por Kimzé » sexta mai 26, 2023 10:02 pm
Boa noite companheiro BAZOOKA.
Não precisa agradecer, mas obrigado.
Bem, companheiro, nem sei por onde começar, mas vou tentar ir por partes para também não me perder na informação.
Vou começar pelo frigorífico, presumo que seja manual e não automático, pode e deve estar sempre ligado a 12v, quando vai em andamento, porque tem o alternador a enviar a corrente necessária, mas lembre-se, que quando está a 12v, sendo de absorção, que é o caso do seu, ele não vai fazer frio, simplesmente vai tentar manter e geralmente após algumas horas de viagem a tendência é ir perdendo o efeito de frio, ou seja, se tiver uma caixa de gelado no congelador, quando chegar ao destino, vai notar que o gelado está muito menos congelado.
Agora a parte principal, as baterias e a ligação das mesmas. Nunca se deve retirar mais de 40% das baterias, você com esse sistema está sempre a fazê-lo, mais com uma do que com outra.
Solução: ligar assim que possível as duas em paralelo, mas, com cabo nunca menos de 16mm2 até um metro de distância, acima disso 25mm2 e as baterias nunca devem estar afastadas uma da outra mais de 1,5m ( eu para 1,5m, já usaria 35mm2).
Como fazer de maneira correta: quando se ligam baterias em paralelo, o ideal, é serem da mesma marca, amperagem e idade.
Não sei como são as suas, mas uma coisa eu já sei, é que uma está com mais uso do que a outra.
Vai ter que carregar ambas, mas em separado e tentar que fiquem com a mesma tensão (voltagem) após 2horas de repouso e só depois ligar em paralelo.
Depois disso, vai fazer de maneira cruzada, sai o cabo positivo de uma bateria e o negativo de outra. Nesses bornes vão sair todas as ligações, tanto de entrada como de saída de carga.
Você com essas duas baterias juntas (paralelo) passa a ter 250Ah, mesmo que entre o pôr do sol e a manhã para começar a recarregar com painel solar, gastar 25A, só retirou 10%. Depois tem que ter painel solar suficiente para repor esses 25A + tudo o que gastar durante o dia (faça sol ou faça chuva).
Em relação ao seu painel, era o que eu pensava, deve ser entre 75W e os 100w, os antigos tinham essas medidas.
Solução para autossuficiência: para um consumo normal de energia, luzes, Tv, parabólica e respetiva consola, telemóveis, portáteis (sem máquina de café, secador de cabelo, varinha mágica, etc.), tem que ter no mínimo 350W e colocar o ou os painéis em zonas da AC que não tenham influência de sombras fixas, Ex, claraboias, antenas de Tv, barras de tejadilho, etc.
Se fizer uso de outros eletrodomésticos que referi, nunca menos de 450W (parece exagerado, mas não é, há perdas de mais de 30% desses valores).
O problema passa pelo espaço no teto e orçamento.
Como poderia fazer: se tiver espaço para um dos grandes, fica mais barato que dois pequenos, medidas entre 180cm /100cm e 210cm/100cm (entre 375W e 460W).
Os mais pequenos entre 100cm/68cm e 148cm/68cm ( 100W e 200W).
Se optar pelos painéis mais pequenos, pode usar um controlador igual ao seu, para cada painel, ou um controlador MPPT e juntar todos no mesmo.
Se optar por um painel dos grandes, é obrigado a colocar um controlador MPPT.
Mais uma vez, desculpe ser longo no texto, mas não é fácil dar uma informação por escrito de maneira percetível.
Companheiro BAZOOKA, espero estar a ajudar.
Um abraço.
Kimzé.