autocaravana coberta

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

autocaravana coberta

Mensagempor BAZOOKA » sábado nov 19, 2022 11:49 pm

boa noite meus caros... sou novo em estas andanças e preciso de opiniões sobre uma situação a seguinte: tenho a minha autocaravana parada e com este tempo de chuva e ter reparado alguma humidade ( penso eu ser pelo apoio do toldo exterior e não quero arriscar) e só poder realizar trabalhos com bom tempo. decidi cobrir a AC agora... a questão deve se as baterias da célula. o que devo fazer? desligar as baterias ou fazer alguma coisa no controlador solar podem carregar a 220v? com isto queria evitar estragar as baterias desde ja o meu muito obrigado por qualquer opinião. sugestão. ajuda

helder matos
BAZOOKA
 
Mensagens: 7
Registado: segunda Oct 24, 2022 12:03 pm

Re: autocaravana coberta

Mensagempor Kimzé » domingo nov 20, 2022 12:32 pm

Bom dia companheiro Helder (BAZOOKA).

Em relação às suas dúvidas, eu vou lhe dar a minha opinião, mas como costumo dizer, espere outras opiniões, porque há sempre outras alternativas.

Não sei qual o seu controlador e como está feita a ligação.
Mas quando está em garagem ou no seu caso coberta, não vai chegar carga às baterias, mas vai sempre haver consumo do controlador solar e mais algum equipamento que a centralina não desliga. Com o tempo vai descarregar a bateria.
O ideal, é, depois das baterias estarem a 100%, desligar as baterias, bem como o controlador do painel solar, porque mesmo sem carga, ele vai estar ligado e fica sem saber gerir com a tensão (voltagem) adequada para o efeito.
Pode sempre carregar a bateria com os 220v, se tiver equipada com o carregador de baterias.
Lembre-se de uma coisa, a durabilidade das baterias, tem a ver com a tensão (v), quanto mais tempo estiverem a 100%, mais elas duram, mas tem um senão, não podem estar sempre a serem carregadas com uma tensão de 14,4v que a grande maioria dos carregadores a 220v e controladores solar fazem, já há uns carregadores e alternadores chamados inteligentes, que depois de carregar as baterias com essa tensão (v), baixam para carga de manutenção (flutuação) entre 13,7v e 13,9v.
Isto para dizer que se não for carregador inteligente, assim que der uma carga desligue logo de seguida.

Companheiro Helder, espero ter ajudado.

Abraço.

Kimzé
Kimzé
 
Mensagens: 160
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 42 visitantes