Antes demais um pequeno resumo:
Challanger Mageo 118 de Novembro de 2011 # Depósito de águas "limpas" de 120 L # Aquecimento Webasto Dual Top RHA100/101/102
Em 2019 comprei um purificador de águas que coloco para evitar o crescimento de microorganismos.
No ano passado notei que o débito de água na minha "Mikas" descia de tal forma que não conseguia usar o duche. Contudo, o débito para a sanita mantinha-se bom e, melhorou após instalação da nova bomba!!!
Fui a uma pessoa quer me recomendaram aqui na margem sul e após análise,. concluiu que o melhor seria dotar a #Mikas de uma nova bomba de água com débito de 10L/H, o que fiz.
Custou-me caro e fiquei com uma bomba extra em perfeito estado, desnecessariamente!
Muito embora haja melhorado, o facto é que o débito se mantinha muito fraco! Decidi, por minha conta e risco, ver o que se passava.
Iniciei o processo pela análise aos tubos todos...e "desatei" a retirar as torneiras, começando pela cozinha... FIQUEI ESPANTADO





Quanto tirei o filtro que se encontra na saída da torneira, encontrei o mesmo cheio de uma espécie de "escama" que, enquanto "molhado" é maleável mas, após seco, se desfaz e parte em minúsculas partículas. Junto fotos!
Após limpeza de TODOS os filtros das torneiras, incluindo do duche (tive de desmontar o vidro e as "bichas c/filtro") tudo ficou OK!
Esta semana resolvi verificar como estavam as torneiras da área do WC e da cozinha e verifiquei o mesmo problema.
Muito embora atribua a responsabilidade ao purificador de água, não posso obter uma conclusão correta sem questionar os que se possam encontrar na mesma condição e, sendo a partilha de experiências a melhor forma de evoluir, aqui deixo a principal QUESTÃO; Alguém já teve a mesma experiência? Será que o purificador possui a "faculdade" não indicada de proceder desta forma?
Há algum companheiro com experiência semelhante? Se sim o que foi feito?
Gratos pela contribuição.
Tignoo
Fotos; https://1drv.ms/u/s!AncsyhfEbZF4gdRPUlU ... A?e=XSjaCa