo, varinha mágica, etc.), tem que ter no mínimo 350W e colocar o ou os painéis em zonas da AC que não tenham influência de sombras fixas, Ex, claraboias, antenas de Tv, barras de tejadilho, etc.
Se fizer uso de outros eletrodomésticos que referi, nunca menos de 450W (parece exagerado, mas não é, há perdas de mais de 30% desses valores).
O problema passa pelo espaço no teto e orçamento.

Como poderia fazer: se tiver espaço para um dos grandes, fica mais barato que dois pequenos, medidas entre 180cm /100cm e 210cm/100cm (entre 375W e 460W).
Os mais pequenos entre 100cm/68cm e  148cm/68cm ( 100W e 200W).
Se optar pelos painéis mais pequenos, pode usar um controlador igual ao seu, para cada painel, ou um controlador MPPT e juntar todos no mesmo.
Se optar por um painel dos grandes, é obrigado a colocar um controlador MPPT.

Mais uma vez, desculpe ser longo no texto, mas não é fácil dar uma informação por escrito de maneira percetível.  

Companheiro BAZOOKA, espero estar a ajudar.

Um abraço. 

Kimzé.
Kimzé
 
Mensagens: 160
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: A que bateria se deve ligar o frigorifico?

Mensagempor manuelbento » segunda mai 29, 2023 9:32 pm

boa noite companheiros, na vossa troca de ideias para a ligação do frigorifico á um equivico inicial. O frigorifico é ligado a bateria do motor e só funciona quando o motor está a trabalhar ou seja quando recebe um sinal que o alternador está a carregar, motor parado o frigorico para e passa a trabalhar com gás. Espero ter esclarecido essa pequena confusão, qualquer duvida disponha !!
Manuel Durão
manuelbento
 
Mensagens: 9
Registado: sábado jun 21, 2014 11:17 pm

Re: A que bateria se deve ligar o frigorifico?

Mensagempor Kimzé » terça mai 30, 2023 11:05 pm

Boa noite companheiro Manuelbento.

Obrigado pela informação.
Está correctíssimo, o frigorífico trivalente trabalha nas autocaravanas em 12v, sempre ligado na bateria do motor e se for 12v a compressor é que é ligado na bateria da célula, mas tem que ter uma boa fonte de energia complementar (painéis solares).

Me corrija se eu estiver errado, mesmo a 12v, tem dois circuitos, um que liga a resistência, através da bateria do motor(com o alternador) e outro de 12v que vem independente da bateria da célula para a centralina do frigorífico, que faz accionar, todo o mecanismo electrónico. No meu, quando está a 220v se não ligar a bateria da célula, não funciona, por isso digo que tem um consumo de 6A durante uma noite.

Como costumo dizer, estamos sempre a aprender e nunca sabemos tudo.

Um abraço.

Kimzé
Kimzé
 
Mensagens: 160
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: A que bateria se deve ligar o frigorifico?

Mensagempor manuelbento » domingo jun 04, 2023 7:49 pm

boa noite companheiro Kimzé,
efetivamente tem dois circuitos, o circuito ligado a centralina ou seja bateria celula é de baixo consumo serve unicamente para alimentar a placa que faz a gestão do frigorífico, não sei qual o valor do consumo mas deve ser baixíssimo vendo o diametro dos fios, falando de um frigorifico trivalente se for a compressor a historia é outra.

Quanto á aprendizagem é um processo sempre em continuo .

um abraço.
Manuel Durão
manuelbento
 
Mensagens: 9
Registado: sábado jun 21, 2014 11:17 pm

Re: A que bateria se deve ligar o frigorifico?

Mensagempor Kimzé » segunda jun 05, 2023 8:03 am

Bom dia companheiro manuelbento.

É afirmativo, a minha é mesmo assim e posso confirmar que efectivamente, essa ligação da centralina do frigorífico á bateria da célula, tem um consumo baixo, menos de 1Ah, mas ao fim de 8h a 9h, gasta no meu caso 6A. Sei isso, porque, na véspera de sair, estando as baterias a 100%, ligo o frigorífico a 220v e de manhã ao ir buscar a AC, o meu controlador solar por indicar o que carregou, apresenta uma carga até às baterias voltarem a estar a 100%, de 6A. É insignificante, mas é sempre mais um consumo.

Muito obrigado.

Um abraço.

Kimzé.
Kimzé
 
Mensagens: 160
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: A que bateria se deve ligar o frigorifico?

Mensagempor fausto costa » segunda fev 12, 2024 1:13 pm

Bom dia a todos, sou novo nestas andanças e se possível necessito da vossa ajuda, adquiri um novo frigorifico a compressor 12V que trabalha muito bem tanto no congelador como no restante, como tinha um painel de 60W e um bateria 44Ah não é suficiente para o consumo do mesmo, resolvi depois de muito ler, comprar 3 painéis de 100W e uma bateria de 220Ah só para o frigorifico de compressor 12V e gasta no arranque por volta de 5Ah, visto que a iluminação e a TV estão ligadas á segunda bateria que é de 100Ah e é suficiente para os meus gastos.
A questão é, sei que tenho que proteger o sistema com um fusível antes do controlador que é um EPEVER MPPT 30Ah e outro antes da bateria, tenho lido que devo usar um fusível fotovoltaico cilíndrico cerâmico tipo gpv, o que não sei é qual a amperagem que devo usar nos fusíveis, e se devo usar outro fusível na saída da bateria, como os painéis debitam +- 16Ah estou baralhado.
Os painéis estão ligados em paralelo com cabos de 6mm, tanto antes como depois do controlador penso ser o indicado.
Como tenho lido vários comentários aqui no fórum, mas não fiquei suficientemente elucidado sobre o que preciso, por esta razão peço que me ajudem se puderem.
Grato pela vossa atenção e disponibilidade na ajuda.
Saudações a todos e saúde
Fausto Costa
fausto costa
 
Mensagens: 4
Registado: quinta jan 18, 2024 11:11 pm

Re: A que bateria se deve ligar o frigorifico?

Mensagempor Kimzé » segunda fev 12, 2024 10:28 pm

Boa noite, companheiro Fausto.

Vou lhe dar a minha opinião, mas como costumo dizer, espere outros comentários.

Vamos por partes. Os cabos (fios) de 6mm2, são os ideais, para controlador e bateria.

Os fusíveis que fala, são os recomendados, quando se monta esse sistema numa residência, para uma autocaravana ou similar não se justifica.
Mas pode sempre usar, faça o seguinte, vai verificar a corrente de curto circuito do seu painel ( está designado no autocolante nas traseiras do painel), que deve ser muito próximo dos 6A.
Lembre-se, que como tem 3 painéis de 100w em paralelo, vai multiplicar por três. Esse será o valor do fusível, arredondando para 20A.

Seria um de 20A antes do controlador e depois do controlador nunca deve ser menor que a potência do mesmo, se tem controlador de 30A, deve sempre ter um com a mesma potência e no caso de se ter placas solares suficientes para dar 30A, deve-se usar um fusível de 30A + 15% pelo menos (isto para ser usado depois do controlador e antes da bateria).

No seu caso específico, eu usaria um fusível, ou fusível disjuntor, fazem o mesmo efeito, só que o disjuntor, dá para desligar quando for preciso, basta carregar no botão.

O ideal era ser de 20A (antes do controlador), mas penso que o mínimo são de 30A, também servem, pois se houver algum problema irá quase sempre ultrapassar os 30A.

Ponha um antes do controlador e outro depois do controlador.

Lembre-se que da bateria ao frigorífico, também tem que ter um fusível consoante o manual do fabricante do mesmo.

Seguem os links dos tipos de fusíveis e disjuntor, se optar por algum desses, não tem que ser nessa loja, é meramente informativo.

Não sei se colocou as fichas Mc4 com díodos, para fazer a ligação dos painéis  em paralelo, é conveniente.

https://mauser.pt/catalog/product_info. ... d=009-9089

https://mauser.pt/catalog/product_info. ... d=009-0212


https://mauser.pt/catalog/product_info. ... d=009-6014

Companheiro  Fausto, espero ter ajudado.
Cumprimentos.

Kimzé
Kimzé
 
Mensagens: 160
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: A que bateria se deve ligar o frigorifico?

Mensagempor fausto costa » terça fev 13, 2024 11:02 pm

Boa noite caro Kimzé

Obrigado pelo esclarecimento, entendi na perfeição tudo oque me disse, e acho que vou optar pelo fusível disjuntor visto ter as duas funções.

Quanto frigorifico, o mesmo já tem um fusível instalado quando comprei.

Falou me nas fichas MC4 com díodo para ligar os painéis, não comprei nem sabia que se deve pôr visto serem os 3 iguais com a mesma potencia, no entanto gosta que me dissesse se as fichas são uma para cada cabo dos painéis, ou se é uma para cada cabo na saída das fichas triplas conetoras onde os painéis vão ser ligados, onde posso comprar e se obedecem a alguma amperagem?

Atentamente, muito obrigado

Fausto costa
fausto costa
 
Mensagens: 4
Registado: quinta jan 18, 2024 11:11 pm

Re: A que bateria se deve ligar o frigorifico?

Mensagempor Kimzé » quarta fev 14, 2024 11:46 am

Bom dia, companheiro Fausto.

Faz bem optar pelo disjuntor, para poder desligar.

Há um certo dilema a respeito de desligar o disjuntor antes do controlador solar, isto porquê?
Porque nos manuais da grande parte dos controladores solares, dizem, que nunca se deve desligar da bateria e manter os painéis solares em carga, porque pode queimar o controlador ou causar alguns danos interiores, foi o que pensei que poderia ter acontecido com o controlador do companheiro Hugoft, quando deixou de dar a leitura.

O problema é que na grande maioria dos casos, quando fazem as ligações nas autocaravanas, não ligam diretamente às baterias, mas sim na central, o que acontece é que quando não estamos na AC, desligamos sempre a central, logo vai cortar a energia vinda da bateria, mas continua o controlador solar a receber carga dos painéis, mas mesmo assim não tenho conhecimento de avarias por esse motivo.

Mas em todas as montagens que tenho feito, leva um disjuntor antes e depois do controlador e a ligação é feita diretamente à bateria e, se houver montagens de painéis em paralelo, também fichas mc4 com díodos.

Nesse tipo de montagem específico, o que digo sempre para fazerem é, ao abandonar a AC que se tenha que desligar a central, desligar primeiro o disjuntor do ou dos painéis e depois o da bateria, quando ligar novamente o sistema, ligar primeiro a bateria e depois o ou os painéis.

As fichas Mc4 com díodos, servem exclusivamente, para evitar corrente reversa e pontos quentes em algumas células, quando há sombras num painel, pode acontecer que esse absorva a corrente dos outros que estão com sol pleno e origine o retorno de corrente encadeando aquecimento de algumas células.

Para usar essas fichas, é só ligar em cada positivo de cada painel e só depois ligar na ficha dupla ou tripla consoante a quantidade de painéis em paralelo. Ou seja, cada painel leva uma.

Ter atenção quando comprar essas fichas, testar uma a uma em cada painel separado, porque podem vir invertidas e não deixar passar a corrente e, certificar se a própria ficha Mc4 não tem folgas. Já mandei umas para trás.

Pode ser de 20A ou 30A.

Vou deixar uns links, para saber quais são, meramente informativo, nada de publicidade.

https://www.temu.com/ul/kuiper/un9.html ... gJHvvD_BwE


https://nl.aliexpress.com/item/10050037 ... Redirect=y

Desculpe ser longo no texto, mas gosto de ao dar a informação, tentar explicar o porquê das coisas.

Companheiro  Fausto, espero ter ajudado.
Cumprimentos.

Kimzé
Kimzé
 
Mensagens: 160
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 30 visitantes